nelsomsdias Posted November 26, 2009 Share Posted November 26, 2009 (edited) ola depois de muito ler acerca de fertilizaçao e testar alguns diferentes fico com umas duvidas antes de mais o melhor fertilizante que ja tive num aqua foi fertilizante de fundo tipo po\terra\barro sei la da marca sera , vinha num pote de varios kg mas ha mais de um ano que tento encotrar este tipo de fertilizante e memso as lojas \ comerciantes e vendedores dizem que esse substarto de fundo ja na se comercializa , por pena minha depois de ver aqui no forum topicos acerca deste assunto tenho uma questao : terra pra bonsais marca : compo sana propriedades :Ph 5.0 - 6.5 conteudo em adubo 80 - 250 mg\l azoto 80 - 280 mg\l fosfato 100- 350 mg\l oxido potassio conteudo basico : turfa , argila ,areia , cal e elementos nutrientes ora bem esta é a ficha tecnica algum destes nutrientes sera maligno pro aqua? o objectivo claro é um plantado de 350 l , testarei primeiro num aqua de 40 l mas antes gostaria de esclarecer esta duvida.... tenho valisnerias e outro tipo de plantas de folhas maior e nao compridas o problema é que anets com o substarto de fundo as valisnerias cresciam em modo praga hehe e agora as raizes estao muito fracas e o crescimento so nas plantas ja existentes e nao nascem novas plantas , onde mantenho o ph a volta dos 7,2 , a 25 , 26 graus a agua e sistema de co2 caseiro com medidores diversos parametros da agua que me dizem estar tudo normal, o co2 ate em niveis muito bons , mas o problema parece me prender se ao facto das raizes das valisnerias começarem a apodrecer , mas as raizes de outras plantas crescem e muito bem, uma outra planta ja se multiplicou , suas raizes estao longas e muito brancas em optimas condiçoes , outras plantas que crescem agarradas a pedras e troncos ( sem ser enterradas ) crescem tb duma forma muito boa e natural mas as valisnerias nada entao queria voltar a colocar um substrato de fundo opinioes please ..... obrigado desde ja e boa aquariofilia a todos ........ Edited November 26, 2009 by nelsomsdias Link to comment Share on other sites More sharing options...
AntonioPedroPinto Posted November 26, 2009 Share Posted November 26, 2009 Penso que seja uma hipotese se o misturar com areia para não ser tão concentrado, mas existe pessoas aqui no forum com conhecimento de quimica, biologia e que poderam dar uma ajuda mais profissional. Já agora, quanto fica o kilo? Cumprimentos Pedro Pinto Água Natural Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsomsdias Posted November 26, 2009 Author Share Posted November 26, 2009 ola , nao me recordo o valor mas foi poucos euros um saco de 5 kg Link to comment Share on other sites More sharing options...
tukamen Posted December 14, 2009 Share Posted December 14, 2009 ola , nao me recordo o valor mas foi poucos euros um saco de 5 kg 3.50€ no continente Artur Cordeiro @ Tukamen A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras. Link to comment Share on other sites More sharing options...
AntonioPedroPinto Posted December 18, 2009 Share Posted December 18, 2009 O preço é fantástico para um saco de 5kg, apenas falta saber se é eficaz, mas aparentemente misturado com outro fertelizante com outro tipo de nutrientes é uma boa aposta económica, pode-se ainda diluir com areia fina para evitar excessos. Conta depois a tua experiência?! Cumprimentos Pedro Pinto Água Natural Link to comment Share on other sites More sharing options...
nelsomsdias Posted December 26, 2009 Author Share Posted December 26, 2009 ola o preço é do outro mundo mesmo mas ca esta tao barato que é que desconfio se sera assim tao util o interesse é misturar com outro substrato ou turfa a duvida consiste muito em se algum destes ingredientes sera prejudicial a fauna e a flora marca : compo sana propriedades ph 5.0 - 6.5 conteudo em adubo 80 - 250 mg\l azoto 80 - 280 mg\l fosfato 100- 350 mg\l oxido potassio Link to comment Share on other sites More sharing options...
tukamen Posted December 27, 2009 Share Posted December 27, 2009 Até a data zero problemas e já la vão 2 meses que o aqua esta a funcionar. Artur Cordeiro @ Tukamen A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras. Link to comment Share on other sites More sharing options...
