Algas Verdes


pedro6007

Recommended Posts

Necessito urgente de ajuda. Montei um aquário em Setembro e passado 2 semanas surguram as ditas algas verdes - já falei com bastantes pessoas ligadas á aquariofilia mas parece que as soluções indicadas não sortiram efeito: introdução de peixes comedores algas, camarões, plantas de crescimento rápido....

 

O aquário deverá estar desiquilibrado por isso não produro solução química de curto prazo mas sim uma solução de longo prazo que equilibre este ecosistema. Sinceramente não sei o que me está a escapar, mas este aquário está bonito tiranto o raio das algas.

 

Limpo todas as semanas o aquário (geralmente tiro 100 gr de algas!!) dou de comer qb mantendo o fundo limpo, controlo a qualidade da água todas as semanas e apesar de ph e gk baixos estão dentro do indicado para discus.

 

Aqui vão mais alguns dados:

 

Fauna: 3 tetras vidro, 6 rasboras, 8 nariz de bêbados, 15 Tetras Neon, 4 corydoras, 1 ancistrus, 3 labeo bicolor, 10 camarões Caridinas Japónicas (várias espécies) e 4 Discus

(há quem diga que está sobrepovoado mas alguns estão aqui porque já foram "soluções para as algas"

 

Flora: Cabombas, Anubias Barteri Nana, Anubias Barteri Caladdifolia, Egeria Densa, Hygrophila Difformis, Lilaeopsis macloviana, Limnophila sessiliflora, Ludwigia glandulosa, Ceratophyllum demersum 'Foxtail', Ceratopteris thalictroides (feto Sumatra) e Valisnérias Gigantes e Nanas (também foram introduzidas algumas de crescimento rápido como soluções para as algas)

 

Equipamento: Aquário Aquatlantis Ambiance – 120x40x70 + Filtro Exterior EHEIM Classic 2215 (até 350 litros) com Esponja, Turfa Preta (Aquavital),Matéria Bio-filtrante Siporax (Sera) e Remoção de Fosfatos Phosvec Granulat (Sera) + 2 lâmpadas de 54W da Aquatlantis: Color è frente e Nature atrás + Termóstato de 200 W

 

Modus Operandus: Aquário na sala sem luz directa + Iluminação das 14,15 às 22,15 + TPA de 15% todas as semanas + Temperatura 26-27 graus + Agua PH 6.4

 

ALGUÉM ME PODE DAR UMA AJUDA? Estão aqui algumas fotos do aquário - http://fernandes6007.blogspot.com/

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no inicio tambem tinha o aquário com algas verdes, mas com o andar da situação foram desaparecendo graças aos carcóis planorbis corneus, tenho ottocinclus e guppys no aquário.

O que considero mais importante para as algas verdes são os caracóis, para o teu caso os guppys tambem comiam essas algas com apetite.

Os mais experientes que coloquem as criticas deste método...... que para mim se vêm resultados imediatos e duradouros.

boa sorte

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no inicio tambem tinha o aquário com algas verdes, mas com o andar da situação foram desaparecendo graças aos carcóis planorbis corneus, tenho ottocinclus e guppys no aquário.

O que considero mais importante para as algas verdes são os caracóis, para o teu caso os guppys tambem comiam essas algas com apetite.

Os mais experientes que coloquem as criticas deste método...... que para mim se vêm resultados imediatos e duradouros.

boa sorte

 

 

Mas guppys para um aquario de Discus não aconselham. Será que destabiliza coma fauna que lá está?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opinião o que poderá estar a ocasionar o apareceimento das algas verdes é a "Remoção de Fosfatos Phosvec Granulat (Sera)" sendo que não fazes qualquer menção a fertilização liquida.... O que suspeito que te esta a acontecer é devido a grande fauna que tens no aqua gerando uma carga de NO3 elevada e com a remoção de PO4 deves ter o valor a 0 abrindo uma grande porta as algas.... por isso o melhor seria retirar o Phosvec Granulat (Sera) fertilizar por forma a manteres os parametros correctos e TPAs....

 

o meu concelho é monotorizar o PO4 e o NO3 e injectar co2, manter o PO4 entre 0.5 e 1 ppm e o NO3 a 10ppm, adicona KCL em dobro dos ml do MO3 ou 10x os ml do PO4 verás as algas a desaparecer....

 

Cumps

Dani

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Pessoal.

 

Só mais uma informação. As algas apenas crescem do lado esquerdo do aquário por baixo da saida de água do filtro. As plantas do lado direito e mesmo do lado esquerdo esconstadas ao vidro não têm nada. No fundo as pedras com algas só aparecem por baixo da saída da agua (sai por tubo com 7 furos colocado na horizontal junto ao nível maximo da agua)

 

Esta informação adicional pode significar que seja de facto algo no filtro ao não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parecem me algas que aparecem quando os Nitratos e fosfatos tão fora dos eixos. O que eu faria? Arranjava Heteranthera zosterifolia, uma planta linda, que tem a particularidade de chupar tudo o que é nitratos e bastantes quantidades de fosfatos da coluna de água. Com esta planta passei de 10 a 15mg/litro a apenas 1mg/litro com adubações somente semanais. Actualmente tenho mesmo que adicionar fertilizante a meio da semana para a coisa andar equilibrada.

 

Quanto ás fotos diria que tens BBA (Black Brush Algae) e não algas verdes (que têm um aspecto bastante diferente das ignobeis Black Brush)

 

Dá uma espreitadela em:

 

http://www.guitarfish.org/algae

 

É um site bastante simples, onde te são explicados os diferentes tipos de algas, suas causas, e maneiras mais simples de as destruir.

 

EDIT:

PS: Não te metas com o controlo quimico de algas, podes ter sorte, mas muito facilmente te irá correr muito mal, matando plantas, peixes e invertebrados. Para além disso não te irá resolver o problema de bases, o desequilíbrio nutricional na água, e a deficiente de água no teu tanque.

 

Estás a adicionar CO2 ao teu tanque? Na maioria das vezes a adição de CO2 e iluminação adequada resolvem o problema das algas, ao activar o desenvolvimento das plantas, fazendo com que estas compitam de tal forma com as algas que as algas perdem a batalha=) O inicio de um regime de fertilização liquida também ajuda.

Os 3 pilares mais importantes para as plantas são: Fertilização + Luz + CO2, que por acaso têm um papel fulcral no controlo e combate das algas. Depois disso convem teres uma boa equipa de limpeza no teu tanque, por exemplo ottos, plecos, caridina Japonica, corys etc. É também imperioso que limpes o teu tanque de matéria orgânica em decomposição nomeadamente folhas mortas, excesso de dejectos de areão etc, se bem que a limpeza não seja tão premente quanto as outras coisas (eu por exemplo há meses que não aspiro o fundo, mas também os nutrientes estão quase sempre contados, e algas há uns meses que não vejo novos desenvolvimentos a não ser a ocasional fuzzy algae nos ramos superiores mais perto da luz=)

 

Já agora tens pouca luz para um tanque desse tamanho e litragem. Aconselho te no minimo dos minimos 150W de iluminação para um tanque desses de forma a atingires os 0.5 W/litro. Aconselhavél para ter tudo o que for que queiras manter, e considerando que tens Valisnérias Giganteas(que tapam muita luz), seria 1W/litro, ou seja uma quantidade de iluminação igual á tua litragem, ou seja o mais perto dos 336W que consigas.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais