1st of his kind


h_saldanha

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Como forma de comemorar o post n.º 100 neste tópico, trago mais uma fotos actualizadas.

 

Decidi comprar um brinquedo novo :)

Uma calha 2x14 W T5 e... diga-se de passagem que aquilo é mesmo bom ;) A diferença é absolutamente incrivel e certamente as plantas agradecem.

 

Para evitar o aparecemento de algas nos primeiros tempos reduzi o fotoperiodo para 6,5 horas. Depois, consoante os resultados poderei aumentar ou até diminuir.

 

Estou a fazer o plano de fertilização da EasyLife:

- 1 ml por dia de EasyLife Carbo;

- 1 ml de 3 em 3 dias de EasyLife Profito;

- 2 ml por semana de EasyLife Ferro.

 

Eis algumas fotos:

 

A calha já montada:

 

DSC00389.jpg

 

Na diagonal:

 

DSC00390.jpg

 

Uma vista de cima:

 

DSC00393.jpg

 

Agora umas fotos da bicharada:

 

DSC00396.jpg

 

DSC00400.jpg

 

O meu trio de guppys:

 

DSC00401.jpg

 

Uma fêmea guppy com um dos filhotes:

 

DSC00406.jpg

 

Uma cory:

 

DSC00407.jpg

 

Nesta concha já morou alguém:

 

DSC00409.jpg

 

Para finalizar duas fotos, antes e depois da colocação da nova calha:

 

DSC00006.jpg

 

DSC00414.jpg

 

Percebem-se as diferenças ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 142
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

ual que diferença do primeiro post, está mil vezes melhor, falando do layout acho que o que me incomoda é a quantidade de coisas que tu tem dentro do aquário, já pensou em tirar uma destas pedras maiores?

 

põe ai no teu aquario uns dois peixinhos maiores, e um camarão daqueles vermelhinhos, sempre me divirto com estes limpadores.

 

abraço

Editado por Ugenio17
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito melhor sem dúvida está a ter um desenvolvimento bastante bom parabéns! ;)

 

 

Posso perguntar de que marca é a calha e quantos € é que isso custou?

 

 

Abraço

 

Olá breackfloor,

Obrigado pelo teu comentário e pela tua participação :eusathink: Fico contente por teres gostado.

 

Sobre a calha, já te enviei a informação por MP.

 

Abraço

 

Bem, muito bom, muito bom !

Parabens (:

É uma grande diferença realmente bowdown

Agora ate ja podes comprar um filtro de cascata bowdown

 

Grande André,

 

Muito, muito obrigado, por tudo pah.

A pouco e pouco a coisa está a compor-se. O próximo passo é mesmo o filtro. E tendo em conta as dimensões do aqua, talvez vá para os de cascata. Sempre conseguem levar mais material filtrante, são mais pequenos e baratos do que os externos e bem mais fáceis de limpar do que o filtro que tenho agora. Aquilo quando é para limpar é um desastre.lol.

 

Agora tenho de tirar fotos com os vidros limpos (não sei se reparas mas estão muito sujos)...

 

Se visses os meus guppys bebés, estão a ficar mesmo bonitos bowdown

 

Esse "muro" até que fica fixe! Parabéns bowdown

Agora até já podes botar umas plantas mais exigentes :eusathink:

 

Olá spears,

Obrigado pelo teu comentário bowdown

Olha, de inicio, quando fiz a remodelação e coloquei aquele rio de pedras pretas (até nem fui bem eu quem o colocou, mas pronto.lol) nem gostava de o ver. Mas depois tive a ideia de tentar fazer ali um muro de musgo. A pouco e pouco está a crescer e penso que está a resultar bowdown

 

Hmm, as plantas mais exigentes ficarão para a próxima remodelação (provavelmente no Verão), é que tenho que colocar mais substracto fértil, usei muito pouco, foi só para experimentar.

 

Grande diferença mesmo, assim dá gosto fazer alterações!

 

Olá zealexandre,

Obrigado pelo teu comentário. A pouco e pouco isto está a ficar bonito... Calma e paciência acima de tudo bowdown

 

ual que diferença do primeiro post, está mil vezes melhor, falando do layout acho que o que me incomoda é a quantidade de coisas que tu tem dentro do aquário, já pensou em tirar uma destas pedras maiores?

 

põe ai no teu aquario uns dois peixinhos maiores, e um camarão daqueles vermelhinhos, sempre me divirto com estes limpadores.

 

abraço

 

Olá Ugenio17,

Obrigado pelo teu comentário e pela tua opinião bowdown

Estou a pensar é em tirar as pedras mais pequenas, aquelas que estão perto da parvula, porque as maiores são o ponto central do aqua e se tirasse alguma ficaria um pouco "despido".

 

Já pensei em introduzir mais peixes. Gosto bastante das colisas (mas estas requerem uma água mais ácida). Mas, como já tenho alguns guppys bebés, quero fazer mais umas criações antes de introduzir mais peixes, para não ficar limitado no espaço.

 

Quanto aos camarões, já tenho uns prometidos pelo meu amigo André bowdown

 

Abraço

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... com essa calha o aqua já parece outro. Parabéns. Realmente ao retirar as pedras junto da parvula o aqua ficará melhor visualmente (mais natural) mas se calhar aumentava a quantidade das plantas, não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... com essa calha o aqua já parece outro. Parabéns. Realmente ao retirar as pedras junto da parvula o aqua ficará melhor visualmente (mais natural) mas se calhar aumentava a quantidade das plantas, não?

 

Olá João,

 

Muito obrigado bang

 

Na altura que coloquei aquelas pedras ainda não tinha lá a parvula. E agora penso que aquela zona está muito cheia, por isso as pedras devem sair.

 

Estava a pensar introduzir mais umas Cryptocoryne beckettii. Tens alguma sugestão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A planta que referes é de crescimento lento e de fácil manutenção e é daquelas que eu estou igualmente a considerar colocar no aqua.

 

Sem saber qual foi a alteração na iluminação, penso que poderias, ao retirar o circulo de pedras, poderás continuar com a parvula, uma vez que ficarás "apenas" com esses tufos à frente do aqua.

 

Se iluminação for boa (suficiente), porque não tentares um tapete? Atenção depois à fertilização e CO2.

 

Repara que a outra planta que propões é bonita mas, em substituíção das pedras, provavelmente irá tapar a frente, escondendo a pedra que tanto queres destacar.

 

Vá boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho uma no aqua e gosto bastante do crescimento dela, apesar de ser um pouco lento.

 

Antes, tinha de iluminação uma lâmpada flourescente de 11 W mais uma T4 dos chineses com 8 W. No total 19 W, mas sem qualidade nenhuma para plantas.

Agora tenho 2 x 14 W T5.

 

Para o tapete de parvula penso que não tenho substracto fértil que chegue e, na zona em que está a parvula até acho que não existe nenhum, por isso ela cresce muito devagar.

 

Ando com vontade de experimentar o CO2 caseiro, mas estou um pouco reticente por causa da descida do pH e também por não conseguir regular o fluxo de CO2.

 

Tens razão se juntar mais cryptos, o resto ficará um pouco escondido.

 

Ainda estou a terminar o muro de musgo, que deverá ocupar toda a zona de pedras pretas.

 

Obrigado e continua a comentar por favor bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a fertilização em bolas?

Enterras algumas ao longo do substrato aumentando assim a hipoteses de sucesso na propagação da parvula.

Podes sempre apostar na fertilização liquida, mas isso acarretará outras dificuldades (dinheiro para testes, andar sempre a testar os valores, etc.).

Podes sempre fertilizar em excesso com as respectivas mudas de água (segundo o que propõe o Tom Barr).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Bom dia a todos.

 

Já não actualizo o tópico á algum tempo, por isso, deixo algumas fotos tiradas ontem. A qualidade é reduzida, desta vez tirei-as com o telemóvel.

 

Foram feitas algumas alterações: retirei as pedras pretas à frente e desisti da ideia da parede de musgo.

Entretanto ganhei algumas algas pretas daquelas tipo cabelo, dificeis de remover das plastas e pedras.

Perdi grande parte da parvula :D que já estava a crescer bem, apesar de, naquela zona não ter qualquer substracto fértil.

 

Depois de combatidas as algas, aumentei um pouco a iluminação, está agora com 8 horas diárias.

 

Já se nota um bom desenvolvimento da flora, principalmente das valisnérias.

Aproveito para dizer que posso negociar alguns pés de valisnerias e de echinodorus a quem estiver interessado.

 

Mudei o filtro, agora tenho um de cascata com 300l/h, bastantes massas filtrantes, esponjas e lã filtrante. Nota-se que a qualidade da água melhorou bastante e a bicharada agradeçe de certeza :P

 

Estou a projectar um novo layout para este aqua e irei colocar aqui no fórum todas as etapas da sua montagem. Agora estou na fase de reunir o material, escolher a flora, etc...

 

Como já me alonguei no texto, deixo aqui, finalmente as fotos actualizadas e prometo colocar umas de melhor qualidade.

 

Agradeço os vossos comentários :P

 

Imagem0130.jpg

 

Imagem0129.jpg

 

Imagem0128.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem que diferença abismal :bs_quesexclaim: para o 1º post.

 

Tá muito porreirinho, com o tempo tenho a certeza que vai ficar muito melhor =)

 

Abraço.

 

Olá enzuh,

 

Obrigado pelo comentário :animal_fish:

 

Sei que ainda não é nada de especial, mas é um pouco do resultado de muitas horas de leitura neste fórum, muita partilha de informação e muita ajuda do pessoal.

 

Vou deixá-lo evoluir mais dois ou três meses e depois vai ser alvo de uma revolução, eheh :sunbathing:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ficou muito fixe. Evoluiu muito.

 

é impressão minha ou tens isso cheio de physas?

 

Olá Quo,

 

Obrigado pelo comentário :bs_quesexclaim:

 

As valisnerias é que deram um grande pulo.

 

Sim tenho physas mas a maior parte dos caracóis que se veêm são de outra espécie que não consigo identificar. Têm a casca em espiral. Vieram com o musgo recolhido na fonte. Vou tentar tirar umas fotos com a máquina digital para veres do que falo.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello !

Cá estou eu como prometido x)

 

O aquario ta mto bom, quem o viu e quem o vê :music_singguitar:

Andas com uma praga de caracois ? Deu-me a entender que sim pelas fotos ... Comida a mais ?

Bem, so uma sugestao: Tenta esconder o termostato com as valisnérias ... Ta mto à mostra ;)

 

Abraço,

 

DruKZ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello !

Cá estou eu como prometido x)

 

O aquario ta mto bom, quem o viu e quem o vê :character0050:

Andas com uma praga de caracois ? Deu-me a entender que sim pelas fotos ... Comida a mais ?

Bem, so uma sugestao: Tenta esconder o termostato com as valisnérias ... Ta mto à mostra :P

 

Abraço,

 

DruKZ

 

Olá André,

 

Obrigado :character0050:

Existem alguns aspectos que posso melhorar e o termostato é um deles. Vou aproveitar os novos pés de valisnerias para o tapar mais. Talvez o mude mesmo para o canto, deixando-o na vertical (antes não conseguia fazê-lo por causa da tampa), mesmo que fique um pouco de fora de água não faz mal.

 

Sim, ando com caracóis a mais. Tava a pensar cortar um pouco na alimentação mas tenho medo de prejudicar os guppys bebés.

 

Abraço

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, so uma sugestao: Tenta esconder o termostato com as valisnérias ... Ta mto à mostra

 

Que mania que este pessoal tem de esconder as coisas. Esconder para quê? Deixa estar assim não tapes que assim funciona muito melhor pois a água circula pelo termostato, atrás das plantas são águas paradas e perde rendimento pois demora mais a aquecer a água.

 

Está fixe o aqua, continua :character0050:

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

 

Que mania que este pessoal tem de esconder as coisas. Esconder para quê? Deixa estar assim não tapes que assim funciona muito melhor pois a água circula pelo termostato, atrás das plantas são águas paradas e perde rendimento pois demora mais a aquecer a água.

 

Está fixe o aqua, continua :character0050:

 

cumpz

 

Nao se trata de mania, trata-se de estética ... Foi apenas uma sugestao, se ele qiser aceitar, aceita, se nao qiser, nao aceita ..

E qe eu saiba a agua circula pelo filtro :character0050: Sempre a aprender ...

 

Hugo, nao tenhas medo quanto aos peqenos ... Ha sempre particulas na agua de qe eles se irão alimentar ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tem calma não te quis ofender.

 

E qe eu saiba a agua circula pelo filtro icon_biggrin.gif Sempre a aprender ...

 

A água circula pelo aqua e pelas plantas é mais difícil de passar a corrente causada pelo filtro :sunbathing:

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.