NunoCAST Posted December 27, 2009 Share Posted December 27, 2009 Até a data zero problemas e já la vão 2 meses que o aqua esta a funcionar. boas, com esses fosfatos nao tens problemas com algas? que plantas tens e fertilizacoes realizas? FEEDBACK Link to comment Share on other sites More sharing options...
h_saldanha Posted December 27, 2009 Share Posted December 27, 2009 boas, com esses fosfatos nao tens problemas com algas? que plantas tens e fertilizacoes realizas? Coloco as mesmas questões... :D http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nan Posted December 27, 2009 Share Posted December 27, 2009 Boas Ja utilizei essa terra como substrato fertil mas eram uns sacos de 1,5 litros e tive muito bons resultados. Cumps 120x60x60 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Just_me Posted December 28, 2009 Share Posted December 28, 2009 em que aquarios utilizaram? o que são bons resultados? areia e cal como componentes do substrato... hmmm... acho que vais andar um bocado ás turras com as durezas e com o pH esse valor de fosfato tão variavel... se tiveres sorte levas com "pouco" fosfato, se tiveres azar, levas com uma bela carga dele.... supunhamos que tens azar e que levas com um com o fosfato perto do topo...digamos 200mg/l... e que utilizas 5L num aquario de 80l... 12,5ppm de fosfato para começar... depois também não sabes em que forma está o azoto... amónia e nitratos são os mais utilizados... fazendo as mesmas contas de cima... eu não utilizaria... Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Share on other sites More sharing options...
tukamen Posted December 28, 2009 Share Posted December 28, 2009 Tenho umas 10 valisnérias,4 anubias,3 anubias nano,elodeas,egeria densa mais umas plantas flutuantes que não me lembro o nome e como fauna 10 neons,6 danio zebra,4 ramirezis,1 pleco,12 corydoras e 2 discus ,CO2 caseiro é mais ou menos isto tudo montado há mais de 2 meses com tpas semanais de 20ltrs.Tá aqui para quem quiser ver ,há e faço medições da agua todos os 15 dias. Artur Cordeiro @ Tukamen A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras. Link to comment Share on other sites More sharing options...
NunoCAST Posted December 28, 2009 Share Posted December 28, 2009 Tenho umas 10 valisnérias,4 anubias,3 anubias nano,elodeas,egeria densa mais umas plantas flutuantes que não me lembro o nome e como fauna 10 neons,6 danio zebra,4 ramirezis,1 pleco,12 corydoras e 2 discus ,CO2 caseiro é mais ou menos isto tudo montado há mais de 2 meses com tpas semanais de 20ltrs.Tá aqui para quem quiser ver ,há e faço medições da agua todos os 15 dias. pois, por isso é que eu perguntei, nao tens nenhuma que tenho "necessidade" de substracto fertil e muito menos co2... de certeza que nao tens algas? lool Repara, ninguem esta a duvidar de ti, secalhar ate conseguiste descobrir uma boa solucao, mas vai totalmente contra o que é o meu conhecimento de parametros! lol sera que o azoto ja sao nitratos e equilibra com os fosfatos? fazes testes de nitratos? FEEDBACK Link to comment Share on other sites More sharing options...
Just_me Posted December 28, 2009 Share Posted December 28, 2009 eu nao estou a duvidar de dizeres que tens bons resultados, a questão é que a noção de bons resultados varia de pessoa para pessoa. Por acaso não tens o link para o topico com as fotos do teu aquario? é que tambem como disse o nuno, todas as tuas plantas são "plantas de combate". Para além disso, 2 meses não são ainda um teste aturado ao substrato... Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Share on other sites More sharing options...
tukamen Posted December 29, 2009 Share Posted December 29, 2009 O aqua tem mais de 300ltrs e foi montado nos finais de Setembro.Andei a pesquisar bastante em sites brasileiros pois queria gastar o menos possivel,e entre este e o húmus de minhoca preferi este,pois também era o que me aconselhavam.Mais logo faço os testes e posto aqui os resultados.Mais 1 coisa dou comer 3 vezes ao dia de manha quando chego do trabalha tipo 7hrs dou flocos da Sera, as 14hrs granulado da Ellos e da Sera para discus a noite por volta das 23hrs um pouco de papa para discus umas ervilhas sem casca ou batata ou courgete ou abobara depende do que há no frigorífico. Artur Cordeiro @ Tukamen A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras. Link to comment Share on other sites More sharing options...
tukamen Posted January 1, 2010 Share Posted January 1, 2010 Bom dia,aqui estão os valores dos últimos testes : -PH :6.5 -KH :2 -GH :3 -NH3:0 -NO3:0 -PO4:0.1 E o que dizem são bons? Artur Cordeiro @ Tukamen A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Just_me Posted January 2, 2010 Share Posted January 2, 2010 para um plantado? não... e ainda por cima são estranhos para os componentes anunciados para o substrato... mas umas fotografias seriam ainda melhores Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Share on other sites More sharing options...
jmnduarte Posted January 2, 2010 Share Posted January 2, 2010 e ainda por cima são estranhos para os componentes anunciados para o substrato... se o substrato for tipo barro, talvez retenha os iões no fundo e vá libertando muito lentamente para a coluna de água, ou não? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts