[URGENTE] Escalar Muito aleijado


ricost89

Recommended Posts

boas tenho um escalar que tem cerca de 10 cm +\- e ele a uma semana assustou-se no aquário e foi contra umas rochas e esfolou-se de lado... ao inicio parecia ser umas escamas reviradas... mas cm ja tinha acontecido uma vez e sarou não dei importância... desta vez teve uma evolução bem diferente.... essa zona circular perdeu as escamas e começou a chegar a carne... que se tem mostrado a vista... parece ate que faltam alguns bocados... e o peixe anda normalmente.... sem comportamentos estranhos... a 2 dias meti um comprimido de flagyl no aquario para matar parasitas.... hoje decidi adicionar flagyl puro... umas 3-4 gotas num aquário de 80x30x40, tem agua nos 28ºc e tem filtro a funcionar.... queria mesmo saber se o peixe nesta situação vai acabar por morrer, ou se vai conseguir cicatrizar e e voltar a crescer as escamas naquele local... por outro lado o outro escalar do mesmo porte (são um casal) não tem qualquer problema exterior... mas as vezes tem assim um tremeliques... e põe-se a tremer.... alguém me sabe dar palpites e ajudar?

 

 

Obrigado.

 

 

Edit: enganei-me o que adc em liquido puro foi 4 gotas de azul de metileno.....

Editado por ricost89

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses tremeliques pode estar a dançar para acasalar, mas tambem pode ser sinal de parasitas externos...

Essa frida, o flagyl não faz nada.... medica com esha 2000

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tirar o escalar da água, tratar a ferida com tintura de iodo (ou betadine - que é mais suave) para ajudar a cicatrizar.

 

Tens de ter em mente que é um tratamento violento e que se ele estiver muito debilitado pode morrer.

 

Se tiveres UV usa para reduzir a possibilidade de infecção.

 

Quanto aos trameliques, concordo com o Shavo, podem ser parasitas externos. Eles roçam-se nas pedras ou outras superficies asperas do aqua? se a resposta for sim, há seguramente parasitas externos.

 

PauloA ;)

PS: há por ai mais sabedoria em relação às feridas abertas,mas... Procura e espera mais respostas.

Por ex. um dos meus livros advoga o uso de "pharmacy grade petroleum jelly" (por ex. Vaseline) ou outro creme identico para selar a ferida. Já ouvi falar de pessoas que usam cremes para sarar as feridas das crianças... mas nunca usei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tirar o escalar da água, tratar a ferida com tintura de iodo (ou betadine - que é mais suave) para ajudar a cicatrizar.

 

Tens de ter em mente que é um tratamento violento e que se ele estiver muito debilitado pode morrer.

 

Se tiveres UV usa para reduzir a possibilidade de infecção.

 

Quanto aos trameliques, concordo com o Shavo, podem ser parasitas externos. Eles roçam-se nas pedras ou outras superficies asperas do aqua? se a resposta for sim, há seguramente parasitas externos.

 

PauloA :tapfoot:

PS: há por ai mais sabedoria em relação às feridas abertas,mas... Procura e espera mais respostas.

Por ex. um dos meus livros advoga o uso de "pharmacy grade petroleum jelly" (por ex. Vaseline) ou outro creme identico para selar a ferida. Já ouvi falar de pessoas que usam cremes para sarar as feridas das crianças... mas nunca usei.

 

 

Bephantene por exemplo??

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só usei tintura de iodo, mas desaconselho... como o alfapa disse é um tratamento muito violento e eles podem sucumbir...

 

Aconselho usares só esha 2000

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho um escalar femea com um pedaço de escamas a menos num dos lados. Já a comprei assim, nem reparei na altura; e em Junho do ano passado formou casal com um macho. É saudável portanto...

Em relação aos "tremeliques", os meus também fazem isso quando querem defender o seu território dos "ataques" de dois outros casais que tenho no mesmo aqua. Qualquer um dos elementos dos três casais adopta esse comportamento, principalmente quando estão em período de pré-desova... Espero que seja esse o motivo pelo qual os teus escalares "tremem".

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho um escalar femea com um pedaço de escamas a menos num dos lados. Já a comprei assim, nem reparei na altura; e em Junho do ano passado formou casal com um macho. É saudável portanto...

Em relação aos "tremeliques", os meus também fazem isso quando querem defender o seu território dos "ataques" de dois outros casais que tenho no mesmo aqua. Qualquer um dos elementos dos três casais adopta esse comportamento, principalmente quando estão em período de pré-desova... Espero que seja esse o motivo pelo qual os teus escalares "tremem".

Cumps.

 

 

o problema não são as escamas mas a carne

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá pessoal

 

o tratamento com tintura de iodo ou betadine nao é violento se for feito correctamente...

 

 

coloca o peixe numa rede e tenta com os dedos segura-lo na cabeça e na cauda....depois com um cotonete coloca o betadine ou tintura de iodo...

 

esperas uns segundos e voltas a colocar o peixe dentro de agua....

 

convem fazeres exa2000 na agua...

 

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais