problema na eclosão dos ovos


Veterinário

Recommended Posts

Olá,

Tenho um casal de escalares zebra que está a fazer uma postura de novo.

De outras vezes tenho deixado os ovos com os pais,mas ao fim do segundo dia os ovos são todos comidos.

Assim sendo,optei por retirar os ovos que estavam agarrados a uma folha de valisnéria e coloquei-os num tupperware. Adicionei azul de metileno e começei com a oxigenação (com a pedra difusora perto dos ovos).

Acontece que de inicio tinha os ovos todos castanhos, e que agora tenho 80%dos ovos com cor branca.

 

O que se terá passado?

Qual a dose de azul de metileno adequada?

Que conselhos me dão? devo retirar os ovos brancos? adiciono mais azul de metileno?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou dizer-te o que costumo fazer com as minhas posturas de escalar. Tenho duas "folhas" largas de plástico presas com ventosas em cada extremidade do aqua e no vidro lateral (tenho dois casais), invariavelmente os casais desovam sempre nessas folhas falsas. A seguir á desova deixo os pais tomarem conta deles até eu ver que já eclodiram (rabos a abanar); depois ou retiro a folha, aspiro-os com uma seringa bastante grande ou ainda apanho-os com uma caixa de plástico; e a seguir e qualquer que seja a forma que eu considero utilizar, coloco-os sempre num aqua maternidade com musgo e uma pedra difusora com água a 28º. Depois alimento-os com nobil fluid e micro vermes; os alevins alimentam-se também com os infusórios que estão no musgo e/ou com as algas que se formam no aqua.

Algo importante é trocar sem falta, 10% da água do aqua onde os alevins estão todos os dias.

Antes também recorria ao azul de metileno e tinha bastantes mais cuidados; mas agora não utilizo nada de quimicos e tenho uma taxa de sobrevivencia satisfatória. Também se tem que ver que com dois casais a fazerem posturas de duas em duas semanas não posso dizer que tenha falta de escalares.

Lembrei-me de uma coisa que pode fazer com que os teus escalares comam os ovos, se calhar tens bastante fauna no aqua onde eles estão, e depois eles sentem-se ameaçados e comem os ovos. Eu também tenho muita fauna, mas o local onde eles desovam sempre, está colocado numa zona fácil de defender.

Mais alguma dúvida que possa esclarecer é só perguntares.

Cumps.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

Eu já tive posturas com um outro casal (há 2anos) e correu tudo lindamente (nunca tive problemas).

 

De facto, a fauna do aquário dá para "assustar/intimidar" este casal de escalares, no entanto eles são os dominantes do aquário. Da última vez deixei os ovos com os pais até ao 3ºdia. Acontece que dessa vez, o casal decidiu fazer um banquete com os ovos que estavam numa fase de pré-alevins (com saco vitelino). Por isso é que desta vez decidi retirar a folha com os ovos logo no primeiro dia.

 

Da próxima vez vou tentar dessa maneira. No entanto gostava de perceber a causa para os fungos estarem a atacar os ovos. Qual é a proporção de azul de metileno que se deve aplicar?

A posição da pedra difusora em relação à folha com os ovos é relevante? devo tê-la em baixo dos ovos?ao lado?

 

Obrigado

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê isto: http://escalares.no.sapo.pt/EscalaresV2.4.pdf. Vai-te esclarecer algumas dúvidas, de certeza. Quando comecei a ter desovas de escalares segui o "guia" que está nesse link...

Cumps.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sabem o que vos aconcelho?? Não façam nada a natureza funciona por si. EU já tive casais de kribensis, de ciclideos americanos e de ramirezis. Nenhum deles passou dos ovos e eu fiz 30 por uma linha para eles procriarem. Agora tenho escalares, só à uns dias percebi que andavam alevins a abanar caudas, ai percebi o porque da pancadaria entre os escalares todos no aqua. Retirei os que estavam a mais e deixei só o casal com os filhos.

Não me preocupei com nada e aconteceu naturalmente. A voces também acontece.

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais