Questão sobre criação de discus


Malignum

Recommended Posts

Oix, eu adquiri uns discus à coisa de 2 meses e eles formaram um casal e andam agora a fazer posturas que nem malucos...

 

Ambos têm cerca de 11-12 cm...

 

A minha questão é que eles põe os ovos, fertelizam, andam lá dois dias todos dedicados e dps quando os filhotes nascem, eles "mamam-os". para nunca mais serem vistos... A minha questão é que não sei se este comportamento é normal... Já li que mal os filhos nascem, os pais "pegam" neles e levam-os para outro lugar que consideram mais seguro....

 

Eu não andei muito à procura dos filhotes num outro lugar no aqua, pois os pais são um bocado nervosos...

 

Agradecia esclarecimentos do pessoal que ja teve ou está a ter criação de discus....

 

Marco over and out.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva :)

 

Olá Marco

 

Esses malvados de vez em quando ganham essas manias parvas :)

 

Desde que os mantenhas sempre bem alimentados, eles vão acabar por se fartar e há-de haver um momento em que deixam de os comer!!

 

Também tens que compreender, que ainda são jovens e a experiencia é pouca :)

 

Nunca te esqueças que o principal factor para ter sucesso na criação de Discus é paciencia, portanto sê paciente :)

 

Boa sorte para a próxima :?

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge,

 

Obrigado pela ajuda :)

 

Apenas queria saber, pois achei meio estranho eles andarem a aplicar-se forte e feio em manterem os ovos em condições e depois, quando eles nascem ZIMBA! acabar com o trabalho de dois dias.

 

Paciência é o que não me falta até porque fazer criação deles não é a minha prioridade. Acho mais piada ao que eles tramam de vez em quando :)

 

Já agora os pequeninos andam bem... Cada vez mais eléctricos e cada vez maiores. Quando puder vou ver se arranjo umas fotos deles para dar uma olhadela.

 

Marco over and out.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

Por vezes os Discus podem pegar no alevins e muda-los de local, o meu macho está a tentar fazer isso.

Os meus discus também estão a fazer criação, é a 3ª postura, nas 2 primeiras não protegiam os ovos até chegavam a comer alguns, mas agora estão super protectores, correm com os outros peixes e guardam bem as crias. :wink:

Mas eu reparei que o macho por vezes pegam em alguns alevins e vai coloca-los noutro local, acho está a muda-los de local, no entanto a fêmea pega neles e vai os colocar de volta no lugar antigo, há aqui uma pequena falha de comunicação entre eles 8) .

Mas os meus discus ainda são novitos e meio inexperientes e muitos alevins já se perderam :roll:.

 

Já agora gostava de tirar uma pequena dúvida, ao fim de quantos dias é que os alevins começam a nadar livremente, eles nasceram á 2 dias atrás e continuam colados ao vidro, sempre a mexerem-se e com os pais a vigiar, e ainda têm o saco vitelino bem visivel

 

Fiquem Bem!!!

 

Hugo Coelho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns casais de discus são injustamente acusados de comer os filhos quando na realidade o que às vezes acontece é os alevins ou serem sugados pelo filtro ou "perderem-se" durante a noite.

Os peixitos começam a nadar aproximadamente ao 3º dia.

Cumprimentos.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns casais de discus são injustamente acusados de comer os filhos quando na realidade o que às vezes acontece é os alevins ou serem sugados pelo filtro ou "perderem-se" durante a noite.

Os peixitos começam a nadar aproximadamente ao 3º dia.

Cumprimentos.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso digo que os pais os paparam, pois vi o pai a sugar um deles mal saiu do ovo... Além disso, o filtro que tenho no aqua de criação é um dakeles de esponja que funciona com uma bomba de ar para criar uma corrente e também deixo a luz ligada 24 h por dia quando estão a ter criação.

 

Marco over and out.

