Eighty Black!!


nunocapucho

Recommended Posts

:D Bom dia pessoal. Vou iniciar brevemente a construção de um plantado. Já li muita coisa, mas ainda tenho muitas duvidas. Irei colocar aqui algumas e se puderem ir dando uma ajuda agradeço.

 

Primeiramente, vou adquirir um aqua de 80x30x49 ja com iluminação e filtro interno incorporado. Será bom para iniciar?

 

Tou a pensar colocar uma decoração entre pedras e corais mortos recolhidos por mim em diferentes países. Já as coloquei em agua uma semana, colocando diarimanente agua a ferver, chega?

 

Vou colocar também troncos. Quais as plantas sem sair submersa que possa agarrar aos troncos?

 

A ideia inicial será colocar guppys para reprodução e possivelmente um casal de discos? Dão-se bem uns com os outros?

 

Quais as plantas mais indicadas para estes casos? Para este tipo de aqua com este objectivo?

 

Para um aqua deste tamanho é essencial sempre o CO2?

Obrigado.

 

Se puderem começar a juadar agradeço. É que a compra do aquário será esta semana e assim ja posso comprar algumas coisas. Troncos, areao, etc.

 

Abraço

Editado por nunocapucho

Green&Black

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bom dia pessoal. Vou iniciar brevemente a construção de um plantado. Já li muita coisa, mas ainda tenho muitas duvidas. Irei colocar aqui algumas e se puderem ir dando uma ajuda agradeço.

 

Primeiramente, vou adquirir um aqua de 80x30x49 ja com iluminação e filtro interno incorporado. Será bom para iniciar?

 

Tou a pensar colocar uma decoração entre pedras e corais mortos recolhidos por mim em diferentes países. Já as coloquei em agua uma semana, colocando diarimanente agua a ferver, chega?

 

Vou colocar também troncos. Quais as plantas sem sair submersa que possa agarrar aos troncos?

 

A ideia inicial será colocar guppys para reprodução e possivelmente um casal de discos? Dão-se bem uns com os outros?

 

Quais as plantas mais indicadas para estes casos? Para este tipo de aqua com este objectivo?

 

Para um aqua deste tamanho é essencial sempre o CO2?

Obrigado.

 

Se puderem começar a juadar agradeço. É que a compra do aquário será esta semana e assim ja posso comprar algumas coisas. Troncos, areao, etc.

 

Abraço

 

 

Ola! Bem vindo...nao sou o melhor para ajudar mas acho que não deves por os corais mortos num aquario que será de agua doce pois por mais fervidos que sejam eles irão sempre soltar substancias que nao serao boas para os peixes nem para as plantas!

posso ate estar errado mas eu nao arriscaria...porque que nao optas apenas por madeira e pedras para a decoração?

 

quanto as plantas para agarrar aos troncos podes usar musgo, anubias, fetos e nao me lembro de mais ahah

 

sobre o co2 ainda estou a espera que aqui a malta me ajude num topico que postei por isso nao sei mesmo nada!

 

sim gupies e discus dao-se bem, mas por experiencia propria os discus preferem companheiros mais calmos por isso nao sei, no inicio quando sao poucos tudo bem mas gupies multiplicam-se muito rapido, eu tinha com platys e aquilo era tanta filharada e tanta confusao com tanto platy que os discus ficavam sempre no canto!

 

Espero ter ajudado e espera ajuda dos mais experientes!

Abraço e boa sorte!

 

Para a semana tambem vou começar a montar o meu eheh

:D

Editado por Crixtianu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Primeiro deves tentar saber o pH da água que vai ser utilizada, pois sabendo isso será mais fácil indicar a fauna adequada ou em alternativa formas de tentar colocar o pH ao nível das necessidades da fauna pretendida.

 

As pedras de praia e corais fazem subir a dureza da água assim como o pH, por isso cuidado a ver qual o pH que se pretende.

 

Já indicaram algumas plantas submersas para se agarrarem aos troncos, diferentes musgos, anúbias e fetos são as principais.

 

 

Apesar de não haver conflitos (lutas) entre guppys e discus não é aconselhável de todo a sua mistura, isto pq os guppys são peixes muito irrequietos e dessa forma incomodam os discus, assim como na hora de comer os guppys nem deixam os discus lá chegarem (falo por experiência própria pois já tive os dois juntos).

 

 

A necessidade de co2 não depende do tamanho do aquário, mas sim da exigência das plantas que lá são colocadas, assim como da iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras e corais foram muito bem fervidos e entre estas coisas tem por ex conchas, etc, acham que isso também faz subir o ph?

 

Mesmo subindo, há forma de controlar o ph, por isso essa questão não será controlavel?

 

Queria por uma areia escura por cima, mas que camadas devo por no fundo? Que substracto? indiquem-me algum bom para que possa por qualquer tipo de plantas.

 

Para saber o ph da agua que vou por, é so tirar um pouco da torneira e fazer-lhe o teste com um teste de ph?

 

Obrigado

Green&Black

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos guppys e discus juntos, a ideia era dar um pouco de cor ao aquario, pois a ideia principal é ter guppys para reprodução. Mas para nao ficar monotono gostava de ter um casal de outros peixes que dessem cor e pudessem até eventualmente reproduzir. Os colisas reproduzem? Sem que nenhuma especie reproduz como guppyes, platys, mollys, etc. Mas gostava de ter assim um casal diferente que pudesse fazer isso.

 

Obrigado

Green&Black

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para saber o pH da torneira basta retirar um pouco de água para um recipiente e esperar 24h e depois efectuar o teste de pH.

 

Corais, conchas, pedras calcárias fazem todas subir o pH. A subida pode ser relevante e impedir alguma fauna.

 

Substrato fértil, tem vários desde ADA, ELOS, PRODAC, Húmus, depende do € que se queira/possa gastar.

 

depois por cima do subs. fértil coloca-se um substrato inerte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Existem diversos materiais possíveis de colocar, desde esponjas (por norma azuis) 'lã' branca, cerâmicas, são as mais utilizadas, depois existem outros produtos para absorver determinadas substâncias, como resinas para retirar nitratos etc etc

 

Por normal o carvão só deve ser utilizado para retirar restos de medicamentos depois de se realizar um tratamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta,

disseram-me numa loja que existe um substracto fertelizante muito bom e que deixa de ser necessário depois colocar qualquer substracto inerte por cima. QQue é um 2 em 1. Não me lembro a marca, sei que era acastanhado. Acham que será assim?

 

Obrigado

Green&Black

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desconheço algo assim, no entanto um bom inerte é aquele que é suficientemente poroso que permita para além da fixação das bactérias a passagem da água para arejamento das mesmas que aí se instalem.

 

A necessidade de colocar um inerte sobre o substrato é para permitir que haja uma passagem de nutrientes mais reduzida para a coluna de água, ora um substrato dois em um não conheço.~

 

O que viste não era akadama?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João Paulo, não sei se era akadama, a akadama é fertilizante? É que aquele era fertilizante.

 

Pelo que percebi o aconselhado é mesmo fertilizante por baixo e inerte por cima, certo?

Arei por cima do fertilizante também não deverá ser muito bom pois nao?

 

Obrigado

Green&Black

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areia não serve para plantas.

Dificilmente um substrato inerte poderá ser também fértil, ou a ser, existe uma contradição: ou é fértil e não liberta os nutrientes para a água e então as plantas terão dificuldade em os utilizar ou é fértil e liberta imensos nutrientes para a água e tudo o que é demais... dá bronca!

 

O aquário aparenta ser curto para discus...

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opiniao Diogo. Realmente essa questão dos substractos tem toda a logica. O melhor é por mesmo um bom feretilizante por baixo e um inerte se calhar granulado por cima.

 

Em relação aos discus, mudei de ideias, também devido às opiniões que me deram, se calhar vou optar por ramirezis.

 

O aquário que irei adequirir esta semana tem duas lampadas de 18w, é muito curto?

 

Obrigado

 

 

PS- espero no fim de semana ja ter algumas fotos para me poderem começar a recomendar plantas.

Green&Black

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não ficará nada equilibrado, a subida do pH e durezas provocada pelos corais vai ser mais acentuada do que qualquer quebra feita por troncos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se colocar uma ou outra pedra também retirada do mar? acontece a mesma coisa com o ph e o kh?

 

Vou colocar o setup, o que ja tenho para poder começar a montar. Caso queiram dar alguma sugestão agradeço.

 

SETUP:

 

Aquário da Aquatlantis ambience 80x40x50

 

BioBox interna com matéris filtrantes incluidas. (será fraco)?!

 

Termostato 100w

 

Iluminação: 2x18w lampadas t5.

 

Fertilizante vou colocar um da JBL que vem já num kit com fertilizante liquido e outro produto para adicionar. (é bom? 3kg chega?)

 

Dois troncos em madeira.

 

Tenho duvidas ainda que inerte vou comprar. Areia silica é bo ideia?

 

Ah, o ph da minha agua é entre os 7,0 e os 7,5.

 

Disseram-me hoje que guppys com ramirezis não é boa ideia, é verdade? Queria por uma especie de ciclideos anoes junto com guppys.

 

Obrigado

Green&Black

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retirada do mar, se for calcária fará subir o pH e durezas.

 

Areia de silica é boa mas não para plantar (plantas).

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso da escolha do areão é melhor sem dúvida ser o próprio a verificar, ver aquários com diferentes tipos de areão, ver marcas e achar o que mais gosta, depois em caso de dúvidas coloca-las então.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha pergunta vai no sentido de perceber se o areao é apenas uma questão estética e não é importante a qualidade ou a marca. Por ex, a areia de silica nao é boa porque é pouco porosa, certo?

