Hygrophila polysperma - Mutações


gervas

Recommended Posts

Estou a criar este tópico para esclarecer com os membrosm mais versados do que eu acerca de algo que reparei hoje ter acontecido a algumas plantas adventicias de 3 nós em 2 estacas independependentes de Hygrophila polysperma de variante verde, a mais normal.

Hoje aquando da manutenção do tanque reparei tinha 3 nós da Hygrophila verde(daquela normal que quando em boa luz fica acastanado/vermelha) a crescer plantas adventicias com todas as caracteristicas de Hygrophila polysperma Rosanervig. Não ocorreu Floração nem corte das estacas em questão, este fenómeno aconteceu a diferentes profundidades, 2 delas perto da superficie e as restantes junto á porção mediana dos caules. As plantas adventicias em questão, ao todo 6, apresentam folhas verdes, mas as suas nervuras são cor de rosa a dar para o vermelho.

 

Gostaria se isto é algo normal desta espécie, mutações expontaneas das células germinativas do nó, ou se foi algo fortuito.

Realmente foi a primeira vez que isto me aconteceu em muitos anos, a Hygrophila é das especies que mantenho há mais anos, e nunca havia reparado neste acontecimento até hoje.

 

Foto de uma das plantas adventicias em questão:

gallery_40692_1837_119804.jpg

 

Foto Geral

gallery_40692_1837_545832.jpg

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais