Aka_Iwagumi


Andre_

Recommended Posts

Ola amantes da aquariofilia. Venho abrir aqui um topico para expor o meu aquário. Já a muito tempo que os aquários percorrem a minha casa, a uns tempos atras tive um aquário com 12 litros e já se sabe como é, é agua, por peixes e já está. Foi ai que pesquisei bastante e resolvi investir num aquário mais a séria, um de 100 litros aproximadamente, adquiri um filtro externo, termostato,topo o material necessário. Relativamente ao áquario vou começar por plantas naturais de fácil manuntenção, pois não tenho grandes experiência, e espero seguir e aprender com os mais experientes e menos experientes, pois todos contribuem para que muitas mais pessoas se interessem por este hobby.

Quanto ao aquário:

 

Dimensões: 80cm x 30cm x 40 cm

Filtragem: Ex 600

Iluminação: ? 9h Diárias

 

Ph: 7,2

Gh:

NH3: 0,2 (escala da Hagen 0,0 mg\l - 7,3 mg\l

NO3:? 5 mg\l (escala da Hagen 5 mg\l - 110 mg\l.

 

Fauna:

5 Ramirezis

8 Rasboras

4 Corydoras

 

Substrato: Areia de Silica

Hardscape: Troncos

Flora: Anubia Nana,Feto de Java

Fertilizante: Semanalmente 10 ml Nutrafin Plant Gro, Hagen

 

Setup Actualizado( 26\11\09)

 

Cump

Editado por Andre_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha , outra planta que ai podes colocar e que se dá bem só em areia de sílica é a valisneria.

 

E só uma coisa a dizer, bota ai fotos :D

 

Mas de iwagumi não tem nada.

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol, eu sei que de iwagumi nao tem nada, mas tive que me basear em algo para a construçao do layout, e nao pode mesmo nada a ver, uma vez que sou amador ;), a ideia é ter um aquário agradavel de se ver e saudavel para os peixes.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areia de silica nao é de todo uma boa opçao para substrato para as plantas.

Porque não aguardas a montagem mais um mês ou dois e compras um substrato melhor e adequado ás plantas aquaticas. ;)

 

Iluminaçao para essa litragem, o minimo aconcelho-te 50w

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho conhecimento que areia de silica nao é a melhora coisa para as plantas, mas como ja a tinha aqui... e agora é tempo de poupança lolol. Vou tentar com este substrato e ver como corre. Obrigado na mesma, foi uma critica construtiva, isso é que é preciso :P obrigado.

Em breve actualizo.

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, aqui fica uma actualização, tenho tido alguns problemas com as Anubias, que estão com algumas folhas enroladas, falta de Cu e Fe, começei entao a fertilizar, agora é esperar e dar tempo ao tempo que recuperem. Sei que tambem tenho poucos nitratos, o que para as plantas não é o melhor, pois neste momento tenho 5mg\l, havia de ter ai pelo menos 10 a 15mg\l para ser certo o nitrato para as plantas, o que pode estar atrasar o seu desenvolvimento, no entanto continuo com o fertilizante e espero....

Como prometido,finalmente, aqui ficam as fotos, sei que não é o melhor layout, pois não tenho grandes experências com layout, tendo em conta o orçamento que é curto e a imaginação, foi o que consegui fazer. Quanto ao resultado final, há melhores, mas acho que consegui criar um layout agradavel para a vista como para quem nele habita.O Objetivo é ir melhorar aos poucos. Venham dai as criticas...

 

79897252.jpg

 

20449039.jpg

 

54269191.jpgw816.png

 

16308275.jpgw816.png

 

32819122.jpgw816.png

 

45060481.jpgw816.png

 

Foi o aquário possivel de se fazer de momento, com o tempo espero melhora-lo...

 

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se essas plantas de tapete fossem reais, tinhas um excelente layout, pelo menos para mim, pois as pedras(madeira?) do lado esquerdo estão muito loucas!

 

Eu se fosse a ti era um monte de plantas que cresçam bastante em altura atrás desses troncos, mais umas que façam tipo bosque, ou seja , plantas de médio plano(esses fetos e tal eram boas ideias) para do lado esquerdo e direito e no meio dessas pedras(madeira?) e depois um grande tapete.

 

Tinhas ai um aquario lindo num instante.

 

Mas assim já está porreiro :Fade-color

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até que ficou bastante agradavel.

 

Quando vi a primeira imagem da panoramica causou algum impacto, o que é bom.

A adiçao de plantas artificiais sao opçoes e gostos e quando olhei a primeira imagem até pareceu um verdadeiro tapete.

 

Agora diz-me uma coisa , quanto gastaste nessas plantas artificias ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.Gastei 4 euros mas ainda tenho mais numa caixa, nao utilizei todo... acho que o tapete assim fica mais facil de manter, e uma vez que nao tenho grande experiencia prefiro manter as outras plantas e a medida que for evoluindo logo se ve...

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim foi bem comprado esse tapete todo por 4€, foi em dia de saldos ?? :D é que por norma as plantas artificias são caras e essas proporçoes levou-me a pensar teres gasto mais dinheiro que podia ter sido aproveitado para o substrato ;)

 

Mas olha está engrassado e simples , gostei da posiçao dos troncos, é como dizes, agora com o tempo vais o moldando ao teu gosto e dependendo das tuas posses para isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yap, foi mais ou menos em saldos sim... :medieval_mace: obrigado, tambem gostei muito do resultado. Eu tinha as anubias no areao, mas retirei e pus agarradas a rochas, que estao escondidas atras dos troncos, acho que se desenvolvem melhor assim, que achas??? é que no areao ha sempre o perigo de enterrar a rizoma e para isso ela nunca fica bem presa no areao. Os fetos de java é que estao um bocado chochos :| mas com o fertilizante, em semanas espero que recupere....

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas colegas, venho aqui actualizar o forum, pois o cada um gosta de expor a evolução do seu aqua, pois é isto que faz o gosto pela aquariofilia, ir evoluindo e mostrar aquilo que conseguimos. Venho aqui expor uma actualizaçao quanto á fauna, ja era um dejeso antigo possuir os famosos discus, quem nao os gostava de ter??? acho que toda a gente, isso aliado a um "bando" de ramirezis para mim nao pode haver melhor. Foi entao que decidi trocar as minhas 8 rasboras e adicionei 2 discus.

Muitos de voces vao dizer, 2 discus? no minnimo 3, sao peixes de cardume. Eu sei, mas o meu aquario com 3 começaria a ficar muito cheio para eles e muito carregado biologicamente com o tempo. Eles mandam umas corridas atras um do otro pois o layout foi desenhado a deixar bastante espaço par os peixes.

Agora quantoa sua introduçao, estiveram 48h sem comer,escondidos sempre a fazer pequenas investidas, sempre na desconfiança, ate que ao 3,4 dia começaram a procurar comida, coloquei um comedouro daqueles com ventosa, é so por comido que passado um tempito nao esta la nada ja, o meu azul esta bastante gordo, o laranja podia estar melhormas vai comendo, tambem o azul vai com um dia de avanço pois foi o primeiro a descobrir onde estava o petisco.Alimento-os com granulado, larvas,artemia. O laranja de vez em quando sacode-se um bocado mas come, apenas as vezes faz marcha tras e sacode as nadadeiras, alguem sabe o que podera ser??? mas de resto fartam-se de fazer corridas, estou bastante safisteito com esta 1 experiencia com discus, è certo que alguns problemas iram surgir e espero contar com voces para os resolver.

 

foto0407.jpg

 

foto0409s.jpg

 

foto0408.jpg

 

 

cump em breve posto fotos actualizados

Editado por Andre_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo, quanto a questao das plantas naturais, possuo 3 fetos de java e 6 anubias nana e 1 amazonense, apenas possuo o tapete artificial porque acho que é termos de manuntençao é mais facil, ou seja, nenhuma, para nao estar sempre com as maos la dentro a fazer podas, para nao perturbar os discus e os ramirezis. De resto fertilizo todos os dias com 1,8 mg\l de plant gro.

 

Obrigado cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falei em plantas naturais referia-me ao tapete, se bem que mesmo com as plantas artificiais o aquário está bastante agradável.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz ma interpretaçao entao Hugo. Eu ja pensei nisso bastantas vezes mas ainda nao levei isso para a frente pois tinha que revirar o aquario para tirar o artificial, e esta tudo estabilizado. Já agora, conheco o teu aqua, esta simples e muito bom, parabens.

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só a título de curiosidade, existe uma planta de tapete, chamada "eleocharis parvula" (podes procurar imagens no google), que não cresce muito (logo não tens que andar a podar), e que para mim, é de muito fácil manutenção. Dá lá uma olhava, a ver se não vale a pena substituir por essas artificiais.

 

P.S.: Continua o bom trabalho, pois o layout ficou excelente!!

 

Abraço,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado. Quanto a elocharis ja tinha conhecimento dessa planta, mas de momento nao quero fazer grande alteraça para nao perturbar os bichos,talvez mais tarde coloque, mas para ja é mais facil assim e como ainda estou no começo das plantas naturais vou deixar assim, mas obrigado pelo conselho :music_singguitar:.

 

Quanto aos discus estou a desparasitar com Sterazin e flagyl.

 

Aqui fica o setup actualizado:

Dimensões: 80cm x 30cm x 40 cm

Filtragem: Ex 600

Iluminação: ? 9h Diárias

 

Ph: 7,1

Gh: 6º

NH3: 0,0 (escala da Hagen 0,0 mg\l - 7,3 mg\l

NO3:? 5 mg\l (escala da Hagen 5 mg\l - 110 mg\l.

 

Fauna:

4 Ramirezis

2 Discus

4 Corydoras

 

Substrato: Areia de Silica

Hardscape: Troncos

Flora: Anubia Nana,Feto de Java, Amazonense

Fertilizante: Diaria 1,6 ml Nutrafin Plant Gro, Hagen

 

Desparatizaçao: Sterazin e flagyl

 

Vista geral:

 

hpim1798.jpgw3264.png

 

hpim1800.jpgw3264.png

 

hpim1802.jpgw3264.png

 

cump

Editado por Andre_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas colegas, gostava que me podessem ajudar com um dos meus discus. Reparei que o meu azul acampa junto a um tronco mas na parte da frente do aquario e de vez em quanto treme, parece as pessoas quando estao com febre, mas este nao apresentar nenhum sinal de doença, come bem e assim que chego vem ao cimo para vir buscar a comida. Tambem ja reparei que este na zona onde costuma estar a tremer costuma estar a dar bicadas no vidro, como a limpar. De notar tambem que quando o azul esta acampado ao pe do tronco o o pigeon vai ter com ele e poe-se lado a lado e o azul começa a tremer bastante. Quanto a morfologia o azul apresenta a barriga um bocado "inchada" Sera alguma doença ou sera alguma tentativa de acasalamento??? O pigeon passa constantemente atras do azul.

 

Espero que me ajudei pois nao quero que adoeçam.

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite, depois de uma crise pequena nos discus em que estes se coçavam bastante e apos esse problema estar tratado,aqui fica uma actualizaçao. Quanto a resoluçao dos sintomas dos discus, resolvi com um aumento de temperatura e sera costapur nos dias 1,3 e 5, pois estes nao apresentavam sinais externos a nao ser coçarem-se, logo o diagnostico levoume a ectoparasitas, tais como a trichodina, em que os peixes se sacodem e coçam. De resto estou bastante satisfeito mas espero ouvir a vossa opinao.Quanto aos discus todos eles comem na mão e inclusive deixam fazerlhe festas, o que ja se torna um bocado problematico, pois quando quero retirar alguma folha ou assim, em que introduzo o braço la dentro e mesmo com a tesoura na mao, estes vem ter comido e começam as bicadas na minha mao....mas é por estas pequenas coisas que os torna tao especiais.

 

Dimensões: 80cm x 30cm x 40 cm

Filtragem: Ex 600

Iluminação: 11h Diárias

 

Ph: 7,2

Gh: 14º

Kh: 5º

NH3: 0,0 (escala da Hagen 0,0 mg\l - 7,3 mg\l

NO3:? 5 mg\l (escala da Hagen 5 mg\l - 110 mg\l.

 

Fauna:

1 Pigeon

1 Marlboro

1 Blue

4 Ramirezis

8 Neon

 

Alimentaçao: Artemia seca, artemia congelada, Larvas, Sera vipgran.

Complementos: Sera Fishtamin

 

Manutenção:

- Tpa 2 vezes por semana, de 10 litros cada, com aspiraçao do areao

- Substituiçao lã filtrante de 2 em 2 semanas

 

Substrato: Areia de Silica

Hardscape: Troncos

Flora: Anubia Nana,Feto de Java

Fertilizante: Semanalmente 10 ml Nutrafin Plant Gro, Hagen

 

 

Aqui fica um video:

http://yfrog.us/1xhpim1986z

 

Fotos:

 

36214101.jpgw1600.png

 

82901961.jpgw1143.png

 

59392948.jpgw980.png

 

30916405.jpgw980.png

 

46715964.jpgw980.png

 

61909274.jpgw980.png

 

Comentem....digam de vossa justiça o que acham....pontos a mudar, alterar. Não é propriamente uma coisa 5 estrelas...mas acho que esta agradavel.

 

 

cump

Editado por Andre_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, venho aqui postar uma actualizaçao do aqua. Depois de muito ponderar resolvi tirar o tapete artificial e introduzi Eleocharis parvula e Echinodorus tenellus, ambas de facil manuntençao e que formam tapetes rapidos. Gostei bastante do aspecto, irei gostar mais ainda quando tiver tudo fechado mas agora é deixar o tapete fechar. Espero os vossos comentarios e opinioes.

 

hpim1994v.jpg

 

hpim1995.jpg

 

hpim1996.jpg

 

Quanto a qualidade das fotos é o que arranjo. Tenho que sacar a Cannon ao meu tio.

 

Cump

Editado por Andre_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem vindo ao mundo dos Discus. Realmente o aqua com plantas naturais vai com certeza ficar mais bonito, para já está com bom aspecto. Quanto aos Discus, dou-te um concelho... não dês larvas vermelhas pois mais cedo ou mais tarde vais ter problemas com parasitas internos, dá apenas granulado para discus, artémia, flocos e para caseira e muitas tpa´s e vais ver como eles crescem bue e saudáveis. Boa sorte e lembra-te.... Larvas Não.

Editado por Maudi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.