 

Onde poderei encontrar os kits de co2 da nutrafin em lojas no porto, alguem conhece?

Green&Black

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

areia seja ela qual for se for fina vai compactar não deixando as raízes das plantas respirar acabando por matar a planta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hó Nuno porque é que não dás uma vista de olhos pelos aquas do pessoal e vês qual é aquele areão que daria para o teu aqua?

 

Às vezes uma troca de opiniões entre os proprietários dos aqua poderão ajudar-te a escolher ou a definires o que quererás manter no aqua.

 

Tem atenção ao seguinte:

Estás a pensar comprar substrato para colocares no aqua quando a tua iluminação é cerca de 36 watts para um aqua com cerca 160 litros. Isso não te permitirá uma escolha ampla de plantas.

 

Considera mudar a iluminação e depois parte daí para a escolha das plantas.

 

Quanto aos peixes já sabes qual é o PH da água que podes colocar no aqua?

 

É que corres o risco de andar sempre a comprar peixes e a morrer-te tudo.

 

Vá boa sorte com as escolhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joao e obrigado pela resposta.

 

Em relação à iluminação realmente sei que é pouco, mas sao as lampadas que vêm com o aqua. Sei que terá que ser das primeiras coisas a mudar. Mas nesta fase inicial se aumentar o tempo em que a luz está ligada não ajudará um pouco?

 

Em relação à agua, já medi o ph e tem entre os 7,0 e os 7,5. A nivel de peixes quero Guppys de certeza. Em relação a outros estou à espera de sugestões, mas queria alguns pra equipa de limpeza, possivelmente corys e ottos se calhar. Queria também um casal de ciclideos anoes que fosse compativel com esta agua e com os guppys, mas ainda n sei qual. (Se calhar apistos?!)

 

A nivel de plantas e como tenho troncos vou começar pelas mais faceis, tipo musgo de java, e outras desse genero. Estou à espera de mais ajuda, pois irei começar a montar sábado. Quais aconselhas mais? Pra iniciar?

Green&Black

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal. Vou iniciar brevemente a construção de um plantado. Já li muita coisa, mas ainda tenho muitas duvidas. Irei colocar aqui algumas e se puderem ir dando uma ajuda agradeço.

 

Primeiramente, vou adquirir um aqua de 80x30x49 ja com iluminação e filtro interno incorporado. Será bom para iniciar?

 

Tou a pensar colocar uma decoração entre pedras e corais mortos recolhidos por mim em diferentes países. Já as coloquei em agua uma semana, colocando diarimanente agua a ferver, chega?

 

Vou colocar também troncos. Quais as plantas sem sair submersa que possa agarrar aos troncos?

 

A ideia inicial será colocar guppys para reprodução e possivelmente um casal de discos? Dão-se bem uns com os outros?

 

Quais as plantas mais indicadas para estes casos? Para este tipo de aqua com este objectivo?

 

Para um aqua deste tamanho é essencial sempre o CO2?

Obrigado.

 

Se puderem começar a juadar agradeço. É que a compra do aquário será esta semana e assim ja posso comprar algumas coisas. Troncos, areao, etc.

 

Abraço

 

Ola,

 

Bem eu como tu nunca compraria um filtro interno porque primeiro , normalmente teem sempre muito menos caudal do que os externos, segundo é muito mais incomodo quando tens de fazer os TPA´s e o limpar e terceiro porque esses filtros costuma fazer muita corrente e isso nao é bom nem pos plantados nem pos peixes.

 

Eu digo isto porque tenho o meu proprio exemplo, no inicio comprei um aquario com filtro interno , luz , termostato tudo incluido e quando comecei a perceber mesmo disto vi que nao tinha equipamento nenhum nem apropriado para um bom plantado e um bom estar dos peixes, acabei por destapar o aquario, fazer uma calha em madeira a mao e comprar uma lampada mais potente para o meu plantado, dpois como o filtro nao prestava e como era interno e a porcaria iria tar sempre dentro do aquario, acabei por comprar um externo da Eheim e por final com destapei o meu aquario e um termostato nao me conseguia manter a temperatura ideal acabei por comprar outro tesmostato.

 

Dou-te um grande concelho , nao compres nada de plastico nem plantas ne. rochas etc.

 

Pensa bem e le muito, para sabers bem a fauna(Peixes) que queres meter , porque como acho que ja sabes nao podes meter os peixes a toa, tens que saber o seu PH se eles vao ou nao ter bom relacionamento com os outros etc.

 

O maior concelho que te posso dar é "Não sejas apressado, se queres ter um bom plantado e uma boa fauna investe logo o dinheiro em tudo porque mais tarde vais perceber que talvez o teu equipamento nao seja o mais apropriado."

 

Cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.