Dúvidas


Palves

Recommended Posts

  • 1 mês depois...

Olá!

Carne nova no forum!

Estou apaixona pelo aquarismo, apesar de ainda não ter montado se que um aquario!

rs

Por agora, estou interessada em montar um de ciclideos africanos... Adorei as dicas...

Aos poucos chego lá!

Por hora só tenho o aquario (1mx35x50), sem filtro nem nada!

Adoraria umas dicas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira dica é a que o Vale do Rift tem mais lagos.

 

Para aquários "pequenos" o melhor é não olhar muito para o Malawi, pois, mais cedo ou mais tarde, eles vão dar problemas por falta de espaço, conjugado com o comportamento territorial (e algo agressivo) dos peixes.

 

Há algumas espécies menos problemáticas, mas provavelmente conseguem-se melhores aquários (pequenos) noutro lago.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

olá e boa noite eu tenho uma duvida em aquarios de ciclideos africanos é necessario um skimer?

se alguem pudr me responder eu fico muito agradecido... :arrow:

 

o meu aquario é um boyu mt-30 de 25 litros se puderem me ajudar :arrow:

Editado por thiago vascaino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
olá e boa noite eu tenho uma duvida em aquarios de ciclideos africanos é necessario um skimer?

se alguem pudr me responder eu fico muito agradecido... :animal_fish:

 

o meu aquario é um boyu mt-30 de 25 litros se puderem me ajudar :naughty:

Para Malawi recomendo um aquário pelo menos com o dobro do tamanho do teu... para maternidade/ crescimento. Para os peixes aí umas 10x esse, já dá para alguma coisa.

 

Num aquário de 25 litros ficam bem uns camarões, ou uns Killis...

 

Escumador praticamente só funciona em água salgada, pois é necessário existir alguma salinidade para formação espuma. (ou seja, não se iria aproveitar muito) Mas atenção que eu de escumadores percebo perto de zero!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...
ola, estou a pensar em adquirir um aquario de 490 litros para colocar ciclideos do lago malawi, mas tenhu uma duvida, o filtro deve ter que tamanho de caudal?? (se se pode chamar assim)

 

Obrigado

 

 

A filtragem em aquários Malawi nunca é demais, mas como os entendidos dizem deve de se ter 10 vezes a litragem do aquário por hora, logo para esse aquário deves ter filtros que no total façam 4900l/h de filtragem. Não sei se me fiz entender.

Cumps

[i]Gil Mendes[/i]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A filtragem em aquários Malawi nunca é demais, mas como os entendidos dizem deve de se ter 10 vezes a litragem do aquário por hora, logo para esse aquário deves ter filtros que no total façam 4900l/h de filtragem. Não sei se me fiz entender.

Cumps

 

 

Sim percebi ;D ja agora podem entao dizer me algum MUITO BOM com esse caudal para o meu aqua??

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para esse aquario, deves ter 2 filtros externos de pelo menos 1400lth cada, depois deves colocar uma bomba de circulação dentro do aquario, em principio deve servir, não necessitas de ter 4900lth.

 

Nos meus 240lt Tanganika com tropheus tinha 1050 + 440 Externos, e isso também não dá 10x, e os tropheus criavam que era um disparate.

 

Se tiveres dois bons filtros externos, não necessitas de ter esse volume todo.

 

No meu Malawi tinha 0 mesmo e era igual, reproduções era mato, a partir da 3ª deixei de tirar de lá os pequenos, já tinha o aquario de crescimento cheio, e os padrões da água estavam optimos.

 

Não te esqueças é de fazer TPA's de uns 25% todas as semanas.

 

Se quiseres seguir a regra e "omitir" a experiência de quem manteve peixes com sucesso nessas condições, podes comprar um fluval FX5 ou dois, custam é quase 300€ cada, Mas eu só mantive malawi's e tanganikas (em aquas separados obviamente) durante cerca de 2 anos, por isso...

 

Abraço, e lembra-te se tiveres cuidado com as TPA's 5/6x o volume do aqua é mais que suficiente. Ou seja no teu caso seriam cerca de 2500/3000lth.

 

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para esse aquario, deves ter 2 filtros externos de pelo menos 1400lth cada, depois deves colocar uma bomba de circulação dentro do aquario, em principio deve servir, não necessitas de ter 4900lth.

 

Nos meus 240lt Tanganika com tropheus tinha 1050 + 440 Externos, e isso também não dá 10x, e os tropheus criavam que era um disparate.

 

Se tiveres dois bons filtros externos, não necessitas de ter esse volume todo.

 

No meu Malawi tinha 0 mesmo e era igual, reproduções era mato, a partir da 3ª deixei de tirar de lá os pequenos, já tinha o aquario de crescimento cheio, e os padrões da água estavam optimos.

 

Não te esqueças é de fazer TPA's de uns 25% todas as semanas.

 

Se quiseres seguir a regra e "omitir" a experiência de quem manteve peixes com sucesso nessas condições, podes comprar um fluval FX5 ou dois, custam é quase 300€ cada, Mas eu só mantive malawi's e tanganikas (em aquas separados obviamente) durante cerca de 2 anos, por isso...

 

Abraço, e lembra-te se tiveres cuidado com as TPA's 5/6x o volume do aqua é mais que suficiente. Ou seja no teu caso seriam cerca de 2500/3000lth.

 

Abraço,

Nuno Dinis.

 

 

Claro que se tens experiencia vou apoiar-me ai. que filtros recomendas entao?? 2 de 1400 mas que marca.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai pelo Kcholas...

 

O pessoal qualquer dia está a falar em caudais de 20x o volume do aquário, e nem se preocupa com o volume de massas filtrantes, o mais importante.

 

Por essa ordem de ideias, para cumprir as 10x, eu teria de ter 8400 L de caudais, independentemente dos filtros que colocasse...

 

Se optasse pelo 2080 da eheim, teria de colocar 5 (8400/1700 L/h), sendo que teria filtração para aquário de 6000 L, segundo a marca...

 

Ou podia colocar apenas uma bomba de circulação de 10000 L/h, que não filtrava nada mas fazia cumprir o tão desejado caudal de 10x o volume do aquário!

 

É claro que apresentei os cenários mais radicais, mas é apenas para mostrar que nunca se deve olhar apenas para os caudais...

 

No entanto, eu gosto de sobredimensionar e no meu aquário de 840 L brutos tenho filtração que, segundo as marcas, dá para 2000 L.

 

Quanto a caudais... os fabricantes lá dimensionaram a coisa adequadamente.

 

Obviamente que a fauna, a flora, a alimentação e as TPA´s também entram nesta "equação", mas entendo que aquário estável deve aguentar pelo menos 3 semanas sem necessidade de TPA, independentemente de as fazer, de preferência, semanalmente.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Olha relativamente a Marcas, eu sou suspeito, já tive várias marcas de filtros externos mas os melhores que tive foram... Eheim... Ainda este fim de semana vendi um 2227 (porque agora tenho discus e eles não gostam por causa da movimentação) e até me doeu o coração...

 

Mas acho que se tiveres um bom Eheim depois podes complementar com um SunSun de 1400lth.

 

Mas é tudo relativo, o meu maior problema nos malawi foi sempre o PH elevado, o meu estava a 8.2, e com esta alcalinidade um pouco de amónia pode ser fatal...(Coloca umas plantitas, ajudam a controlar a amónia, valisnérias e anubias).

 

Ah outra coisa que o AGA provavelmente não se lembrou, se tiveres uma bomba de circulação no áqua, ajuda na filtragem biológica(Esta é nova?? não, eu explico), Imagina que tens uma altura de 5cm de substracto(areia, por exemplo), ao fim de algum tempo, o próprio substracto começa a criar bacterias desnitrificadoras (tal como em água salgada), que ajudam a eliminar amonia e nitritos, obviamente que não é o mesmo que um filtro externo mas ajuda.

 

Relativamente aos SunSun, são filtros baratos, mas cumprem, não são nenhuns canhões, mas na minha opinião, do que tenho visto são do melhor "Value for money", quer dizer são baratos e cumprem se tiverem a manutenção normal.

 

Especificamente não te consigo aconselhar um dos modelos Eheim, tens os clássicos, que são mais baratos e são filtragem Pura, tens os Seco Humidos, que limpam a amónia e nitritos alem de oxigenarem a água como poucos, e depois tens os professional, que nunca tive nenhum mas sei que são muito bons.

Cuidado com aqueles todos eléctricos que tenho alguns amigos que já tiveram problemas (eléctricos) nos mesmos.

 

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais