Passagem dos peixes de um aquário para outro maior


majo

Recommended Posts

Antes de mais, muito obrigada a todos os que me ajudaram nos primeiros passos da aquariofilia. Um agradecimento especial a Betarato, pela pachorra infinita, pela disponibilidade, pela paciência, pelo apoio fora de horas.....

As vossas dicas foram essenciais para a sobrevivência do aqua e foram fundamentais para me viciar nisto....

O meu aqua de 60 lit está optimo, mas já não chega..ahahah (eu não acreditava que isto era viciante)

Comprei um de 250 lit e pretendo mudar para lá a familota.

Mas não sei como fazer, porque quero aproveitar ao máximo o material, não apenas os equipamentos, mas também os elementos decorativos, as plantas, a areia, as pedras,, etc. e não estou a ver como vou fazer a coisa.

Primeiro, mandei fazer um móvel capaz de suportar o peso do novo aqua. Depois deitei fora parte da mobília....

E agora?

Começo tudo como se fosse um aqua novo, faço o ciclo do azoto normal.....ou posso «forçar» este processo e coloco lá os peixes e a agua deste aqua?

Agradeço desde já as vossas sugestões para a transferência.

(desculpem, mas não encontrei no fórum um tópico com esta questão, se alguém tiver isto, pf mandem-me o link. Obg.)

majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Equipamento vais ter de comprar todo novo lol

O filtro que tens para esse não serve para o grande a não ser que fosse exageradamente exagerado para o outro o aquecedor idem idem aspas aspas, estes equipamentos apenas te podem servir de apoio!

 

Se meteres os peixes lá assim vais ter altos riscos de te morrer tudo lol,

O melhor é comprares aquelas "Bactérias" que não são bacterias mas sim amonia e metes para lá para dentro para acelarar o ciclo esperas ai 1 semana e pronto! isto tudo ja com o aquário montado só sem peixes....

 

A decoração podes passar toda para o outro. O que podes fazer é nao tiras a agua, tiras os peixes mete-los num recepiente, tiras a decoração e tudo o que queres tirar para o outro, voltas a colucar os peixes no mais pequeno. Fazes o que te disse la em cima e pronto penso que seja a melhor maneira... E mesmo assim não sei se não vais ter algumas mortes....

melhor era

1ºNo grande metias areao novo!

2ºTiravas a decoração do outro e metias no grande.

3ºFiltros e aquecedores tudo novo.

4ºFazias o ciclo rápido com o pruduto

5ºmetias os peixes devagarinho...E não logo todos de uma vez!

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma boa forma de acelerar o processo, era meteres matérias filtrantes que tens no actual filtro no que vais comprar para o grande. Ias logo com uma grande carga de bactérias...

 

Mas seja o que fizeres, é preferível demorares bastante tempo, fazeres tudo com calma e não teres baixas...Podes ir, por exemplo, quando fizeres TPAs do aquário pequeno, em vez de deitares a água fora, aproveita a água (sem resíduos sólidos) para meteres no outro aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada João Bello pela tua ajuda, mas ias-me matando de susto....

Comprar tudo de novo?

O filtro que tenho é Eheim 2213, penso que será suficiente para este novo aqua.

O termostato é realmente fraco, mas posso aproveitar este e colocar outro, porque penso que um em cada ponta fará uma distribuição do calor mais equilibrada, não achas?

Tenho um outro filtro fraco (EON200 internal filter) que poderei manter no aqua pequeno enquanto preparo o outro. Achas que os peixitos podem ressentir-se muito com a mudança do filtro (do melhor para o pior)?

Parece-me bem o teu plano, mas podes especificar quantos dias (mínimo) precisarei de ter o aqua grande a fazer-se? (adicionando as bactérias, etc...)

E quantos dias achas que posso manter os peixitos no aqua pequeno sem plantas e sem pedras, e com o filtro pequeno a funcionar e com bomba de ar (AC-9602)?

E se por ex. for fazendo tpa de água do grande para o pequeno e vice-versa? É estupido? Não vale a pena? Pode acelerar o processo do grande?

Eu não tenho pressa, quero é manter os peixinhos vivos.

Tenho poucos peixes, 5 cory's, 8 néons e 4 guppies. Vão sumir no aqua grande.lol

Obrigada desde já pelos esclarecimentos. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenha calma que não quero que ninguem morra lol :music_singguitar:

 

Há o filtro dá mas tinha um filtro GIGANTE para o aquário que tinhas lol Não é que faça mal mas não é normal XD

 

Termoestato - Podes usar esse como apoio mas convem comprares um para a litragem do aquário... (Olha a conta da EDP)

 

Não mistures águas.... O que eu fazia era, enchia o grande e montava o mau filtro e o novo aquecedor!

Antes de tudo isto fazia o display final e essas tretas todas depois.

1º Aquecia a agua ate ficar a mesma temperatura que o outro e tratava-a com um anti-cloro

2º Metia com o mesmo pH

---------------------Tempo 3/4dias------------------

3º Metia o filtro grande no aquário grande.

4º metes aquelas supostas bacterias

--------------------Tempo 2/3dias-----------

4º Metia os peixes com calma

5º desfazia-me do outro aquario

6º Metia aqui umas fotografias e fazia inveja aos outros XD (joke) mas podes por as fotografias :music_singguitar:

 

 

Com os melhores cumprimentos

João Bello

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é assim, penso que deves colocar tudo no novo aquario e comprar um filtro novo já proprio para o aquario, é que apesar de pores dois filtros menores funcionar, os filtros pequenos nao conseguem limpar o aquario de detritos em condições, porque não tem potencia para isso. Ao comprares um novo filtro, deves manter o filtro novo e o antigo a funcionar ao mesmo tempo no novo aquario, é que as bacterias estao todas no filtro antigo, e no areao. Assim nao precisas de comprar produtos, mas nao metas nenhum peixe novo, é que o aquario tem que se adaptar.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º- Monta o aquário grande.

2º- Enche e vaza de água.

3º- Algumas das decorações, etc, podes passar logo para o grande. Introduz o que for novo.

4º- Mete esse filtro pequeno que tens a trabalhar no grande. (mais para movimentar a água)

5º- A meio da semana, muda a água.

6º- Deixa trabalhar durante uns 3 dias. Se tiveres aquecedor, lá para o fim da semana podes aquecer a água à temperatura do aquário pequeno.

7º- Controla parâmetros, eu mudaria parte da água, por precaução.

8º- Se não forem muito diferentes, podes pensar em mudar peixes:

 

8a) Retira uns 70% da água do aquário pequeno (pode ser para o maior)

8b) Vai colocando água do maior no mais pequeno aos poucos, até encher

8c) retira mais uns 50% da água do pequeno para o maior

8d) volta a encher aí em 2 etapas

 

Por esta altura os peixes já estão acondicionados à água do grande, podes transferir. Só depois mudas o filtro.

 

Não te aconselho a mudar o filtro grande e depois estar uma semana com ele no grande sem peixes... é que sem peixes não vai haver amónia e a colónia de bactérias não vai ter como se manter... por outro lado terás o aquário pequeno em déficit!

 

As etapas que te digo não são receita fixa, apenas deve ter em conta os princípios: garantir que o aquário grande não tem substâncias nocivas (daí encher e vazar, fazer o mesmo depois de trabalhar uns dias); garantir que as águas são semelhantes (é melhor fazer no aquário pequeno); garantir que o filtro principal tem sempre alimento (isto é, que não fica sem peixes).

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o filtro dele antigo aguenta com o aquário novo não vejo qual a necessidade de estar a comprar um novo, apesar de ser ajusta aguenta!

Não lhe parece Quo? Claro que concordo que seria melhor comprar um melhor e maior mas em tempo de contenção.... Se reparou foi logo o que eu disse e o

pobre rapaz ia morrendo de susto XD.

 

Com os melhores cumprimentos

João Bello

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AGA, eu disse para ele por as supostas bacterias mesmo por causa disso :bs_quesexclaim: Essas "Bacterias" são amonia e ajuda...

 

Acho que faz sentido ou não?

 

Abraço

Se queres que te diga, nunca usei bactérias para o ciclo. Tenho ideia que serão mesmo bactérias e não amónia, mas não tenho certezas quanto à composição (deve ser algo do género das leveduras, mas com as bactérias certas).

 

Quando digo que nunca usei é porque acho desnecessário... especialmente quando já temos um filtro com colónia estabelecida. Basta usar parte das massas filtrantes do filtro velho no filtro novo e fazer uma ou outra TPA de prevenção nos dias seguintes (enquanto a colónia não está totalmente estabelecida).

 

No último aquário que ciclei foi assim que fiz e adicionei logo uma grande quantidade de peixes. Fiz TPA´s de prevenção e nem usei os testes.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o filtro dele antigo aguenta com o aquário novo não vejo qual a necessidade de estar a comprar um novo, apesar de ser ajusta aguenta!

Não lhe parece Quo? Claro que concordo que seria melhor comprar um melhor e maior mas em tempo de contenção.... Se reparou foi logo o que eu disse e o

pobre rapaz ia morrendo de susto XD.

 

Com os melhores cumprimentos

João Bello

 

nao, um filtro de um aqua de 60 l nao serve para um de 200. Mas ele vai ter que usá-lo, pois esse filtro tem a colonia de bacterias. em alternativa, pode comprar um para 150l e funciona em conjunto com o de 60....o de 150 l de certeza que tem força suficiente e com o antigo de apoio fazer os 200 L...

 

AGA, eu disse para ele por as supostas bacterias mesmo por causa disso :character0050: Essas "Bacterias" são amonia e ajuda...

 

Acho que faz sentido ou não?

 

Abraço

se fosse amonia para que iamos comprar. matar os peixos com a amonia? os aceleradores tem as bacterias necessarias e em grandes doses, permitindo a introdução imediata de peixes e a limpeza do aquario de amonia e nitritos...

 

sao apenas colonias de bacterias num frasco, nada demais excepto o preço...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem há um mês atrás comprei um aqua novo e assim estive na mesma situação que tu.

O que fiz foi aproveitar todo o material filtrante do aqua velho (para aproveitar a colónia de bactérias) e mistura-lo com o material filtrante do novo; passei a decoração, as plantas, a água (toda do velho) e os peixes tudo de uma vez. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Como só tenho barbos tigre e estes só morrem se lhes der um tiro, não tive problema nenhum e estão lá lindos e mexidos como sempre. :character0050:

 

No teu caso como as tuas espécies são menos resistentes e o diferencial de volume de água é grande, acho que devias ir com mais calma e fazer a muda por fases como descrito acima. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sinceramente vai por aí uma ocnfusão desgraçada.

 

1. O aquário estar "ciclado" quer dizer que tem uma colónia de bactérias nitrificantes adequadas à população que tem.

 

2. As bactérias estão em todas as superfícies, includindo vidro, decorações, etc. No entanto, a imensa maioria das bactérias encontra-se nos materiais filtrantes que estão no filtro.

 

3. Quer isto dizer que, no aquário pequeno a quantidade de bactérias no filtro está adequada à quantidade de peixes que lá tens.

 

4. Se ao fazer a mudança, mantiveres o filtro praticamente sempre a trabalhar, ou seja, desligar de um aqua e ligar no outro, e não introduzires mais peixe nenhum, as bactétias do filtro a) não morrem e b) continuam em quantidade adequada à quantidade de peixes que lá tens.

 

5. Ou seja, o novo aquário pode não ter ainda bactérias nos vidros, mas estará automaticamente "ciclado" devido às bactérias nitrificantes do filtro.

 

Resumindo e concluindo, podes mudar tudo num dia; re-utiliza o máximo de água do aqua velho; mete no aqua novo agua da mesma proveniência da que costumas meter no velho. Não introduzas logo muitos peixes novos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com praticamente tudo o que p nunoni diz, com a ressalva de aconselhar que a montagem e mudança devam ser feitos em dias diferentes.

 

Isso nada tem a ver com o ciclo, pois nesse aspecto o filtro estará adequado aos peixes.

 

O aconselhar a que seja em dias diferentes é para garantir, por um lado, que algumas substâncias nocivas decorrentes da nova montagem possam ser diluídas (nunca se sabe o que lá pode estar), e por outro lado que a água fica mais próxima da que está no aquário velho (ou seja, já perdeu cloros e outras, não está completamente "nova").

 

De resto, a utilização da maior quantidade possível de água do aquário velho é para isso mesmo.

 

Quanto ao filtro... dá certamente para os peixes que lá estão e pode dar para mais (depende de muita coisa).

 

Estamos a falar de um 2213, se não me engano, tem capacidade para mais de 60 L, dependendo, como é óbvio da fauna e flora.

 

Eu num aquário de 250 L colocaria filtro maior, mas eu gosto de sobredimensionar...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu num aquário de 250 L colocaria filtro maior, mas eu gosto de sobredimensionar...

 

Cumps

 

idem aspas, concordo!

 

mas continuo a achar que não há problema em fazer a mudança tudo de seguida; a água nova que vai ter que ir para o novo pode ser metida em baldes ou garrafões de antemão; e não há necessidade de encher o novo completamente logo no 1º dia, pode-se deixar pela metade ou 2/3, o que corresponde no fundo a uma TPA de 50% (50% de água velha do aqua antigo, 50% nova que se junta), ou seja, o que frequentemente fazemos!

 

Concordo que se deve testar a água nova para garantir que os parâmetros são semelhantes.

 

Ah, tinha esquecido, aconselho, para não haver problemas de mudanças de temperatura, a aquecer o quarto a 25ºC durante a mudança; assim os dois aquas vão ter a mesma temperatura com ou sem termoestato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos! Aga, Nunoni, CMMJ, Quo, João Bello

Muito obrigada pelas vossas sugestões, antes de iniciar esta empreitada, vou precisar de «digerir» toda a informação, para não fazer asneiras.

Acho que houve alguma confusão com o termostato e filtro.

Até fui rectificar.... e na verdade a caixa do filtro diz que este modelo dá até 250 litros, por isso penso estar servida. O termostato é que é para um aqua de 60 l e esse vai ter que ser substituido. Portanto, quanto aos equipamentos, estamos esclarecidos.

Vou pensar muito bem no assunto, até porque ainda tenho tempo, porque o móvel que mandei fazer para o aqua ainda não chegou.

Na verdade, aliada à minha ignorância sobre o assunto, acresce o excesso de informação que ainda não consigo «filtrar» devidamente.

Sinto-me dividida entre «o mais natural possível» e os outros métodos e produtos que parecem fazer milagres de um dia para o outro.

Já tenho ido pedir opiniões em lojas e é uma desgraça, teria que comprar a loja inteira e comprar um armazém para guardar tudo.

Vou ler e reler as vossas sugestões, que desde já agradeço, vou fazer um plano com calma e depois darei notícias.

Claro, quando tudo estiver prontinho, mandarei fotos (Se houver sobreviventes).

Só mais uma coisa, e para que não haja mais confusões: sou uma ela :D e não um ele. lol Ainda não sei distinguir o sexo dos peixes, nem o dos anjos, mas do meu, não tenho dúvidas. lol.

Já agora, e se não for pedir muito.... gostaria de saber que outros peixes poderei - mais tarde - colocar junto com estes no aqua grande. Tenho 4 guppies, 5 cory's, 8 neons.

Cumprimentos para todos e obrigada. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá majo

 

Tal como não consegues distinguir o sexo dos peixes, o pessoal também não consegue distinguir os sexos de quem posta apenas pelo que escreve... as letras são sempre iguais! :)

 

O 2213, de facto, é recomendado para aquários até 250 L (eu também tenho um) e para os peixes que tens é mais que suficiente. Agora depende dos peixes que quiseres entretanto colocar, da flora, da alimentação.

Eu, para ter a "garantia" que não tenho déficit de filtração, para um aquário desses tenho um filtro que dá até 600 L.

 

Quanto a produtos e testes e etc, etc, etc... evita comprar!

 

Com calma, algumas TPA´s de prevenção e algum conhecimento, acabam por ser desnecessários! Mais vale investir mais 60 € noutro 2213 (já com torneiras) do que gastar esse dinheiro em testes, bactérias e etc... com filtragem sobredimensionada dificilmente vais ter amónia e nitritos e, se fores como eu, também te vais deixar de usar os testes... é que andar sempre a testar para o caso de um dia correr mal, é algo que no início ainda se faz, mas depois... limpa-se, podam-se as plantas, faz-se a TPA e pronto!

 

Se gastares esse dinheiro em testes e não em filtração, só vais ficar a saber que o filtro não é suficiente (se for o caso), para concluíres que tens de comprar outro!

 

Quanto a aquecer o quarto a 25ºC para manter tudo à mesma temperatura, é uma possibilidade, mas não é algo que se possa fazer em meia dúzia de horas (a água leva muito tempo a ficar com a temperatura do quarto).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Olá, Olá!

 

Ainda não tinha tido oporunidade de passar por cá!

 

Esse aquário não é para fazer um plantado?

Pois se for, teremos que verificar 1º o hardscape, 2º os substratos, as plantas e o tronco, 3º os peixes.

 

Vamos transferir os Guppies para o "Elefante Branco"?!!!! E porque não uns escalares?

 

O filtro 2213 não sei se será suficiente para essa filtragem, suponho que será muito à recta, e nesse sentido, teremos sempre uma filtração insuficiente. Optaria por um filtro 2217.

Mas deixo esta parte para uns Membros mais entendidos nesta matéria.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.