Identificação Sexo de Colisa Lalia


goliath_2k

Recommended Posts

Caros,

 

comprei esta colisa numa loja mas não me souberam sexuar. Queria-lhe comprar um(a) companheiro(a) do sexo oposto. Pelo que estive a ler na net, este deve ser um macho, o que acham? E qual a proporção ideal num comunitário de 120L. É a mais normal? 1 macho para duas fêmeas? Obrigado.

 

dsc05873mq.th.jpg

 

dsc05871j.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o que aprendi distingue-se o sexo, através da barbatana de cima, se fôr arredondada, é fêmea, se for mais espigada é macho, pelo menos foi o que me disseram. :character0050:.

Pela tua foto, essa parece ser uma fêmea porém ainda não consegui averiguar muito bem, mas a barbatana de cima, parece arredondar. :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

eu andei a ler e realmente foi a ideia com que fiquei. Mas eu ainda tenho desculpa que me estou a iniciar. Agora numa loja não saberem disso.... Qual o rácio ideial? Duas fêmeas? Só por curiosidade se quiser experimentar a reprodução, já li que é parecida com os bettas, só com a diferença que aqui o macho pode conviver com a fêmea no mesmo aquário, no entanto li que devem ser colocados num aquário à parte. Mas quando? A fêmea fica gorda com os ovos e aí separamo-los?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A reprodução é simples, agua a 27 ou mais, plantas flutuantes, o macho faz um ninho de bolhas, a fêmea terá que estar com o ventre cheio, depois de pôr os ovos tira-la do aquario. Os ovos eclodem num dia, os alevins não se alimentam durante uns 3 dias e depois é dar-lhes infusorios, uma semana depois começar a dar-lhes nauplios de artemia, tirar o pai logo a seguir à eclosão. Costuma haver mortandade quando desenvolvem o labirinto lá para as poucas semanas de vida e começam a respirar ar, manter o aquario bem tapado para manter o ar quente e humido.

 

Abraço

Paulo José

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado José. Uma pergunta mais, em termos de rácio no aquário principal, qual o ideal? 1:1? Ou duas fêmeas para um macho?

 

Quanto ao estar bem tapado é só para as crias correcto? Ou é prejudicial ter uma calha de iluminação em vez de tampa para os adultos?...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Eu já criei colisas basta uma macho e uma femea agua a 28 graus algo a boiar para sustentar o ninho de bolhas, depois é deixar os dois juntos durante algum tempo a altura da agua deverá ser no maximo 15cm

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O estar tapado não é essencial para os adultos. O ter mais do que uma fêmea poderá ter a vantagem de que sendo macho por vezes agressivo com a fêmea perseguindo-a tendo mais do que uma a "pancada" vai estar distribuida e não é só uma a levar com ela... mas o numero de fêmeas que se têm é na verdade indiferente, não há nehum racio melhor ou obrigatorio.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha entretanto comprado uma fêmea, mas o macho da foto acabou por morrer com um fungo.... comprei outro macho, e este não se mostra nada agressivo com a fêmea, até nadam por vezes lado a lado um com o outro. Um dia destes tento fazer criação com eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais