Projecto de aqua, viavel ou nao?


Miguel Mendes

Recommended Posts

Viva,

 

gostaria de saber o que acham do que acham do setup que estive a imaginar:

 

Aquario: 100x 50 x 50 (10mm de espessura) (+ sump: 70x30x30, espessura 5mm)

Escumador: de inicio um TS 2000 da queen (e o que tenho actualmente...) a trocar mais tarde por algo de "jeito"

Iluminaçao: 2 x HQI 150W 10000k a complementar com t8, t5, ou pc

Circulaçao: (inicialmente) um MJ 1000 (1000L/h) + PW 1200L/h + PW 500L/h + bomba de retorno de 2400L/h (Eheim 2060)

Rocha Viva: 50 kg (a começar com 11kg, e a completar com mais rocha viva e morta)

Substrato: aqui tenho as minhas duvidas... uma DSB? ou simplesmente um substrato de 2/3cm? e quantidades pra cada? estou a pensar usar aragamax + areia viva...

 

depois, como isto e uma passagem de um aqua para outro, como fazer para passar tudo dum aqua para o outro? isto porque usando o escumador num, fico sem escumador no outro, o mesmo relativamente a circulaçao... e sera "viavel" montar o aquario e so depois instalar a sump? e que estava a pensar usar o vidro do aqua actual para fazer a sump... que dizem???

 

bem acho que para ja e tudo!!! duvidas perguntem, conselhos e criticas tambem...

abraço!

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Iluminaçao: 2 x HQI 150W 10000k a complementar com t8, t5, ou pc
2 HQI de 150 W para 1 metro acho demasiado, principalmente a nivel de temperatura na água, com uma ficas bem servido, é claro que podes complementar com as T8, T5 ou PC.

 

Circulaçao: (inicialmente) um MJ 1000 (1000L/h) + PW 1200L/h + PW 500L/h + bomba de retorno de 2400L/h (Eheim 2060)

 

Inicialmente ok, mas irás ter de aumentar essa circulação dentro do aquário para uns 5000 L/h. Se já tiveres essas bombas e as quiseres usar tudo ok, mas se for para as comprar então tenta ir para umas mais potentes e que gastem pouco. Essa bomba de retorno não deverá contar, a meu ver, para a circulação total da água que costuma ter como referência minima 20x o volume total do aquário.

 

Rocha Viva: 50 kg (a começar com 11kg, e a completar com mais rocha viva e morta)

 

Isto irá depender muito da rocha viva, mas não te esquecas que irás também ter corais e que alguns deles até já veem agarrados à rocha viva, eu para um aqua desse tamanho acho que 30 kg de rocha viva da Indonésia chegariam e depois complementarias com a que vem agarrada aos corais. Mas como vais enchendo isso devagar, irás tendo a nocão da quantidade que irás poder ter.

 

Relativamente ao substrato... há gostos/experiencias para tudo, desde não usar, a usar somente 2, 3 cm, a usar DSB, depende muito do sistema de manutenção que venhas a desenvolver no futuro.

 

Passagem de um aquário para o outro ... não sei o que tens no actual mas se tiveres de desligar o escumador tenta alimentar menos e fazer trocas parciais de água mais frequentes.

Eu neste momento tenho 2 aquarios salgados, ambos com escumadores e quando for mudar para o de 2m irei mudar tudo num dia após a aragamax acentar ( algo que pode demorar alguns dias ), tendo os parametros da água iguais nos 3 aquarios.

 

Podes sempre montar o aquário e depois a sump, mas tens de ter em atenção se vais usar uma coluna seca nao encher o aquário até esse nivel ou então tapares o tubo que leva até à sump ou então, não furares e usares uma overflow.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tens aí um belo sistema sim senhor. Apenas ter cuidado com a temperatura como já alertou o Erazor que vai subir e muito sobretudo no Verão.

 

Em relação ao substrato, eu sou apologista que ou se faz DSB ou não se faz. Situações dúbias e intermédias podem levar aos famosos crashes. Quanto a mim e para substrato de salgados ou uso DSB ou não uso areão algum. :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

2 x 150W parece-me bem para um aquário desse tamanho, iluminação em excesso é coisa que não existe num aquário de recife. Coloca os projectores a um distância de 25/30cm da superfície da água.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca os projectores a um distância de 25/30cm da superfície da água
hummmm :)

 

Eu acho que a essa altura a luz quando chega á água já perdeu grande da sua capacidade de penetração... Se calhar uma HQI a 15cm, tem mais penetração que duas a 30.

 

Este assunto até já foi discutido aqui no forum.

 

Agora que iluminação nunca é demais, lá isso é verdade :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

ontem esqueci-me de dizer que no futuro a circulaçao iria ser feita por uma Tunze Stream 6060, pela bomba de retorno e pela MJ 1000, o que daria cerca de 9400L/h (partindo do principio, errado, que a bomba de retorno nao "perde" nenhuma "capacidade" ao elevar a agua).

 

quanto ao escumador gosto do Deltec AJR-650... mas e um tanto ao quanto carote... :wink::)

 

"chutem" mais opinioes :D

abraços

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Concordo com tres dos intervenientes aqui.. pelo menos com que me lembre.

 

penso que foi o erazor que disse 30kgs de rocha viva e para um aquario de metro, é sufciente. especialmente se for de boa qualidade. escolhe pedaços grandes mas leves, indicadores de boa porisidade da rocha, cheira-a constantemente ( está descansado que não irás passar por psicopata na loja :) ) para ver se tem um cheiro a maresia ou a podre descarta as ultimas ) e com boas incrustações de alga coralina.

 

quanto a alturas de areão, cada um faz como quiser. uns DSB, outros fina, outros sem. ha aquarios fantasticos montados com cada uma destas opções, informa-te mais e escolhe tu. ninguem aqui te vai poder dar uma resposta concreta de qual é melhor,pois cada um tem a sua opiniao virada para uma destas opçoes :wink:

 

 

quanto à luz concordo essencialmente com o Ricardo : ficarias muito , mas muito mais bem servido com 2x150w do que 1x150. disso nao ha duvidas. o hugo tem razão que 1xhqi a 15cms tem mais penetraçao do que 2x150 a 30 ou mais cms.

 

agora, penso que se fosses tu, eu usaria 2x150w a 20 ou 20 e poucos cms da agua. menos que isso não aconselho pois vão acontecer os invariaveis "splash's" e 20 a 22cms é uma boa distancia de segurança. a minha calha antiga estava a 24cm e tem bastantes incrustações de sal, provieniente de agua que salpicou do aquario.

 

no verão, subiria um pouco mais a calha para uns 30cms e usaria ventoinhas sobre o aquario, para ajudar a refrigeração. voltando ao tmepo mais fresco, desceria a calha para os 20 ou 24 cms.

 

 

aconselho é o uso de um osmoregulador ( tunze por exemplo ) para manter sempre estaveis os niveis de salinidade da agua e se possivel a acopolação de um reactor de kalkwasser ao mesmo.

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Sim senhor, bom projecto! Concordo com a distancia da calha em relação ao aquario. No meu projecto tb ja defeni que a altura que vai ficar vai ser esse 20cm depois no verão talvez a suba ou entao as ventoinhas que vou aplicar na calha faça com que nao seja necessario subi-la! O suporte e calha vou faze-la eu.

Vai continuando a por actualizações! Ficamos a espera!

Seja ecologico, recicle,ajude o nosso planeta!

Dessa forma esta a ajudar os nossos QUERIDOS PEIXES!

Abraços

Daniel aka plastikboy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

apos comparaçao de preços entre aragamax e areia de coral, fiquei com uma duvida:

>>>sera assim tao grande a diferença de utilizaçao duma e doutra??? e porque?

 

(eu sei que deveria investigar um pouco mais sobre isto... mas com 500 mil testes, e trabalhos de pesquisa para 1000 disciplinas...)

 

Abraços e obrigado pela ajuda.

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel...

essencialmente tem a ver com o tamanho do grão das duas areias e a sua composição quimica para a médio longo prazo ajudar-te (ainda que pouco) com os niveis de calcio e kh no aquario. Podes usar areia de coral mas comvem que seja o mais fina possivel... :shock:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Viva,

 

Depois de alguma ponderação sobre o projecto inicial, fiz algumas alterações...

 

Aquario: 100x60x60 (12mm) + sump 70x40x40

Escumador:inicialmente o TS-2000 a trocar por outro futuramente... (tou com algumas duvidas em relaçao a este ponto...)

Circulaçao:sera a que referi de inicio, isto e, MJ1000(1000L/h)+PW1200L/h+PW500L/h+Eheim2060(2400L/h). :roll: Tenho alguns receios quanto a insuficiencia da circulaçao... ela apenas sera temporaria, pois de fututo pretendo aumenta-la e substituir varias das power heads referidas... :!: e pra ja, que circulaçao utilizariam num aqua destas dimensoes?

Rocha Viva:nao tenho nenhuma quantidade maxima... vou começar com 41Kgs.

Substrato:DSB na sump e uma camada pequena no aquario principal. posso utilizar a areia que tenho agora??? e daquela areia de coral com diametro de 2/3mm. pretendo tambem adicionar areia de um aquario ja maturado na sump, de forma a colonizar a DSB mais rapidamente.

 

Que acham desta "actualização"?

 

Abraços,

Miguel Mendes

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

e pra ja, que circulaçao utilizariam num aqua destas dimensoes?

 

Eu aconselho sempre o mesmo... Tunze! Para o teu aquário em particular, penso que um kit com duas Turbelle 7400/2 e um multicontrolador seria uma excelente opção.

 

Substrato:DSB na sump e uma camada pequena no aquario principal. posso utilizar a areia que tenho agora??? e daquela areia de coral com diametro de 2/3mm. pretendo tambem adicionar areia de um aquario ja maturado na sump, de forma a colonizar a DSB mais rapidamente.

 

Areia de coral com essa granolumetria não vai criar uma DSB, pois necessitarias de uma camada muito grande para teres zonas anaeróbias. Aconselho-te a colocação de aragamax. Se não quiseres colocar tudo aragamax coloca pelo menos as duas coisas misturadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais