1st of his kind


h_saldanha

Recommended Posts

Eu para ser sincero também gosto mais do areão preto, mas será um caso a pensar.

 

Sim, era isso mesmo que estava a pensar, vou tirar e limpar tudo mesmo tudo. Com mais umas plantas isto vai ficar mesmo muito bom. E tenho a vantagem de manter o filtro já ciclado.

 

Pensamos exactamente da mesma maneira ;)

 

Olha o fundo em azul fica brutal ao vivo, não tem nada a ver com as fotos, acredita.

 

Amanhã vou entregar as feras :alberteinstein: Já me estão a comer as vallisnerias.

 

Era fixe encontrar um tronco novo, mas também não vou gastar guito nisso. Pode ser que num passeio encontre aquilo que quero.

 

Mais sugestões??

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 142
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa tarde a todos.

 

Aqui estou eu para actualizar a história do meu aqua :)

 

Os peixões já foram entregues a uma loja da especialidade e serão mais tarde instalados num pequeno lago, o ideal para eles.

 

Comprei um termostato de 75 W (só não me recordo da marca) e mais uma planta: Anubia barteri var. angustifolia. Como não tenho foto e para terem uma ideia do que é vejam este site: http://www.tropica.com/default.asp.

 

Durante um passeio, lá consegui arranjar o tal musgo que tem sido aqui falado. Mais uma vez, ainda não tenho foto, mas é algo parecido a este musgo: http://www.aquamoss.net/Willow-Moss/Willow-Moss.htm.

 

Brevemente vou fazer a remodelação de layout e colocarei as devidas fotos.

 

Vou usar um pouco de terra de vaso como substracto fértil, com uma boa camada de areão por cima (4 cm ou mais).

 

Agora aparecem umas pequenas dúvidas:

 

Como tenho o filtro a funcionar e completamente ciclado, posso só dar-lhe uma limpeza e colocá-lo de novo ou deverei substituir as cerâmicas e a esponja?

(estão a funcionar a cerca de 3 meses)?

 

Aconselharam-me a substituir tudo para não "transportar" parasitas ou algo nocivo para a nova fauna (muito mais sensivel que os kuinguios).

 

Estou a pensar, para começar, inserir um trio de guppys para iniciar o novo ciclo de azoto (3/4 dias após remodelação do aqua), deverei esperar mais tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Bem o pessoal não comenta e eu não paro.lol

 

Venho só deixar uma foto da remodelação. Agradeço opiniões, citicas, puxões de orelhas e afins...

 

Espero que gostem. As diferenças mal se notam eheh :)

 

Imagem0099.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Bem o pessoal não comenta e eu não paro.lol

 

Venho só deixar uma foto da remodelação. Agradeço opiniões, citicas, puxões de orelhas e afins...

 

Espero que gostem. As diferenças mal se notam eheh ;)

 

Imagem0099.jpg

 

Nao sei a qe te referes ... Mas eu gosto ... Acho o rio artificial, mas mesmo assim gosto, a serio qe ta bonito O.o

Mete o termostato dps do filtro (sempre o escondes)

 

Qe diferença !! Posta fotos com a agua limpida :animal_fish:

Abraço.

Nao digo mais nada pq ja devia tar ha mto tempo na cama xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sei a qe te referes ... Mas eu gosto ... Acho o rio artificial, mas mesmo assim gosto, a serio qe ta bonito O.o

Mete o termostato dps do filtro (sempre o escondes)

 

Qe diferença !! Posta fotos com a agua limpida ;)

Abraço.

Nao digo mais nada pq ja devia tar ha mto tempo na cama xD

 

Pois, a colocação do termostato foi um bocado chata, mas também quando acabei de montar o aqua já eram quase duas da manhã, por isso foi daqueles pormenores que falharam.lol

 

Ah, aquilo não é suposto ser um rio. É mais uma experiência que eu quero fazer, mas para isso preciso de mais uns materiais, vai ser surpresa ;) Espero conseguir fazer aquilo que idealizei.

 

Na foto a água já estava limpida, teve a noite toda a "repousar" (claro que o filtro estava a funcionar), mas foi tirada com o telemóvel, por isso a qualidade não é a melhor.

 

Obrigado :animal_fish: Fico muito contente...

 

Vá, quando tiveres um tempinho dá aqui umas sugestões...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Helloooo, eu mesmo qe qisesse dizer algo, nao me saíria nada, ando estranho ... É melhor deixar passar esta fase chata e dps dou as sugestoes qe pedes xD

 

"Olha, já viste o que fiz no meu aqua? Vá, dá-me a tua opinião. Sobre uma coisa eu já sei o que vais dizer, mas depois explico-te porque está assim" Estavas a referir-te a qe ?

 

Aproveito pra dizer qe tambem ja mudei o meu de novo, ta melhorzinho ... Mas quando me der na telha, posto fotos ...

 

Tive na quarta numa loja de animais aqi de Coimbra onde nunca tinha entrado (pelos vistos é a melhor daqi), e digo-te, eu nao sou normal ... Opa tinham la peixes qe nunca tinha visto, pelo qe o Sr. me disse sao peixes novos, importados ... Alguns eram de cardume, tinham umas rásboras azuis, lindas ! Acreditas qe tava tao "out" qe nao trouxe nada ? Nao aproveitei o facto de puder habitar o impulso com aqeles peixes lindos e novos ?

 

Ja puseste peixarada ? Acho qe ja podes pôr, o filtro e o areao sao os mesmos, por isso nao ha crise :)

 

Bem, cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Olha, já viste o que fiz no meu aqua? Vá, dá-me a tua opinião. Sobre uma coisa eu já sei o que vais dizer, mas depois explico-te porque está assim" Estavas a referir-te a qe ?

 

Ja puseste peixarada ? Acho qe ja podes pôr, o filtro e o areao sao os mesmos, por isso nao ha crise :popcorn:

 

Bem, cumps.

 

Olá André...

 

Quando disse isso estava a referir-me aquela espécie de "estrada" de pedras pretas. Não é um rio. É algo que eu vou tentar fazer, até pode ficar estúpido e não gostar, mas quero experimentar, eheh.

 

Ainda não tenho peixes, em principio amanhã vou trazer os guppys ou as corys (vi umas aneus mesmo muito fixes, devem ter 2/3 cm) por isso estou indeciso. Mas amanhã por esta hora já deverei ter novidades.

A única bicharada que tenho é o tal caracol que já foi falado neste tópico, o gajo não desertou e está bem grandinho (desde a primeira vez que o vi), é um physea marmorata.

 

Realmente, ires a uma loja e não comprares nada nem parece teu.lol. Estou a brincar. Rapaz, está na hora de arrebitares. Deixa as chatices de lado e aproveita a vida, ela é demasiado curta para andarmos chateados/aborrecidos.

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Mais uma pequena actualização do meu aqua. Cortei algumas folhas da vallisneria que estavam enleadas. Entretanto a água ficou realmente limpida, mas que grande diferença :popcorn:

Aqui estão as fotos.

 

As novas anúbias:

 

Imagem0104.jpg

 

O musgo recolhido na fonte:

 

Imagem0103.jpg

 

O tal caracol (vê-se muito mal):

 

Imagem0102.jpg

 

E uma geral:

 

Imagem0100.jpg

 

Venham dai esses comentários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

O aqua já tens uns peixinhos, eheh. Introduzi-os no Sábado.

Duas corydoras aeneus e uma corydora spp.

 

Fotos??

Hmm até agora foi impossivel, aqueles bichos não param, especialmente a albina :unsure:

 

Os próximos habitantes serão os guppys e os otocinclus.

 

Mas ainda estou indeciso quanto às estrelas da companhia. Estava a pensar em colisas, mas penso que requerem um água mais ácida (o pH da minha está nos 7,3).

 

Mas caso não dê para introduzir as colisas, gostava de um cardume, de neons, 5/7 elementos.

 

Alguém tem sugestões?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um dia, mais um post...

O pessoal não comenta e eu não páro :character0050:

 

A questão é a seguinte:

O meu aqua foi remodelado no dia 2 (portanto, à 7 dias) e mantenho uma temperatura de 25ºC.

Ultimamente tenho reparado que as elódeas têm vindo a "murchar", estão amarelas e as folhas estão a perder espessura. Estranhando este facto, pesquisei novamente no site da Tropica e reparei que a temperatura que mantenho é muito alta para elas.

Vou ter mesmo de as retirar do aqua, pois não posso baixar mais a temperatura.

 

Desta forma, estou a pensar colocar, no lado esquerdo (onde está uma valisneria) alguns pés de Hygrophila polysperma, ou Hygrophila polysperma "Big Leaf".

Sei que é uma planta de rápido crescimento e que prospera em praticamente todas as condições.

Considerando que tenho algum substracto fértil, faço fertilização liquida e que a minha iluminação é de 15 W, será acertada a escolha desta planta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Saldanha, estive desde 6ª sem net ... Cada vez mais as pessoas apenas se preocupam com as actividades que realizam nao se importando com as actividades dos outros ... Enfim, é o país em qe vivemos ..

As elodeas estao a ir-se ?

Tambem tive esse problema, alias, prometi à stora de Biologia qe levava elodea para uma experiencia (ela escusava de comprar) e nao é qe uns dias antes o raio da planta decide morrer ? Nem um bcdinho para amostra ficou =S

Qem me deu mantem-nas a uma temperatura de 25ºc e nao tem qualqer tipo de problema com elas ...

 

Vê la quando postas fotos dos habitantes :eusathink: E por experiencia propria nao te aconselho a por neons nesse ph, eu sei qe se diz por ai qe aguentam bem e bla bla bla, mas acho qe o qe interessa é qe os animais se sintam bem ... Ja tive neons em ph 7 e mesmo assim morreram ...

 

Cumps.

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André :)

Obrigado por apareceres por aqui.

 

Sim, as elódeas estão mesmo no fim. Acho que vou oferecê-las a quem tem um aqua de água fria a ver se ainda se safam, mas duvido. É que nunca me passou pela cabeça que a temperatura fosse a causa.

 

Pois, hmmm, nem sei como dizer isto.... Não me batas....

 

Mas...

 

Ontem introduzi uns neóns, um cardumezinho de 6. Pesquisei sobre as condições para eles mas a do pH escapou-me completamente.

Digamos que, quando os vi, tive um "Impulso". Mas se registar um comportamento anormal ou alguma baixa, irei devolvê-los imediatamente.

 

Quanto à questão da Hygrophila polysperma, o que achas? Será boa ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOOOL, espero qe corra bem com eles ...

 

A Polysperma desenvolve-se bem, tenho algumas no aqua grande ^^ e dois pés no impulso ...

Se a tua intençao é encher isso de verde, mete :)

 

Por falar em impulso, tenho de ganhar um impulso para tirar fotos ao impulso e impulsivamente pô-las no tópico ^^

Ah ! E tenho de abrir um tópico pro de 60cm qe ta renovado *-*

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, também eu espero.LOL

 

Sim queria mesmo experimentar porque fiquei lixado por causa das elódeas, já estavam a desenvolver tão bem e de repente... puffff

Quando juntar os guppys vou ver se arranjo uns pézinhos de Polysperma.

 

Olha, isso é que era um belo impulso :)

 

Vá, toca a criar o tópico do de 60l, agora fiquei curioso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, deverias por valisnérias apenas de um lado e não de dois. A valisneria é uma planta lindissima, facil e muito importante para os peixes, mas ao pores dos dois lados dás a impressão que o aquário é mais pequeno que o que realmente é. Além de não saltar à vista.

 

O carreiro escuro está na minha opinião artificial. Ou pões uma zona do aquario escura, por exemplo por essas pedras escuras na zona das valisnerias pode resultar. Também sugeria que coloca-se uma das pedras, preferencialmente a mais arredondada no meio, mas sem ser meio, meio-esquerda ou meio direita, para funcionar como referência e dar profundidade e diversidade ao ambiente...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar quero agradecer-vos pelas opiniões, assim o tópico deixa de ser um monólogo :D

 

Quo:

 

Como já retirei as elódeas, queria mesmo passar as valisnerias todas para o lado direito, assim até ficam ao saber da corrente do filtro. Assim, do lado esquerdo, gostava de experimentar uns pés de Hygrophila polysperma. Pelo que entendi, é uma planta "fácil" e que prolifera bastante bem. Achas que seria uma boa aposta?

Quanto à "estrada" de pedras pretas, o que queria experimentar a fazer dali seria um muro de musgo, com musgo igual à aquele que apanhei na fonte, ou seja, aquele que está entre o tronco e a pedra da direita. Se conseguisse que ele se desenvolve-se ao longo dessa "estrada" penso que faria um efeito bonito.

Mas se fizesse isso na zona das valisnerias, como sugeriste, o efeito também seria interessante.

Penso que a pedra a que te referes seja a da esquerda. Ela já está na diagonal (mas nas fotos não dá para perceber) e aquele bico serve de "esconderijo" aos otos. Mas como sugerias que a colocasse?

 

André:

 

As pedras estão enterradas, não parece mas estão. A do lado esquerdo tem aquele bico de fora, mais saliente, que é para servir de "esconderijo".

Pois, o tronco é que poderia ser um bocado mais enterrado.

 

Muito obrigado aos dois :animal_fish::medieval_mace: :D

Continuem a comentar...

 

Aproveito para dizer que ando a estudar um upgrade à iluminação. Estive a ver hoje uma calha de 60 cm com 2 x 14 W T5. Pode ser ainda um pouco fraca, mas o preço é "apelativo": 48€...

Aceitam-se sugestões para melhorar a iluminação :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu só posso falar pelas plantas que tenho já um bocado de experiencia, por acaso essa Hygrophila polysperma é a hygrophila desconhecida que tenho. lol nem o nome dela sabia, para já não posso dizer nada.

 

sugiro-te comprar aquelas bolas de musgo, na verdade são algas (boas), muito verdinho, e podes moldar como quiseres. no meu nano vou usar muito daquilo combinado com granito. exigencia desse "musgo" é ZERO. =) e um verde bem verdinho!

 

é disto:

cladophorald8.jpg

 

podes moldar a teu gosto, partir e tal, por em sitios, ou deixar ficar como bola...

 

A importância do areão.

 

pessoalmente gosto apenas de uma cor num substrato ou areão. isto porque o areão de aquario é bastante grande e se tiver tonalidades diferentes, nota-se isso, e fico a pensar que coisa tao pequena e desarranjada.

 

um dos segredos mais importante, na minha ideia, é o areão. e o areão do rio, pelas diferentes tonalidades, não é uma boa base para se fazer algo que dê profundidade, volume e beleza ao aquario. Apostaria num novo areão de tonalidade única.

 

O Tronco e as pedras

 

penso que tudo o que seja ordem, fica mal num aquario, caos também não se quer. retiraria o tronco de junto das pedras e meteria num outro canto ou local. poderia ser à frente de plantas de folha numa posição que não fosse direita.

 

A pedra já dei a minha opiniao sobre a posição que eu a colocaria, mais para a frente, mas tu é que sabes como gostas ou queres, o essencial é gostares disso.

 

Não te esqueças que tens que dar profundidade ao aquario e consegues isso com as pedras e tronco que tens, tu como pessoa que vai olhar para ele precisas, e os peixes também necessitam de referências.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Quo,

 

Ontem fui ver se encontrava a polysperma mas estava esgotada, só deverá vir na próxima encomenda da loja. Vai actualizando o comportamento/crescimento da tua para eu ter uma noção.

 

Essas bolas de musgo são mesmo muito porreiras. Mas já não as vejo à venda por aqui a muito tempo mesmo, só existiam no BricoMarche.

 

Sim, definitivamente este areão também não me satisfaz em nada. Já muito pesquisei sobre a famosa Akadama e encontrei à venda aqui, mas, o facto de se deteriorar ao longo do tempo deixa-me um pouco reticente. Prefiro o areão preto, pelo que já vi de outras montagens, faz um contraste com as plantas e peixes bastante agradável. Deverá ser esse que escolherei.

 

O tronco poderei colocá-lo em frente à valisneria, do lado direito, inclinado para o centro do aqua e a apoiar na pedra do lado direito?

Quanto à outra pedra, vou chegá-la um pouco mais para a frente, onde tenho um declive no areão.

 

E quanto à iluminação que referi no post anterior, qual a tua opinião?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com mais uns habitantes: Trio de guppys (1 macho e 2 fêmeas) e 2 ottos....

 

Aqui seguem as fotos:

 

O guppy macho:

 

13_DSCF4644.jpg

 

19_DSCF4652.jpg

 

O pessoal a atirar-se a um bocado de pastilha de fundo...

 

14_DSCF4648.jpg

 

Umas perspectivas diferentes.....

 

16_DSCF4660.jpg

 

17_DSCF4656.jpg

 

Espero que gostem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo André... Estou sim e o senhor??

 

As fêmeas são mais dificeis de apanhar... E nem imaginas a briga que foi para tirar essa foto ao macho.lol.

 

Ah e ao que parece já estão grávidas... Daqui a uns tempos devo ter uns catraios aqui a passear.lol

 

EDIT: Obrigado :) Digamos que foi um momento raro que saiu menos mal que os outros (se não fosse o pormenor dos candeeiros)...

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.