Praia Azul


Quo

Recommended Posts

Adorei o teu aquário faz o meu estilo.

 

E todos esses peixes de fundo, espectáculo, não posso meter no meu por causa dos camarões. O peixe banjo é muito bonito, já tive quando tive outro aquário maior. Gosto muito de peixes tipo pré históricos. O peixe gato falante já tive um, uma vez quis tirar uma decoração do aquário e foi uma guerra e ele mesmo fora de água não largou aquilo e claro voltou peixe e decoração lá para dentro, a toca preferida dela, um dia lá consegui apanhá-lo fora. Eles fazem barulho, tipo sapo, lol.

 

Tens algumas espécies muito interessantes. Que nem nunca vi à venda, uma colecção de neretinas, também invulgar.

 

Esse peixe Garra hughi é muito bonito.

 

Gosto muito do fundo com areia, está sempre em movimento.

 

Gostei de todos os layouts que andas-te a fazer desde o início do tópico. O peixe arco-íris anão é uma tentação com aquele azul, um cardume de 7 deve ficar espectacular.

 

 

Pareceu-me ter visto ai uns barbos tigre, agora tens viúvas. Os outros eram mais bonitos, mas são gostos, interessa é que se dêem todos bem.

 

 

Tinha-me esquecido o camarão negro, líndissimo :)

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 102
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

os barbos tigre está no outro aquario. Ui, gosto muito deles, aspecto e comportamento. logo prefiro-os às viuvas tb, apesar das vivuas serem mais pacificas. O facto de ter tirado deste nao significa que meta os que gosto mais neste aqua...

 

o peixe-gato falatante também está no outro aqua, mas lá causa um problema, rouba a toca aos kribensis. lol por acaso acho o peixe um show, pena ser tao timido, mas também... mantem o interesse nao se expor tanto. lol. e ainda por cima pica. mas por acaso gostava que fosse mais activo de dia. um peixe tao fixe e sempre escondido. :)

 

peixes de fundo tenho:

neste aqua (no momento):

 

2 Rabo-de-Chicote Rineloricaria parva

2 Peixe-gato Banjo Bunocephalus coracoideus

3 Peixe-Lapa Tigre Sewellia Lineolata

1 Garra hughi Garra hughi

4 Oto Macrotocinclus affinis

 

no outro:

1 Peixe-gato Falante Agamyxis Pectinifrons

1 Peixe-gato Rafael Platydoras armatulus

2 Nariz Eriçado Ancistrus Cirrhosus

1 Pleco Bulldog Chaetostoma cf. thomsoni

1 Peixe-Lapa Beaufortia leveretti

2 Limpa-Vidros Gyrinocheilus aymonieri

4 Cobrinha Kuhli Pangio kuhli

 

é verdade, temos gostos parecidos em aquariofilia, gostei muito do teu aqua. :)

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto de todos.

 

 

Porque não juntas o 1 Peixe-Lapa Beaufortia leveretti que ta sozinho com os outros Peixe-Lapa Tigre Sewellia Lineolata, achas que não compatíveis? Não estaria melhor o Beaufortia leveretti ?

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

foi mesmo por receios de serem especies parecidas podendo criar hibridos, mas segundo li são especies diferentes. Também porque queria no outro aqua algo deste estilo.

 

Aqui os meus loaches Sewellia Lineolata

peixelapatigre2.jpg

 

apesar de na foto aparecem no vidro, usam muito as pedras, ocasionalmente também as plantas e mais raramente a areia.

 

e quem sabe não arranje companhia para o beaufora =) só comprei aquela sozinha, porque era a unica que havia.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

foi mesmo por receios de serem especies parecidas podendo criar hibridos, mas segundo li são especies diferentes. Também porque queria no outro aqua algo deste estilo.

 

Aqui os meus loaches Sewellia Lineolata

peixelapatigre2.jpg

 

apesar de na foto aparecem no vidro, usam muito as pedras, ocasionalmente também as plantas e mais raramente a areia.

 

e quem sabe não arranje companhia para o beaufora =) só comprei aquela sozinha, porque era a unica que havia.

 

 

Essas Sewellia Lineolata são lindissimas.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

arranjei companhia para o peixe-lapa do outro aquario, e para este aqua, arranjei companhia para o garra. E, consegui encontrar algo que procurava há muito tempo. Arranjei as kuhli enguia (Pangio anguillaris) e um peixe-galho Farlowella sp. mas ainda não sei qual a especie ao certo. Mas é do tipo F. acus, se bem que seja pouco provavel que o seja, dado ser uma especie em vias de extinção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tenho prestado atenção à vegetação. tenho restringido o numero de especies de plantas e está tudo em areia e deixado as plantas se desenvolverem à vontade, para consumirem elas os nutrientes em vez das algas rodophyta sp.. tenho algumas questões com algumas plantas... mas removi outras para o outro aquario, como sejam os fetos de java.

 

 

aquapraiaazul11mai2010f.jpg

 

o objectivo era apanhar o cardume na verdade... é das fotos de ontem. dá apra ver que removi a Echinodorus para a frente e está no momento na areia. Na verdade nem sei se a planta está bem ou está mal... planta que se deu mal foi a hyrgophila aquatica, mas o motivo é que esta planta precisa de super-fertilização, quando mudei de fertilizante e meti grande quantidade, despontou logo. Perdi o interesse nela.

 

 

aquapraiaazul.jpg

 

no entanto, não quero esta zona assim. As hygrophila polysperma é uma optima planta, mas cresce demasiado rapido, pelo que vou plantar no lugar dela Hygrophila guanensis.

 

A guanensis.... as folhas velhas parecem aprodecer, nao sei se por causa das novas taparem a luz, ou fertilização. é possivel que a polysperma tenha consumido muitos nutrientes e deixado a guanensis sem alguns nutrientes, levando as folhas velhas a apodrecer, ou a planta é mesmo assim. porque o tom verde clarinho das folhas novas da guanensis, continuam radiantes e atrai imenso e dá um ar muito relaxante ao aquario pelo que, a breve termo será um aqua focado em anubias+guanensis+valisnerias. a valisnerias a planta mais atrás, para tapar e dar profundidade, a guanensis à frente das valisnerias, e mais à frente nos caules das guanensis, anubia nana.

 

nota que Hygrophila polysperma, hygrophila aquatica e hygrophila guanensis são plantas muito diferentes entre si, as 3: comportamento, desenvolvimento, aspecto e necessidades.

 

na planta de tapete, eleocharis, a planta até se desenvolve, mas os peixes levantam a pobre das plantas, já pensei em colocar no outro aqua, os peixes-gato banjo (peixe que se camufla na areia) são os possiveis responsaveis, mas ao por estes peixes no outro aquario, não têm hipotese em competir pelo alimento com os peixes-gato falante, platydora e principalmente os boca-de-fogo. o objectivo era ter uma relvinha junto às pedras. também não é nada serio, por isso deixo andar.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fotos que mostram o problema das algas que não me interessam. O meu aquario tem que ter algas por causa da fauna. Mas não destas pretas... tenho 3 SAE no momento. E, me parece que outros peixes algueiros até consomem ocasionalmente algas pretas.

 

A H.Guanensis dá para ver a folha de baixo com buracos, estou agora mais inclinado para um problema de fertilização.

paguanensis.jpg

 

E, as Anúbias Folha de Café e Azfelli também com a mesma questão.

paanubias.jpg

 

os pontos brancos nos troncos e pedras são ovos de neritina

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me lembro de nada que possa dizer para ajudar.

Não sabia que as farowelas estavam em vias de extinção :priere:

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo li as F. acus por sobre-pesca para os aquarios ou nem sequer isso. ainda por cima são animais frageis, o que nao surpreende, são selvagens. é sempre preferivel comprar peixes-galho criados em cativeiro, é melhor não só para os selvagens, mas também pela resistencia. Agora e conseguir disso... mas penso que as outras especies de peixe-galho procriam em cativeiro e penso ser uma dessas que tenho.

 

Peixe-galho (Farlowella sp.)

papeixegalho2.jpg

 

papeixegalho.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As farowellas comem algas nos vidros, e também gostam de comer os comprimidos de fundo que se metem. Quando se agarra nelas ficam tipo tronco imóveis, lol.

 

Quo,

 

Essa não tem tipo um triângulo na ponta da cauda como umas das minhas, tem. Fazes ideia do sexo? Tenho esperança de ter um casal, noto diferença na ponta da cauda.

 

Tenho de pesquisar mais sobre este peixe, quando as tive no aquário de Discus à uns anos, não duraram muito tempo, acho que não gostam de temperaturas muito altas. Actualmente tem se aguentado bem no meu aquário.

 

Tens aí espécies muito interessantes.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@joao come algas verdes, waffers de algas e a tipica corguette. por acaso penso estar a adaptar bem e é mais activo que o que pensava. É tipo um ancistrus, come algas. Claro que tenho que ter atenção à oxigenação e às TPAs que têm que ser em baixa percentagem. O peixe é muito sensivel à alteração quimica da água. Mal chegou ao aquario, antes de se adaptar, começou logo a comer algas, e so depois é que parou para se adaptar à água, deveria tar a morrer de fome. Hoje de manha ja estava a defecar.

 

@papillon entao vou ter azar... a temperatura está a 30C, umas arco-iris anas que comprei para juntar aos meus mostraram sinais de ictio. só na terça-feira da semana que vem posso baixar. Sobre o sexo não faço ideia... ainda sei pouco sobre o peixe, nem a especie sei qual é.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@joao come algas verdes, waffers de algas e a tipica corguette. por acaso penso estar a adaptar bem e é mais activo que o que pensava. É tipo um ancistrus, come algas. Claro que tenho que ter atenção à oxigenação e às TPAs que têm que ser em baixa percentagem. O peixe é muito sensivel à alteração quimica da água. Mal chegou ao aquario, antes de se adaptar, começou logo a comer algas, e so depois é que parou para se adaptar à água, deveria tar a morrer de fome. Hoje de manha ja estava a defecar.

 

@papillon entao vou ter azar... a temperatura está a 30C, umas arco-iris anas que comprei para juntar aos meus mostraram sinais de ictio. só na terça-feira da semana que vem posso baixar. Sobre o sexo não faço ideia... ainda sei pouco sobre o peixe, nem a especie sei qual é.

 

Pois não sei sei que no outro aquário não duraram tanto tempo.

Estive a ver o tópico que abriste sobre esta espécie deixei lá alguma informação que recolhi. Peixe-galho

 

Curiosamente as minhas acho bem resistentes, na altura que tirei akadama do aquário com mangueira, fartei-me de fazer TPA, cheguei a baixar a temperatura para 22º graus (normal estava a 24º graus), que só depois reparei tirei à vontade mais de 50% de água. E cá estão. Se calhar tive sorte. Em relação à temperatura, podem não ter gosta de qualquer outro parâmetro, sei que não duraram muito tempo. Desde que cá estão já levaram com muitos TPA, sem problemas no meu caso. Actualmente estão nos 25º.

 

Num site vi como temperatura aconselhada: 24-26ºgraus. Mas às vezes varia de site para site, tem de se ver mais. Mas a média que tenho encontrado é 26º.

 

 

Encontrei este comentário no aquahobby que parece importante de ser levado em conta:

Sobre estes peixes deve ser falado que certas medicações usadas por aquaristas são letais a eles, por exemplo os anti-ictio. Moro na Região Norte, tenho capturado exemplares desta espécie para meu aquário, e concluí que os mesmos devem ser criados em aquários altamente equilibrados e plantados. Eles estão presentes em dois meios na natureza, nas águas correntes em pedras, e em lugares que chamamos de iguapó (águas em putrefação após a baixa do rio).

 

 

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não uso medicação para combater o ictio. Já deixei-me de usar essa porcaria já há algum tempo. uso apenas o metodo natural, mais eficiente, sem baixas e sem trabalho, consiste em por o termo nos 30C e comida boa reforçada. no momento nenhum peixe tem sinais de ictio... mesmo nos que vi (duas arco-iris que tinha acabado de comprar), está de prevenção, para que não sobre nenhum protozoario para contar a historia. Elas estão super-bem excepto que têm que aturar as investidas dos machos, principalmente a maiorzinha que comprei, a outra como é muito pequena, os machos não lhe ligam. O ictio ataquei logo aos primeiros sinais, e já lhe conheço os meios e truques, não lhe dou hipotese.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixe-galho camuflado de galho! na foto também aparece o peixe-gato banjo camuflado na areia ao lado do Rabo-de-chicote. O National Geographic ao vivo em casa. eheh

 

papeixegalho4.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Actualização

 

O peixe-galho continua de boa saude. Estava à espera de um desastre, mas não... além de espetacular, é um bom comedor de algas e mais activo que o que esperava. Os garra hughi também continuam bem, e foi uma das melhores escolhas que fiz, tenho é peixes de cardume a mais... queria reduzir, por mim ficava apenas com os arco-iris e despachava os neons e os bebados, que .

 

Mas decidi remontar um aqua de cabeceira baseado em invertebrados. Como retirei os camarões, era seguro meter os ciclideos anões pacificos do aqua Praia Verde (3 Mikrogeophagus altispinosus e o 1 Apistogramma cf. eunotus "blue"), penso que sem camarões para perturbarem ficam melhores aqui.

 

O aquario foi tomado pelas hygrophilas e valisnerias... vai ficar assim de momento, até que tenha anubias suficientes, além de que é um filtro natural muito bom. Já comprovado, sem querer. :transport027:

 

foto um pouco desfocada :\

praiaazulfimmaio.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vistas do aquário

Na imagem da direita vêem-se os Garra Hughi

paladodireito.jpgpaladoesquerdo.jpg

 

Os ciclideos anões até ficam bem neste aqua, nomeadamente quando decidem andar por baixo do tronco, ou pela areia. Estão com um colirido fantastico, já estavam no outro aquario, as fotos é que não mostram bem nomeadamente os pontinhos azuis, e muita coloração subtil e diferenciada pelo corpo.

 

Altispinosa

Mikrogeophagus altispinosus

paalti2.jpg

 

paalti.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado. :) se bem que tenho deixado o aquario seguir o seu rumo natural e não tenho mexido em nada. falta só nascer peixinhos.

 

tenho machos e femeas nos arco-iris

nos peixes-gato banjo também penso ter um casal

nos altispinosa também tenho os dois sexos.

só não sei se tenho nos Escalares e nos Rabo-de-chicote.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado korvo.

 

Aqui uma quase geral vista de lado.

 

praiaazul.jpg

 

como se pode ver deixei as valisnerias crescer. As folhas estão com mais de 1 metro de comprimento. Está tudo verde, menos num gap. Mas ali também já se começaram a desenvolver plantas de crescimento rapido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar muito fixe o aquário, o plantio está saudável!

 

Gostei também dos peixes, esse peixe galho é muito porreiro :thumbup3:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.