A verdadeira filtragem biologica!!!!


Recommended Posts

Boas,

 

Estive a falar hoje com um profisional na área de aquarios. Ele tem uma loja aberta no Porto e acho que é mesmo biólogo.Estivemos a falar de Discus e de qualidade de água e surgiu um tema. A filtragem biologica! Na conversa disse que tinham um filtro externo desses normais que me fazia a filtragem mecanica e biológica ( ceramica ). Ele riu-se e disse-me que a ceramica era um mito. Um verdadeiro filtro biologico é um filtro de bioballs daquelas colunas secas onde a água cai por gravidade e é super oxigenada.Fiquei na duvida. Será que mesmo ssim tão superior este tipo de filtragem?não deveriamos todos ter um filtro desses?e qual a consequencia destes filtros nos plantados?(reduz o Co2 na coluna ?)

 

Outro tema foi o oxidador.é um pequeno aparelho que contem peroxido de hidrogénio e que liberta iões que oxida a matéria orgânica do aquario para que ela não se decomponha e polua a agua toda. Pareceu-me muito bem mas será mesmo necessário?não haverá formas mais baratas deproduzir este efeito oxidante?(o aparelho custava 100 euros ). o O2 da fotossintes das plantas não produz o mesmo efeito ou semelhante?

 

Já fiz a pesquisa e não encontrei estes temas bem comentados, por isso abro aqui a discussão...Opinem sff

 

Nuno Silva

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falas de um filtro seco-humido... é engraçado que falando com outros profissionais da área eles me dizem que os secos-humidos estão em declineo...

 

A questão da filtragem biológica é interessante.

Eu diria que a verdadeira filtragem biológica é feita numa sump ou aqua à parte, carregado de plantas que absorvem os nutrientes da coluna de água...

Uma coisa é certa... as bactérias nitrificantes precisam de água com niveis de o2 para realizarem a sua função. Por outro lado precisam tambem de um meio onde se possam fixar, daí o usarmos cerâmicas.

 

Acho que numa fase em que andamos sempre em constante evolução vir alguém dizer que o metodo A é que é bom é um bocado descabido.

 

Aqui à alguns anos os filtros de fundo é que eram o meio certo... agora todo o pessoal foge deles.

Não sabemos a evolução que a aquariofilia leva e acredito que ainda há muito para descobrir.

Mas pronto... cada um sabe de si e vender um seco-humido é mais lucrativo que vender um cannister normal :)

 

Foram os meus 5 centimos :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Falas de um filtro seco-humido...

Não é bem disso. Quando eu lhe disse: ''ah...isso é um seco humido!'' ele disse que não era bem isso, que esses estavam em declineo como afirmas e que não recomenda. O principio é o mesmo mas deve haver algo de diferente nestes que ele me falou.

 

Eu também sou da opinião do natural. E assim que eu tenho e até agora os meus discus estão 5*. Tenho o aqua densamente plantado o que vai retirar a maior parte do nitrato e amonia. Mas noto que os niveis de nitrato mesmo assim estão muito altos e por isso aceitei a opinião dele e quis ouvir a vossa.

 

O assunto do reactor tb é interessante.O que acho é que a H2O2 vai reagir e liberta H2O mais um átomo de O2 que vai oxidar a matéria orgânica livre. Mas isso consegue-se bem com o O2 da fotossintese ou estarei errado?

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O H2O2, peróxido de hidrogénio ou vulgarmente agua oxigenada é um forte oxidante, ja que em reacção liberta facilmente é o iao O-- que é altamente reactivo e não O2, o O-- é um radical livre extremamente agressivo e nao sei se o seu uso continuado não faça mal aos peixes...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

 

Nesta aqui eu tinha que meter o bedelho :lol:

 

O que acho é que a H2O2 vai reagir e liberta H2O mais um átomo de O2 que vai oxidar a matéria orgânica livre
Ela reagir reage... mas não dá um átomo de O nem uma molécula de O2 (se forem duas de H2O2). É assim, oxidar coisas com oxigénio molecular, O2, é possível, mas não faz milagres. Ou seja, a água oxigenada é um oxidante muito mais forte que o O2 (se não para sarar feridas bastava-nos por a ferida ao ar :lol:) e essa sim é que vai oxidar a "matéria orgânica livre" (não sei se é verdade ou não..., não percebo nada de biologia), não o O2 proveniente da dismutação da H2O2 (aka: palavrão químico, que significa que uma molécula se oxida e reduz a si própria).

 

O H2O2, peróxido de hidrogénio ou vulgarmente agua oxigenada é um forte oxidante, ja que em reacção liberta facilmente é o iao O-- que é altamente reactivo e não O2, o O-- é um radical livre extremamente agressivo e nao sei se o seu uso continuado não faça mal aos peixes...

Mais ou menos... :D Com algumas calinadas químicas mas também tu não tens que saber dessas coisas, eu é que sim :D

A molécula de H2O2 "quebra-se" em dois radicais OH. (lê-se: "Ó Agá Ponto"), ou seja, parecido com o ião OH- mas com um electrão a menos cada um (podiam perguntar, então porque é que não fica um OH- e o outro OH+; OH+ não existe = não é estável).

Seguidamente cada radical destes vai oxidar (agora sim) o que tem a oxidar. Imaginem: têm uma molécula que tem um átomo de Ferro no estado de oxidação +2, a reacção que se dá é:

 

OH. + Fe2+ -> OH- + Fe3+

 

Agora que já temos uma molécula de OH- (ião) ela pode reagir como base ou ficar simplesmente em solução (nota: uma oxidação nem sempre origina soluções básicas...)

Em termos de fazer mal aos peixes também não faço a mínima ideia, os biólogos que se acusem... mas eu creio que a exposição prolongada ou excessiva será prejudicial não só em termos do metabolismo dos peixes e plantas, mas também porque poderá oxidar desnecessariamente vitaminas/proteínas/etc... fundamentais à saúde destes últimos.

 

Uff... sem mais nada com que vos chatear de momento...

Espero que tenham gostado da "aula"

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Sem duvida que as biobolas são eficazes. Tenho 3 sumps que são dispostos da seguinte forma de acordo com a recepçao da água:

1º Esponja

2º Lã de vidro

3º Biobólas

Vou mudando as esponjas e a lã mas nunca mexo nas biobólas.

Estou contente pois são cerca de 1500 l. a filtrar nos 3 sumps.

Mas......há sempre um mas tenho notado que não consigo baixar os nitratos, são com muitas mudas.

Por outro lado já tenho lido que os filtros secos/humidos são uma fabrica de nitratos.

Também li que essas biobolas acumulam muita materia que não consegue ser destruida e que acaba por contribuir para o aumento dos nitratos.

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Nuno

Conheço essa loja e também o dono.

Esses aparelhos foram muito usados há cerca de 6 anos.

São constituidos por um recepiente aonde se deita uma porção de agua oxigenada com água destilada. Eles vem probidos com um reactor que faz de reagente na combinção desses liquidos provocando diversas bolhas de oxigenio.

Ainda tenho 3 desse aparelhos que de vez enquanto ponho funcionar.

Mas será melhor visitar:

http://www.oxydatorfrance.com/present.htm

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.