O começo por consequência as dúvidas...


PaNcRoNi

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

estou aqui para mostrar-vos o inicio do meu aquário e colocar umas dúvidas.

 

Começou por surgir a ideia de voltar a ter um aquário e voltar ao tempo de aquariofilista, obtive o meu aquário juntamente com o filtro, e "cultivei-me" neste tema. Após uns dias de "cultivo" e já com a informação necessária para um bom começo decidi por mãos à obrar e fui buscar o substracto " Sera Floredepot ", vem numa caixa amarela redonda, e com isso adquiri também uma planta para começar os meus testes, a planta é uma Anubia "não sei de qual anubia se trata :oops: ", a qual podem ver na imagem a seguir,

 

anubia.JPG

 

Após isto o meu aquário ganhou outro aspecto, passando de vazio a uma aquário com uma planta :lol:, ficando com este aspecto:

 

Aqua2.JPG

 

Passado mais uns dias vendo que a planta se encontrava brilhante e sem qualquer sinal de "mal estar", voltei à loja e fui comprar mais umas quantas, conforme o meu gosto, a seguir podem ver com está:

 

Aqua3.JPG

 

Plantas2.JPG

 

Após uns dias o aquário continua bem e as plantas só mostram um pequeno sinal de "queimadura" nas pontas das folhas sem ter certesa se vieram assim não levei isso muito a sério, ou é para levar 8)

 

Ontem adquiri o medidor de PH e ao fazer o teste o PH deu-me a color azul claro que corresponde ai 7.5. Neste mesmo dia adquiri também o que me faltava para fazer a mistura de CO2 caseira, outra dúvida é será necessáriamente necessário já??

 

Desde já obrigado.

 

Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começar por um aquario desse tamanho é bom :lol:

 

Não sei especificar o nome da anubia, CO2? isso não é preciso, deves ter pouca iluminação por isso não precisas, alem disso as anubias sao de crescimento muito lento, compra plantas com pouca exigência de luz e de nutrientes (anubias, feto e musgo de java, ludwigia, hygrophila). poe as outras plantas mais ao centro do aqua, a anubia está a tapar a luz.

 

Boa sorte para o aquario 8)

 

da um salto a estes links:

http://www.aquariofilia.online.pt/

http://faq.thekrib.com/pt/

www.tropica.com

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é uma coisa para fazer devagarinho nao é?

Co2 nao precisas....calculo pelo teu começo que queiras ter umas plantas a encher esse aquario, portanto talvez seja boa ideia fazeres uma avaliacao da tua iluminação...como deves ter reparado para muitas plantas convem ter muita iluminacao....qualquer coisa aproximada a 1w/l....menos qualquer coisa nao é grave. Como só tens essas plantas convem separa-las...assim cada uma receberá mais a luz nao é?(talvez ate mais para o centro)...uma vez que o lado estetico da coisa ainda nao se impoê....

Essa coloração poderia ser indicação de carência de algum nutriente mas o mais certo é que essa carência seja anterior à introducao das plantas no teu aquario...

Repito...avalia a iluminacao que tens...e trata de comprares umas plantas de crescimento rapido....de resto boa sorte! Não é preciso muitas especies diferentes de plantas para se ter um aquario "composto" ...um conselho:aposta em 3 ou 4 e reproduz no teu aquario....mas com iluminação "decente"....e depois Co2.... e depois fertilizante :lol: .... e depois algas e depois....8):oops:

 

 

ja agora...tens aqui um artigo do membro parrudo acerca de plantados que convem ler

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brigado pelas vossa respostas... :lol:

 

Iluminação

 

Iluminação.JPG

 

Caracteristicas:

 

Marca: Aquapor

Modelo: AquaLight

2 x 18W

 

Este é o tipo de lampadas existentes no meu aquário será que posso adquirir umas melhores??

 

Quanto a pontência necessária para um aquário de 150L kual é???

 

Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"a anubia está a tapar a luz"

 

Após esta dica alterei o meu aquário para melhor iluminação de todas as plantas...

 

Fikando assim

 

Plantas3.JPG

 

Para os mais experiêntes e ke necessitem de mais zoom arranjei aqui uma foto para isso...

 

PlantasPromenor.JPG

 

Tirei também uma vista lateral pois fika engraçado o conjunto... :)

 

PlantasLado.JPG

 

Todas as dicas e sujestões são bem vindas :roll:

 

Kero continuar o meu aqua sem falhas nenhumas :)

 

Cumps, Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

recomeçando...

 

começa por arrumar o aquecimento num canto...

arranja um papel de fundo para o aquario....(p.explo cartolina preta)

e amanha falamos do resto :)

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se repararam mas a minha anubia está com umas manchas nas folhas :)

 

problemas.JPG

 

Não sei do que se trata... :roll:

 

Devo tirar estas duas flhas para não se propagar paa o resto da planta??? :)

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So te digo começa a bobar mesmo CO2 pra essa cena senao a tua planta morre, pra nao falar k e bom teres uma fertilizaçao boa, no areao junto ( +- 3cm) da raíz. Senao as folhas vao acabar por morrer e consekuentemente o resto da planta. Digo isto por experiência propria pk no meu aqua de 60l euc meti uma anubiak tava num estado ate +- e pouco depois começou-me a morrer, digo-te isto pra n repetires o meu erro.

 

Se queres mesmo testar o teu aqua a 100%, eu aconselhava-te a comprares uma riccia fluitains e pores numa pedra. Põe mais duas anûbias do lado k tem menos plantas, a pedra ao meio (com a riccia) e logo depois a anubia do outro lado. Pões as outras plantas nos cantos do aqua e obeserva como elas proliferam.

Alem disto o ideal era arranjares um Biostarter ( como falaste em SERA o producto é o NITRIVEC ) e 24 h depoisde o administrares pores um peixe bastante resistente e o mais pacífico possivel, administrando o resto do producto como nas instruções.

 

Assim ganharas rapidamente bases para um bom aquario e começaras a desenvolver experiencia para futuras especies mais complicadas.

A unica coisa k tens de fazer asseguir e atentares bem aos parametros da agua, tentares manter a riccia saudavel, pois se esta apresentar maus sinais teras de rever todos os teus passos (parametros, quimicos k puseste...etc.) e descobrires o erro.

 

Fica bem e Boa Sorte. :)

 

PS kuanto as folhas eu acho k e um sinal de falta de CO2 pois n tens peixes para produzir CO2 e por isso a planta n consegue fazer uma fotossíntese decente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pedra já tenho e a qualquer momento posso fazer injecção de CO2 basta preparar a mistura. Quant à planta posso ir adquiri-la daqui a pouco temo é qie não a encontre na loja que fercoento, mas é uma questão de ver.

 

A pedra antes referida:

 

pedra1.JPG

 

Resumindo:

 

* Praparo a mistura de CO2 e começo a injectar?

 

* Compro uma Riccia ( Riccia fluitans ) e coloco nakela pedra?

 

Tks pela ajuda, está a ser preciosa...

 

Cumps, Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para que a riccia?.... Para além de ser complicada de encontrar nas lojas...é uma planta bastante exigente quer em termos de luz quer em CO2.

 

Essas manchas é carencia de nutrientes...procura e encontraras, a anubia nao precisa de CO2 nem de luz forte.

 

Quanto a iniciadores de ciclo é na minha opinião um produto para gastar dinheiro...podes por logo 1 ou 2 peixes resistentes, o pacifico nao percebo porque....

 

 

Já agora desde quando é que a riccia se tornou indicador de aquarios em condições?

 

Como me parece que a tua entrada de água que vem do filtro está a ser feita tipo "chuveiro" a agitação superficial é suficiente para teres CO2 para anubias e outras plantas menos exigentes. Se quiseres começara a fazer injecção de CO2 vais ter de mergulhar a saida do filtro de maneira a não fazer agitação superficial.

 

Atenção que a diminuição de agitação superficial recomendada com a injecção de CO2 num aquario pouco plantado...pode reduzir os niveis de oxigénio quer para peixes quer para bacterias do ciclo do azoto e portanto ter consequencias menos boas...acho que é um passo a dar sempre com cuidado.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes consultar por exemplo o topico inamovivel "doenças nas plantas" e depois fazer uma pesquisa por fertilizante e ler...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, confesso que também não percebi a da Riccia.

 

Não vou dizer nada de novo, apenas vou subrescrever o que já foi dito, primeiro passo é mesmo mudares para uma iluminação decente. Não sei o que pretendes fazer em termos de plantas quais as especies que queres ter, mas pressupondo que já tens o flora depot, penso que queres ter um aquário com muita massa vegetal. Só nessa altura é que deves colocar o CO2. É que as plantas só vão consumir o CO2 se tiverem luz, que no teu caso tens pouca por isso chega o carbono que tens na água.

 

De resto a tal cartolina termo ao alto etc.

 

No teu caso preocuparia-me com a questão da luz, os nutrientes ainda é cedo para começares. Mas de qualquer forma os produtos da seachem ou kent são muito bons. Tens em combinado um adubo geral e em separado para uma carência pontual.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver o que querem dier com a luz...

 

Após fazer a conta de 0.5w por litro reparei que o meu aquário com aproximadamente 150L precisa de 75W de luz e eu estou agora com 36W vou investigar como posso fazer o update às minhas luzes.

 

Uma dúvida:

 

Quanto tempo por dia devo ter as luzes ligadas? É que não estão sempre :lol:

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é...fizeste as contas a o.5w/l....porque nao fizeste a 1w/l?...o valor indicado está provavelmente neste intervalo, mas mais proximo do 1w/l. E nao se está a falar em "pormenores".Em relacão ao que tens agora, passares para 75w significa provavelmente duplicares o que tens...para 1w/l quadruplicares (ou talvez até mais) ...portanto nao é um pormenor...

 

Riccia talvez tenha sido um "engano"...se calhar o user que falou nela queria referir-se a musgo de java :lol:...

 

10h de iluminacao...(qualquer coisa à volta desse numero...)

Repito o que disse acerca duma possivel carencia de nutrientes..o "defeito" deve ser "de origem"...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um update ao meu aqua agora vou comprar uns nutrientes para as minha plantas, vamos o ke dá :oops:

 

Aqua4.JPG

 

Espero mais sugestões para manter as plantas saudáveis no meu aqua...

 

Tks,

 

Cumps Nelso Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites, um aparte ao tópico, peço que revejam a forma como escrevem. O uso de linguagem SMS vai contra as regras do fórum, obrigado.

 

Nelson Ferreira nesta fase convinha colocares mais plantas e sobretudo de crescimento rápido, por isso até podes esquecer por momentos as Anubia sp., para além e serem caras e crescerem devagar, não retiram da água os excessos de nutrientes. O meu conselho é para procurares as especies de Hygrophila ou em alternativa plantas que crescam bem rápido, a regra é quantas mais melhor. A questão da luz também não pode ser esquecida.

Outro promenor é o facto de teres poco areão, praticamente não tens inclinação o que no futuro pode vir a ser mesmo um problema quando tiveres mais plantas.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sò  uma duvida , tens  o  Rizoma da anubia enterrado ?

 

Não sei o que queres dizer com Rizoma :roll:

 

Hygrophila ou em alternativa plantas que crescam bem rápido

 

Vou agora ver mais plantas...

 

Tks

 

Cumps, Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ponto da anubia de onde saem as folhas , que é a zona mais grossa das plantas .

Não deve estar enterrado pois pode apodreçer e por outro lado travar o crescimento da planta .

eu tenho as minhas em cima de troncos o que lhes deu um boom em crescimento como podes ver no link abaixo : http://www.megagaleria.com/view_album.asp?...?Album_ID=1199#

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma alterações no meu Aqua, agora que tenho uma luz apropriada às plantas que tenho e futuras plantas que possa ter, um fundo preto para realçar mais as plantas e os peixes ( que ainda não estão ). Deviei também o meu termo para um canto.

 

Aqua5.JPG

 

Vou estudar o desenvolvimento das minha plantas na altura que começem a mostrar um crescimento acentuado parto para os peixe.

 

Cumps,

 

Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após adquirir uma luz de luminosidde 15000k e alterar um pouco o local das plantas, começaram a crescer de uma forma extremamente rápida ;)

 

Plantas5.JPG

 

Alguem me sabe dizer o nome da planta que está à esquerda e as que estão logo a seguir é k não sei o nome ;)

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais