Fêmeas flutuantes


Rúben Ferreira

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Venho aqui solicitar opiniões e para uma situação com a qual me deparei que me deixou confuso e triste.

 

Vendi 3 fêmeas da minha criação à minha vizinha e infelizmente ela não parece ter cuidado bem delas. (Apesar de ter avisado, foi flocos atrás de flocos e falta de limpeza no aquário de uma forma como nunca tinha visto). Fui por mero acaso ver as fêmeas e deparei-me com uma situação muito triste ao ver as fêmeas naquele estado. Passo a explicar, o que vi. "Elas flutuam e não conseguem afundar no aquário."

Pensei eu, bem tem problemas na bexiga natatória. Isto num primeiro diagnóstico. Mas não me parece que seja isso. Pois quando olhei com atenção pareceu-me terem um inchaço na parte traseira do corpo. Agarrei-as e tacteei para sentir. Pareceu-me terem água dentro do próprio corpo. Sinceramente nunca tinha visto nada assim. Alguém já se deparou com algo deste género, ou já ouviu falar de algo parecido?

 

Sugestões para colocar as pequenas em estado normal, para que deixem de sofrer? Elas comem desde que eu lhes coloque a comida à frente com muita paciência, para que não caia no fundo.

 

O que já fiz:

- Coloquei-as num cubo apenas com 4 a 5 cm de água, para que nas tentativas infindáveis que elas fazem de ir ao fundo não se cansem em demasia.

- Iniciei uma dieta de artémia e larvas de mosquito congeladas.

- Pelo sim pelo não iniciei tratamento com Esha2000, embora ache que em nada irá ajudar, a não ser prevenir outras doenças.

 

Obrigado desde já pelas vossas opiniões e ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Isso já me aconteceu uma vez com o macho que tenho neste momento (um CT vermelho :thumbup3: ). Não faço a menor ideia do que a a causou porque ficou assim no dia que o trouxe da loja... Mas calculo que tenha sido por problemas com a alimentação.

 

O que eu fiz foi coloca-lo num aqua mais pequeno, não dei alimentação durante um dia e depois fiz uma dieta semelhante à que iniciaste. Também suspeitei de problemas da bexiga natatória e na altura desanimei um bocado porque pelo que li achava que não ia ter salvação (logo no dia que o comprei!).

 

Não sei se estes são bons conselhos, especialmente o do jejum... mas resultou na altura e ele continua saudável até hoje surprised De qualquer maneira parece-me que deve ser mesmo da bexiga natatória, já que se localiza na parte de trás do corpo, nos bettas (pelo menos segundo esta ilustração) e por isso a chave deve ser a alimentação, se for a tempo...

 

De qualquer maneira espera que alguém com mais experiência corrobore :)

 

Abraço e boa sorte!

Editado por E-nuno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais