Que filtro escolher


Recommended Posts

Viva,

 

Precisava da vossa ajuda para a escolha de um bom filtro exterior para um aqua de 200l (100x40x50). Neste momento a minha dúvida está entre dois modelos da Eheim que julgo serem suficientes:

 

EHEIM ecco 2236 comfort

 

EHEIM classic 2215

 

O que acham?? Qual o melhor? Serão suficientes? Onde posso encontrar um bom preço?

 

Obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!!!

 

O filtro aconselhavel é o EHEIM 2215, podes comprar mais barato no aquaristikshop.com :twisted: .

 

Olha só uma coisa...as medidas do teu aqua sao 100x40x50?e o aqua é de 200l?nao te enganas-te nalguma coisa?

É que o meu aquario tem 171l(indicados na caixa) e tem 100x42x51,2...

Já agora conhecem algum site pra fazer esses calculos introduzindo as medidas?

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Ambos têm razão, só que uma coisa é o volume interno do aquário(prates) e outra coisa é a quantidade de água que o aquário leva(Penedo)! O aquário do prates deve levar quase a mesma água do aquário do Penedo.

 

100x40x50/1000=200litros (Volume) - Areia + nível máximo de água- pedras - peixes :twisted: - plantas=171 litros de água.

 

Quanto ao filtro, por curiosidade fui página da Eheim

www.eheim.de

e verifico que tanto um ou o outro são aconselhados para aquários entre 150 litros e 250 litros. Depois fui ver qual era o débito de água de cada um destes filtros e aqui é que a coisa se torna um pouco estranha.

 

Eheim classic 2215 - Pump output 620 l/h

nota: não encontrei o outro filtro o mais próximo que havia era o EHEIM External Filter ecco 2235 - Pump output 600 l/h

 

Mas pelo o que tem sido dito no Forum, o filtro para um aquário com peixes deve ter um débito de 5 vezes a água do aquário por hora(para discus acho muito :D ), e para plantas deve ter 3 vezes o débito por hora.

Por isso: 171x5=855 litros por hora=Eheim 2217

171x3=513 litros por hora=Eheim 2215 ou ecco 2235

 

Boa sorte, já agora eu tenho o 2217 num aquário de 225 litros e estou bastante satisfeito, os discus e as plantas estão muito bons :D !!

Um Abraço,

CMarques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas

Pelo que sei os filtros da linha classic são mais baratos que os ecco, apesar de parecerem antiquados os classic continuam a ser excelentes referencias, por um preço mais em conta fica-se com um excelente filtro.

Cumpts.

António Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheim classic 2215 - Pump output 620 l/h  

nota: não encontrei o outro filtro o mais próximo que havia era o EHEIM External Filter ecco 2235 - Pump output 600 l/h  

 

Mas pelo o que tem sido dito no Forum, o filtro para um aquário com peixes deve ter um débito de 5 vezes a água do aquário por hora(para discus acho muito :D ), e para plantas deve ter 3 vezes o débito por hora.  

 

É mais uma daquelas regras simples da aquariofilia ..... não é obrigatório que seja 5x ou 3x ... e o débito de um filtro não revela o seu desempenho. Podem ter um filtro com uma optima bomba de água mas se o volume do filtro for demasiado pequeno, o débito não vos vai servir de nada, apenas estão a criar uma corrente demasiado forte no aquário para conseguirem passar centenas de litros de água por um volume muito pequeno de massa filtrante. Comprem sempre, pelo menos ( é uma opinião muito pessoal ) 3l de volume de filtro para 100l de agua.

Num aquario com 200l isso seria um filtro com 6l de volume. Filtros deste tamanho são recomendados para aquários com com mais de 350l o que nos deixa com uma margem bastante grande :D é que o débito de água nós podemos sempre controlar com torneirinhas e com mais que uma mangueira de saida em locais diferente do aquário, mas a quantidade de massa filtrante ou melhor, a quantidade de água, de uma forma rentavel, que passa pela massa filtrante por hora está dependente do tamanho do filtro. Um débito de 1000l/h a passar por 2l de ceramica se calhar é um exagero ( e é mais aconselhado para lavar as ceramica :twisted: ) e não tem o rendimento que 500l/h a passar por 3 ou 4l de ceramica :D

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filtros da Eheim estam bem dimensionados.

 

Realmente o volume do filtro é muito importante, mas normalmente os da Eheim necessitam de manutenção das massas filtrantes de 3 em 3 meses ou 6 em 6 meses.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

mas normalmente os da Eheim necessitam de manutenção das massas filtrantes de 3 em 3 meses ou 6 em 6 meses.

 

Acho que não são exclusivamente os filtros da eheim pois massas filtrantes e filtros são coisas separadas, uma vez que temos no mercado uma gama muito variada de massas filtrantes de várias marcas.

Como tal as massas filtrantes em qq que seja o filtro necessitam de manutenção.

Cumpts.

António Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Tenho seguido tudo o que tem sido dito

Segundo depreendi o volume do filtro parece ser bastante importante o que me dizem do Filtro da RENA XP3 que tem 9 litros de capacidade e 1300l/hora

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um XP3 e um eheim classic. Gosto bastante do XP3 por ser enorme, fácil de desligar para manutenção e tem um sistema de prateleiras fantástico. Não te posso dar uma comparação entre os dois porque estão a funcionar perfeitamente e nunca me deram grandes problemas, tirando o ter de limpar as cabeças de tempos a tempos que acumulam porcaria e perdem o débito. Sei que quando um deles der o berro, facilmente encontro peças para o eheim e provavelmente fico agarrado com o rena :oops: mas ainda não aconteceu. Quanto a preços, o rena nunca encontrei online fora de portugal a preços decentes e cá anda por volta dos 150€, os eheim podem ser mais caros mas provavelmente ficas com um filtro melhor :) não é a minha opinião, pessoalmente gosto mais do XP3, mas quase toda a gente prefere os eheim. Eu apenas tenho medo de ficar pendurado com o XP3 avariado :oops: de resto ....... é uma opção tua.

Não sei como é que os eheim agora vem equipados, acho que já trazem os acessórios todos. Os rena tem tudo e mais alguma coisa, mangueiras, torneiras, cotovelos, ventosas, blá blá blá, na altura que comprei o eheim, tive de comprar extras mas acho que agora tb já vem tudo incluido.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas

Não escrevo por experiencia propria mas por conversa com um amigo que tem 2 aquas um deles tem o Rena XP3 e no outro tem o eheim 2250 e na opinião dele acha que o eheim apesar de no manual dizer que é 1000L/H e o XP3 é de 1300L/H parece-lhe que os 1000L/H do eheim tem mais "força" que os 1300L/H do Rena.

Isto é o que ás vezes temos conversado e a sensação que ele tem.

Cumpts.

António Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acredito que o 2250 tenha um débito de 1000l/h :D Aquele filtro é um verdadeiro monstro :( E não faz sentido comparar um XP3 com um 2250 .... acho que o 2250 não tem muitos rivais :D tirando o 2260.

 

Já estamos a divagar muito, afinal é um aquário de 200l e o prates sugeriu um 2236 ou 2215. Entre os dois, prefiro o classic 2215 mas com um pouco mais o 2217 é uma optima opção.

 

Preços:

classic 2213 - 45.98€ ( para o teu aquário tb podes optar por dois destes )

classic 2215 - 75.98 €

classic 2217 - 109.98 €

prof 2226 - 115.98 €

 

no http://store.aquaristic.net/ e a estes preços tens de juntar 18€ de transportadora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Face ao elevado preço dos filtros em questão, parece-vos alternativa a utilização de um filtro interno (daqueles de caixa, com a bomba e materiais filtrantes)??

 

Eu acho que um filtro interno nunca é uma boa opção :( e mais vale a pena esperar mais um pouco e juntar € para um bom filtro.

Quando me iniciei na aquariofilia não tinha muito € para gastar e tb optei por filtros internos e FBF ...... depois de muita porcaria desisti e estive muitos anos parado até me voltar a dedicar a isto :D

( culpo aqui a minha mãe por me dar uma semanada pequena quando eu vivia lá em casa :D :D :D )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, não de todo...

Estou neste momento a espera do meu eheim 2213 (encomendei pela net) pois o meu interno levou-me a uma grande desgraça por acumulação de nitritos.

Quanto a mim, filtros internos, nunca mais.

Cumprimentos,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro interior ocupa espaço no aquário e é menos eficaz.

 

Para a capacidade de água do teu aquário é preferivel sem qualquer dúvida um filtro exterior

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer dizer que não aconselhas de todo o uso daqueles filtros interiores, tipo caixa c/divisória para a bomba, termostáto e matérias filtrantes, nem que seja por um periodo de alguns meses??

 

Se já tens o filtro, podes usar neste periodo inicial de maturação do aquário: começo da plantação, primeiros peixes, primeiras algas :), etc. E depois montas um externo e deixas algum tempo a funcionar em conjunto com o interno. Se ainda não tens o filtro ... não gastes dinheiro com ele, vais acabar por chegar à conclusão que o que queres é um externo. Além disso, as coisas temporárias tem uma aptidão para se tornarem quase definitivas e vais andar muitos meses a bater com a cabeça nas paredes por causa dos problemas que o filtro interno te vai dar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal

 

Eu sei que esta conversa já vai longa, e que daí a pouco já não se sabe o que escolher. Mas pelo sim pelo não mais vale ponderar bem este assunto porque mais tarde pode ser pior.

Então uma última pergunta:

Como na NET está em promoção o Eheim 2226 gostava que me respondessem se é alguma coisa de jeito e se é um seco Húmido porque estou com dúvidas

 

Obrigado

Carlos Dias

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como na NET está em promoção o Eheim 2226 gostava que me respondessem se é alguma coisa de jeito e se é um seco Húmido porque estou com dúvidas

 

O filtro é bom, mas depende da promoção. A promoção pode não justificar a escolha comparada com a linha classic da eheim.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

Seguindo o conselho de muitos de vocês, acabei por comprar o eheim 2217 para o meu aqua de 200l. Estive a montá-lo ontem, mas surgiram-me algumas dúvidas.

 

Basta utilizar as materias filtrantes que vinham de origem (5 esponjas grossas+1 esp.lã vidro+1 esp.carvão) ou deverei mudar alguma coisa, tipo cerâmica no fundo, etc.???

 

Há alguma forma de controlar (baixar) o fluxo da agua?? A água que entra no aqua, vinda do filtro, chega a uma pressão bastante grande (pelo menos a mim parece-me demais!!)

 

Preciso de mais alguma coisa para a filtragem do aqua??

 

cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Logo que colocas-te a pergunta dei-te a minha opinião que era 1 filtro eheim 2215.

 

O teu aquário tem 150 litros reais e o 2215 faz 500 litros/hora de débito real. É o suficiente para o teu aquário a 3 vezes a capacidade.

O filtro que compras-te é muito bom, mas é potente demais como já sabes.

 

Tens 2 hipoteses:

 

1 - trocas o filtro por um mais fraco na loja ou no forum (pode ser comigo)

 

Posso trocar 2215 que tenho epago-te (valor a combinar) pela troca.

Nota: consigo comprar na loja o 2217 por 131.65€

 

2 - Reduzes o potência de saída. O filtro teem um torneira de segurança ligada na mangueira de saida que podes fechar parcialmente para controlares o fluxo. Caso não tenha a torneira podes compra-la.

 

NOTA: Nunca o fiz, embora uma pessoa do forum diga que já o fez. E não sei se por esse facto de o fazeres se vais queimar o motor.

 

OU EXPRIMENTAS OU TROCAS O FILTRO.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.