 

P.S. - Em resposta ao João Coelho: os filhotes alimentam-se do conteudo do saco vitelino durante 3-4 dias. Dps eles começam a sair do ninho em direcção aos pais. Boa sorte com essa ninhada :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo

Esse casal está sózinho num aquário proprio para eles? Se está só desejo boa sorte. Se não, não prevejo grande futuro para esses alevins pois os outros peixes não descansarão enquanto não os comerem.

Por isso seria melhor isolar esse casal num aquário proprio para ter sucesso.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

Aconteceu 1 desastre, já perdi a ninhada toda!!! :twisted::lol::lol:

O casal está num aquario comunitário com mais 1 disco (3 no total), 5 cardinais , 1 krib fêmea e 1 Labeo Bicolor.

Não sei o que se passou, ontem ás 14h estavam os alevins todos colados ao vidro, por volta das 19h quando voltei pra casa nem alevins, nem ovos (as cascas de alguns ainda estavam coladas no vidro ás 14h), o vidro estava limpinho.

 

Não sei bem o que se passou, estava tudo bem e de repente... pumba, desapareceram todos.

O casal estava tão protector, quando um alevim se desprendia do vidro eles apanhavam-no e colocavam-o no vidro de novo, eram agressivos para os outros peixes, nenhum se aproximava.

 

Sinceramente não faço ideia do que se passou !?! :!::twisted:

Agora é só esperar por outra desova.

 

Fiquem bem!!!

 

Hugo Coelho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Criação num comunitário é quase "Missão Impossível". :lol:

Tens filtros, outros peixes, os juvenis perdem-se dos pais, etc, etc.

 

O ideal, como já referiram, é ter o casal separado e colocar um filtro de esponja ensse mesmo aquário.

 

Sinceramente não faço ideia do que se passou !?!

Pois... vá-se lá entender certas coisas... :D

 

Tenho lá juvenis dum casal de discus. Fizeram 2 posturas no comunitário (que não passaram de ovos). A 3ª foi separada (desta tenho lá 22 "juvenis").

Entretanto os pais puseram mais ovos e comeram-nos ao fim de 2 dias... Muito estranho... :lol:

Como vês... eles é que sabem... :?:?::)

 

Pra nós é mais :idea::)

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho grande experiência com Discus, ams acho que os misturares com um krib e um labeo bicolor não deve dar resultado, uma vez que ja' tive um labeo bicolor e ele nao se adequa a categoria de peixe pacifico, recomendado pa ter com os discus.

Keep on Rockin' in a free world.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

O Labeo Bicolor veio de outro aquario que eu desmontei, como já o tenho á algum tempo resolvi arriscar e ficar com ele no aquario dos discos e pra já não tenho tido problemas, ele só incomoda de vez enquando os cardinais mas nada de especial, os discus quando querem correm com ele, nunca o vi a incomodar outros peixes.

A minha Krib é o peixe que tenho á mais tempo (3 anos), já estava neste aquario quando vieram os discus e também não quis me desfazer dela.

 

O unico problema é pelos vistos todos gostam de uma boa gemada, pois mal os discus se distraem eles comem logo todos os ovos que conseguirem, até os cardinais que eu pensava que eram uns peixinhos pacificos roubam uns ovitos de vez enquando.

Mas ovos o casal ainda consegue defender e guardar, eu acho que o problema é quando os alevins começam a nadar, acho que é nesta altura que os pais sentem mais dificuldades para os defender.

 

Como neste momento não tenho hipotese de montar outro aquario para o casal, resolvi dividir o aquario ao meio, já o fiz e tenho todas as sardinhas de um lado da barreira e o casal do outro, deu um bocado de trabalho mas já está feito, agora é só esperar por mais ovos :oops:

 

Fiquem bem!!!

 

Hugo Coelho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo

Esse casal está sózinho num aquário proprio para eles? Se está só desejo boa sorte. Se não, não prevejo grande futuro para esses alevins pois os outros peixes não descansarão enquanto não os comerem.

Por isso seria melhor isolar esse casal num aquário proprio para ter sucesso.

Até sempre

Rui

 

Desculpem não ter andado muito a par do topico...

Rui, sim eles estão num aqua sozinhos, claro. Eles apenas ficaram no aqua comunitário até comerem os ovos da primeira postura (i.e. até ver quem era o macho e a fêmea).

Eles ainda à pouco fizeram mais uma postura... Vamos la ver se é desta que eles decidem se acalmar... :twisted:

 

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Nesta altura é preciso manter muita calma e deixar a natureza fazer o que lhe compete.

Verificar o PH, GH e o NO3.

Por sinal tenho um casal que desovou ontem de tarde. O que eu fiz hoje de manhã foi:

- Desligar o filtro principal

- Verificar os parametros, que são: PH 5,99; GH 4 e a condut. 150.

- Se a filtragem era feita por Eheim 2217, passou a ser feita por um da mesma marca mas o 2211, isto para provocar uma calmaria em todo o aquario.

E finalmente muita, mas mesma muita paciência.

Vá dando noticias

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Desta vez os filhotes eclodiram e os pais não os comeram :lol:

Eles estão de parabéns. Andam constantemente à volta do ninho e sempre que algum dos filhotes cai, o pai faz questão de ser ele a ir la buscar o perdido e coloca-lo novamente no lugar...

Claro que não são muitos e tive alguns probs com fungos, mas pronto... são poucos mas bons :oops:

Para a proxima o dono também terá que ter mais cuidados :lol:

Sem duvida, quem diz que os discus não têm muito que se lhes diga, não deve te-los visto aquando da criação (e não só)...

 

Não tenho fotos, pois, dado os pais serem novatos nisto, assustam-se facilmente... Mal os filhotes andem a nadar terei que fazer uma limpeza ao aqua e tirar umas fotos para verem.

 

Marco over and out.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Malignum

Não gostei da parte final da sua mensagem

 

Não tenho fotos, pois, dado os pais serem novatos nisto, assustam-se facilmente... Mal os filhotes andem a nadar terei que fazer uma limpeza ao aqua e tirar umas fotos para verem.

 

Nunca deve fazer isso pois é muito prejudicial mexer no aquário nessa altura.

Deixe a natureza trabalhar, procure fazer mudanças de água com calma, verificar os parametros da água principalmente o PH,NO3 e a temp.

Os meus aquários quando têm criação e até aos +- 15 dias são muito pouco mexidos. Por vezes têm algas e alguma sugidade, pois o que me interessa é manter a qualidade da água e não o aspecto.

Não entre nesse ansiedade pois vai estragar tudo e principalmente com casais novos.

Se começar já com as limpezas vai verificar que os pais vão ficar nervosos e inquietos, chegando até a atirassem contra os objectos estranhos que entram dentro do aquário.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Infelizmente houve um corte de energia na minha residencia e os pais, com o cagaço da luz desligada paparam os filhotes...

Quando dizia que precisava de uma limpeza, era apenas para recolher um pouco de sujidade que se encontrava junto ao filtro de esponja, cheia de fungos e que deverá ter sido a responsável por uma boa parte dos ovos ficarem fungados, mas iria apenas fazer esta quando os filhos ja fossem minimamente grandinhos... Não ia andar la de mangueira a torto e a direito, pois já sei os pais como são :roll:

 

Eu tenho é medo que com isto de estarem a falhar tantas criações seguidas possa vir a fazer com que eles nunca atinem com o negócio da criação... Desta vez eles estavam a ter muitos cuidados, sempre à volta do ninho a colocar os filhotes quando estes caiam e de repente... falta a luz... :D

 

Bem, eles já têm que fazer...

 

À mesma obrigado pelos conselhos Rui!

 

Marco over and out

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não tenhas medo uma casal de Discus pode levar dezenas ou mesmo centenas de posturas até conseguir "vingar os primeiros alevins, ou pode acontecer logo á primeira,não te enerves e continua com paciencia. Quanto á filtragem para o casal mantém a esponja limpa que é mais do que sufeciente, uma dica limpa sempre a esponja com água do aquário, nunca com outra água.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais