Balastro ou lâmpadas avariadas (T5 24w)


Recommended Posts

Boas a todos.

Tenho um problema com a minha calha de iluminação que deixou de funcionar de repente. A mesma é nova e só esteve em funcionamento 2 semanas. Como a comprei on-line, o trabalho e tempo que terei para resolver este problema acabará por me dar ainda mais aborrecimentos, por isso tentei resolver o problema, até agora sem sucesso.

Passo e explicar as características da calha:

Calha de 4 lâmpadas T5 de 24w com um interruptor que liga ou desliga as 4 lâmpadas ao mesmo tempo.

Experimentei o interruptor e ele funciona porque coloquei um busca-pólos nos terminais de todas as lâmpadas e verifiquei que existe corrente nos casquilos.

Se existe corrente e as lâmpadas não acendem, poderá ser o balastro que pifou? Se for uma das lâmpadas, é impossível saber qual delas é porque nenhuma apresenta cor diferente, tipo escura nas pontas. O que oiço em todas as lâmpadas quando as agito, é um som de algo muito pequeno como se fosse um grão solto dentro da lâmpada, mas acho que isso já fazia antes deste problema.

A questão é esta: se existe corrente na ponta de todas as lâmpadas quando ligo o interruptor da calha, será do balastro que embora deixe passar corrente não permite o arranque das lâmpadas?

Já pensei em comprar 4 novas lâmpadas para testar, mas se não for esse o problema, terei de partir para o balastro e feitas as contas já faz mossa no orçamento.

Existe alguma forma de eu poder saber a origem do problema?

Qualquer sugestão será sempre bem-vinda para me ajudar a despistar o problema.

Obrigado desde já pelos vossos contributos.

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que eu axo é se quando ligas o imterruptor elas nao dao sinal nenhum e bem capaz de ser o balstro.se ainda piscassem podia ser os arrancadores

 

Boas.

 

Pois, eu também estou para aí virado mas queria saber outras opiniões antes de fazer alguma coisa. Tal como eu disse, existe corrente nos casquilos, as lâmpadas têm uma cor normal mas nem sinal dão. Já as troquei todas umas com as outras (da mesma calha) e não deu nada.

Vou esperar por mais opiniões e depois logo Vejo.

 

Obrigado pelo comentário.

 

Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta testar uma lâmpada de cada vez, pode ser alguma coisa em curto. Experimenta as 4 uma de cada vez no primeiro casquilho, depois as 4 uma de cada vez no segundo casquilho e assim sucessivamente. Mas também mais inclinado que seja o balastro. Mas não custa nada tentar.

 

Boa sorte

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta testar uma lâmpada de cada vez, pode ser alguma coisa em curto. Experimenta as 4 uma de cada vez no primeiro casquilho, depois as 4 uma de cada vez no segundo casquilho e assim sucessivamente. Mas também mais inclinado que seja o balastro. Mas não custa nada tentar.

 

Boa sorte

 

cumps

 

Ok, obrigado pela sugestão.

Já li neste forúm que por vezes se uma lâmpada falhar, as outras não acendem. Não vejo muita lógica nisso porque nestas lâmpadas é impossível ver o filamento (se existe, nem sei) tal como nas incandescentes. Nestas sabemos sempre se está fundida olhando para o filamento.

Vou experimentar fazer esse teste de ir colocando as lâmpadas por casquilho.

 

Cumprimentos,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

vamos por partes.

 

sao 4 lampadas t5 de 24w certo?

quantos balastros tem?

é balastro ferromagnetico ou electronico?

a lampada nao dao mesmo nada oui acendem e apaguam logo a seguir?

 

 

 

cumps joni

 

Boas,

Respondendo às questões:

Sim são 4 lâmpadas T5 de 24w;

Tem 1 balastro;

Quanto ao tipo de balastro, não sei, não o retirei da calha. Poderei tirar uma foto mais tarde e mostrar Mas transcrevo o texto que descreve a calha não indicando a marca porque não me recordo.

 

- Brand new design fixture, aluminum shell will bring the best cooling effect and never fades.

- W type mirror reflector will bring the best lighting effect with less waste.

- Individual broad voltage electronic ballasts applied, power factory >99%.

Ballast side mounted design for best cooling effect.

- 10000K white tubes included

- Very solid structure for the fixture, hanging equipments as standard, die-casting aluminum standing brackets as optional.

 

Tamanho: 60*29*5cm

 

As lâmpadas não dão mesmo nada, zero. No entanto, tal como já referi, chega corrente às mesmas. Verifiquei isso com um busca-pólos.

 

Obrigado pelo interesse do meu problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pelos visto deve ser um balastro electronico com 2 lampadas interligadas ou seja 2 pares de lampadas.

as lampadas custa-m a querer q estejam queimadas ainda por cima com mt pouco tempo de uso.e tbm pelo caso de uma lampada queimar so apagava outra lampada do par da q queimou nao as 4, a nao ser q tenha qeuimado uma lampada de cada par coisa mt improvavel.vou mais para defeito do balastro.

tenh uma calha de 2 lampadas com o mesmo defeito mas ja tem mts horas de uso , ainda nao a vi mas desconfio do balastro.

mas para fazeres um teste compra as lampadas e experimenta.

nao perdes nada pois vais gasta-las na mesma mais tarde ou mais cedo.

 

 

 

 

cumps joni

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais pela esperimentação compra primeiro um arrancador, embora seja pouco provável que esse seja o problema é a coisa mais barata do setup.

Se não for ficas com um arrancador de reserva :D

E então aí experimenta as lampadas.

 

Mas não querendo parecer fatalista, penso que seja o balástro. :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o q da isto é ler os topicos na diagonal ou entao nao saber o q dizem.

para ser o arrancador tinha q ter um balastro ferromagnetico coisa q nao tem .e mais pra acender 4 lampadas tinha q ter no minimo 2 balastros e dois arrancadores..

os balastros electronicos nao usam arrancadores.

por iss como ja disse em cima o mais certo é ser o balastro mas faz os testes com as lampadas nao perdes nada.

 

 

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

As vossas opiniões têm sido muito úteis, todas elas. Ontem estive a experimentar todas as lâmpadas, uma de cada vez em todos os casquilhos e nada funcionou. Esta foi uma das vossas sugestões para despistar o problema.

Falei com um conhecido meu que é electricista e ele explicou-me o seguinte: Se as lâmpadas estiverem ligadas em série, bastava um fundir para que todas as lâmpadas seguintes deixassem de funcionar. Como exemplo ele falou nas luzes das árvores de Natal (as mais antigas). Bastava fundir uma para quebrar o circuíto. Como testei todos os casquilhos, lâmpada por lâmpada e tal como o já tinha referido, chega corrente a todos eles, logo o problema não deverá ser das lâmpadas e também não estará em série em circuito.

Esta calha realmente não tem arrancadores. Na altura não estava a perceber bem as diferenças entre o tipo de balastros, mas já verifiquei que se trata de um balastro electrónico (apenas 1 para as 4 lâmpadas sem arrancadores).

Tendo atenção às vossas opiniões e tendo já feito os testes possíveis, decidi comprar um balastro novo. Se não for disso, tal como um de vós já o referiu, fica de reserva.

Quando tiver descoberto o problema, informo-vos.

 

Cumprimentos a todos,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joaquim

 

nao podes experimentar uma lampada de cada vez tem q ser com 2 lampadas pra fazer um par.e tens q ver qual os casquilhos q fazem par.como o teu amigo disse elas tao ligadas em serie aos pares.se uma delas queimar a outra apaga-se.mas como nao te da nenhuma das duas uma ou queimaram-t duas lampadas uma em cada par coisa pouco provavel mas pode acontecer ou entao é o balastro.

 

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joaquim

 

nao podes experimentar uma lampada de cada vez tem q ser com 2 lampadas pra fazer um par.e tens q ver qual os casquilhos q fazem par.como o teu amigo disse elas tao ligadas em serie aos pares.se uma delas queimar a outra apaga-se.mas como nao te da nenhuma das duas uma ou queimaram-t duas lampadas uma em cada par coisa pouco provavel mas pode acontecer ou entao é o balastro.

 

 

 

 

cumps joni

 

Boas,

 

Realmente tens razão. Não pensei isso na altura. Logo vou fazer outro teste aos pares e ver no que dá. Obrigado pela dica.

Depois digo se deu alguma coisa.

 

Cumprimentos,

 

Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para despistar o problema das lâmpadas, não tens outra armadura em casa que utilizem as mesmas lâmpadas para as testares ?

Normalmente, nas cozinhas, garagem, etc... há desse tipo de equipamentos !

 

Testavas e resolvias o problema das lâmpadas.

 

Quanto ao balastro, e pelo que já aqui foi dito, parece-me ser electrónico, pelo que não tem arrancadores.

 

Se for o balastro, vai doer qualquer coisinha ! Euros........

 

No entanto, acho que devias tirar umas fotos, eventualmente, fazer um video e enviar para quem te vendeu para accionar a garantia !

A título de garantia eles deviam enviar-te outro balastro, mesmo que peçam o envio do "avariado" !

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

Tenho um problema com a minha calha de iluminação que deixou de funcionar de repente. A mesma é nova e só esteve em funcionamento 2 semanas. Como a comprei on-line, o trabalho e tempo que terei para resolver este problema acabará por me dar ainda mais aborrecimentos, por isso tentei resolver o problema, até agora sem sucesso.

Passo e explicar as características da calha:

Calha de 4 lâmpadas T5 de 24w com um interruptor que liga ou desliga as 4 lâmpadas ao mesmo tempo.

Experimentei o interruptor e ele funciona porque coloquei um busca-pólos nos terminais de todas as lâmpadas e verifiquei que existe corrente nos casquilos.

Se existe corrente e as lâmpadas não acendem, poderá ser o balastro que pifou? Se for uma das lâmpadas, é impossível saber qual delas é porque nenhuma apresenta cor diferente, tipo escura nas pontas. O que oiço em todas as lâmpadas quando as agito, é um som de algo muito pequeno como se fosse um grão solto dentro da lâmpada, mas acho que isso já fazia antes deste problema.

A questão é esta: se existe corrente na ponta de todas as lâmpadas quando ligo o interruptor da calha, será do balastro que embora deixe passar corrente não permite o arranque das lâmpadas?

Já pensei em comprar 4 novas lâmpadas para testar, mas se não for esse o problema, terei de partir para o balastro e feitas as contas já faz mossa no orçamento.

Existe alguma forma de eu poder saber a origem do problema?

Qualquer sugestão será sempre bem-vinda para me ajudar a despistar o problema.

Obrigado desde já pelos vossos contributos.

 

Joaquim Nunes

 

 

Boas.

Quando mandas elas arrancar e elas nao acendem, e se elas nao teem os cantos escuros, nas lampadas, então será mesmo do balastro electronico.o meu é parecido a este balasto-fluorescencia-tl5-2x54-4925421z0.jpg.

o teu é igual???

Bom, não andastes a trocar os fios pois não?

Nunca te esqueças que se houver um grande PIQUE de energia, na tua casa, é o balastro que sofre as consequencias e nunca as lampadas, e talvez o teu problema seja esse.

quanto se for o balastro, posso saber os precos se quiseres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Este fim de semana desmontei a calha para ver se conseguia ver algum problema visível, mas tudo me pareceu estar bem. Voltei a experimentar as lâmpadas,mas nada. Não mexi em fios nenhuns, ou seja, o que veio de fábrica é o que está nas fotos.

Vou mesmo arriscar e comprar um arrancador. Já agora, indico embaixo os links das fotos que tirei. Gostaria de colocar as fotos aqui mas não sei como por isso, sigam os links para ver.

 

 

http://s284.photobucket.com/albums/ll8/jjm...07-15-36-31.jpg

 

http://s284.photobucket.com/albums/ll8/jjm...07-14-55-03.jpg

 

http://s284.photobucket.com/albums/ll8/jjm...07-14-52-52.jpg

 

http://s284.photobucket.com/albums/ll8/jjm...07-14-52-25.jpg

 

http://s284.photobucket.com/albums/ll8/jjm...07-14-51-59.jpg

 

 

 

 

Cumprimentos a todos,

 

Joaquim Nunes

Editado por Joaquim Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

 

Muitas foram as sugestões para tentar resolver o problema da minha calha e neste momento tenho a resposta do problema: balastro avariado.

Encomendei um balastro para as 4 lâmpadas de 24w. É ligeiramente diferente, o que me obrigou a mudar as ligações existentes. Concluída a tarefa liguei à corrente com as lâmpadas que tinha e tudo correu bem. Este balastro que recebi tem uma coisa que me desagrada, mas quanto a isso não posso fazer nada, pelo menos que eu saiba. O esquema de ligação do balastro às respectivas lâmpadas é feito em série, ou seja, se uma falha, apaga-se tudo. Por agora fica assim. Se no futuro este balastro falhar compro dois para 2 lâmpadas cada e faço circuítos independentes.

 

Seguem em baixo os links das fotos

http://i284.photobucket.com/albums/ll8/jjm...13-20-03-42.jpg

 

Calha a funcionar num aquário (temporário)

http://i284.photobucket.com/albums/ll8/jjm...14-20-21-01.jpg

 

 

Desta forma encerro o assunto agradecendo a todos as vossas opiniões e sugestões.

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.