SAE canalha


anabantidae

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

Tenho um aquário com 100x30x40 (120l brutos), com a seguinte bicharada:

 

3 escalares

3 apistogramas cacatuóides

8 cardinais

4 bêbedos

4 corydoras schwartzi

2 pitbulls

1 SAE

4 neritinas

Melanóides e camarões (red cherries e amanos)

 

Coloquei o SAE há dias quando reparei numas algas filamentosas a "decorar" as elódeas e uma anúbia. É pequeno, tem uns 5 ou 6cm. Após ambientar-se andava a nadar em cardume com os tetras. É um peixe bastante animado e tem cumprido o seu papel de devorador de algas com muita competência.

 

Hoje reparei que tenho dois cardinais com as caudas ratadas. Achei um bocado estranho porque os cardinais são normalmente pacíficos uns com os outros. Na altura da alimentação o SAE entrou num estado de euforia, a nadar muito depressa de um lado para o outro e a agredir furiosamente os cardinais. Não se mete com outros peixes, mas vi-o a tentar morder as longas barbatanas dos escalares.

 

Não conhecia esta faceta dos SAEs. É a primeira vez que tenho um, o pessoal aqui do fórum diz que são pacíficos. O que é que lhe deu? Se continua, tenho que despachá-lo antes que me mate os cardinais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens fotos?

 

se calhar ele não é o que pensas

 

Fartei-me de ver na Net as características do SAE, porque há um monte de peixes parecidos e muita gente compra CAEs por engano. Ele tem tudo no sítio, barbatanas transparentes, a risca preta vai mesmo até ao fim da cauda, costas reticuladas, um par de barbilhos, etc.

 

Aqui vão as fotos, sei que estão mazinhas mas o bicho mexe-se muito...

 

DSCN3423.JPG

DSCN3427.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se tiveres dois eles perseguem-se um ao outro e ja nao chateiam os outros peixes.

Atençao que convem serem do mesmo tamanho.

 

Cumps

 

Obrigado pela dica, não sabia disso.

 

O pior é que já tenho a lotação do aquário completa. Ainda por cima os SAE crescem imenso...

 

Vou rever a minha fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois infelismente alguns dos nossos peixes a quando sozinhos tornan-se brincalhões de mais.

 

tenta numa loja perto de ti perguntar se te trocam um sae por um oto ou um L pequenino. ha muitos L´s a escolha e que fazem um trabalho muito melhor que os sae.

 

os sae com a idade para alem de crescerem muito e se tornarem "brutos" perdem todo o interese pelas algas, ja os otos são sempre muito interesados em algas, alias, se te virares para os otos eu aconcelho-te a comprar numa loja de confiança onde saibas que eles ja lá estão pelo menos a 5 dias e o teu aquario convem ter algumas algas para que estes têm o que comer quando lá chegarem, a maioria das perdas dos otots que nos compramos acontece devido aos nossos aquarios não terem o que eles necessitam (algas), pois eles ainda não estarão acostumados aos flocos ou comprimidos de algas.

 

boa sorte, e continua a dar noticias

Luis Ventura

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os otos são peixes de grupo.

se achares que os otos não te farão um tão bom trabalho arranja um L, os sae´s com o tempo perdem o interesse nas algas.

 

Já tenho dois pitbulls, LDA25. São muito activos, mas não tocam em algas filamentosas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já decidi.

 

O SAE vai para um colega meu. Os cardinais ficam em paz.

 

Falei com pessoal que me relatou comportamentos idênticos, depois de acabarem com as algas começam a comer as caudas dos peixes que estiverem à mão. São aparentados com os barbos, por isso não é de espantar. Tem graça ele só ataca os cardinais, passa ao lado dos escalares e do cacatuóides. Deve ter experimentado e levou um enxerto... ;)

 

Vou tomar umas precauções para evitar algas filamentosas, para não precisar de SAEs. Vamos ver se resulta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais