algas cor-de-rosa??


Desdemona

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olá pessoal,

 

tenho o aquario (100lt) montado desde do dia 27 de Dezembro, sem vivos, só com rocha viva e rocha morta (50-50), TPA's todas as semanas, 10% de água. Em inicio de ciclio é normal as algas castanhas e verdes mas... enquanto as minhas rochas vivas estão com as algas verdes as mortas estão com elas castanhas, mas um castanho a querer ficar cor-de-rosa como já acontece em algumas partes de algumas rochas. Já li que quando as algas ficam vermelhas é bastante perigoso, mas...cor-de-rosa? Isto é normal? O que devo fazer?

 

Thanks ;)

Iolanda

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olá pessoal,

cor-de-rosa? Isto é normal? O que devo fazer?

 

Thanks :)

Iolanda

 

 

Olá Iolanda

 

Bem-vinda aos salgados. :)

Ficar quieta e deixar a natureza seguir o seu curso...sem stress...dessa cor normalmente è coralina (benéfica).

Fica bem

 

Cjorgene

Editado por cjorgene
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Olá Iolanda

 

Bem-vinda aos salgados. :confused4:

Ficar quieta e deixar a natureza seguir o seu curso...sem stress...dessa cor normalmente è coralina (benéfica).

Fica bem

 

Cjorgene

 

 

Olá...afinal descobri que...apesar de ter certas partes cor de rosa, afinal a maioria das algas são a vermelhas as...cianetos?!

Disseram-me para arranjar uma equipa de limpeza, o que agora no inicio não era prejudicial, estava a pensar pôr lá no maximo 5 vivos, e mesmo assim já acho de mais mas enfim, estou baralhada, o que me dizem?

 

Obrigada

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Boas “Desdemona”

Vai com calma e nada de “stress”. Como disse o nosso colega de Fórum cjorgene deixa a Natureza seguir o seu curso. Se estás a começar na Aquariofilia de Recife atenção que vais precisar sempre de muita calma e paciência.

No início é natural aparecerem algas verdes na rocha viva e castanhas na morta.

 

Para começar, para as mudas parciais de agua utilizas agua natural (do mar) ou artificial (feita em casa por mistura de agua doce com sal)?

Para a reposição de agua evaporada utilizas agua doce de osmose ou directamente na torneira?

 

Cuidado com os elevados níveis de silicatos existentes na agua da torneira e mesmo engarrafada, que penso serem muito apreciados pelas ciano e diactomaceas e por isso promoverem o seu desenvolvimento.

Por outro lado no início também pode ser natural, nomeadamente dependendo de resíduos que pudessem haver na rocha morta.

 

Tem muita atenção à circulação no aquário. Boa circulação, grande movimentação de água à superfície e evita ter a rocha de forma a criar zonas de agua com pouca circulação como por exemplo ou “poço” rodeado de rocha.

 

Que escumador utilizas?

 

Para começar, ver se o escumador será eficiente e adequado para o aquário, atenção a circulação, cuidado com a agua utilizada e para corrigir isso naturalmente muitas mudas de agua. Antes da mudas passa uma escova de dentes velha sobre as rochas e substrato para que fiquem em suspensão e tenta aspirar tudo enquanto tiras a agua do aquário para mudar.

 

Se quiseres dar uma ajuda química, eu costumo utilizar o “Boyd Chemi-Clean” que podes ver aqui:

http://www.aquatichouse.com/Supplements_files/chemiclean.asp

Em Portugal, das lojas que conheço, só encontro a venda no RuiMar (junto a uma das saídas da estação de comboios Sta.Cruz/Damaia na linha de Sintra) e custa-me cerca de 20Euros cada embalagem com algumas gramas. Ultimamente o aspecto foi alterado e já não é igual ao da imagem no endereço que indiquei.

Nos dados, por baixo da tua identificação, não costa a tua localização pelo que não sabemos de onde és. Eu sei que o importador, ou um dos importadores, deste produto é o George M.Gouveia que recentemente abriu uma loja em Agualva/Cacém, que ainda não visitei, neste endereço http://georgemgouveia.blogspot.com/

Anteriormente só vendia para lojas e tinha estas indicações na sua página de InterNet (que já não encontro):

George M. Gouveia R. Leitão de Barros, 8, 1º Dto Benfica 1500-384 LISBOA Tlm: 93 35 16 291

 

Tenta entrar em contacto com ele e procura-lhe por um revendedor na tua zona que tenha este produto para venda. Segue as instruções e verás que em 2 ou 3 dias ficas com o aquário limpo e aproveita agora que ainda não tens vivos. De qualquer modo eu uso em aquários com peixes e corais, inclusivamente duros SPS e nunca tive problemas com este produto ao contrario de outro de outra marca que matou duas anémonas e quase dava um fim triste em tudo o que havia no aquário se não tivesse sido retirado a tempo e que não evitou algumas perdas.

 

Se tens rocha morta e viva, será natural a viva começar a colonizar a morte inclusivamente com alga coralina. Será bom sinal pois indica que o aquário está a evoluir, pelo menos com condições razoáveis. Se é bom ou mau eu não te sei dizer mas eu gosto. Gosto de ver a rocha com alga coralina.

 

Mas no passado penso que já ocorreram grandes discussões sobre o tema e eu ainda não cheguei a nenhuma conclusão. Porque razão usamos rocha viva?

Pela beleza que trás ao aquário (cumpre)

Para fixar corais (cumpre)

Para alguns peixes se refugiarem e passarem a noite (cumpre)

Para filtração e aqui reside a duvida.

 

No interior da rocha, nomeadamente nos “blocos” maiores e mais grossos, penso que podes ter filtração aeróbica e anaeróbica dependendo de se fazer a superfície ou mais no interior. Feita pela agua que passa pela rocha. Ora, a alga coralina, nunca testei se seria completamente impermeável ou não mas alguma dificuldade deve criar a passagem da agua bem como da circulação de pequenos seres (copepodes e amphipodes) que ajudam a eliminar resíduos e restos de alimentos. Penso que, hipoteticamente, se arranjares duas rochas completamente iguais (teoricamente impossível de se conseguir) e durante alguns meses mantiveres, num mesmo sistema, uma na caixa depuradora às escuras e que se mantém completamente branca e outra dentro do aquário a ganhar alga coralina e ao fim desse período tiveres como testar a eficiência de ambas enquanto instrumento de filtração, penso que a rocha que esteve na caixa depuradora e por isso está sem alga coralina irá cumprir melhor essa função. No entanto eu continuo a gostar de ver as rochas com muita alga coralina e vou continuar a tentar mante-las assim.

 

Rocha calcaria completamente branca só em aquários de ciclideos africanos. Se no teu aquário começa a aparecer algumas manchas com um tom rosado pode ser a alga coralina a começar a fixar-se e deixa que siga o seu rumo normal. Quanto a ciano e diactomaceas tenta elimina-las, assim como as castanhas que se soltam facilmente. Tenho ouvido falar em Cerites para as comerem e até em alguns peixes mas duvido da sua eficiência se forem muitas. Penso que a remoção com as mudas de agua e/ou utilização de um químico será muito mais eficiente. E aproveita enquanto não tens “vivos” dentro do aquário. Depois desse problema pensa em herbívoros para acabarem ou controlarem as algas verdes.

 

Cumprimentos

Rolim

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Olá Rolim, muito obrigada pela ajuda antes de mais, esta tarde andei a fazer um "tour" por algumas lojas e perguntei a opinião de algumas pessoas das lojas...só consegui ficar mais baralhada, se por um lado tenho efectivamente pintas rosas nas rochas a verdade é que também existe muita coisa em tons de castanho e avermelhado na rocha morta e verde na rocha viva.

 

Respondendo agora às questões que colocas e na esperança de me poderes dar mais uma ajuda, cá vai...a agua utilizada é artificial, feita em casa com agua e sal, agua da torneira porque ainda não consegui arranjar um osmose a preços razoaveis adequados à minha carteira:P, quanto ao escumador, é um prizm (red sea, penso), neste momento tenho duas bombas a funcionar, uma SEIO M250 e, porque o aquario era originalmente para agua doce, uma outra mais pequenina que este traz a qual se mete na caixa preta que acondiciona os filtros, este é por enquanto o pouco equipamento que tenho (2 bombas, e o escumador ...e o termóstato...lógico).

 

A loja que referiste RuiMar. Passei lá hoje contudo não entrei, mas ou dar uma olhadela assim que possível e talvez alinhe na ajuda química uma vez que já estou a entrar em desespero por não saber se estas algas são seres do bem ou do mal!

 

Ah! Relativamente às rochas, a rocha viva comprei na aquaplante e a "morta" um amigo deu-mas, tinha aquário montado à 5 anos e estava a desfazer-se dele, portanto estas vieram quase directamente de um aqua para o outro.

 

Foi-me dito nas lojas, de modo geral que poderia ser a luz que era insuficiente, tenho duas lâmpadas uma day (azul) e uma nature (branca) contudo já me foi dito também que por enquanto essa luz é suficiente porque ainda não tenho vivos, a circulação foi outro ponto chave...vou comprar outra bomba e finalmente a bendita osmose (a tão desejada e inacessível!)

 

resumindo...acho que estou toda baralhada!:transport027:

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Calma “Desdemona”

Como eu já escrevi antes, muita paciência e calma é importante para esta actividade.

Num aquário acabado de montar, essas algas podem ser naturais e por essa ordem, castanhas gelatinosas na rocha morta, verde na rocha viva e vermelhas no substrato e possivelmente também na rocha. No fundo o aquário inicio o ciclo como se fosse um aquário novo apesar de as rochas já virem de um aquário maturado com 5 anos. Quanto a iluminação estamos a falar de 2 lâmpadas T5 ou T8? E de quantos watts?

 

Uma vez que ainda não tem “vivos”, visíveis, no aquário até podias ter deixado alguns dias sem ligar a iluminação embora isso pudesse comprometer em parte a alga coralina.

 

Quanto a mudas de água, e uma vez que já vi que és de Lisboa, tenta falar com o nosso Administrador Pedro Conceição para saber se está prevista alguma saída para ir recolher agua ao Cabo Raso que seria interessante para ti até para conhecer melhor os Membros que viessem a participar e conversar com eles sobre as tuas duvidas. Com tempo de chuva não é aconselhável a recolha de água e talvez por isso não se venha a realizar tão cedo. Também quanto a água salgada artificial e água doce para reposição temos que ter cuidado. Eu já utilizei água mineral de Monchique comprada nos hipermercados por achar que devido ao Ph elevado era boa para misturar com agua de osmose mas várias pessoas me chamaram à atenção para o excesso de silicatos que pudesse ter. Água de osmose será mesmo o indicado, embora muitas pessoas não lhe atribuam a devida importância. Mas atenção que convém remineraliza-la com produtos adequados em sistemas que consumam muita agua doce (evaporação). Mais tarde, alem da salinidade e do Ph deverás dar atenção à alcalinidade, magnésio e cálcio. Mas depois tens produtos indicados para tudo isso.

 

Para começar, não te preocupes, não desesperes e vai com calma.

Antes da próxima muda de água, escova as rochas com uma escova de dentes velha e de todas aquelas algas que vão ficar em suspensão na água tenta retirar o máximo possível.

Pensa muito seriamente na aquisição do aparelho de osmose. Eu comecei por usar AquaMedic que custou cerca de 250Euros e depois passei para os da ”seahorseshop” que custam cento e poucos Euros mas ainda esta semana um Membro aqui do Fórum me falou nuns da UnderWater por 75Euros.

Quantas horas, por dia, a luz estás ligada?

Quanto tempo de utilização as lâmpadas já têm?

A iluminação, de boa qualidade, é muito importante num aquário de Recife. Eu já utilizei algumas lâmpadas T5 chinocas e bem me arrependi…

Quanto ao teu aquário de 100l, quais as medidas? Algo tipo 80x30x45?

Estive a ver na InterNet e a bomba SEIO M250 faz 1000l/h o que nãos era muito mau num aquário pequeno mas a outra bomba parece-me que será muito fraca e devias troca-la por uma mais potente. Tenta manter dentro do aquário uma circulação variável (mais do que uma bomba ou uma electrónica com variação de fluxos) e com cerda de 20 a 30 vezes o volume de agua por hora. Dependendo das medidas do aquário, uma bomba de 1000 a 2400l/h poderia ser uma boa opção.

Qual o sal que estás a utilizar?

 

Quanto às algas, a coralina fixa-se muito bem a rocha, quase como se fosse parte integrante dela e também há uma que gosto muito de ver mas penso ser difícil de arranjar, que cresce às camadas. A verde também se agarra bem e chega a ser irritante para a tirar. As castanhas e vermelhas viscosas são fáceis de soltar das rochas. Se tiverem um tom rosado e ao escovares não sair em principio será alga coralina.

De um modo geral, as algas são boas no aquário porque consomem nutrientes e durante a fotossíntese consomem CO2 para não deixar acidificar a agua e libertam Oxigénio o que aumenta o Potencial Redox. Dai a utilização de refúgios com macro-algas. O problema é que são inestéticas, não são naturais de um recife e dão cabo dos corais quando se sobrepõem a eles e ainda consomem elementos (Trace Elements) que fazem falta aos corais e algumas até cálcio consomem.

 

Penso que de momento deves ir pela limpeza (escovar), mudas de água e se quiseres a utilização de um químico para ajudar a controlar essas algas viscosas. Dá tempo ao tempo e deixa a Natureza fazer a sua parte porque no início de um aquário tudo isso que está acontecer com o teu já aconteceu a muitos de nó no início.

 

Cumprimentos

Rolim

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Olá Rolim, uma vez mais obrigada pela paciência e ajuda. Passando agora a responder às tuas questões...

 

Quanto à iluminação não que T será, até porque ainda não percebi muito bem o que significa isso. Quanto ao aquario é este ( e as lampadas são as ai especificadas uma vez que não as mudei)

 

http://www.juwel-aquarium.de/en/rio.htm?cat=4

 

a luz está ligada 5 horas todos os dias pois disseram-me que seria este o mínimo aconselhável.

 

Quanto à osmose tenho andado a pesquisar e vi este

 

http://www.bubbles-shop.com/loja/product_i...products_id=771

 

e gostava de saber a opinião de alguém com experiência. E relativamente a uma nova bomba, vi umas da Sun-Sun a quais têm duas saidas de agua e quais estou a ponderar, mais não consigo especificar pois não anotei as características da mesma.

 

O sal inicial era da redsea, mas entretanto para desenrrascar e pq a loja n tinha venderam-me do q usavam na loja, q disseram ser da mesma marca. Penso que por agora é tudo.

 

Obrigada

Iolanda

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Boas “Desdemona”

Em relação a lâmpadas e a Aquariofilia de Recife, penso que nos primórdios se usaram lâmpadas T8 que julgo serem as que tu tens. São tubos florescentes semelhantes aos que se usam nas empresas e em casa, nomeadamente nas cozinhas.

Devido às grandes necessidades de luz e luz de boa qualidade foram depois aparecendo vários tipos de iluminação e em Portugal as que mais se difundiram foram as HQI (tipo focos a imitar a luz solar a para as quais não se conseguem, nem devem tentar, olhar e as Power Compact (PL) que depois foram ultrapassadas pelas T5, embora hoje já apareçam novamente em algumas lojas. As T5 também são tubos florescentes mas mais finas do que as T8 e são o que presentemente está mais em uso. Depois há ainda a iluminação por LEDs mas com muitas duvidas quanto a sua eficiência para um aquário de Recife sem ser em complemento com outro tipo de iluminação.

 

Do endereço que indicas, vejo que o sistema de iluminação é:

1 x High-Lite Light Unit 80 cm, 2 x 28 W de onde desenvolvem que:

«High-Lite refers to the new light technology by JUWEL Aquarium. It combines the existing tube lengths of the T8 with the new bright T5 technology.

High-Lite Light units run with unique tubes which fit the full length of the aquarium for maximum illumination.

The High-Lite light unit is 80 cm long and can be equipped with 2 Tubes 590 mm / 28 Watt.»

 

Supostamente, dizem estar a utilizar tubos T8 com uma nova tecnologia que permite obter um brilho igual ao das T5. Custa-me a acreditar mas vamos aguardar pela opinião de outros Membros. De qualquer modo, se fosse para mim eu começaria a pensar numa régua, por ser mais barato, de 2 lâmpadas T5s e com LEDS azuis a ligarem autonomamente para funcionarem durante a noite como moonlight. O problema é que em aquários de 80cm fica complicado de gerir a iluminação com T5s porque as de 39W medem cerca de 85cm e ficam de fora e as de 24W cerca de 55cm pelo que não chega.

Andei à procura, e encontrei entre os patrocinadores do Fórum estas lâmpadas que eu ainda não conheço mas que podiam ser uma alternativa. São as “T5 L8 35W 74,2cm = T8 25W - funcionam com balastro electrónico 1/2x35w T5 HE” que podes ver aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140997

Esperemos que entretanto mais alguém se manifeste e que ajude quanto à iluminação e se possível que digam o que pensam destas novas lâmpadas.

 

Depois de ter estado a analisar o aquário, verifiquei que é, ou parece ser, tapado. Será? Nos aquários de Recife é importante que sejam destapados, com o máximo de área possível à superfície (comprimentos x largura) e com muita movimentação de água à superfície para promover as trocas gasosas entre o aquário e o ambiente envolvente.

 

Quando tiveres peixes e corais no aquário, penso que o mínimo de luz que poderá ter, em termos de tempo será 8horas. Penso que o período de luz nas zonas tropicais andará por 12H de dia e cerca de 12H de noite incluindo amanhecer e anoitecer. Quando estive nas Maldivas, em Julho de 2002, por volta das 18H já estava a anoitecer mas eu levantava-me às 4H30m para ver o nascer do Sol por volta das cinco da manha. No entanto, nesta fase inicial e sem peixes nem corais, deixa ficar pelas 5.

 

Quanto à bomba, estarás a falar desta “Bombas de circulação SunSun JVP-202 Débito 12000L/h (com íman)”?

Está uma à venda aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=145526

mas 12000l/h é um exagero para o teu aquário.

 

Quanto a bombas de fluxo, só a título de exemplo, podes ver aqui várias:

http://reefquest.vstore.ca/index.php/cName...b92968c0569edd8

Mas num aquário com apenas 80cm eu não sei se não preferiria uma MaxiJet1200 além da que já tens.

Mas podes ver nessa lista, só a título de exemplo, a Vortech MP10 recomendada para nano-reefs mas que custa 220Euros

http://reefquest.vstore.ca/product_info.ph...10/cName/bombas, talvez a mais indicada, não fosse o preço…

A Tunze Turbelle nanostream 6025 que custa 55Euros e faz 2500l/h com um consumo de 6W

http://reefquest.vstore.ca/product_info.ph...25/cName/bombas

E as SunSun de 3000l/h com consumos de 6W a 14Euros e 24Euros

http://reefquest.vstore.ca/product_info.ph...sh/cName/bombas

http://reefquest.vstore.ca/product_info.ph...sh/cName/bombas

 

E afinal vi aqui uma SunSun com duas saídas mas de 3000l/h cada o que será mais aceitável para um aquário de 81cm ao contrários dos 12000l/h que referi anteriormente.

http://reefquest.vstore.ca/product_info.ph...sh/cName/bombas

 

 

Além do Vortech MP10, que não conheço mas sobre a qual já ouvi falar muito bem, eu pensaria na Turbelle nanostream mas já tive várias e estragaram-se todas com muita facilidade (suporte que parte assim como o veio). As SunSun também já ganharam alguma “fama” de pouco fiáveis e efectivamente eu tenho 2 mas foram das primeiras a virem para Portugal, ainda com fichas a precisarem de adaptação por virem com a ficha que se usa na China e com veio em metal pouco recomendável para água salgada mas parece que algumas destas “falhas” foram entretanto corrigidas.

 

Por isso eu gosto tanto das MaxiJet que aguentam tudo…

 

Cumprimentos

Rolim

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Olá,

 

O aquário é realmente tapado mas com uma particularidade, a tampa é como que partida em 3 partes, em que na parte central ficam as luzes e as duas partes laterais saem/desencaixam.

 

Quanto à iluminação fiquei um pouco baralhada, seria então uma calha com as duas lâmpadas T5 e as LED's azuis, essas para ligar só à noite. Durante toda a noite? Na mesma calha das T5?

 

Quanto à bomba era uma sun-sun mas não como as que mencionaste, era sim da mesma "forma" que a maxijet1200 que mencionaste e a qual andei a pesquisar.

 

Relativamente a outra questão poderias dar opinião sobre as seguintes osmose's por favor?

 

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/466...%20190%20l_day/

 

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/466...20RO%20Classic/

 

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/466...0Classic%20NPS/

 

http://www.bubbles-shop.com/loja/product_i...products_id=771

 

Obrigada

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Boas

Conforme podes ver neste endereço da Tunze:

http://www.tunze.com/149.html?&L=10&am...=-infoxunter057

o combate aos Silicatos é importante, ao ponte de esta marca já ter um acessório próprio para o efeito como podes ver na descrição do artigo RO Ion Exchanger (8550.600)

E podes ver mais informação sobre estes sistemas de purificação de agua em:

http://www.tunze.com/fileadmin/gebrauchsan.../x8550.8888.pdf

Na página 47 fala sobre este artigo (8550.60) mais em pormenor

 

Quanto à minha experiencia pessoal, começámos com um aparelho da AquaMedic que custou cerca de cinquenta contos mas por falta de informação trabalhou tempo demais sem nunca se ter mudado os filtros e a membrana deixou de trabalhar como deveria. Quando fomos ver o preço dos filtros e membrana era quase o preço de um novo.

Entretanto, tinha ido à AquaDecor (ExpoBatalha) e tinha visto a apresentação de uma nova firma de aquariofilia que tinha um por bom preço e que decidi comprar. Depois desse já comprei outro para evitar andar com ele às costas entre Coimbra e Damaia pelo que agora tenho um em cada sítio.

Apesar do custo inicial (o meu foi 130Euros mas já houve alteração de preços):

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=675

penso ter vantagens em conseguir facilmente comprar os 3 filtros de substituição:

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=688

e a membrana:

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=689

por valores aceitáveis e penso que devemos ter isso em conta.

Claro que, por mim, eu iria para o sistema da Tunze com todos os acessórios incluindo o monitor de TDS à entrada e saída do aparelho para saber quando deveria mudar os filtros mas o custo inicial também pesa.

 

Quanto aos equipamentos que indicas, e atenção que eu não sou nenhum conhecedor nesta matéria, o primeiro parece-me muito parecido ao que temos da AquaMedic. O endereço tem muito pouca informação sobre este produto, apenas vi « 190 l / day. With changable carbon and sediment filter. »

 

No segundo caso, com um custo de 55,98Euros mais custos de envio, eles dizem que:

Technical Data:

Osmotic water - residual water Systems are set to the ideal tested ratio of 1 to 4

Operating pressure 3 - 8 bar

Temperature 1 - 30° C

Membrane material Polyamide/Polysulphone TFM

Salt retention rate 98 - 99%

Value for treated water 10 - 40 micro Siemens

Operating Life of System Components

Carbon Cartridge 1000 - 1500 gallons

Sediment Cartridge 2000 - 3000 gallons

Ou seja, só precisas de mudar o filtro de carvão após 3785l de utilização o que parece ser bom (não sei se de água filtrada, saída do aparelho, ou se de água passada pelo aparelho porque irás notar que estes aparelhos retiram mais agua para desperdício do que aproveitam como boa). Segundo eles terias um custo de 1 a 2 cêntimos por litro de agua.

 

Quanto ao terceiro, parece-me que os dados técnicos são iguais aos do segundo mas com a diferença de o equipamento vir com um filtro mais que me parece muito útil « This Kit has also a Resin filter which removes Nitrates, Phosphates and Silicates completely from the Osmosis Water ». Entre o segundo e o terceiro eu não hesitaria em pagar mais 14Euros e ficar com o terceiro.

 

Quanto ao quarto, penso que estará ao nível do primeiro ou segundo dos que indicas.

 

Além destes, e das poucas lojas “on-line” que conheço tens ainda:

http://reefquest.vstore.ca/product_info.ph...cName/filtragem

por 87Euros com filtros por 6,90€uros cada:

http://reefquest.vstore.ca/product_info.ph...cName/filtragem

e

http://reefquest.vstore.ca/product_info.ph...cName/filtragem

(não encontrei o custo da membrana)

E este:

http://www.underwater-shop.com/index.php?cPath=45

Aparelho de osmose por 75Euros (já com « um filtro de resinas que remove completamente nitratos, fosfatos e silicatos da água de osmose»

http://www.underwater-shop.com/product_inf...roducts_id=2011

E filtros por 12,89Euros

http://www.underwater-shop.com/product_inf...products_id=787

e

http://www.underwater-shop.com/product_inf...products_id=786

(sem imagens e sem custo da membrana)

 

http://www.aquanovel-online.com/osmosis.htm

(parecem-me caros e não justifica)

 

E estes dois que também me parecem caros:

http://www.marinelife.eu/product_info.php?...roducts_id=6801

http://www.marinelife.eu/product_info.php?...roducts_id=6106

comparados com os preços de Portugal ou da “aquaristic.net”

 

Se entretanto eu descobrir outros aviso. Mas vamos aguardar por opiniões de outros membros que conheçam melhor a matéria ou equipamentos ou que tenham experiencias com estes equipamentos que possa partilhar. Como tens um aquário pequeno, não irás ter muita evaporação e talvez não precises de aparelhos com capacidade para muitos litros por dia o que encarece os mesmos.

 

Quanto ao aquário e sendo possível destapar pelo menos parte, penso que o deves fazer. Desencaixa então as duas partes alterais para entrar ar e ficar em contacto com a superfície da agua do aquário.

Quanto a iluminação, ficarias bem servida com uma calha que permita ter por exemplo duas lâmpadas T5 em cor branca e outra em azul. Durante a noite convém ter alguns LEDs azuis para produzir o efeito de luar. Certos peixes, como por exemplo o Salaria, que por qualquer motivo se assustem durante a noite, sem qualquer iluminação no aquário vão andar às voltas que nem “tolinhos” e muitas vezes acabam por saltar fora do aquário.

Durante a noite, eu tenho estado a utilizar uns focos de 4 LEDs azuis que comprei por cerca de 19Euros cada foco (também há em vermelho e verde para aquários de agua doce) mas ultimamente tenho ouvido falar em calhas e réguas já com esses LEDs para ligar durante a noite, como esta:

http://www.aquaeden-shop.net/AguaSalgada/p...LED&menu=16

que não conheço mas parece-me interessante e a bom preço. Só ainda não consegui perceber se os LEDs são muuuuiiiito fortes para substituir a luz azul diurna (não me parece com apenas 2 de 1W) ou se são para iluminação nocturna, o que me parece mais viável.

Podes sempre optar por ter a iluminação nocturna incluída ou não na própria calha/régua.

 

Cumprimentos

Rolim

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Viva,

antes de mais acho que dava jeito colocares aqui umas fotos do aquário actualmente. Bastava 1 ou 2 fotos.

 

A seguir e tendo em conta que pelos vistos ainda te falta alguns equipamentos. Tens várias hipoteses.

Uma é correr as lojas todas a ver produtos e preços. Outra é ir para as lojas online Portuguesas.

A última é fazeres a lista toda que queres e comprares tudo na Aquaristic na Alemanha. Fica mais barato, os portes são 18€ até 30Kg e tens uma escolha muito maior de produtos.

Por exemplo a Aquaristic tem a osmose que queres com RO + DI por 75€, mas isto é um equipamento que tb encontras em PT em princípio a bom preço. E tb atenção que queres uma osmose com todos os estágios nomeadamente o de DI que consiste numa resina de troca ionica que limpa a agua de nitratos, fosfatos, silicatos, etc. Normalmente são designadas de unidades de 4/5 estágios.

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/72f...5b6c40.68195764

 

Relativamente a lojas Portuguesas conheço algumas boas e com bons preços. A bubbles-shop é uma delas. Pet4you e outras.

 

Depois e por último acho que te ta ai a faltar uma equipa de limpeza decente. Em vez de andares a por quimicos e meter as mãos e braços na água todos os dias podes deixar a natureza fazer aquilo que lhe cabe.

Não sei qual é a extensao do problema porque não tenho fotos mas 20 Cerithes mais uns 10 ermitas resolviam-te esse problema em menos de uma semana.

 

BTW, relativamente á underwater-shop li aqui um tópico no forum que não era muito abonatório á loja. Se reparares a loja nem tem contactos ou localização.

Editado por jc.gomes
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Obrigada uma vez mais, entretanto vou continuar a pesquisar e esperar por mais opiniões do pessoal aqui do forum.

 

As LED's serão então uma calha/calhas à parte da calha onde se fixam as T5, correcto?

 

Cumps

Editado por Desdemona
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Olá JC, terei todo o gosto em colocar as fotos assim que descobrir como se colocam :flick_tongue:

 

Relativamente à loja....também acabei de ler o tópico aqui no fórum e desisti da ideia, começo realmente a ponderar a aquaristic, mas vamos ver...em principio vou à Bubbles, quero ter uma ideia, e ponderar tudo.

 

Relativamente À equipa de limpeza...era isso q queria saber, q sugestões aconselhavam, mais uma vez, acho q os trago da bubbles uma vez q lá vou.

 

Obrigada

 

P.S: Poderias postar aqui algumas dessas lojas online que dizes terem bons preços, as que referiste já conhecia mas poderão haver mais que desconheça e que valham mesmo a pena, obrigada.

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Boa tarde Desdemona

Antigamente só havia calhas com HQIs ou Power Compacts (PL) depois que apareceram as T5s começaram a misturar T5s com HQIs porque normalmente o pessoal utilizava HQIs de 10000Kelvins e juntavam T5s azuis para promover a fluorescência dos corais. Depois começaram a aparecer HQIs de 14000K e de 20000K e gerou-se uma grande discussão/confusão. Há quem defenda umas e outras. Entretanto as HQIs geram muito calor com uma luz muito intensa mas focalizada e com os mesmos Watts em T5 consegue-se uma maior área de iluminação e principalmente uma maior variação de espectro de luz. No entanto ainda há os defensores do efeito das HQIs, de que eu também muito gosto. Por exemplo em tenho um aquário de 1,98m de comprimento e 48cm de largura com 2 HQIs de 150W mas reconheço que ficaria melhor servido com 4 T5s de 80W ou talvez ainda melhor com 8 T5s de 39W.

Quando começaram a aparecer os LEDs inicialmente eram usados como complemento, tal como antes foram usadas as T5s para as HQIs. Mas hoje em dia já há muitos fabricantes que fazem calhas com LEDs embutidos na própria calha e como no caso da “aquaeden”, até já os conseguem por em réguas de iluminação que ficam mais baratas do que as calhas embora normalmente as calhas consigam aproveitar melhor a luz com melhores reflectores.

Inicialmente queria que os LEDs viessem substituir todas as outras iluminações mas ainda não o conseguiram. Eventualmente penso que já há que fabrique calhas de LEDs para substituir a iluminação azul mas, à excepção de fabricantes e lojas, penso que pessoas muito bem mais entendidas do que eu ainda não recomendam os LEDs para iluminação exclusiva de um aquário de Recife. Mas são óptimos, no caso doa azuis, ligados durante a noite para o efeito de luar e acredito que possam substituir as T5s azuis em calhas HQI ou mesmo em calhas de T5s.

A escolha entre ter uma calha de iluminação (ou régua) a trabalhar durante o período de dia e outra (calha, régua, foco) durante o período de noite ou ter os LEDs de iluminação nocturna na própria calha de iluminação depende do gosto de cada um. Por exemplo, para quem já tem uma T5 normal a funcionar possivelmente fica-lhe mais barato comprar um foco de LEDs azuis ou mesmo réguas como já se venderam no IKEA (vi em caso do meu cunhado e eram muito interessantes) ou até mangueiras de LEDs como já vi em casas de iluminação. Tubo depende do gosto e “jeitinho” para bricolage que no meu caso é zero.

Para quem ainda não tem, comprar tudo junto pode ser uma boa opção e talvez fique mais barato. Quanto aos LEDs substituírem a luz azul diurna, a que normalmente chamamos actinicas ainda não vi mas vamos esperar que outros Membros se manifestem e avancem com o seu contributo sobre este tema neste tópico.

Cumprimentos

Rolim

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Olá JC, terei todo o gosto em colocar as fotos assim que descobrir como se colocam :unsure:

 

Relativamente à loja....também acabei de ler o tópico aqui no fórum e desisti da ideia, começo realmente a ponderar a aquaristic, mas vamos ver...em principio vou à Bubbles, quero ter uma ideia, e ponderar tudo.

 

Relativamente À equipa de limpeza...era isso q queria saber, q sugestões aconselhavam, mais uma vez, acho q os trago da bubbles uma vez q lá vou.

 

Obrigada

 

P.S: Poderias postar aqui algumas dessas lojas online que dizes terem bons preços, as que referiste já conhecia mas poderão haver mais que desconheça e que valham mesmo a pena, obrigada.

Se passas na bubbles ja tas no sítio certo. E as que referi são as mais baratas.

Relativamente á equipa de limpeza eu insistia em Cerithes e Ermitas.

Se quiseres podes ver o meu topico na assinatura onde tb tou a começar um reef novo e falo bastante sobre a equipa de limpeza e fases que as algas passam.

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Minha nossa! Esse aquario está brutal...aliás mais que um aquario normal é um projecto e tanto lol! adorei, qdo for grande quero uma coisa dessa envergadura! :roflroll2:

 

Entretanto ao ver surgiram-me umas duvidas, se ao longo do tempo se quiser ir acrescentando mais rocha viva ao aquario pode-se faze-lo ou teria de ter sido toda posta logo no inicio?

 

Quanto à tua osmose, da Aquili, já encomendei uma poara mim também, um Kit Classic NPS, mas estou em duvida...primeiro encomendo e depois penso! espertaaaa!...enquanto ficarão os filtros e membranas para uma futura substituição? É que entretanto andei a ver e não acho nada...espero que não seja material que seja tão caro quanto uma osmose nova....isso seria o fim da picada lol!

 

Andei também a ver entretanto umas calhas de iluminação que estão na pets4you e queria uma opinião de gente grande sff:

 

http://pet4you.net/index.php/peixes/equip....aria-dupla.html

 

http://pet4you.net/index.php/peixes/equip....aria-dupla.html

 

Só que a questão mantem-se...deviaria ser uma tripla para um aquario de 80cm de comprimento correcto? Mais as Led's à parte...

 

Até...

Editado por Desdemona
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Minha nossa! Esse aquario está brutal...aliás mais que um aquario normal é um projecto e tanto lol! adorei, qdo for grande quero uma coisa dessa envergadura! :mellow:

Não é um projecto relativamente modesto. Vais ver que se procurares na mesma área dos projectos vais encontrar aquarios ainda muito melhores.

 

Entretanto ao ver surgiram-me umas duvidas, se ao longo do tempo se quiser ir acrescentando mais rocha viva ao aquario pode-se faze-lo ou teria de ter sido toda posta logo no inicio?

Podes inserir a qualquer altura mas sempre com o cuidado de curar a rocha para não infectar o sistema. No meu tópico tem la instruções como curar a rocha.

 

Quanto à tua osmose, da Aquili, já encomendei uma poara mim também, um Kit Classic NPS, mas estou em duvida...primeiro encomendo e depois penso! espertaaaa!...enquanto ficarão os filtros e membranas para uma futura substituição? É que entretanto andei a ver e não acho nada...espero que não seja material que seja tão caro quanto uma osmose nova....isso seria o fim da picada lol!

Isso há na aquaristic á venda. Normalmente os cartriges duram 1500 a 3000 gallon e 1 gallon são quase 4 litros.

Costumam custar 10 euros cada, é barato. A membrana dura 5 a 7 anos e essa é que é mais cara mas tem medidas standart.

 

Andei também a ver entretanto umas calhas de iluminação que estão na pets4you e queria uma opinião de gente grande sff:

 

http://pet4you.net/index.php/peixes/equip....aria-dupla.html

 

http://pet4you.net/index.php/peixes/equip....aria-dupla.html

 

Só que a questão mantem-se...deviaria ser uma tripla para um aquario de 80cm de comprimento correcto? Mais as Led's à parte...

 

Até...

Eu não sei praticamente nada dessas marcas.

Eu comprei a iluminação na aqua-eden que é tb um patrocinador aqui no forum e é especializado em iluminação com qualidade e preços baratos.

Podes falar com o user Ramirezi aqui do forum que ele responde-te a todas as duvidas e é especializado em iluminação.

 

www.aquaeden-shop.net/

 

CUmprimentos.

Editado por jc.gomes
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Olá!

 

Coloquei hoje mais uma bomba a fazer circulação dentro do aqua...espero que vá atenuar a crise de algas no areão que se tem verificado embora ache que agora tenho circulação a mais e se meter ali alguma coisa viva esse ser ainda fica doido com tanta agitação! ;)

 

A bomba colocada foi uma Powerhead 301. Enquanto a equipas de limpeza, está complicado, ainda n arranjei nenhuma, mas estou à procura.

 

Até...

 

P.S.: JC tenho estado ler o teu diário sobre o reef, tens de me dizer o que andaste a ler porque parece me que o ando a ler e a perguntar nunca é suficiente :tongue:

 

Começo a sentir me pequenina e sem perceber nada da coisa no meio de tudo isto. LOL

 

E já agora...para que serve mesmo o Kalk? umas pessoas dizem que para mim agora não interessa, outras dizem que é só para qdo se pôe corais! Afinal...hei-de de pôr isso ou não?! :oops:

Editado por Desdemona
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Boas.

Quanto a bomba, andei a ver e nao me parece que seja excessiva.

http://www.dobbies.co.uk/acatalog/hagen-a5...arium-pump.html

«- Output without air: 658 L / hour»

O problema sera quanto a questao do fluxo ser muito direccionado e ficar por isso mais forte. Penso que deves usar a peca, que vem incluida, em forma de triangulo para por na saida da bomba e com isso vais reduzir a forca concentrada e espalhar um pouco a agua.

Claro que nao foi a bomba ideal, nem sequer recomendavel mas uma vez que ja esta... tenta aproveita-la o melhor possivel.

 

Quanto a equipe de limpeza... OK, podes po-la...

Se tu fores a um Recife do Pacifico ainda nao "estragado" pelo Homem, nao vais encontra Nassaius, Cerites, Ofiuros, nao sei se encontraras Ermitas...

Muitos dos animais que fazem parte das nossas equipes de limpeza sao apanhados na costa portuguesa ou importados das Caraibas, que tambem ja tem bastantes problemas de poluicao por ser uma zona habitada por populacoes pobres, ou menos ricas, e que pouco valorizam a limpeza e a preservacao hambiental.

Quandoe stive nas Maldivas e no Mar Vermelho, nunca vi nenhum desses anmais. Nunca fiz snorkeling no Pacifico mas quanto ao Atlantico e Mar das Caraibas poso te dizer que ja vi ermitas as centenas na Ilha dos Frades (Salvador da Bahia) e ermitas patas azuis tambema s centenas na praia do Hotel em Montego Bay (Jamaica). Curiosamente quer no Brasil quer na Jamaica havia muitas algas o que nao vi no Indico (Maldivas) nem no Mar Mermelho.

No fundo, a utilizacao de uma equipe de limpeza reprsenta a nosa incapacidade para reproduzir em casa um sistema perfito de Recife.

Na Australia, presentemente vivem um inferno, entre outros, com as "Coroas de Espinhos" (Estrelas do Mar). Antigamente, reproduziam-se aos milhares porque a Natureza assim as ensinou para poderm sobreviver algumas. Nasciam em aguas pobres em nutrientes e com correntes muito fortes acabando por servirem de alimento (zooplancton) para corais e peixes bebes. Morriasm por falta de alimento. Entretanto a Australia tornou-se num dos maores produtores mundiais de cana do acucar e em grande aprte a custa da dremagem de pantanos para conquistarem teras de cultivo o que foi efctuado inclusivamente com incentivos governamentais. Esse pantanos que retinham muitos nutrientes (filtravam a agua nos seus cursos ate ao mar) deixaram de o fazer e eles passaram a chegar ao mar com a situacao agravada com os adubos utilizados pelos agricultores) A zona de recife envolvente perdeu todos os corais e deram lugar ao surgimento de muitas algas que sao o alimento inicial das Coroas de Espinho que depois de crescidas passam a alimentar-se de corais. Quando um Recife fica doente, rico em ntrientes e comeca a dar lugar ao aparecemento de algas tambem aparecem, vindos de outras zonas, os animais que usamos como equipa de limpeza. No fundo, para mim a presenca no Recife de animais tradicionalmente usados por nos como equipe de limpeza significa que o recife esta doente.

Naoe stou com sito a dizer que nao deves usar uma equipe de limpeza, antes pelo contrario acho que deves mas vai com calma e procura bem o que precisas. Nao te esquecas de que tens um aquario de 100l e se la vais por a "equipe de limpeza" ideal arriscas-te a ter depois problemas de espaco e compatibilidades. Pensa bem nos animais (peixes e corais) que pretendes e depois adapta uma equipe de limpeza que seja compativel com a tua representacao de um recife ou corres o risco de ter de condicionar o teu recife a equipe de limpeza, ou seja comprar peixes e corais em funcao da equipe de limpeza. Acho um erro alguem entrar em panico e comecar a comprar equipes de limpeza a maluca para combater uma sitacao pontual e que ate pode ser passageira.

Entre "Guerra Quimica" e "Guerra Biologica" em termos de aquariofilia de Recife eu sou defensor da "Guerra Biologica" mas sem fundamentalismos...

 

Quanto ao KalkWasser, tambem utilizado para ajudar a repor calcio, com grandes consumos, nomeadamente por parte dos corais (mas as algas tambem consomem, nomeadamente a calcaria e a Halimeda) revela-se insuficiente e requer a utilizacao de um reactor de calcio. A principal funcao do KalkWasser penso que seja a ajuda para manutencao do Ph e por isso se faz a reposicao de agua evaporada com agua de Kalk durante a noite. O Oxigenio ajuda a elevar o Ph ao contrario do CO2 que o faz deminuir. Durante o dia, as algas presentes nos corais duranteo proceso de fotossintese consomem algum CO2 e libertam O2 o que nao acontece durante a noite. Por este motivo, em aquariofilia de recife tambem ha quem utilize um refugio com macro-algas (normalmente Chaetomorpha) ou quem nao possa ter o refugio utiliza pequenas porcoes de Caulerpa ou Halimeda no proprio aquario. A KalkWasser sendo uma solucao muito alcalina nao deve ser introduzida no aquario sem alguns cuidados porque um dos principais problemas sao as variacoes bruscas de valores nos aquarios. Uma vez que durante o dia (ou periodo de iluminacao doa quario) as proprias algas dos corais (zooxanthelas) ajudam a manutencao do Ph utiliza-se a KalkWasser durante a noite mas a reposicao deve ser efectuada gota a gota com equipamentos adquados ou quando muito utilizando tubos de ar e torneiras ou valvulas de controle de fluxo que se utilizam para esses tubos.

Atencao que a agua de osmose, segundo ja me foi dito mas ainda nao confirmei, apresenta valores de Ph inferiores a 7 e por isso devera ser remineralizada ou utilizada para produzir KalkWasser e ser reposta gradualmente e nao de uma vez so.

Para reminealizar a agua de osmose eu utilizo o "aragaMIGHT" em po da Carib Sea que encontro facilmente no RuiMar ou FishPlanet (inicialmente comecei a comprar na AquaReeference na Quinta do Infantado, Loures, ja la vao uns largos anos mas infelizmente ja nao existe) mas penso que qualquer loja de aquariofilia tenha este produto ou outro similar.

A solucao de "KalkWasser" se tiveres muitos corais consumidores de calcio, nomeadament os duros, sera insuficiente e poderas ter que recorrer ao reactor de calcio ou outros metodos ("Balling" por exemplo). De qualque modo, a solucao ira sempre ajudar-te a elevar o Ph. Num aquario de apenas 100l penso que nao iras ter assim tantos corais duros ao ponto de precisares do ractor de calcio. Penso que tambem passas bem sem o reactor de KalkWasser desde que utilizes um bom remineralizador e um bom "buffer". Mas tambem penso que nao perdes nada em utilizar o reactor de KalkWasser embora te va custar dinheiro quer na aquisicao quer na manutencao. Mas tudo isto sera Quimica e ha muito quem nao goste.

Neste caso penso que nao havera como a evitar.

Cumprimentos

Rolim

 

 

 

 

 

E já agora...para que serve mesmo o Kalk? umas pessoas dizem que para mim agora não interessa, outras dizem que é só para qdo se pôe corais! Afinal...hei-de de pôr isso ou não?! :oops:

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Olá rolim, obrigada pela ajuda.

 

Penso que, e devido aos teus esclarecimentos não vou entra na do Kalk, pelo menos para já, uma vez que o aqua está em inicio de ciclo e os valores ainda não estão estáveis vou aguardar. Quanto à equipa de limpeza estava a pensar introduzir alguns ermitas, patas azuis e patas vermelhas, contudo não sei se serão a melhor solução (aguardo ajuda de pessoas experientes) mas pelo que li em principio não irão causar problemas, também pensei nalguns turbo snails, e nuns camarões que agora não me recordo o nome mas muito típicos, são vermelhos e com umas riscas amarelas, e encontram-se aos pontapés nas lojas de aquariofilia que tenho visitado, vou amanhã à Fish Planet ver o que encontro.

 

Encomendei já o osmose mas agora fiquei um pouco de pé atras com o facto de este baixar o PH da agua...mas vou esperar até este chegar (se chegar, encomendei pela wate r evolution, mas estou com receio ...encomendas online já se sabe como é!)

 

Estou também a pensar introduzir carvão activado apenas por 2 dias para pôr a agua mais cristalina e eventualmente retirar "porcarias" q possa ter visto ser agua da torneira.

 

Enquanto isso postei novo tópico visto pensar que a duvida não se adquaria aqui :P ...agradecia ajuda pf :oops:

 

Cumps

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Boas “Desdemona”

Quanto à solução de KalkWasser, mal não vai fazer. Penso que não será indispensável no teu sistema e não será pela sua falta que não vais ter um bom aquário mas a sua utilização pode ajudar-te a estabilizar o Ph. De qualquer modo, numa fase inicial penso que deves ter muita calma e paciência e deixar seguir o rumo natural das coisas. O aparecimento de algas, embora indesejado, já aconteceu a muitos de nós no início e por um lado até te vão ajudar a consumir os nutrientes, a consumir CO2 e libertam-te O2 para a água. Quando o sistema começar a estabilizar tens então que te preocupar com a erradicação das algas e mante-las sob controlo.

Tens muitos produtos que podes usar para preparar o sistema mais rapidamente mas são caros e pode nãos e justificar. A estabilização do sistema pode te ir de algumas semana até cerca de seis meses. Eu, por necessidade urgente de preparar um sistema já tive que recorrer a bactérias iniciais compradas em lojas de aquariofilia e ainda a produtos da Prodibio que são caros mas me parecem eficientes. Para iniciar, além das bactérias, utilizei o:

- “Prodibio StopAmmo” (http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?manufacturers_id=&products_id=863),

- “Prodibio BioDigest”,

(http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?manufacturers_id=&products_id=859)

- “Prodibio BiOptim Marine”

(http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?manufacturers_id=&products_id=977)

Mas no teu caso, como te digo, não me parece que seja necessário para o teu sistema porque não tens nenhuma urgência em o ter funcional em pleno e será preferível esperar a começar já a gastar pequenas fortunas em suplementos. De qualquer modo, se quiseres podes experimentar o PRODIBIO BioKit Nano Reef (30) que tem ampolas com pequenas quantidades próprias para aquários pequenos. Penso que caso queiras mesmo ir por uma vertente mais química e se tiveres bons conhecimentos para isso, talvez seja melhor optares por começar a estudar e implementar o Método de “Balling” que, embora não conheça, penso que só te trará vantagens. Eu, como tenho medo da “química”, por falta de conhecimentos, vou-me ficando por estas alternativas que nem sempre são as melhores.

Quanto ao carvão activado, penso ser uma boa opção, pelo menos nesta fase inicial. Atenção aos tempos de utilização indicados e no início penso que dera ser retirado antes do período indicado porque deve saturar muito mais rapidamente. Segundo dizem, é bom para retirar matérias nocivas da agua, e penso que retira também as boas, mas quando esgota a sua capacidade começa a liberta-las e, a ser verdade, penso que se deve retirar antes do tempo indicado pelo fabricante que normalmente são “demasiado optimistas”. Eu já usei em tempos mas ultimamente mudei para o Chemi-Pure da Boyd Enterprises que compro no RuiMar ou FishPlanet mas imagino que o consigas mais barato no George M.Gouveia (Agualva – Cacém) por ser o importador.

http://chemi-pure.com/

Tens aqui mais informação sobre o produto bem como do Chemi-clean (Red Slime Remover) que utilizo para as ciano:

http://chemi-pure.com/products.htm

 

Quanto à equipe de limpeza, existe um número da revista BioAquario que fala sobre a recolha de elementos para a nossa equipe de limpeza em praias da nossa costa. Penso ser possível encontrar por lá, pelo menos Nassarius, Cerites (cerithes, cerites, cerithium – chamam tanta coisa aos pobres bichos) e Turbos.

Tens que ver onde está o teu problema de algas e principalmente a origem, porque alguns animais são mais eficientes do que outros conforme a zona. Por exemplo, não é frequente ver Cerites em cima de rochas assim como Strombus que são excelentes “tractores agrícolas” mas preferem a areia. Também nos Nassarius, tens de duas espécies e penso que uma delas não vai às rochas. Gosto muito destes porque apesar de “macabro” gosto de os ver a sair da areia, como “mortos-vivos” sempre que sentem cheiro de comida. São importantes para manter a camada superficial da areia arejada.

Os Turbos também são bons herbívoros assim como os ermitas. O problema dos ermitas será quanto a animais com conchas (nassarius e turbos) porque os ermitas andam sempre em busca de novas conchas e vão mata-los para lhes ficarem com as conchas. Outro problema é quanto ao facto de andarem sempre a passear pelo aquário e por vezes deitarem ao chão frags de corais que ainda não estão fixos. Dentro dos ermitas também os há mais indicados para a areia ou rochas. Os de patas azuis são bons e penso que andam por toda a parte mas mais pelas rochas.

Quanto aos camarões, penso estares a falar dos “Lysmata amboinensis”. São uma boa e recomendável aquisição de, pelos menos, dois. Em menos de 100l não será possível ter muitos. Alem de bonitos e simpáticos podem ser facilmente treinados para vir comer à mão e se apanharem a mão e/ou o braço vão andar de volta dele em busca de parasitas como fazem nos peixes. Por vezes sentimos uma ligeira picada mas penso não ser agressiva e sim para retirar algo da pele. São bons para desparasitar os peixes e com mais do que um vão largar muitos ovos/larvas no aquário que servem de alimento (zooplâncton) para os corais e outros animais. Penso que o FishPlanet os costuma ter por cerca de 16Euros embora eu os consiga mais baratos por causa do desconto de cliente por ter ficha aberta. Também os tens agora em promoção na ReefQuest (1 por 15Euros ou 2 por 25Euros)

http://reefquest.vstore.ca/index.php/cName...3219c2c58cd50e1

O problema destes camarões é que são descarados e se tiveres um coral que precise de ser alimentado à mão terá que ser protegido enquanto é alimentado ou estes camarões vão lá buscar o alimento para eles.

 

Quanto ao aparelho de osmose, não te vou garantir que a agua apresente valores de Ph inferiores a 7 porque nunca medi e Apenas comentei por indicações que recebi de outra pessoa. Por isso será importante remineraliza-la de preferência com produtos que subam um pouco o Ph se assim for. Daí uma vantagem, entre outras, de se utilizar o KalkWasser. Como já te disse não perdes nada em o utilizar, desde que de forma adequada. Além de melhorar a qualidade da agua de osmose vai-te ajudar a estabilizar o Ph e penso que ainda fornece a agua algum cálcio.

 

Cumprimentos

Rolim

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Aloha!

 

Obrigada pelas ajudas imensas que me têm vindo a dar.

 

Vou realmente exprimentar o carvão activado isto porque...finalmente a minha amónia está a baixar, contudo os nitratos continuam altos, não há meio de passar dos 10mg/l, tenho esperança que com o carvão eles comecem a descer ...acho eu. O Ph está contudo a subir a passa dos 8.5, estou a ficar desnorteada neste campo. :medieval_mace:

 

O carvão vinha algum com o meu escumador (prizm, da red sea) será que posso utilizar esse dentro do compartimentozinho preto que o escumador tem?

 

Quanto ao kalk, vou definitivamente usa-lo, mas não para já, quero informar-me melhor sobre o método... Baling? Contudo não entrar muito no mundo dos químicos, mas isto também é para ser levado com calma e para ler mtoooo.

 

Equipa de limpeza...chega hoje! Pronta a atacar! :)

 

Thanks!

Editado por Desdemona
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Bom… normalmente o “Buffer” é para subir e manter o Ph. Eu já usei da Rena que penso ser para 8,2 e ultimamente tenho usado este da “Seachem”:

http://www.seahorseshop.com/store/product_...roducts_id=1107

Estive a ver a ficha técnica neste endereço e só fala em subir e manter que normalmente é o que preciso. Não sei se servirá para baixar… Penso que não. Mas como normalmente há dificuldade, por defeito, em mante-lo estável penso que será uma questão de tempo e o teu deverá baixar naturalmente.

Se utilizares areia adequada e de boa qualidade ela também te vai ajudar produzindo um efeito de “buffer” (tamponamento).

 

Quanto ao carvão, tens que saber quanto tempo de uso já teve e qual o tempo indicado pela marca para saber se já estará saturado ou não. Por segurança talvez fosse bom usar novo. Essa zona de que falas dentro do “Red Sea Prizm”, antes da zona de queda de água, serve precisamente para ter resinas ou outros produtos similares incluindo o carvão activado.

 

Já há vários Membros a usarem o Método de Balling e algumas das suas variantes pelo que estou certo de que conseguiras encontrar bons conselhos e ajudas por aqui.

 

Quanto à equipe de limpeza, parece-me que apostas-te essencialmente em herbívoros. Tenta adquirir alguns Cerites e talvez alguns consumidores de detritos para o futuro.

 

Cumprimentos

Rolim

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