preciso de umas dicas sobre auratus!!!


warlock

Recommended Posts

é assim tenho um casal de auratus (sei ke devia ser um trio e tou a pensar em o fazer) mas é o seguinte,

a minha femea aki ha duas semanas apareceu com a boca do lado de dentro de uma cor preta mas so ontem é ke vi ke akilo eram filhos :) isto qd com uma lupa vi os olhos

 

ja a separei do macho e dos outros mas tenho umas duvidas?

 

é assim atraves da pele da boca dela pareceu-me ver ja as listas nos filhotes mas agora pergunto !!

 

como é ke eles comem se nunca os vi sair da boca da mãe?

 

quando é ke ela os larga visto ke a bixa ja ta magrinha apesar de ja comer de uma forma muito esquesita visto ke tem os filhos na boca enquanto o faz ou será k eela na ta a engolir mas sim a por o comer a jeito dos filhos?

 

devo de os separar da mãe mal os veja a solta ou deverei de os tirar dela se sim como ?

 

desculpem tantas perguntas mas agradeço kker ajuda é ke fui apanhado desprevenido (e as pesquisas ke tinha feito tao um pouco esquecidas) é a minha primeira criaçao de ciclideo e na soube ler os sinais tipo ela emagrecer mto de repente ou ate a boca com coisas pretas la dentro :cry:

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei como é o teu aqua, se tem muitos esconderijos ou não, mas o ideal é teres um aquario á parte , abres a boca á femea e retiras os alevins, assim evitas que a femea perca muito peso .

 

cumps, Rui

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei como é o teu aqua, se tem muitos esconderijos ou não, mas o ideal é teres um aquario á parte , abres a boca á femea e retiras os alevins, assim evitas que a femea perca muito peso .

 

cumps, Rui

Alguns sites que vi não aconselham muito esta técnica pois as crias resultantes parece que não se tornam bons pais posteriormente (embora muita gente o faça com medo de perder a progenitora).

A fêmea aguenta perfeitamente o tempo de incubação sem morrer, e chega mesmo a comer muito cuidadosamente.

O ideal é mesmo separar para um outro aqua pois quando ela libertar os alevins vai estar fraca e sem forma de competir por alimento e aí sim poderia morrer no aqua principal.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como é ke eles comem se nunca os vi sair da boca da mãe?

Não comem... eu pergunto se os nove meses que andas-te na barriga da tua mãe também te alimentavas? :)

Como eles têm o saco vitelino para se alimentar não precisam de qq alimento extra. Cada ser vivo possue as suas capacidades próprias de sobrevivência sem precisar de ajudas externas.

quando é ke ela os larga visto ke a bixa ja ta magrinha apesar de ja comer de uma forma muito esquesita visto ke tem os filhos na boca enquanto o faz ou será k eela na ta a engolir mas sim a por o comer a jeito dos filhos?

Ela larga-os quando entender que eles estão preparados para sobreviver no mundo exterior. Isto no que se refere aos ciclideos africanos varia entre as 3 e as 4 semanas. Ela está magra....claro que está, ou ela não andasse quase um mês sem comer :cry:

devo de os separar da mãe mal os veja a solta ou deverei de os tirar dela se sim como ?

Normalmente a mãe cuida deles desde que tenha condições para isso, logo não vejo necessidade de te preocupares com esse pormenor já que nesse aquário não há predadores possíveis, pelo que percebi.

desculpem tantas perguntas mas agradeço kker ajuda é ke fui apanhado desprevenido (e as pesquisas ke tinha feito tao um pouco esquecidas) é a minha primeira criaçao de ciclideo e na soube ler os sinais tipo ela emagrecer mto de repente ou ate a boca com coisas pretas la dentro   :)

Tudo isso não é motivo para preocupação mas sim para sentires melhor e mais realizado em termos aquariófilos:D

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas dicas pessoal !!!

eu sei ke eles tem alimentaçao propria mas ja tava a achar muito tempo :cry:

eu separei-a do macho quando finalmente vi ke ela tinha os filhotes na boca e tambem porque os papagaios(jellybean) podiam come-los se os vissem.

ontem no fim de sair da net fui dar mais uma vista de olhos e vi ke ja havia alguns fora da boca da mae!

no entanto eles estavam escondidos dela e ela mal os via corria a alta velocidade para eles o ke me assustou e bem ou mal decidi tirar-lhes os filhos. pa proxima talvez nao o farei mas desta vez nao resiti na keria arriscar a perder os bichos porque ate sao os meus primeiros

tambem uma das coisas ke contribuiu para ke eu fizesse isso foi ver um desses pequenos a depenicar na comida :cry:

e assim acabei com 7 auratus pequeninos :cry:

 

nao sei se sao muitos ou poucos mas a minha femea tambem é nova!!!

 

o ke me admirou foi ke começaram logo a tareia entre eles e a marcar territorios !!! mas como tenho mtos buzios pequenos coloquei-os ao pe dos pequenitos e agora cada um ocupa o seu buzio :cry:

 

a femea ta separada do macho a recuperar apesar de ela quando lhos tirei ja estava mais gorda do ke o ponto em ke a vi mto magra!!!

devo de esperer uma semana antes de a juntar nao é ao macho nao é?

 

tou para adequirir outro aquario por isso espero vir a ter espaço para eles porque no que tenho nao cabem mais :oops:

 

mas devo de me desfazer de alguns isto se sobreviverem o ke eu espero ke sim; mas ficar com todos é impossivel sao mto bravos quando os comprei nao pensei ke pudesse haver peixe tao bravo!

(so tenho um pleco 14 cm os dois auratus e os dois papagaios ke qd comprei na saboia serem hybridos erro ke nao voltarei a cometer comprar sem conhecer o peixe)

 

 

brigado de novo

 

(espero da proxima ter mais paciencia com a femea)

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ke me admirou foi ke começaram logo a tareia entre eles e a marcar territorios !!!  mas como tenho mtos buzios pequenos coloquei-os ao pe dos pequenitos e agora cada um ocupa o seu buzio  8)  

 

Se não queres perder os teus bichinhos de estimação, substui os búzios por calhaus.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Fizeste bem em separar a fêmea, apesar de haver outras hipoteses. :wink:

 

Não concordo com algumas coisas que foram "ditas" aqui, e portanto vou tentar dar a minha opinião:

 

não sei como é o teu aqua, se tem muitos esconderijos ou não, mas o ideal é teres um aquario á parte , abres a boca á femea e retiras os alevins, assim evitas que a femea perca muito peso .
Existem 4 formas para "aproveitar" os alevins da maioria dos incubadores bucais:

 

1- Deixar a fêmea quieta, no aquário, para que sozinha descubra um local e a altura certa para largas os filhos.

- Vantagens: a única vantagem é ser um método mais natural e não haver necessidade de desmontar o aquário todo cada vez que se quer apanhar uma fêmea! :lol:

- Inconvenientes: stress, possibilidade de largar os filhos antes do tempo, ser atacada, stress e stress. :lol:

 

2- Separar a fêmea para um aquário aparte, com muitos esconderijos.

- Vantagens: menos stress que o método acima e possibilidade de a fêmea descansar e ser alimentada convenientemente.

- Inconvenientes: stress, geralmente é quase impossivel apanhar a fêmea, possibilidade de predação por parte da fêmea.

 

3- Construir um incubador de ovos (há vários modelos na net), e retirar os ovos bastante cedo da fêmea... 8)

- Vantagens: possibilidade de observar o desenvolvimento dos embriões, stress para a fêmea apenas por breves segundos, possibilidade de reproduções sucessivas, predação nula por parte da fêmea.

Desvantagens: método pouco natural, todas as desvantagens descritas para o método 2 (á excepção da predação), possibilidade de perder toda a ninhada por fungos ou fuga do incubador, trabalho extra a construir incubadores... :wink:

 

adp.sized.jpg

 

adz.sized.jpg

 

4- Retirar os alevins ao fim de 2-3 semanas, quando já têm possibilidade de se alimentarem.

- Vantagens: menos stress para a fêmea do que se largar os filhos no aquário principal, mais hipotese de sobrevivência para os alevins.

- Desvantagens: todas as desvantagens do método 3 (excepto construção de incubadores), possibilidade da fêmea engolir os alevins aquando da sua captura...

 

acm.sized.jpg

 

Alguns sites que vi não aconselham muito esta técnica pois as crias resultantes parece que não se tornam bons pais posteriormente

Não concordo...até porque nos peixes (e quase todos os animais), os instintos prevalecem sobre a aprendizagem.

Já tive 3 gerações de mbunas, os quais foram retirados dos pais ao fim de 3 semanas, e deram sempre excelentes pais!

 

O ideal é mesmo separar para um outro aqua pois quando ela libertar os alevins vai estar fraca e sem forma de competir por alimento e aí sim poderia morrer no aqua principal.
Concordo 100%, apesar das desvantagens...supera, e muito, os outros métodos.

 

Normalmente a mãe cuida deles desde que tenha condições para isso, logo não vejo necessidade de te preocupares com esse pormenor já que nesse aquário não há predadores possíveis, pelo que percebi

A fêmea não cuida dos alevins...limita-se a largá-los á sua sorte. Por vezes não os ataca (eles tentam entrar de novo na boca :lol: ), mas este instinto dura apenas alguns minutos...depois é um "pernas para que te quero" :lol::lol: .

 

Se não queres perder os teus bichinhos de estimação, substui os búzios por calhaus

Exacto...esses estúpidos quando entram num búzio já não saem!! :D :)

 

Espero ter ajudado...

Cumps,

Nuno Reis

Ps- as fotos são todas tiradas por mim. :wink:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok

 

os meus ainda na se perderam nos bizuios talvez porque os buzios estao esburacados dos caracois os roerem pelo calcio

mas vou prevenir e por umas pedras ou uns bocados de coral ke tem mais esconderijos, isto pq eles nao gostam muito de se ver começam logo a rodopiar uns volta dos outros.

 

brigado joalmag e tb ao diesel pq na tava bem a ver o mal ke os buzios lhe fariam ; fotos porreiras tbem tive de agarrar a minha femea mais ou menos assim isto no fim de tentar varia vezes ate descobrir uma em que ela nao fugisse.

 

abocado tive a ve-los e ja alguns tao um bocadinho mordidos :twisted:

 

na sei como sera isso da incubadoura mas tenho a mesma de tirar os ovos da boca dela nao é?

é ke eu nem a vi a desovar

 

os auratus podem comer marisco a vontade nao podem?

é ke tava a pensar em dar a femea lagostins pequenos pa bicha engordar mais depressa!!

 

eu aki a tempo ja lhes dei mas na sei se terei feito mal mas ke eles os comeram comeram e a alta velocidade 8)

 

ela ja ta mais gordinha mas na sei qd tera filhos de novo

 

os filhotes vao comendo flocos pq na tenho mais nada para lhes dar tou a ver ke tenho de começar umas colonias de plancton para o futuro.

 

porque os flocos fazem mto lixo e hoje ja tive de aspirar o fundo do lugar onde eles tao

 

brigado de novo pessoal

 

ja agora o ke costumam fazer os filhotes revndem pas lojas certo ?

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois os filhotes é um problema... sendo um peixito mais mauzito as lojas não arriscam muito a ficar com eles.

Mas podes sempre contactar uma loja e perguntar se estariam interessados.

 

Também os podes tentar vender nos particulares aqui no forum.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois hoje por acaso passei numa loja aki na zona e tinha la auratus pode ser ke tenha sorte qd kiser vender

 

tambem tinha discos a 12,5 euros isso na é um bocado esquesito?

eles tinham varias cores turquesa laranja ttc mas eram sarapintados na sei se é normal quando sao pekenos como nao sei se existem raças mais puras de discos do ke outras por isso é ke pergunto se nao é esquesito os preços!

 

 

 

agradeço ke me ajudem i digam se posso dar lagostins aos auratus sem fazer mal!!!!é ke keria engordar a bicha depressa e talvez essa carne ajude certo?

 

 

no entato vou ver se axo na net essa info.

 

abraços

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

agradeço ke me ajudem i digam se posso dar lagostins aos auratus sem fazer mal!!!!é ke keria engordar a bicha depressa e talvez essa carne ajude certo?

 

Não tentes engordar a bicha á força, tenta antes que ela coma com calma e em pequenas quantidades. Excesso de proteínas mata os mbunas...

Não exageres nos camarões, e complementa sempre com alface ou espinafres.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era mesmo isso ke eu keria saber se lhe podia dar a vontade ou se tinha de ter cuidado com as quantidades!!!!!

 

alface? espinafre?

 

tenho disso na horta e sem pesticidas mas como e ke se da isso aos peixes :lol: secalhar ando a faltar com isso aos bixos visto ke so tem comido flocos e as vezes uma spirulina tab e vao me destruindo tambem as plantas

 

ja devo de tar a ser chato mas ponho la bocados grandes de verdura ou tenho de desfazer fininho

 

 

ela ja nao ta mto magra!!! falta-lhe é akela barriga gorda cheia de ovas !!! :lol:

por isso e ke pensei nas proteinas

 

 

 

 

com sorte amanha vou buscar um aquario de 200 litros dps preciso de umas dicas sobre ke numero poderei por

ja andei a ver as especies dps eu ponho um post novo

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais