Nano - Assim começa um Nano... (novidades na última página)


KupraR

Recommended Posts

antes de mais pedir desculpa ao jupraR por nao ter dado o meu contributo antes neste excelent projectro mas ate para actualizar o meu tenho tido pouco tempo, alem disso ja te digo no cafe tudo k axo :alberteinstein:

 

a toda a gente que se tem questionado sobre o comportamento das BORARAS BRIGITAE vou falar do comportamento das minhas.

 

Cardume quase sempre bem definido, da gosto, muito timidas em explorar o lay out, estao quase sempre nos mesmos locais,

 

Sao muito comportamentas no k diz respeito a acasalamento, é frequente ver os machos dar cacetada :thumbdown2: nessa altura separam-se do cardume e sao muito territoriais, pelo k apesar de ano devem ter muito espaço para elas.

 

aconselho vivamente a toda a gente mas eu sou suspeito porque sou um apaixonado, tenho um cardume de 8, para mais info visitem o meu topico que fiz la uma ficha para elas.

 

quanto ao teu projecto a fauna que te aconselho é a mesma que eu tenho, diminutas, dao-se todas bem, a minha experiencia tem sido um sucesso pelo k aconselho a todos,

D

 

 

vamos fazer na casa deles o conforto que gostariamos na nossa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 226
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pois... finalmente... começamos a ter um aquário com plantas.

 

Agora... e com calma... e vou repetir... com calma....

 

... é manter 2 tpa`s semanais.... e fertilização diária com valores médios de macros.

 

Luz e co2... e "mai nada".

 

Não vale a pena, andares com testes todos os dias... por 2 razões:

 

-Precisarás de comprar testes novos ... todos os meses.

-Vais ficar daltónico... :)

 

Agora... com mais plantas... e assim que arrancarem o seu crescimento em força... o aquário vai estabilizar e a tua margem de erro... é muito maior.

 

Calma.... muita calma.... :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso grande canito.. É isso mesmo :character0050::)

 

A ver se ele arranca em força.. :D :D

 

É preciso é calma, nao é?? :D :D :D

 

 

Quanto a luz, eu tenho estado a dar 6horas a 15w, e depois um pico de 2horas a full power (30W).... Estarei a fazerporcaria??

 

 

 

Ah, o catano não se viu mais com as plantas.... :D :D

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É preciso é calma, nao é?? :character0050::) :D

 

É... muita mesmo.

Tens o caderno... tens apontando os ultimos valores de testes e fertilizações.

Por isso... agora é leres e somares os resultados... e começares a fertilizar pela "média".

 

Não quero... que passes a sofrer de "aquariofilite agúda"... :D

 

Hoje tá sol... vai passear.... apanhar ar puro.... :D

 

Grande Abraço !!!!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É... muita mesmo.

Tens o caderno... tens apontando os ultimos valores de testes e fertilizações.

Por isso... agora é leres e somares os resultados... e começares a fertilizar pela "média".

 

Não quero... que passes a sofrer de "aquariofilite agúda"... :D

 

Hoje tá sol... vai passear.... apanhar ar puro.... :D

 

Grande Abraço !!!!! :D

 

Num posso... Tenho que ir à escola, por causa da porcaria da defesa... Também tá quase... :character0050:

 

Eu acho que já tenho aquariofilite, mas é cronica :) :D :D He he he ....

 

Quanto a luz, vou deixar assim para já... os 15w durante 6h e os 30w duas...

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parte uma perna :) na defesa :D

Vai dando noticias

 

Exacto.... :D

 

E não te esqueças... que depois vais ter de pagar uns copos... aqui... ao pessoal !!! :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parte uma perna ;) na defesa :sleeping:

Vai dando noticias

 

 

Exacto.... :P

 

E não te esqueças... que depois vais ter de pagar uns copos... aqui... ao pessoal !!! :lol:

 

Obrigado aos dois.... love you :D :D

 

Pois bem, Sexta-Feira a TPA vai ter que esperar, visto a defesa ser nesse dia.... Pffff.... Stress, vem a mim.............

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois lá terá que ser... he he... a ver se me livro desta treta, k ja ando cansado!!!!!

 

 

 

 

 

 

PS. A Hygrophyla polysperma cresce da noite pro dia...

 

PS2. Acho que o catano morreu ;):P:( Tá a casca na akadama, junto ao termostato de pernas para o ar... :( :( :(

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos... (com neve :D :D)

 

Venho so colocar duas fotos... Uma do dia em que plantei a parvula, a HM e arranjei a polysperma e outra de ontem, para ver se já se notam diferenças...

 

1. Dia da Plantação

gallery_27809_1905_423196.jpg

 

2. Ontem

gallery_27809_1905_84147.jpg

 

 

 

Nota-se algo já??

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota-se algo já??

 

Claro que se nota.

A HM já se está a esticar... a levantar os pés... eheheh

 

Até tens a areia do Rio mais limpinha.... :D

 

Tá "Cool".... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade... Durante a TPA fiz uma aspiraçãozinha da areia, k tava imunda.. :D

 

As plantas lá vão indo... A HM tá sim.. Tá-se a esticar na conversa :D :D :D

 

Problemas até à data?? 1... Algumas alguitas verdes nos vidros......

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando tiveres isso controlado aconselho-te a tirar a H. polysperma pois é enorme para o tamanho do teu aqua.. e se queres fazer algo com paisagismo o que me parece ser o caso, quanto menor for a folha e o comprimento entre nós melhor!!

 

Cumps

Boa Sorte nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Problemas até à data?? 1... Algumas alguitas verdes nos vidros......

 

Isso não é problema nenhum.

Alguitas no vidro... é algo de perfeitamente normal.

 

Olha lá.... já agora... não era tu que tinhas uma "septaria" ou lá como se chama isso.... ???? :D

 

2 ottos e 2 nereterinas.... e tens a festa feita.... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha uma septaria... mas ontem caiu da rocha.. penso que tenha morrido... ainda tá la no fundo, mas acho que morreu... Deve ter sido vertigens ou assim....

 

Ottos tenho no de 60 e netitinas tambem.. As neritinas tão a fazer um trabalho fantastico... :D :D

 

 

Kebras: A polysperma é para sair sim... É so mesmo agora pra ajudar a controlar isto de inicio... Depois a ver se apanho o jeito à HM... Tipo alguem que eu conheço.. Que tinha um aqua chamado Touch of Pink, que por sinal, desenterrei esse tópico e pedi uma foto dele antes de ser desmontado.. Só para babar com a HM... :D :D

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tás a testar os fosfatos com que testes ??

 

Eu até acho esquisito isso já estar a consumir fosfatos dessa maneira, com tão poucas plantas e ainda mal ambientadas, e mesmo com a adição das plantas anteriores até que enraizassem não consumiriam quase nada.

 

Os nitratos também podem estar a surgir do substrato fértil mas..

 

Mantém isso apenas com 6 a 7h de iluminação e 2 vezes por semana 50% de trocas de agua.

Vai testando os macro nutrientes e apenas repondo o que está em falta.

 

Olha testes depois de gastares essas tretas todas que aí tens usa Jbl em gotas, são os que uso e sempre me deram os resultados certos antes e após fertilização no aquário. ;)

 

Boas,

 

O aquário está bonito eu tenho um quase do mesmo tamanho que o teu, só gostava de fazer uma pergunta, tu com o termostato enfiado na areia não dá umas descargas? É que eu li algures que os termostatos não podem estar em contacto com a areia porque dão umas descargas prejudiciais aos peixes...

 

Agradeço desde já a resposta...

 

Cumpz e fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha uma septaria... mas ontem caiu da rocha.. penso que tenha morrido... ainda tá la no fundo, mas acho que morreu... Deve ter sido vertigens ou assim....

 

Ottos tenho no de 60 e netitinas tambem.. As neritinas tão a fazer um trabalho fantastico... ;) :D

 

 

Kebras: A polysperma é para sair sim... É so mesmo agora pra ajudar a controlar isto de inicio... Depois a ver se apanho o jeito à HM... Tipo alguem que eu conheço.. Que tinha um aqua chamado Touch of Pink, que por sinal, desenterrei esse tópico e pedi uma foto dele antes de ser desmontado.. Só para babar com a HM... :D :D

O teu aquário está muito porreiro, olha só queria fazer uma pergunta, reparei que tens o termostato enterrado na areia isso não dá umas descargas de electricidade estática aos peixes?

 

É que eu li algures que os termostatos em contacto com a areia dá umas descargas prejudiciais aos peixes, agradeço desde já a resposta...

 

Cumpz e boa sorte ai com o nano =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, boa noite PauloAgra...

 

Em primeiro lugar, obrigado pelo comentário...

 

Em relação ao termostato, sim, ele está enterrado... Era a unica maneira de ele caber em altura.... Quanto às descargas, não tinha conhecimento de tal... nunca tinha ouvido falar.... Até à data, não notei nada nos bichos, nem em camarões, nem nos cardinais.... Não sei se foi sorte..

 

Obrigado mais uma vez... :D :D

 

 

PS. O catano morreu mesmo ;) :D :D E a Septaria também.. O catano deixou um catano junior :D :D :D

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, boa noite PauloAgra...

 

Em primeiro lugar, obrigado pelo comentário...

 

Em relação ao termostato, sim, ele está enterrado... Era a unica maneira de ele caber em altura.... Quanto às descargas, não tinha conhecimento de tal... nunca tinha ouvido falar.... Até à data, não notei nada nos bichos, nem em camarões, nem nos cardinais.... Não sei se foi sorte..

 

Obrigado mais uma vez... :D :D

 

 

PS. O catano morreu mesmo :( :( :D E a Septaria também.. O catano deixou um catano junior :D :D :D

 

Boa noite KupraR...

 

Eu sei que ele não cabe em altura porque no meu também não cabe, o meu é muito grande para o aquário é um jagger de 150L o meu aquário tem 50L eu devia ter comprado o de 75L que já é mais pequeno e cabia mas o que está feito está feito, isso também se resolve quando comprar um aqua maior compro um termostato mais pequeno para o nano e meto este no grande, continuando eu reparei que quando tinha o meu enterrado os peixes, principalmente as coridoras, tocavam no termostato levavam um esticão começavam a nadar sem direcção certa chegando mesmo a bater nos vidros, ficavam parados e com a respiração acelerada, passado algum tempo voltavam ao normal, tocavam no termostato outra vez e a história repetia-se até as coridoras acabarem mesmo por morrer, pesquisei um bocado e li algures que realmente eram descargas, resolvi a situação atravessando o termostato e desde esse dia tocam, limpam fazem o que querem e nunca mais aquele comportamento, mas se dizes que não acontece nada tiveste sorte o meu por algum motivo dava descargas aos peixes, se alguma vez acontecer isto aconselho-te a tirares o termostato da areia...

 

Se alguém souber alguma coisa do assunto que se manifeste =)

 

obrigado pela rápida resposta e fica bem...

 

Cumpz...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tugz, obrigado :mrgreen:bigsmilebowdown

 

Ora e aqui ficam umas fotos fresquinhas, acabadinhas de tirar :D :D

 

1. Geral

 

gallery_27809_1905_544007.jpg

 

2. Geral (perspectiva diferente)

 

gallery_27809_1905_150495.jpg

 

3. A minha colonia de Red's.. Finalmente os vejo juntos e sem ser escondidos....

 

gallery_27809_1905_276448.jpg

 

4. Um acrobata...

 

gallery_27809_1905_516293.jpg

 

 

 

Cumprimentos a todos :D :D

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.