Bomba para circulação da agua a 1,5metro.[PROJECTOFiltragem]


Recommended Posts

Alguem recomenda um tipo de bomba para fazer circulação da agua a 1,5metro de altura.

Tenho um conjunto de aquas e queria constuir um sistema de filtragem unico para todos eles.

<span style='font-size:6pt;line-height:100%'>Projecto Blue Moscow</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro

Como tenho diversos aquários com esse sistema montado há já alguns, estou à ontade para afirmar que as melhores bombas são as EHEIM.

Esta marca é um pouco cara mas justifica essa situação. Tenho dessas bombas a trabahar há mais de 6 anos e nuna se avariaram.

Temde ir a uma loja conceituada (existem em Lisboa boas lojas) ou então encomendar via internet.

Vá dando noticias

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podia explicar mais em promenor o seu sistema pode ter ideias interessantes.

 

Estou com dificuldade em dimencionar os L/H da bomba que irei usar, não queria estar a forçar a bomba, ao condicionar a saida da agua para cada uma os aquarios.

<span style='font-size:6pt;line-height:100%'>Projecto Blue Moscow</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro

Quando quero aplicar uma bomba para elevação da água faço o seguinte grafico.

Pic_173_34.jpg

Por exemplo uma bomba de 1400 l/h só o dá na altura 0

Não ficou muito claro mas não consigo fazer melhor.

Se tiver dúvidas diga qualquer coisa.

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Rui,

 

Compeendi perfeitamente, e ate ja consultei os graficos das bombas que estou interessado.

 

Mas queria deixar aqui uma questão será que podemos seguir a risca aqueles graficos??

 

O Sistema que estou a pensar montar tem a sequinte estrutura em cascata( peço desculpa pelo mau jeito a desenhar)

 

Prototipo:

F.GIF

 

Gostava de dimensionar todas as tubabens, bem como a bomba, para que esta não fique a funcionar de forma forçada, nem que fique com um desepanho a baixo do esperado para o sistema. Claro que se der para poupar uns trocos com uma bomba menos potente tanto melhor.

 

Gostava receber criticas e questões dos meus amigos para produzir uma sistema Tipo que os demais interessados possam usar.

 

Ja agora os matematicos e fisicos que puxem pelas calculadoras. :)

<span style='font-size:6pt;line-height:100%'>Projecto Blue Moscow</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que ainda falta muitos dados, mas espero dispor em breve deles.

 

Já agora quais seram necessarios?

 

Os que me ocorem:

 

Altura dos pontos de retorno a bomba de ciruclação

Dimantro dos pontos de retorno( sem torneira de ajuste )

Altura da agua em cada Aquario.

Diametro da abertura da queda de agua.

 

é tudo por agora

<span style='font-size:6pt;line-height:100%'>Projecto Blue Moscow</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora estou a pensar adquirir esta bomba

Sacem Winds 800

wd-pompa-03.jpg

 

Pump output: 350 - 650 l/h,

Delivery height: 1,3m,

Power consumption: 11 W

 

CWD0800P.jpg

 

Alguem tem expereiencias boas ou más com este tipo de bomba.

 

 

Ou então:

 

Eheim compact 600

100122.jpg

Technical Data:

Pump output: 150 - 600 l/h

delivery head: 1,3 m

Power consumption: 11 W

hose cennection pressure side: 12/16 mm

Dimensions length: 65 mm, width: 45 mm, height: 84 mm

<span style='font-size:6pt;line-height:100%'>Projecto Blue Moscow</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao fazia com queda simples por gravidade....acho que tem de ser obrigatoriamente com overflows....porque se falta a luz....por gravidade os de cima ficam secos e fica-se com uma bela inundação!

 

Overflow e bem pensado....e os aquas ou sumps ca de baixo com boa capacidade disponivel!

 

Os graficos podem ser usados considerando que esses gráficos são calculados com tubagens adequadas para reduzir atritos e feitos com tubagens limpas eu fiava-me mais pelo caudal anuncaiado como minimo e fazia overflows com durso's pipe a mergulhar no aquario de baixo para reduzir o barulho.

 

Com sistema de overflow as tubagens devem ser sobredimensionadas para nao entupirem facilmente e ficares com uma bomba a trabalhar em seco e os aquarios de cima a transbordar...

 

Apesar de ser fisico, estas são aquelas coisas que nao é preciso fazer muitas contas....

 

bom overflow e boas tubagens largas e depois podes aumentar a potência da bomba....

 

Eu usava duas e não uma....porque se avaria...para a filtragem toda....e chegas a casa....

 

nao sei qual a tua ideia em relação aos aquarios....mas 3 aquarios com 40 de altura...mais espaço entre eles para poderes meter as mão no de baixo....acho que essas bombas não dão! não conseguem chegar tão alto!

 

fazendo as contas(de baixo para cima)

bomba no fundo da SUMP

20cm? (por baixo)

altura da sump

topo da sump á prateleira

15cm?

altura do 1º aquario

30cm

topo do 1º à prateleira do 2º

15cm

altura 2º

30cm

topo do 2º prateleira 3

15cm

altura do 3º

30cm

 

 

total 1,55m !!! e isto assumindo aquarios baixos e pouco espaço para por as mãos...calha de iluminação....etc....

 

Queres um conselho? :)

 

vai a uma loja com baterias de aquarios e sumps no fundo e pergunta-lhes como teem o sistema montado...se for uma boa loja de certeza que te ajudam!

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola. eu sou estudante de engenharia civil, e apesar de nao estar no ramo de hidraulica la tive de aprender umas coisinhas..

 

entao ca vai

 

o diametro do tubo k sai da bomba (a verde no teu desenho) é o mais importante. assim, e independentemente de ql seja, os outros (a azul) devem ter metade do diametro já que teoricamente conduzem metade do caudal. isto só é valido se quizeres manter a velocidade do escoamento constante.

 

nao te vou dar um número para o diametro pois nao faço ideia qual a velocidade de escoamento que pretendes ou seker a normal para um sistema como esses pk eu ainda jogo numa divisao mais baixa.. se eh k me entendes.

 

a curva da bomba é normalissima mas olha para o rendimento antes de optares.. bombas com fraco rendimento akecem mais pk precisam de + potencia para elevar o mesmo caudal

 

espero ter ajudado

 

a propósito se te apetecer fazer umas contas:

 

Caudal = Velocidade * Área do tubo

 

sabendo a velocidade que pretendes sabes a área

 

depois

 

Área = 3,1415 (pi) * Diâmetro * Diâmetro / 4 (ou diametro ao kuadrado)

 

não precisas preocupar mto com perdas de carga se usares tubo maleavel e com poucos cotovelos. a nao ser que tenhas uma velocidade de escoamento mto elevada..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que bombas compactas consigam fazer o efeito que pretendes.

A mais forte (compacta) que conheço é de 1000L/h e consegue "atirar" água até uma altura de 2m.

 

O ideal para o teu caso seria usares uma bomba universal colocada a meio do caminho entre a sump e o ultimo aqua.

Estas bombas têm uma ponta de sucção e outra de injecção e permitem que a bomba faça menos esforço a bombear água.

 

As baterias das lojas têm sumps atrás do aqua... atrás daquela placa azul está uma sump que leva uma pequena bomba e matérias filtrantes.

 

Um problema sério que vejo no sistema de filtragem que estás a propor:

As concentrações de nitritos e afins nos aquas do fundo vão ser brutais!

Isto porque nesses aquas recolhes todo o lixo e porcarias dos aquas de cima, para já não falar da água... e uma bomba de 600L/h não me parece que te consiga virar a água de todo o conjunto 4 vezes por hora...

Tens 6 aquas... com 600l/h o maximo do conjunto serão 150L, o que dá aquas de 25L

Não é bem isto que estás a pensar pois não?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi darius!

penso que o filtro dele seja um seco humido, se bem construido, as bacterias vão conseguir consumir os nitritos.claro que como todos os filtros terá que ser limo de vez em quando, mas penso que não é por aí que vai ter problemas. afinal de contas, o lixo tambem se acumula todo num filtro normal, o não.

de qualquer das maneiras eu recomendava um aquario com coluna seca, assim se a luz falhar não ha problemas de inundações, pois a água só passa pela coluna enquanto o nível desta estiver superior À própria coluna, o que sem a bomba a trabalhar é impossivel. desde que a sump consiga suportar o volume de água que fica acima da coluna seca nunca há inundações.

de qualquer das maneiras eu não punha a matéria filtrante por baixo, pois cada vez que quiseres limpar tens que desmanchar tudo. tenta por ao lado

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebeste hotrodder...

 

O problema é que ele concebeu os aquas em cascata...

Ou seja a água "rejeitada" do aqua do topo cai para o segundo aqua e a deste para o terceiro e só finalmente para a sump.

Se assumirmos que a água do aqua de topo tem uma concentração de nitritos, nitratos, amónia e detritos soltos, essa água vai parar ao segundo aqua, onde vai aumentar as concentrações deste... e do segundo irá para o terceiro, ou seja na prática, o aqua do fundo (não a sump) terá concentrações de "poluentes" mais ou menos equivalentes a 3 aquas do seu tamanho.

 

Ou seja, o aqua de topo terá sempre a água em condições, o segundo já terá agua sofrivel e o terceiro será um "desastre".

Na sump não vivem peixes (normalmente) logo concentrações de amónia,nitritos ou nitratos não serão muito importantes dado que serão "quebradas" pelas bactérias.

 

O problema que vejo é este... se a bomba não conseguir circular a água suficientemente as concentrações do aqua do fundo vão andar sempre nos limites ou mesmo acima, e isso não é nada bom para a vida animal dentro.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok!

eu pensava que era tipo um seco-humido, se fosse, as bacterias iriam consumir essa amonia e nitritos, antes deles chegarem ao 3º aquario. penso eu....

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais alguns dados que ficaram imprecisos.

 

A imagem foi so um exemplo( mau )....

 

Os aquarios/recepientes vão ser de 3Litros cada.

Vão ser 3 parteleiras com N recepientes.

( N tão grande quanto mais optimizada ficar a utilização da bomba/Circulação de agua)

Mais a sump no chão

 

Cada recepiente é furado pelo fundo, mas a queda da agua não é directa, isto é, no furo leva um passa murros com uma mangueira dentro. Essa mangueira ajusta o nivel da agua( a grande vantagem façe ao furo laterar, é mesmo ser possivel o ajuste do nivel, por vezes vou querer os aquarios quase vazios).

 

O Grande problema que eu vejo é o seguinte....

 

Eu não quero ter a bomba a trabalhar em esforço. Por exemplo para N = 4, Não será que uma das saidas vai ter mais pressão que as restantes?

 

Como Calculo o diametro da tubagem de saida para cada um dos N aquarios, de modo a não forçar a bomba, nem que exista uma pressão desigual nas varias saidas?

 

Diametro da tubagem vertical/N ?????

 

O problema que vejo é este... se a bomba não conseguir circular a água suficientemente as concentrações do aqua do fundo vão andar sempre nos limites ou mesmo acima, e isso não é nada bom para a vida animal dentro.

 

Dado que os Aquarios são pequenos e o ritmo de circulação de agua muito elevado, será que esse problema se levanta?

 

Obrigado pela colaboração

<span style='font-size:6pt;line-height:100%'>Projecto Blue Moscow</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.