Twin aquas FASE II


iasilv

Recommended Posts

Tens vidraceiros que furam os aquários já montados e para evitar um transbordo monta uma bóia de nível, para não estragar-te esse belo ambiente que crias-te.

 

 

em relação à bóia, bem visto!

tenho ver se descubro um modelo bem discreto....ou então é mais uma cena para DIY ....

 

 

Obrigado pela dica!

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 92
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem... biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin:medieval_mace: , tanta vez que já tinha visto o topico Twin aquas, mas nunca me tinha dado para ler...

 

A bela hora o fiz....

 

Palavras para que ?? ... Está simplesmente fantastico...algo sempre bnito de se ver... e ainda mais quase tudo DIY!!!

 

Vou continuar a seguir o topico...

 

Parabens e boa continuação...

 

 

Obrigado pela força!!

e o objectivo é mesmo 100% DIY (menos o vidro pelo menos ainda n me sinto à vontade para tal....)

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Mais umas fotos:

 

Ligação dos Overflow Pipe (OP) aos tubos de esgoto.

 

A base do OP é ligada com uma união recta e uma curva de 90º ao tubo de 40mm horizontal colocado por baixo dos aquários.

 

IMG_0091.JPG

 

Na outra extremidade é colocada outra curva e um tubo de descarga flexível e expansível em comprimento

( para facilitar a colocação e não forçar as ligações)

 

IMG_0092.JPG

 

Apesar de o referido tubo esticar não o era o suficiente para chegar ao tubo de descarga final por isso liguei-o a outro

 

IMG_0093.JPG

 

IMG_0094.JPG

 

 

No aquario do lado da janela foi um pouco diferente devido a uma ligeira diferença no interior do móvel

 

IMG_0095.JPG

 

o tubo ficou agarrado à parede de fundo do móvel (inclinado para usar só uma ligação flexível)

 

IMG_0096.JPG

 

Todos os tubos foram presos com grampos para tubos de de PVC de 40mm

 

IMG_0097.JPG

 

IMG_0098.JPG

 

 

Já na rua (varanda) o que se passa é o que se vê...

o tubo de esgoto a sair por debaixo do palco construído juntamente com a admissão de água... (que abordarei em breve...)

 

IMG_0099.JPG

 

Neste momento ainda n está ligado ao esgoto propriamente dito, e ainda está à mostra, na realidade nunca irá estar ligado ao esgoto, pois a água que sairá dos aquários servirá ainda para outro projecto que tenho em mente... (porque há que proteger o nosso planeta e nada de desperdícios de água!)

 

IMG_0100.JPG

 

 

O esquema para a malta perceber:

 

IMG_0101.JPG

Editado por iasilv

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mts parabéns pelo projecto!! tens aí umas grandes obras ;)

 

em relação á OP então mas vai directo pró esgoto? pensei que fosse pa uma sump por baixo, mas vais ter filtro?

 

Boa sorte pa isso! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

sim de momento é o que vai acontecer, posteriormente (e ainda não sei quando) irá ter uma SUMP mas isso são outras águas....

de momento irão ter 2 filtros cada um (um biológico e um mecânico)

 

 

Obrigado pela Força!

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmm ok mas não seria mais facil ires já para uma sump? axo que vi por aí pelas fotos já umas bombas de agua que poderias utilizar nas sumps mas é claro ficavas na mm com a ligação que tens ao esgoto para as tpa´s, como já tens bomba para retorno e Overflow só te falta mm a sump :P é só uma opinião claro!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Twin aquas FASE II 2) Porta Fusíveis

 

Boas!

 

Muitas Vazes muitos de nós descuramos a segurança e integridade física de quem faz a manutenção ou mesmo quem observa os nosso aquários.

Deste modo aconselho vivamente a que tenham em conta a protecção eléctrica dos vossos equipamentos e aquário, isto porque a electricidade e a água não se dão muito bem....

 

 

 

passei esta manhã no seguinte....

 

 

 

Antes uma salvaguarda:

 

A- O equipamento que produzi tem um carácter provisório (porque não responde a todas as situações problemáticas possíveis)

B- Usei um disjuntor (para curtos e overload) mas a ideia é usar-se um diferencial (para curtos, overload e passagem à terra)l!

C- antes de fazerem o que for DESLIGUEM o quadro eléctrico! (espero não estar a dizer nada de novo hehehehe)

 

 

Assim sendo cá vai:

 

Desligar o quadro!

 

IMG_0102.JPG

 

 

 

O material é o seguinte:

Porta Fusíveis tipo Disjuntor (para fusíveis até 16A)

Tomadas (com terra!)

Fusível de rolo 2A (no meu caso, se necessário poderei dizer como se calcula)

Bucins

Régua de junção ( 2 ligações)

Caixa de Junção (estanque!)

Busca polos

Alicate electricista (corte e aperto)

Chave (philips ou fenda consoante os apertos necessários)

 

IMG_0103.JPG

 

 

O que ilustro de seguida é a construção de um porta fusíveis, apesar de haver muitos modelos no mercado, nenhum deles me ofereciam a segurança que pretendia (muito importante caso haja mais que uma pessoa a fazer manutenção dos aquários e que esta 2º não conheça muito bem o sistema)

 

os porta fusíveis comerciais podem ser do seguinte aspecto

 

IMG_0112.JPG

 

 

No entanto prefiro o meu... heheheh

é à prova de choques e muito fácil de trocar o fusível (ao contrário de muitos modelos comerciais)

 

 

 

1º coloco o fusível dentro do porta fusíveis

 

IMG_0104.JPG

 

IMG_0105.JPG

 

IMG_0106.JPG

 

IMG_0107.JPG

 

 

Abri 2 buracos na caixa de junção

 

IMG_0108.JPG

 

 

Coloquei 2 orings de borracha nos bucis (para isolar melhor a humidade)

IMG_0109.JPG

 

IMG_0110.JPG

 

IMG_0111.JPG

 

 

Colocar o isolamento na caixa (necessário recortar os acessórios neste modelo)

 

IMG_0113.JPG

 

IMG_0114.JPG

 

IMG_0115.JPG

 

Ligar o porta fusíveis na fase (no que o busca pólos acusa)

 

IMG_0116.JPG

 

IMG_0116.JPG

 

IMG_0117.JPG

 

Ligar a terra (amarelo) e o neutro (azul)

 

IMG_0118.JPG

 

IMG_0119.JPG

 

IMG_0121.JPG

 

 

No segundo aquário, e como já tinha feito o 1º e deparado-me com alguns problemas, foi mais rápido e com melhor aspecto... hehe

 

IMG_0124.JPG

 

IMG_0125.JPG

 

 

Tal como já referi esta é uma situação provisória para responder a problemas de segurança!

os quadro definitivos será feitos brevemente e serão muito mais funcionais que este...

 

Um Abraço... e qualquer dúvida disponham....

Editado por iasilv

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmm ok mas não seria mais facil ires já para uma sump? axo que vi por aí pelas fotos já umas bombas de agua que poderias utilizar nas sumps mas é claro ficavas na mm com a ligação que tens ao esgoto para as tpa´s, como já tens bomba para retorno e Overflow só te falta mm a sump :P é só uma opinião claro!

 

Abraço

 

 

 

hehehehe já me descobriste a careca... hahahah

a escolha de de momento não usar sump é puramente logística *... mas sim a médio prazo será uma sump....

 

* se seguires o tópico mais tarde saberás.....

 

e é claro que todas as opiniões contam e são úteis !!!

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez o uso de uma sump não seja tão conveniente assim, uma vez que se tratam de aquas plantados os que vão ser montados e não salgados. Isto claro dentro da perspectiva de que vai ter de haver injecção de co2 na água, o que faz com que a agitação provocada pela queda até à sump só contribua para a libertação do gasoso ao arrepio do desperdício.

 

Claro que tb existem as opiniões de que em grandes litragens a sump é o método mais eficaz de filtragem, passando a libertação forçada de co2 para segundo plano. O truque aqui é manter as concentrações em níveis constantes na água, nada que um bom reactor não resolva.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem mais nem menos!

 

e depois em relação á filtragem acho que não vai haver problema.... (DIY para breve!)

(é claro que não vão ser os filtros que as fotos mostram, estes são só para por a água a "mexer" :P

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este projecto está muito bom mesmo.

 

Também quero um assim...não me queres vender a casa :(:):rainbowafro:

 

Agora só faltam as :photo: com os habitantes lá dentro.

 

 

depois disto tudo vender.... hehehe

 

 

os habitantes tão quase a entrar.... esta semana começa a cilcagem!

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Twin Aquas FASE II 3) Ligação ao esgoto - Tubo de queda exterior

 

Boas!

 

 

Após uns dias de chuva que impossibilitava a execução do próximo trabalho finalmente foi possível ... é claro que apanhei uma bela molha.... estes dias de inverno chuvoso não se coadunam com trabalhos de exterior!!

 

 

IMG_0126.JPG

 

a tubagem ficará posteriormente tapada

 

 

IMG_0127.JPG

 

junto à empena lateral a tubagem de esgoto encaminha a água para o r/c, onde a mesma é usada para regas (há que não desperdiçar!)

 

 

IMG_0128.JPG

 

 

Chegada no quintal do R/C

 

IMG_0132.JPG

 

em breve mais fotos...

Editado por iasilv

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

Estive a ler todos os topicos.. realmente mais do que parabens, acho que és muito bom no DIY, devias fazer este projectos para fora.

Eu considero isto projectos feitos á medida personalizados, por mais que os mandes fazer, parece que nunca há niguem que os faça.

 

Parabens

nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

Estive a ler todos os topicos.. realmente mais do que parabens, acho que és muito bom no DIY, devias fazer este projectos para fora.

Eu considero isto projectos feitos á medida personalizados, por mais que os mandes fazer, parece que nunca há niguem que os faça.

 

Parabens

nuno

 

 

 

caro Nuno, agradeço toda a força. :unsure:

 

Relativamente a projectos para fora já pensei nisso, e até já tenho um na forja :smile2: ! [um grande amigo meu que algo semelhante! e é claro que vão haver fotos lá mais para o fim da primavera] :juggle:

 

O importante é quem pensa num projecto destes é dar tempo ao tempo isto nunca pode ser feito da noite para o dia. :music_singguitar:

 

Um abraço!

António Silva

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É impressionante o trabalho realizado e tudo com muito cuidado e antecipação.

 

Fotos com a população e decoração no respectivo tópico quando isso estiver a "bombar".

 

Já agora, convites para passar por casa e apreciar esse trablaho ao vivo. :music_singguitar:

 

Boa sorte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então e essas gerais dos aquas montados?

 

como ta isso?

 

ai que a minha maezinha fez me umas mãos tão cegas...eu lá vontade tenho agora o jeito...

 

parabéns está tudo muito bem pensado!!!

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais