Dica para iniciar o Ciclo sem fauna.


camelo00

Recommended Posts

Viva,

 

completei na sexta a montagem do meu primeiro aquario(100x50x70).

 

Depois de cheio com agua d'el cano, e após 4 dias tudo parece estar no bom caminho.

As plantas até já tem folhas novas, coisa que eu não estava à espera que acontecesse tão depressa.

 

Os valores da àgua à saida do cano e confirmando as análises daqui da camara de Palmela são as seguintes:

pH: 6,6; passados 2 dias passa pra 6,8

Azoto Amoniacal NH4: 0,5 mg/l

Nitratos: 10 mg/l

 

Hoje dentro do aqua e passados os 4 dias, os valores estão iguais(?!?!). A agua é que ainda está um pouquinho esbranquiçada, mas com o tempo vai lá.

 

Obviamente queria iniciar a ciclagem, mas custa-me faze-lo com peixes ou caracois.

Sei que há que o faça com comida para peixes, mas a minha pergunta é mais arrojada porque não tenho ainda comida pra peixes e queriam levar-me 15€(!!!) por uma caixa de pastilhas de comida de peixe.

Tambem não gostava de "plantar" bacterias de compra, porque prefiro que se desenvolvam naturalmente. Assim passo pela experiêcia, sem pressas.

 

Existe algum outro tipo de alimento ou composto(que se arranje facilmente em casa) para despoletar o ciclo em vez da comida pra peixes? Alguem já teve uma experiencia dessas?

Sei que a pergunta pode parecer escandalosamente imbecil, por isso agradeço quaisquer comentários.

 

abaixo segue uma pic tirada há minutos.

 

Cumps,

 

gallery_36416_2052_27284.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

compra ceramicas (sera ciporax ou algo assim do genero) que sao mto baratas, 1euro ou 2, e servem de alojamento para as bacterias para elas se reproduzirem melhor. podes subir a temperatura mas visto que tens plantas nao te aconcelho mto. deixa estar nos 26º ou nos 27º

 

pra ciclo completo e capaz de demorar cerca de 1mes ou um pouco mais! faz 1 tpa ou outra pelo meio e quando comecares poe apenas 4 ou 5 peixes e vai esperando algum tempo (isto pq o teu aqua e bem grande, se nao aconcelhava 2 ou 3 lol)

 

o aqua esta muito bonito, so lhe faltam mais umas plantinhas! mas isso vai la com o tempo;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

compra ceramicas (sera ciporax ou algo assim do genero) que sao mto baratas, 1euro ou 2, e servem de alojamento para as bacterias para elas se reproduzirem melhor. podes subir a temperatura mas visto que tens plantas nao te aconcelho mto. deixa estar nos 26º ou nos 27º

 

pra ciclo completo e capaz de demorar cerca de 1mes ou um pouco mais! faz 1 tpa ou outra pelo meio e quando comecares poe apenas 4 ou 5 peixes e vai esperando algum tempo (isto pq o teu aqua e bem grande, se nao aconcelhava 2 ou 3 lol)

 

o aqua esta muito bonito, so lhe faltam mais umas plantinhas! mas isso vai la com o tempo;)

 

Viva,

 

filtro e ceramicas até já tenho:

2217 + eheim mech + eheim substrat pro.

 

as plantas prefiro manter poucas pra já. Isto porque tenho receio de pôr muita coisa e depois não conseguir controlar a flora e ficar com uma selva lá dentro.

Vou tentar ir devagarinho neste aspecto.

 

Agora, não queria mesmo era fazer o ciclo às custas de peixes ou caracois.

Qualquer comida pra peixes serve pra fazer o ciclo?

Em vez da comida pra peixes podem ser outros alimentos mais faceis de arranjar em casa, estilo pão?

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Penso que qualquer frasco de comida para peixes tropicais serve, e vais mesmo ter que o comprar nao é?

Dependendo do tamanho, pode até ser mais caro, mas como em tudo, comprando mais, sai "mais barato".

 

Penso que seja necessária apenas uma pequena dose diária de comida, para alimentar uns 3 ou 4 peixes de média dimensão. Assim pelo menos as bactérias terão "base" em produtos que farão parte da vida do "ecosistema".

 

Mas isto digo eu que ando há um mês a ler este forum e ainda nem enchi o "tanque". :thumbdown2:

 

Cumps.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li em vários sitíos que o pessoal vai adicionando um pouco de comida (penso eu que a de flocos será apropriada).

 

Viva,

 

Flocos? qualquer coisa serve, ou basta ser flocos pra peixes de qq raça?

Desde que seja comida serve?.

 

Thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pão não deverá ser o melhor, mas pq não alimento vegetal por exemplo?

 

É comida para peixes/caracois/camarões na mesma, cenoura, espinafres, ervilhas (sem casca)....

 

Se tens teste de amónia podes ir verificando se está a resultar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

realmente faz todo o sentido, e nem me tinha lembrado dessa perspectiva.

 

Tenho feito testes à amonia e tem estado sempre com os mesmos valores com que saiu da torneira há 5 dias (0,5 mg/l)

 

Vou dar-lhe com vegetais, e se houver novidades volto aqui.

 

Thanks a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também podes pegar num bocado de carne (tipo um quadradinho) e colocar dentro do aquário e deixar....

Como o Hugo R. Silva disse, o melhor mesmo são compostos naturais...

Pensa numa coisa.... tudo o que lá meteres dentro serve para "alimentar" as famosas bactérias.

 

Agora: CALMA, CALMA e mais CALMA :thumbdown2::):thumbup3::):-):):-):):-):):-)

Daqui a 15 dias podes adicionar um peixinho (tipo um alevin de guppy) para ajudar...

 

Para já avança com isso.

 

E claro, vai colocando FOTOS :):-):) que é o que a malta gosta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora camelo00, onde encontraste esse tronco na zona de Palmela?

Comprado ou colhido?

 

Cumps.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim realmente por comida da mesmo...

serve quase tudo mas pessoalmento nao gosto de por bocados de vejetais ou etc na agua...

so flocos de comida pra peixe!

e tem cuidado porque se for comida pro filtro... acho que deve de ser chato lol :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora camelo00, onde encontraste esse tronco na zona de Palmela?

Comprado ou colhido?

 

Cumps.

 

Viva,

 

Thanks a todos pelas sugestões.

 

Em relação ao tronco, comprei-o numa loja em Lisboa.

 

Sei que foi um investimento "forte", mas como já vinha pré-tratado deve poupar-me futuros problemas.

 

Mesmo assim, lavei-o bem com pistola à pressão no elefante azul.

Apanhei uma molha, mas a terra e a grande maioria das cascas sairam logo disparadas. Mesmo nos buraquitos mais dificeis ficou limpo.

 

Depois dei-lhe uma esfrega na banheira pra retirar os restos de casca, e finalmente esteve a marinar uns dias em agua quente pra deixar de largar cor e afundar.

Em 3 dias tava pronto.

 

Desde que entrou no aquario nunca largou cor.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer tipo de matéria orgânica serve; o essencial é ter o filtro a funcionar normalmente, já comn as cerâmicas e tudo, onde as bactérias se vão alojar. Para elas se desenvolverem precisam de alimento, e é porisso que deves introduzir matéria orgânica.

 

Um aquariofilista famoso qualquer até aconselhava urina (em doses pequeninas), porque nem precisa de se decompor, é directamente alimento de bactéria nitrificante. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim realmente por comida da mesmo...

serve quase tudo mas pessoalmento nao gosto de por bocados de vejetais ou etc na agua...

so flocos de comida pra peixe!

e tem cuidado porque se for comida pro filtro... acho que deve de ser chato lol :)

 

Viva,

 

Não tinha em ideia "deitar" a comida lá pra dentro (estilo sopa).

 

Vou tentar arranjar um pequeno saco de rede muito fina (mosquiteira), ponho as coisas lá dentro e fica pendurado no aquario.

 

Quando não precisar, tiro o saco fora.

Assim, não larga pedaços pro areão, e penso que o efeito é o mesmo.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer tipo de matéria orgânica serve; o essencial é ter o filtro a funcionar normalmente, já comn as cerâmicas e tudo, onde as bactérias se vão alojar. Para elas se desenvolverem precisam de alimento, e é porisso que deves introduzir matéria orgânica.

 

Um aquariofilista famoso qualquer até aconselhava urina (em doses pequeninas), porque nem precisa de se decompor, é directamente alimento de bactéria nitrificante. ;)

 

viva,

 

thanks pela risada do dia... biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

 

Até faz sentido, mas julgo que se fosse por ai rapidamente arranjava inimigos cá em casa.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de efectuar directamente para o aquário, um WC e um copito biggrin

 

Depois não se enganem a beber :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de efectuar directamente para o aquário, um WC e um copito :P

 

Depois não se enganem a beber :)

 

:)

Afinal o assunto é mesmo sério...

Vou fazer um teste à parte antes de me por em aventuras, só pelo aspecto didáctico da coisa.

 

Saudações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais à farmácia e compras amoniaco. Deitas algumas gotinhas no aqua e já tens o alimento que as bacterias precisam. Depois as bacterias transformam o amoniaco em NO2 e depois ainda em NO3.

 

Acho que as mulheres usam disso pra limpar as unhas, até podes ter por casa.

 

Só umas gotinhas porque aquilo é muito concentrado e ainda ficas com um amoniaco de 8mg/L :)

Editado por 0ri0nte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais à farmácia e compras amoniaco. Deitas algumas gotinhas no aqua e já tens o alimento que as bacterias precisam. Depois as bacterias transformam o amoniaco em NO2 e depois ainda em NO3.

 

Acho que as mulheres usam disso pra limpar as unhas, até podes ter por casa.

 

Só umas gotinhas porque aquilo é muito concentrado e ainda ficas com um amoniaco de 8mg/L :)

 

Parece ser outra opção válida...

Será que é seguro para as plantas?

 

deixará outros residuos?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece ser outra opção válida...

Será que é seguro para as plantas?

 

deixará outros residuos?

 

Cumps

bem... dizes que nao queres por bacterias, que e super barato, no entanto ponderas por coisas comerciais que sao altamente toxicas!!!

e melhor nao o fazeres... mas isso sou so eu a pensar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

havia aqui no forum um post de um membreo que tava a utilizar esta tecnica e tava a conseguir fazer o ciclo mais rapidamente, por ter grandes concentrações de amoniaco.

Eu pessoalmente nunca fiz, mas se comprares amoniaco aquilo deve de vir diluido num bocado de agua. Se nao for muito concentrado nao deve de fazer mais mal às plantas que o amoniaco que ja esta neste momento no aqua.

 

é toxico assim como o amoniaco que esta no vosso aqua, depende da concentração. É uma ideia, não faço a minima quanto custa um frasco pequeno.

 

O mais barato é mesmo a solução de meter comida e deixares que apodreça.

Editado por 0ri0nte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu não sou a pessoa indicada para falar, mas tenho estado a seguir o post desde o início e concordo com o zelito...

 

Porque não deixas as coisas fluirem naturalmente? Flocos para peixe tens de comprar! E não são embalagens de 15€...a minha custou 3€...

 

Deita uns flocos no aquário ao longo de uns dias e depois junta 2 peixes resistentes que ajudem o ciclo e isto não é fazer o ciclo à conta dos desgraçados, eles apenas vão contribuir. Tem é o cuidado de comprar peixes resisitentes e que não te importes de ter depois, sim porque não são para deitar fora depois :)

 

Eu no meu aqua não me punha com aventuras....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... dizes que nao queres por bacterias, que e super barato, no entanto ponderas por coisas comerciais que sao altamente toxicas!!!

e melhor nao o fazeres... mas isso sou so eu a pensar

 

Viva,

 

Não me agrada a ideia de "plantar" bacterias que não se desenvolveram naturalmente no sistema. Não é por ser barato ou caro.

Não sei se as bacterias "plantadas" se aguentam ou não, e depois ter peixes a "lerpar" ao fim de uns dias é coisa que dispenso.

 

Obviamente, a ideia aqui é tentar perceber todas as opções, e optar por aquela que der maior garantia de sucesso com o menor risco possivel para TODOS.

 

De qualquer das formas, não saberia o que fazer depois com o que sobrava do frasco de amoniaco? Mandava prá retrete? Deitava no esgoto? Enterrava-o?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.