algas cor-de-rosa??


Desdemona

Recommended Posts

Ror acaso ontem estive na RUIMAR e estive a ver o carvão e a ponderar a hipótese de o trazer mas depois acabei por n o fazer, assim sendo...e realmente mais vale prevenir que remediar, da proxima trago carvão novo para começar a utilizar. Ainda relativamente ao carvão, ele tem tempo de uso, mas que duração é? depende de algum factor?

 

Relativamente às equipas de limpeza, não sei muito à cerca destes animais e o que me levo a escolhe-los foi mesmo o que tenho perguntado ao pessoal do forum e as opiniões de cada um, foi mais isso que me levo para já a trazer estes espécimes, contudo queria saber mais à cerca deles e de outros elementos a adequirir futuramente, vi num post aqui do forum algumas "biblias" que se deve consultar, os livros essenciais para que se saiba o que se anda a fazer, de qualquer amneira estava a pensar adequirir:

 

-A PocketExpert Guide to Marine Invertebrates: 500+ Essential-to-Know Aquarium Species;

-A PocketExpert Guide to Marine Fishes: 500+ Essential-To-Know Aquarium Species

-Marine Aquarium Handbook: Beginner to Breeder

 

qual as opiniões a respeito dos titulos? Existem alguns mais "importantes"?

 

Li que os ermitas patas azuis sao semi agressivos, poderei ter 2 no aqua ou torna-se arriscado?

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aloha!

 

Obrigada pelas ajudas imensas que me têm vindo a dar.

 

Vou realmente exprimentar o carvão activado isto porque...finalmente a minha amónia está a baixar, contudo os nitratos continuam altos, não há meio de passar dos 10mg/l, tenho esperança que com o carvão eles comecem a descer ...acho eu. O Ph está contudo a subir a passa dos 8.5, estou a ficar desnorteada neste campo. ;)

 

O carvão vinha algum com o meu escumador (prizm, da red sea) será que posso utilizar esse dentro do compartimentozinho preto que o escumador tem?

 

Quanto ao kalk, vou definitivamente usa-lo, mas não para já, quero informar-me melhor sobre o método... Baling? Contudo não entrar muito no mundo dos químicos, mas isto também é para ser levado com calma e para ler mtoooo.

 

Equipa de limpeza...chega hoje! Pronta a atacar! ;)

 

Thanks!

Viva, o carvão activado não te vai reduzir os nitratos.

Para isso existem resinas específicas para esse uso.

 

O carvão retira alguns contaminantes da água ajudando tb a que ela fique mais cristalina.

Modos de reduzir nitratos:

- Resinas.

- Refugio: Mangues; Macro-algas (chaetomorpha).

- Duplica ou triplica a equipa de limpeza para limpar os detritos acumulados no aquario.

- Escumador mal afinado ou circulação a precisar tb de afinação para os detritos irem para a sump.

- TPA's e rotinas de limpeza.

 

Quanto ao Kalk podes por a pingar durante a noite e deves usar logo de início para estabilizares CA, KH, PH.

Metodo de balling ja é outra história e isso so precisas muito mais la pra frente, mas basicametne serve para adicionar ca, kh, mg á água de forma independente e controlada por uma bomba doseadora de varios canais.

 

Segundo sei a RuiMar é uma loja especializada mais em Discus. Se precisas de material e não queres comprar online é melhor ires a uma loja especializada em agua salgada. Bubbles-shop por exemplo, Naturline, entre outras.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, o carvão activado não te vai reduzir os nitratos.

Para isso existem resinas específicas para esse uso.

 

O carvão retira alguns contaminantes da água ajudando tb a que ela fique mais cristalina.

Modos de reduzir nitratos:

- Resinas.

- Refugio: Mangues; Macro-algas (chaetomorpha).

- Duplica ou triplica a equipa de limpeza para limpar os detritos acumulados no aquario.

- Escumador mal afinado ou circulação a precisar tb de afinação para os detritos irem para a sump.

- TPA's e rotinas de limpeza.

 

Quanto ao Kalk podes por a pingar durante a noite e deves usar logo de início para estabilizares CA, KH, PH.

Metodo de balling ja é outra história e isso so precisas muito mais la pra frente, mas basicametne serve para adicionar ca, kh, mg á água de forma independente e controlada por uma bomba doseadora de varios canais.

 

Segundo sei a RuiMar é uma loja especializada mais em Discus. Se precisas de material e não queres comprar online é melhor ires a uma loja especializada em agua salgada. Bubbles-shop por exemplo, Naturline, entre outras.

 

 

 

 

 

 

 

Num tenho Sump...era um aqua de agua doce q adaptei ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Iolanda,

 

Uma vez que não tens Sump, podes e deves usar carvão activado para te controlar os Nitratos dentro do escumador.

O carvão activado, à semelhança do escumador no que diz respeito à remoção de orgânicos, serve o propósito de adsorver e absorver principalmente moléculas orgânicas ( carga orgânica), moléculas essas que antecedem os compostos azotados reduzidos pelas bactérias ( Amónia, Nitritos, Nitratos). Portanto, em vez de tentares retirar os produtos finais ( Nitratos), é mais fácil e prático retirares e controlares os produtos iniciais ( compostos orgânicos) através de boa escumação e uso de carvão activo.

 

Há carvão activo e carvão activo. O da Deltec, Seachem e Elos são dos melhores que podes usar.

 

 

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o carvão tem um x de tempo para ser usado, como se sabe esse tempo? vem na embalagem? e o escumador mmo tendo aquele compartimento para o carvão é necessario coloca-lo....como já aqui algures no forum, numa meia de vidro e so depois dentro do compartimento?

 

Já estou a começar a ficar farta de ser novata e de estar sp a melgar...qq dia mandam-me dar uma curva! :roll:

 

cumps :offtopic:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Desdemona

Efectivamente o carvao activado tem um tempo de uso ao fim do qual esgota a sua capacidade de reter elementos nocivos e ha o risco de comecar a libertar para a agua o que foir etido anteriormente.

Deves ler com atencao as indicacoes na embalagem e respeitar os periodos ou ate mesmo optar por um periodo um pouco mais curto, por seguranca. Tambem sera bom escolher carvao de boa qualidade atendendo a importancia de que se reverte para o sistema.

 

Como ja foi referido anteriormente «Há carvão activo e carvão activo. O da Deltec, Seachem e Elos são dos melhores que podes usar.»

 

Para utilizar carvao activado dentro do sistema deve ser posto numa embalagem adquada para nao se espalhar e perder. Conforme ja foi referido, chega a um ponto em que tem de ser retirado para nao ser prejudicial e precisa, por isso, de estar num local de facil acesso e de onde possa ser facilmente retirado na sua totalidade. Logo, nao convem que se espalhe no aquario. Essas embalagens sao caras e foi entretanto descoberto que as vulgares meias de vidro normalmente utilizadas pelas senhoras nao produzem qualquer efeito nocivo ao sistema quando mergulhadas na agua e sao por isso um bom artigo para ser utilizado como embalagem e barato porque facilmente o conseguimos junto das maes, namoradas, esposas, filhas ou colegas de escola ou trabalho uma vez que facilmente perdem "malhas" e ficam feias para serem utilizadas mantendo boas condicoes de utilizacao para nos.

 

O compartimento do escumador supostamente sera suficiente para reter o carvao concentrado naquele local mas pode haver alguma fuga de particulas mais pequenas e por isso eu penso que seria melhor mantelo dentro de uma embalagem adquada ou meia de vidro.

 

Se utilizares, por exemplo, o "Chemi-Pure" o produto ja vem dentro de uma embalagem propria que segundo o fabricante em caso algum deve ser aberta.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Conhecem a marca Marina ou Marinna? que acham dela em geral e mais em particular relativamente ao carvão?

 

Quanto a iluminação, hoje disseram-me que se deve ter 1w por litro...contudo será que uma calha com 4 T5, 2 brancas e duas azuis com 28W cada...isso não será demasiado? o resultado não será peixe cozido? :thumbup3:

depois há a questão das LED, essa "regra" do 1W/L também se mantém?

 

thanks!

Editado por Desdemona
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Desdemona

 

Qunato ao carvao, infelizmente nao conheco esse pelo que nada te poderei adiantar. Estive a ver algumas mensagens para traz e encontrei esta nota que me parece importante:

 

«Há carvão activo e carvão activo. O da Deltec, Seachem e Elos são dos melhores que podes usar.»

 

A Deltec é uma marca de referencia em escumadores e tambem se tem apresentado com bons produtos em consumiveis. Tem midias muito boas e, embora nao conheca, penso que deve ser tivo em conta. A Seachem é uma referecia no mercado mundial em resinas e a Elos esta a entrar no mercado em forca e para cosneguir conquistar quota de mercado penso que apostou em bons produtos e bons precos. Penso que qualquer destas tres marcas sao uma boa escolha.

Ha pessoas que comecam a ser uma referencia na aquariofilia nacional e que se destacam pelo que vao fazendo. Ha o pessoal da Aquariofilia (por gosto, "Hobby") e o da Aquariologia (por estudo, ciencia). O Andre Silvestre esta entre essas pessoas e por isso eu teria muito em conta a indicacao.

 

Quanto à iluminacao, a regra de 1Watt por litro é uma boa regra e muito ampla inclusivamente para corais duros SPS. Os peixes nao sao tao exigentes e atencao que tambem ha corais que nao precisam de iluminacao e apenas de ter alguma nocao de quando sera dia e noite. Por outro lado ha corais que nao toleram luz muito forte. O mesmo se passa quanto aos fluxos de agua.

Tens aqui algumas fichas com indicacao (muito resumida) quanto as exigencias de alguns peixes e corais.

 

Peixes:

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...5&pCatId=15

 

Corais:

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...plies.cfm?c=597

 

Se quiseres um aquario predominantemente de corais duros SPS (mais recomendado para aquariofilistas com alguma experiencia) precisas de agua de muito boa qualidade e por norma de muita luz e muita corrente.

 

Para corais moles e duros LPS nao precisa de tanto. Eu tenho um aquario com 100x40x50 (40cm de largura, pouco mas na altura foi o que apareceu) com 2 lampadas T5 de 39W e os corais parecem estar bem.

 

Penso que com duas lampadas entre 10000 e 14000Kelvins e uma azul ficas bem. A azul deve acender primeiro e depois as brancas e ao fim do periodo devem apagar primeiro as brancas e depois azul, que so deve apagar depois de se acenderem os LEDs que ficam ligado durante o periodo da noite. A azul pode ou nao ficar ligada durante todo o periodo mas atencao que eu penso que perdem qualidade de iluminacao muito mais facilmente e por isso nao podem estar tantas horas sem serem mudadas. Quantas mais lampadas tiveres mais combinacoes podes fazer e tentar simular o nascer do dia e o anoitecer bem como explorares melhor algumas cores de corais e peixes. Mas em questoes d eiluminacao aguarda por melhores opinioes.

 

Em relacao aos LEDs, do pouco que conheco penso que ainda nao sao indicados para trabalhar como iluminaca exclusiva de um aquario de Recife. E claro que a regra do 1Watt por litro nao se aplica ou a unica vantagem dos LEDs seria apenas o nao aquecimento e a variacao de cor. Mas o custo inicial deixaria de fazer sentido de fosse consumir o mesmo de energia (embora poupe quanto ao arrefecimento da agua). E por outro lado num aquario de por exemplo 100x40x50 irias ter cerca de 130 a 150l de agua com uma superficie de 100x40cm que eu nao sei se seria suficiente para por 150W de LEDs (claro que podias usar LEDs de maior potencia para isso).

 

No teu caso, penso que uma HQI pode representar algum aquecimento extra na agua. Tambem as T5s mas nao sera tao significativo. Penso que no Invervo nao teras problemas quanto ao aquecimento excessivo da agua mas teras de estar muito atenta no Verao. Atencao que muitas vezes as casas atingem temperaturas superiores a 30 graus e isso vai-se reflectir no aquario. Por isso ha quem tenha de utilizar os refirgeradores e que prefira um ar condicionado para que todos em casa beneficiem. No caso do ar condicionado nao sei se nao ira aumentar significativamente a evaporacao porque nunca tive essa experiencia pois quando aconteceu usei garrafas de agua congelada que deixava a boiar no aquario e ia trocando porque tinha pessoas em casa

ou perto para irem trocando as garrafas.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Tenho estado a tentar compôr os erros do meu aqua acima exposto...so far so good, contudo agora apareceram umas algas tipo cabelo só visíveis quando se está de nariz mesmo encostado ao aquário, tenho tentado tira-las com um "stick" que tem uma lamina na ponta mas sem sucesso até agora. Essas algas são prejudiciais? Como as conseguirei retirar do vidro?

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas nao sao prejudiciais, a menos que tomem conta dos corais. As algas consomem CO2 e libertam O2 e sao por isso beneficas. As algas sao inesteticas e num Aquario de Recife desapropriadas por nao terem muito a ver com um Recife de Coral saudavel.

Cuidado com a carga organica no sistema (alimentacao excessiva, falta de circulacao ou boa escumacao).

Para combater essas algas no vidro podes usar um limpador/raspador mas com cuidado apra nao riscar o vidro. Enquanto houver problema de algas convem executar essa tarefa periodicamente (diariamente ou dia sim dia nao para evitar que se fixem e seja mais dificil de retirar). Ha quem prefira usar uma ferramenta que tem uma lamina de barbear na ponta e que parece ser muito mais eficiente. Este ultimo penso que requer alguma forca de pulso.

Em termos de "guerra biologica" tens alguns invertebrados que andam nos vidros a come-las e em termos de peixes penso que dos mais eficientes sera o "salaria fasciatus".

Tambem podes iniciar um "Refugio" para as macroalgas concorrerem com essas retirando-lhes nutrientes. Sem sitio para o Refugio e no inicio podes usar Caulerpa (cuidado que vai consumir Trace Elements que teras de repor) ou Halimeda (cuidado que vai consumir calcio que teras de repor) ou ainda Chaetomorfa que sera dificil de fixar no aquario (podes po-la dentro de uma maternidade das que se usam em agua doce, ha umas com duas varetas em metal que se fixam ao vidro). Cuidado que algumas podem s etransformar em praga e por isso devem estar controladas. No inicio podem ajudar bastante e alem de nutrientes da agua vao consumir CO2 para evitar acidificacao da agua (um dos grandes problemas nos oceanos) e libertar O2 aumentando o Potencial Redox.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Muito obrigada pela ajuda...finalemnte o meu turbo decidiu banquetear-se com as ditas "alguinhas" do vidro.

 

Após um mês de maturação...estou a pensar incluir o primeiro habitante, estava a pensar num palhaço visto terem-me informado que as donzelas saõ territoriais, contudo gostaria de saber a opinião do pessoal experiente aqui do fórum.

 

PS: todas as "deficiências" acima dispostas foram já resolvidas :thumbup3:

 

Coloquei um topico nos invertebrados mas aproveito e coloco aqui também a questão, que tipo de alimentação se poderá dar aos ermitas? até aqui têm comido as algas, mas limparam tudo, eles comerão o q cair da comida dos peixes ou terão de ter comida especifica?

 

Cumps :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Desdemona

PS: todas as "deficiências" acima dispostas foram já resolvidas :shock:

Isto é muito importante. Ainda bem que o aquário parece estar no bom caminho

 

Após um mês de maturação...estou a pensar incluir o primeiro habitante, estava a pensar num palhaço

Atenção que há "Palhaços" e "Palhaços"... Em principio não vão levantar problemas com outros peixes mas isso já aconteceu...

Entre si podem ser muito desagradáveis. Uns piores do que outros. Fica aqui, só por exemplo, um lista de alguns:

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...ies.cfm?c=15+27

ou

http://directsealife.com/shop/index.php?cP...mnqgc299fcsdak1

Nunca tive "Premnas biaculeatus" mas já ouvi dizer que são bastante agressivos. Já tive uma experiência desagradável com 2 "Amphiprion ephippium" e Ocellaris e que os Ephippium transformaram a vida dos Ocellaris num inferno.

Em princípio o "Amphiprion ocellaris" e o "Amphiprion percula" penso serem bastante pacificos mas já tive uma má experiência com Ocellaris porque tinha 3 num aquário e precisei de introduzir outros que foi perseguido pelos 3 e como não o consegui retirar do aquário entretanto deixei de o ver. E já perdi a esperança de o encontrar...

Se pensas comprar apenas 1 julgo que não haverá problema. Se pretendes ter 2 talvez seja melhor compra-los e introduzir no aquário ambos no mesmo momento. Ao contrario do que se passa com outros peixes, nos peixes "Palhaço" o problema esta nas femeas. São peixes hermafroditas protrândicos o que significa que os machos podem passar a femeas o que acontecerá se a femea dominante do grupo morrer. Penso que o processo não seja reversível, ou seja, uma femea nunca mudará para macho. Não sei o que acontece havendo só um mas suponho que passe para femea e penso que o grupo não aceite a existência de duas pelo que será complicado conseguir inserir um que já tenha passado a femea num grupo já formado onde exista uma femea dominante.

Sendo assim talvez seja melhor introduzir só um ou dois ao mesmo tempo. Se for para acrescentar mais tarde convém que seja um juvenil retirado de um grupo onde ele ainda não tenho posição determinada. Pode formar-se um cardume, desde que o tamanho do aquário o comporte, mas tendo o cuidado de introduzir todos ao mesmo tempo out alvez seja possível acrescentar desde que sejam juvenis.

 

que tipo de alimentação se poderá dar aos ermitas? até aqui têm comido as algas, mas limparam tudo, eles comerão o q cair da comida dos peixes ou terão de ter comida especifica?

Penso que não será necessário ter cuidado especial quanto à sua alimentação porque vão conseguir aproveitar os restos de comida que fica nas rochas ou substrato e que não será comido pelos peixes. E por outro lado haverá sempre algas a rebentar que podem crescer ou não mas julgo que eles as vão consumir logo nos rebentos. Por segurança pode-se dar aos peixes algum tipo de alimento com Spirulina para que os ermitas continuem a comer algas através do que sobra dos peixes. Atenção que um dos problemas nos aquários de Recife penso ser o excesso de carga orgânica que muitas vezes resulta do receio dos aquariofilistas de que os peixes andem subnutridos. Penso que ao contrario do ser humano que precisa de uma alimentação regular, assim como os cavalos marinhos e mandarins por exemplo, por norma os peixes podem estar 2 ou 3 dias sem comer e não vão passar mal por isso e a alimentação nunca deve ser excessiva com desperdicio intencional para alimentar outros seres. Mas posso estar enganado...

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rolim boa tarde, obrigada mais uma vez pela ajuda

 

Levantaste uma questão que iria colocar de seguida:

 

comprei apenas um palhaço ocellaris, era para comprar 2 mas...realidade, o dinheiro não chegou lol, a minha pergunta seria, se esperar 1 ou no máximo 2 semanas para introduzir um novo ocellaris, o novo correrá risco? Será possível ainda a adaptação de 1 a fêmea e outro a macho?

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se esperar 1 ou no máximo 2 semanas para introduzir um novo ocellaris, o novo correrá risco? Será possível ainda a adaptação de 1 a fêmea e outro a macho?

 

Olá Desdemona

Bom… eu não conheço os peixes Palhaço com tanto pormenor para te poder dizer quanto tempo um macho tarda a passar a fêmea ou quanto tempo tarda a passar de juvenil a fêmea não havendo outro peixe Palhaço no aquário e em concreto os Ocellaris. Já li algures sobre grupos que se encontram na natureza e que se mesclam mas não sei como isso ocorre, se de forma pacifica e ordeira, se com violência, se com perda de algum elemento de um dos grupos… não sei. A única experiencia que tenho foi com um grupo adulto de 3, que até já teve ovos, e um adulto que estava sozinho num aquário que começou a verter agua e daí a necessidade de o mudar e correu mal… Pelo que tenho lido, penso, (atenção “penso” não tenho a certeza), que se forem introduzidos juvenis, num aquário não haverá problema e quando se escolhe na loja e já temos algum em casa convém não trazer o maior porque poderá já ser uma fêmea.

No caso que indicas, julgo que 15 dias ou mesmo um mês não será relevante. Em aquários maiores será mais fácil o novo manter-se afastado do território do existente até ser por ele aceite. Em 100L fica mais complicado. Mas penso que não terás nenhum problema se introduzires outro Ocellaris nos tempos mais próximos sendo conveniente que seja um juvenil e que depois andes atento ao comportamento de ambos.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Desdemona. Tudo depende dos parametros e talvez seja altura de compar uns testes e comecar a fazer medicoes para ver se esta tudo dentro dos parametros normais. Pelo que li deste topico e desculpa-me por o ter fetio um pouco "em diagonal" por falta de tempo, mas parece-me que o teu aquario esta no bom caminho e penso que ja estara pronto para se iniciar com a introducao de vivos, afinal de contas o peixe "Palhaco" sobreviveu ou nao?

Particularmente, quanto a questao que apresentas

 

Continuando na onda dos palhaços, é ainda demasiado cedo para introduzir anémona, ou zohantus ou até mesmo pólipos, certo? Qual será a meta em que é possivel introduzir estes elementos?

 

Bom Companheiro, nao sei que te diga. Normalmente o pessoal inicia o ciclo e depois comeca por introduzir a equipe de limpeza e em seguida Donzelas ou um peixe Palhaco e mais tarde, sempre de forma gradual e lenta alguns peixes e depois corais. Eu prefiro comecar pelos corais. Em Agosto de 2009 tive que iniciar um aquario de 1,98m e carrega-lo de corais, incluindo duros SPS, em 4 ou 5 dias porque entretanto tive um acidente com a coluna seca que vertia agua e me inundou a sala com agua salgada e nem deu tempo de corrigir o problema que so funciona enquanto a bomba de retorno funcionar e ja tive uma falha de corrente em casa que representou nova inundacao (estou a espera de ter tempo para ir a Fitonia porque o dono me disse que tem la um silicone para aplicar em molhado e a resoulucao do meu problema podera passar por ai ate poder desmontar este aquario). Com todo este "aperto" e os corais a chegarem a resolucao passou por carradas de bacterias de duas marcas diferentes (que agora nao tenho presente mas se for preciso vou a procura das embalagem) e alguns produtos da Prodibio a que se juntou alguma rocha viva de aquarios em funcionamento, muitas Xenias, Sarcophytons e 3 Tridacnas. Foram eles que fizeram o ciclo e impediram a perda dos outros corais. O primeiro peixe que entrou foi para ai em Outubro ou Novembro e o segundo foi comprado na AquaDecor em Dezembro e agora em Janeiro entrou o terceiro e o quarto. Talvez este mes ou no proximo entrem mais 3 ou 4 que estao noutro aquario que vai ser remodelado. Mas estamosd a falar de um aquario com 198x40x65 ou 70 em centimetros.

Nao te posso dizer para seguires estes passos porque nao consigo ler em lado nenhum que sejam seguros mas desde Janeiro de 2003 ja iniciei alguns aquarios comecando por peixes e outros por corais e prefiro quando comecam com corais. Com peixes, ainda as bacterias nao se conseguiram estabilizar em pleno e ja os peixes, com a alimentacao e excrementos, comecam a destabilizar com aumento da carga organica. Ja ouvi falar de um aquario nos EUA em que o sistema de filtracao era assegurado, em parte, por algumas dezenas de Tridacnas. Sao efectivamente boas filtradoras mas por si so nao recomendo por serem exigentes com alguns paramentros. No meu caso deu certo e ate a data nao perdi nenhuma apesar de um "acidente" em que varios corais cairam em cima de outros por nao estarem fixos em virtude de nao gostar de os colar e ficar a espera que se fixem as rochas por si so.

Nao sou a melhor pessoa para te responder porque eu iria dizer ja que sim, manda-lhe corais para dentro mas acho prudente que esperes por melhores opinioes e vindas de gente com mais juizo do que eu.

 

Quanto a tua questao, Anemonas, na minha opiniao, esta fora de causa. Ja iniciei um aquario com uma lindissima que cresceu bastante em cerca de um mes e meio mas depois comecou a circular dentro do aquario (andaria a procura do melhor fluxo ou melhor luz) e num fim de semana em que estive fora ela aproximou-se demais de uma Maxi-Jet 1200 (cabeca motorizada) e acabou desfeita pela bomba o que tambem "acabou" com o aquario devido a toxicidade libertada pela morte de uma Anemona. E ate hoje nao consegui descobrir porque comecou a circular dentro do aquario mas tambem poderia haver algum problema com os parametros da agua. Pessoalmente nao te recomendo e diria mesmo que nesta altura esta completamente fora de questao.

Por outro lado, os Zoanthus penso serem resistentes e se o peixe Palhaco sobreviveu acredito que os Zoanthus tambem se vao safar. Xenias pulsantes sao corais interessantes mas que por vezes "viram" praga por crescer demais. Vi uma vez, em casa do nosso Administrador Luis Rodrigues, um aquario com um vidro trazeiro cheio de Xenias e estava lindissimo. Muitas vezes aparecem Membros a ter que as arrancar e deitar fora e por isso se conseguem facilmente a custo "zero" e se forem para os nossos aquarios escapam da morte certa no caixote do lixo ou da compostagem. Penso serem bons e baratos testes para a suade do aquario e se sobreviverem vao ajudar a estabilizar a qualidade da agua. Nao estamos a falar de matar seres vivos com testes porque elas ja estavam destinadas a morrer no caixote do lixo ou da compostagem.

Tenho peixes "Palhaco" que adoptaram Rhodactis como sendo a sua "Anemona". Penso que tambem sao resistentes e talvez ja seja possivel meteres um no aquario para "delicia" do peixe. Normalmente andam por 10 a 15 Euros o polipo entre particulares ficando mais barato o polipo quando se compra uma rocha com varios.

Informacao, em ingles, sobre os Rhodactis:

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=872

Penso que a Ricordea tambem podera ser uma possibilidade:

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=658

Mas ha outros corais que os peixes Palhaco podem adoptar como sendo a sua "Anemona".

 

Mas como te digo, entretanto espera por outras opinioes.

 

Entretanto, quanto a parametros tenta manter o mais estavel possivel (com o minimo de variacoes e nunca bruscas). Mesmo para "corrigir" a menos que seja um pico grave, deves faze-lo de forma gradual e lenta.

Pelo que tenho lido:

Temperatura entre 24 a 28ºC

Densidade na casa dos 1025 mais ou menos

Ph entre 7,80 e 8,40

Kh entre 7 a 10

Calcio entre 380 a 430

Magnesio entre 1200 a 1300

NH4, NO2, NO3 e PO3 proximos de zero.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O palhaço está vivo e já se juntou outro a ele esta tarde! :P

 

Ia jurar que tinha editado o ultimo post mas pelos vistos não aconteceu...ofereceram-me um nudibranquio branco com pintas pretas muito giro, mas nao consigo descobrir de que raio se alimenta esta coisa, na loja disseram que limpava, entretanto li aqui no forum que isto quando morre liberta toxinas. O que é que faço com isto? Fico com ele ou vendo?

 

Acho que me meti numa alhada lol

 

Descobri a especie da bicha, mas não consigo saber se é ou não venenosa/tóxica quando morre é uma:

 

Jorunna funebris ou, nome comum, Polka-dot Nudibranch

 

http://www.seaslugforum.net/factsheet.cfm?base=jorufune

 

podem vê-la, agradecia ajuda urgente na identificação da toxicidade da coisa por favor......HEEEELLLLLPPPPPP :baned: :D

Editado por Desdemona
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não sou a pessoa indicada para te responder. Logo no inicio tive dois nudibranquios amarelos mas pequeninos e num aquário com quase 300l pelo que quando morreram, mesmo sendo tóxicos, não tinham grande expressão naquela quantidade de agua.

Pelo que estive a ver na InterNet, este Jorunna funebris parece alimentar-se de esponjas:

http://www.wildsingapore.com/wildfacts/mol...ia/funebris.htm

Alem do gosto em se ter ou não este nudibranquio, em termos de utilidade nada te posso confirmar quanto ao facto de “limpar” o aquário pois não sei até que ponto possa ser um comedor de detritos ou algas.

Para algas, são muito bons os Strombus na areia e as Cypraea para areia e vidros. Para rochas penso que será melhor os Ermitas. Os ouriços são também muito bons com as algas.

Quanto a detritos já será mais difícil porque nem toda a gente gosta de comer a porcaria dos outros. Quanto restos de comida os camarões e ermitas dão bem conta do recado.

Para detritos, propriamente dito, penso que a estrala do mar Archaster Typicus parece ser uma boa opção mas precisa de uma camada de areia com mais de 2cm porque gosta de se enterrar no substrato. Penso que o melhor detritivoro será o Holothuria Edulis mas com fortes riscos por ser muito grande e a sua morte representar uma grande “descarga” de toxinas no sistema. Penso que terá uma longevidade de 2 anos e precisa de muita atenção para ser retirado antes d emorrer ou se estiver e ser importunado por peixes ou camarões limpadores que o podem fazer libertar a sua toxicidade para se proteger. No entanto, quem os tem (em aquários muito grandes) está muito contente com eles. Tens aqui uma lista de alguns “pepinos do mar” onde podes ver melhor algumas das suas características:

http://www.marinelife.eu/index.php?cPath=28_39

Quanto a nudibranquios, penso que devem ser destinados a combater situações especificas. Por exemplo combater as pragas de planarias com o Nudibranche Chelidonura varians, Aiptasias com a Nudibranche Berghia que morrerá de fome quando acabarem as Aiptasias, pagas de algas do tipo Bryopsis combatidas com Nudibranche Elysia Crispata e depois existe ainda um muito curioso, o Nudibranche Plakobranchus Ocellatus que se pensa que se alimente de zooxanthelles que tenha no seu próprio corpo bem como de outras algas e com a particularidade de ser fotossintético e mudar de cor conforme o tipo de iluminação. Depois existem muitos outros que penso que se vendem pela sua beleza ou curiosa forma de movimentar como o Bailarino Espanhol. São realmente bonitos mas há esse risco quanto a toxicidade, no entanto, como são pequenos em aquários grandes penso que não representem qualquer perigo se for só um ou dois. Num aquário de 100l como o teu não sei mas se tiveres carvão activado de boa qualidade penso que os elementos tóxicos serão retirados antes de prejudicar o aquário mas como te disse, não sou a pessoa indicada para falar sobre nudibranquios e por isso deves esperar por melhores opiniões.

De momento, deixa-o andar até que alguém te confirme que num pequeno aquário de 100l deverá mesmo ser retirado. Mas vai andando atento ao seu comportamento.

Desculpa-me não te poder ajudar mais mas estamos a falar de algo sobre o qual pouco ou nada sei. Terás mesmo que esperar por outras opiniões.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver os tópicos mais antigos e apenas por curiosidade Rolim, que lâmpadas utilizas? Uma branca e uma azulada? qtos watts e kelvins? Apenas essas duas são suficientes para esse aquário, tendo corais e tudo mais?

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquamedic Percula 90 - 1 HQI de 150W e um pequeno foco com 4 LEDs azuis durante a noite (a funcionar na Damaia. Todos os outros em Coimbra)

 

198x40x70 - 2 HQIs de 150W e 3 PL de 4 tubos, azuis, de 24 ou 29W (as 3 fundidas e nao consigo arranjar igual)

 

Quase cubo de 70x60x60 - 2 T5s de 39W brancas (10000K) na diagonal e mesmo assim com parte fora do aquario. Estou a pensar em 3 T5s de 24W para este aquario

 

100x40x50 - 2 T5s de 39W com Blau com 14000K e um pequeno foco com 4 LEDs azuis durante a noite

 

120x40x50 - 2 T5s Aquamedic de 54W (uma azul e uma branca de 10000K) e um pequeno foco com 4 LEDs azuis durante a noite

 

120x50x50 - 2 T5s de 39W (uma branca e uma azul)

 

E de momento é só o que tenho. Mas volta e meia volta muda...

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá!

 

Após algum tempo desaparecida aqui do mundo do fórum...eis que surge mais uma dúvida. Noto que o areão está a ficar sujo...bem sujo, gostaria de perguntar como faz o pessoal aqui do forum para que isso não se torne um problema. Já me falaram nos sifões para aspirar mas ao aspirar isso vai fazer com que algum areão venha atras o q a longo prazo se vai verificar a redução do mesmo...depois acrescenta-se mais? mas ao acrescentar mais ou mesmo reintroduzir aquele que foi aspirado, depois de limpo, isso vai levantar "poeira" isso não irá perturbar os peixes? outra coisa que me falaram foi adquirir uma estrela que se enterra e em busca de comida remexe o areão pareceu-me bem, mas tenho lido que estes seres são apenas recomendados para gente com experiência. O que acham e aconcelham?

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

o que se pode fazer para aumentar o Kh da agua? o meu baixou drasticamente...de 8/9 para 6 contudo o Ph matem-se nos 8,5 referi-me ao Ph porque andei a ver o produto da Sera para aumentar o Kh e segundo li ele vai consequentemente aumentar o Ph e não é isso que se pretende!

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

outra coisa que me falaram foi adquirir uma estrela que se enterra e em busca de comida remexe o areão pareceu-me bem, mas tenho lido que estes seres são apenas recomendados para gente com experiência. O que acham e aconcelham?

 

Obrigada

 

 

Olá Desdemona

 

Um "Strombus"...muito mais seguro e fiável.

Fica bem

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais