1st of his kind


h_saldanha

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Em primeiro lugar quero desejar um óptimo 2010 a todos os membros deste magnifico fórum, que este ano vos traga a realização dos vossos sonhos e projectos a todos os níveis (incluindo a aquariofilia :P).

 

Como a maioria, comecei a ter peixinhos num globo, já lá vão mais de 15 anos, mas como morriam facilmente e sem eu saber porquê desisti durante muito tempo.

 

Voltei à acção à três anos atrás mas já com algum “equipamento” e alguns “conhecimentos”: aquário de 12l, bomba de ar, tratamento da água, iluminação e desde essa data não tive mais nenhuma baixa.

Recentemente decidi evoluir para um aquário maior. Este tópico serve como diário deste meu novo projecto, aqui descreverei todos os passos e evoluções que o aquário sofreu e irá sofrer.

 

Mas passemos então ao setup:

 

Aquário: Aquapor 60 (aproximadamente 55l)

Filtro: Aquapor aq-300

Bomba de ar: Aquapor ac-9600

Iluminação: Lâmpada florescente compacta de 15 W

 

Fauna:

5 Carassius auratus (cometas de várias cores)

2 Shubunkin

 

Flora:

3 Anúbias

7 Pés de Egeria Densa (Elódea)

Musgo (não sei a espécie)

 

A montagem teve inicio no dia 02 de Novembro de 2009 e até à data já sofreu algumas (poucas) alterações. Aqui ficam as fotos:

 

DSCF4411.jpg

 

DSCF4417.jpg

 

DSCF4483.jpg

 

DSCF4485.jpg

 

DSCF4491.jpg

 

DSCF4510.jpg

 

DSCF4516.jpg

 

DSCF4518.jpg

 

DSCF4511-1.jpg

 

DSCF4514.jpg

 

DSCF4499.jpg

 

DSCF4495.jpg

 

 

Actualmente estou a fazer fertilização da JBL: Ferropol, 2,5 ml de 2 em 2 dias.

 

A iluminação está ligada 8/9 horas diárias.

 

Faço 10l de TPA semanalmente.

 

 

Mudanças futuras:

CO2 caseiro

Filtro externo

Mais flora

Menos fauna

 

Agradeço a opinião e os comentários de todos para melhorar cada vez mais este meu projecto.

 

Abraço

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 142
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Hallo ^^

 

Feliz 2010 :dancing:

 

Bem, qe te posso dizer ? omg

Hmmm :P

 

Ja sei !! omg

 

Atira-te pros de água qente pa :D :D :D

 

Abraço :o

 

Obrigado André.

 

Está a ser preparado e projectado para isso mesmo (a introdução de um filtro externo, mais flora, etc)

 

Esqueci-me de mencionar a intenção de incluir substracto fértil (possivelmente terra bem tratada e lavada, para experimentar).

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa ... editar nao vale =P

 

Tens tudo para começar um plantado com meninos de agua qente :dancing: e arranjar uma casa maior pra essa gente ^^ qe alguns deles ja estao bem grandes :o

 

Estava e estou a atrofiar com as fotos.lol. É a primeira vez que faço isto e não consigo pô-las do tamanho do ecrã.

 

Mas diz-me lá o que achas do layout?

Vá, não vale comentários sobre o vaso, esse gajo tem uma longaaaa história omg

 

Pois, esse pessoal tem de sair, até já tenho que receba os grandes, mas tenho pena de os dar.

Esses bichos já os tenho desde o inicio a "sério" (3 anos), comprei-os com 3 cm e agora estão desse tamanhão :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de po-las nesse site tone, mete no photobucket.com :o

 

O Layout nao está mau, mas pode e precisa de ser melhorado ... O qe menos gosto é aqela mistura toda de areao ...

 

Podias fazer um lagozinho pros meninos :P caso nao vivas num predio xDD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai levar uma grande revolução muito em breve.

 

Inicialmente o areão estava bem dividido e bonitinho, mas a bicharada decidiu fazer mudanças por eles próprios (não dá para mantê-lo como estava).

 

Pois, uma lago era uma excelente ideia e não está fora de questão, mas por agora não tenho mesmo tempo nenhum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai levar uma grande revolução muito em breve.

 

Inicialmente o areão estava bem dividido e bonitinho, mas a bicharada decidiu fazer mudanças por eles próprios (não dá para mantê-lo como estava).

 

Pois, uma lago era uma excelente ideia e não está fora de questão, mas por agora não tenho mesmo tempo nenhum

 

Pois, gostam de ser eles a arrumar a casa ...

Eu por enquanto ainda nao tive esse problema no impulso ... Os guppys ate sao calmos nesse aspecto de arrumaçoes ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai levar uma grande revolução muito em breve.

 

Inicialmente o areão estava bem dividido e bonitinho, mas a bicharada decidiu fazer mudanças por eles próprios (não dá para mantê-lo como estava).

 

Pois, uma lago era uma excelente ideia e não está fora de questão, mas por agora não tenho mesmo tempo nenhum

arranja um aqua maior. Quanto ao problema do areao é natural, faz parte da natureza desses peixes procurar comida no fundo. Acho que tens o aquário muito sobrepovoado...

 

na minha opiniao deverias mudar para um areão especial que vende nas lojas... por exemplo o preto, em vez de por pedras negras ou mistura. assim os teus peixes nao vao misturar nada porque so tens um tipo de areão, ficando com ar mais "clean" e contemporaneo. Além de que o areao preto faz sobressair as plantas, e os shubunkin ficam com um brilho especial.

 

Vai levar uma grande revolução muito em breve.

 

Inicialmente o areão estava bem dividido e bonitinho, mas a bicharada decidiu fazer mudanças por eles próprios (não dá para mantê-lo como estava).

 

Pois, uma lago era uma excelente ideia e não está fora de questão, mas por agora não tenho mesmo tempo nenhum

se podes é fixe, são belos peixes para se ver de cima. enquanto os de agua quente visto de cima, desaparecem... estes de agua fria por serem mais encorpados sao mais exigentes em termos de espaço, apesar de serem muito resistentes, por isso não te morre nenhum, desde que tenhas as condições minimas...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo:

 

Muito obrigado pelo comentário.

 

Por agora não poderei optar por um aqua maior, vou ter de me contentar com este por uns tempos :)

 

Pois, este areão não é mesmo o mais indicado para estes peixes, eles revoltam tudo.

 

As próximas etapas são:

 

Oferecer alguns peixes (eu sei que está sobrepovoado);

Adicionar um susbtacto fértil;

Filtro externo;

Mais flora: estive a ver o teu aqua e surge-me uma pergunta: a Vallisneria gigantea é muito exigente em termos de iluminação/fertilização?

 

Quanto ao lago, será mesmo um projecto a pensar a sério, talvez avance no Verão...

 

Obrigado mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, gostam de ser eles a arrumar a casa ...

Eu por enquanto ainda nao tive esse problema no impulso ... Os guppys ate sao calmos nesse aspecto de arrumaçoes :)

 

Pois e os guppys também não têm uma bocarra tão grande como aqueles meninos :)

 

Ah pois, a familia em primeiro lugar, fazes muito bem :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal,

 

Tenho um novo habitante no aqua, descobri-o hoje durante a TPA. É um caracol, andava a passear pelos vidros. Deve ter vindo com as Elódeas que comprei na 2.ª feira passada. Por enquanto só vi um, espero que não seja daqueles tipo "praga".

 

Mas até que me vai dar um grande jeito ter os vidros limpinhos :(

 

Assim que tiver oportunidade coloco aqui fotos do bicho (ainda não o apanhei a jeito e agora anda desaparecido.lol).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois e os guppys também não têm uma bocarra tão grande como aqueles meninos ;)

 

Pois, mas acaba por ser a mesma coisa :P

 

Ah pois, a familia em primeiro lugar, fazes muito bem :D

 

Raramente em 1º lugar ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais ou menos ...

A unica diferença é qe sao peqenos e nao têm tanta força para arrumar as coisas xD

 

Estes são mesmo terriveis, são eles a própria equipa de limpeza do aqua.lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não achas um filtro externo para um aqua pequeno um exagero. Filtro externo é mais uma solução para aquas maiores. Mas nada impede realmente, liberta espaço. tb tou a pesquisar externos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro que tenho tem um caudal de 300 l/h mas não tem espaço nenhum para colocar material filtrante, é muito pequeno. Faz uma filtragem boa mas para estes peixes que são bastante resistentes. Ao optar por peixes mais exigentes penso que este filtro não tem capacidade para assegurar uma água de boa qualidade.

Não estou preocupado com o espaço que ele ocupa mas sim com a qualidade de filtragem.

 

O externo que estou a pensar adquirir tem exactamente o mesmo caudal, mas tem um volume considerável para material filtrante (cerca de 4/5 l) e proporciona uma filtragem muito boa.

 

Estas a pensar em qual?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais comprar de mochila ??

 

Deixei-te uma MP, mas se calhar tens a caixa de mensagens cheia :S

 

Não, vai ser totalmente externo, não posso ter de mochila por causa da tampa (teria de mudar tudo).

 

Sim eu vi, logo à noite adiciono-te e mostras-me o bicho :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.