Aliens no meu aquário


Rui Guilherme

Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aquário de invertebrados onde mantenho Red´s, CRS´s, Anentome Helena e Corys Pigmeus.

 

O aquário é de cerca de 60 Lts e está destapado e há alguns dias detectei alguns intrusos.

 

As fotos não estão lá muito boas, teve de ser com o telemóvel devido a ter emprestado a CF da minha máquina, o que sei dizer é que os ditos intrusos movem-se com uma velocidade apreciável, pois já os tentei matar com os dedos quando estava a fazer uma poda às plantas, mas nem lhes consigo tocar. Vai daí pus-me a apanha-los com a rede fina.

 

Outra coisa que também já notei, é que eles supostamente mudam de pele!!!!!!, pois já tenho encontrado alguns, pensava eu mortos, mas após uma atenta observação, com lupa, verifiquei que não se tratava de nenhuma morte mas sim apenas da pele dos bichos!

 

O que será isto então? Alguém tem ideia?

 

Aqui ficam duas fotos dum alien, dentro dum tubo de testes da Sera. Entretanto vou tentar pôr umas fotos melhores.

 

gallery_6792_1085_1961.jpg

gallery_6792_1085_14071.jpg

 

Obrigado

 

RPBG

Editado por rpbg

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu diria que tens algo muito parecido com uma larva de libélula, para evitar uma tragédia semelhante aos filmes do Aliens, extermina isso o quanto antes pois já deve de ter feito algumas vitimas no teu aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

as fotos nao sao grande coisa , mas pela forma do alien , sao mesmo larvas de libelula.

sao carivoras e muito agressivas , podem comer peixes maiores que elas.

se estao a mudar de pele é porque andam a comer ... provavelmente camaroes.

elimina-as do aqua mais rapido possivel.

 

e podes muda-las para uma caixa vodafone tapada e alimenta-las ate se transformarem em adultas. o processo é muito interessante e o resultado muito bonito. podes depois solta-las.

afinal elas so estao a fazer o que a natureza manda ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Larva de libélula?

 

Que eu me lembre nunca entrou aqui em casa nenhuma libélula, assim sendo como foram lá parar?

 

Obrigado pelas respostas, vou tentar pôr umas fotos melhores.

 

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Como foram la parar?

Se tens o teu aquário dentro de casa a única forma de la chegarem e através de plantas provenientes de algum lago, ou de plantas aquáticas que tenham sido colhidas em algum ribeiro.

E bem possível que sem querer introduziste alguma planta ou tronco com ovos de libélula.

Se não as retirar do teu aquário em pouco tempo deixas de ter peixes e até mesmo camarões, a forma como se alimentam estes aliens e digna de um filme te terror, apanham a vitima de emboscada prendem com as mandíbulas ou pinças da boca e injectam os sucos digestivos na vitima, desfazendo os órgãos internos e tecidos da vitima numa papa que é sugada pela larva, sobrando apenas um invólucro da pobre vitima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aquário não leva plantas há seguramente mais de 2 anos, as que tem foram as que sempre teve.

 

O raio dos bichos parece que nascem, quanto mais tiro mais aparecem e hoje morreu-me um CRS adulto, já me estou a passar.

 

RPBG

Editado por Hugo R. Silva
quote desnecessário.

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e pq não retirares as plantas todas, lava-las bem, averiguar se não tem lá nada junto estranho à planta e depois apanhas todos os que achares e voltas a plantar tudo?

 

Eu sei que dá trabalho mas existem coisas que tem mesmo que dar trabalho para ficarem bem feitas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não me cheira que seja de libélula, normalmente essas são mais atarracadas e não teem essas três caudinhas

O que pode ser é a larva de algum Megalóptero que também é carnívora, mas por outro lado a imagem não é a melhor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado a todos pele tentativa de ajuda.

 

As TPA´s são feitas com água do Continente, logo não vem na água.

 

Pelo que vi nos link´s sugeridos, não me parece que seja libélola, o(s) bicho(s) em questão não têm mais de 6mm os maiores.

 

Hoje desde que cheguei a casa, cerca das 20.30h, pus-me à caça com a rede, a única forma de os apanhar, pois fogem com uma rapidez que só visto, comparável à velocidade com que foge um camarão se tocarmos nele bruscamente. Entretanto consegui apanhar uns 15/20, fiz também uma TPA e voltei à carga com a rede. Só consegui ver e apanhar mais 3. Amanhã volto a ver se andam por lá mais e tiro uma foto melhor.

 

Entretanto já tenho estas fotos, sempre estão melhores (este alien tem cerca de 5mm)

 

gallery_6792_1085_9355.jpg

gallery_6792_1084_6816.jpg

 

Obrigado

 

RPBG

Editado por rpbg

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tiveres disposto a enviar-me dois ou 3 por correio, eu posso tirar umas fotos para meter aqui e tentar chegar a uma conclusao, ate arranjo sitio para eles evoluirem e ver o que daí sai. é que agora estou curioso

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Amanhã se conseguir apanhar mais alguns, mando-te numa garrafa.

 

Dá-me a tua morada.

 

Entretanto, viste a MP que te enviei no Domingo?

 

Um abraço

 

RPBG

Editado por Hugo R. Silva
quote desnecessário.

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, vi, mas nao tive hipoteses de te enviar isso, a ver se consigo amanha, senao tem dficar para a semana que vem

Editado por Hugo R. Silva
quote desnecessário.

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

No Problem.

 

Dá-me a tua morada para enviar os aliens.

 

Abraço

 

RPBG

 

Obs. Agora mesmo, acendi a luz do aquário para ver se via mais algum e não consegui ver nenhum, mas tenho a certeza que há mais pois ontem quando me cansei de apanhar ainda ficou lá um, pelo menos.

Editado por Hugo R. Silva
quote desnecessário.

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que descobri a identidade desses aliens:

 

http://www.ento.csiro.au/education/insects...emeroptera.html

 

É da familia da Ephemeroptera. (efémeras).

 

Mata isso.

Editado por [C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do link anterior:

Feeding

Adult mayflies do not feed. The nymphs feed on aquatic plants and other associated organisms by scraping algae and detritus from underwater stones and vegetation. Some species are also known to be predators.

 

Até que podem não ser maus tipos, se forem da 1ª especie, "by scraping algae and detritus from underwater stones and vegetation".

A sua presença no aquário.... até pode ser interessante! ;)

 

 

Agora se forem dos outro:"Some species are also known to be predators"......

 

Para que gosta de macro fotografia, os insectos são bastante fotogénicos: :)

mayfly.jpg

(foto retirada de:http://wvhighlands.org/wv_voice/?p=672)

 

Cumps,

Paulo Cabrita

P.S.: Se o Carlos Couceiro não quiser todos... não me importo de ficar com 5 ou 6 para ver o que dá! :P

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O rpbg teve a amabilidade de me enviar 7 "aliens", dado ao tamanho deles e à velocidade que se deslocam decidi montar um picoaquário exclusivo para eles....

assim consigo ver por onde andam..... e mais facilmente os fotografo!

 

 

 

As imagens:

 

- O tanque:

726328975_FJ8gK-M-1.jpg726344948_Kah3p-M-1.jpg726344924_cZmEi-M-1.jpg

 

- Alguns detalhes:

726329012_fUJZo-M-1.jpg726329025_qs8YX-M-1.jpg726329072_qMrpW-M-1.jpg

 

- Os aliens num tupperware, 24h após terem aterrado à minha porta:

726329081_Vqq4o-M-1.jpg726329093_Yshhv-M-1.jpg726329135_BUtRs-M-1.jpg

 

- Meia hora após os ter colocado no picoaquario:

- lá estavam eles agarrados ás algas e a detritos que vieram nas pedras, retiradas de outro aquário.

726329183_Re6kQ-M-1.jpg726329234_pfwoT-M-1.jpg726329247_mrFwG-M-1.jpg726329285_k7PYw-M-1.jpg726329321_r6Yqi-M-1.jpg726328737_4wskv-M-1.jpg

 

- Uma hora depois.... decidi testa-los, será que gostam de carne?

- Dei-lhes um petisco irrecusável para predador que se preze!

726328763_jDovF-M-1.jpg726328864_SfiC2-M-1.jpg726328873_xSAZD-M-1.jpg726328942_7qxUS-M-1.jpg

Surpresa das surpresas...... assim estavam.... assim ficaram!

Passados +-10 min. os vermes grindal estavam todos enterrados no areão..... e ninguém lhes tocou.

 

 

Infelizmente só vou conseguir tirar mais fotos amanhã ou depois. :(

 

Mas posso dizer que, passados 5 dias, as plantas estão completamente limpas de algas e detritos, até parece que lhes andaram a puxar lustro,

a pedra da direita que tinha detritos..... está quase limpa....

a outra, mais ao centro, com green spot.... parece-me +- na mesma.

 

À pouco coloquei uma pequena folha que estava coberta de algas filamentosas, poucos minutos depois já lá estavam 3 aliens...

a tirar medidas e a analisar a coisa! :P

 

 

 

 

....... será que alguém consegue identificar que animais são estes?

 

Este a pesquizar no google por - (dragonfly, damselfly) nymph

(http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&am...oq=&start=0)

 

E realmente não me parecem Libélolas(dragonfly).....

mas se repararem nas imagens de "damselfly nymph"...... têm algumas semelhanças.

 

Alguém consegue identificar o que é que os americanos/ingleses chamam de damselfly?

Eles diferenciam as dragonfly das damselfly.... mas acho que por cá nos chamamos tudo de libélulas/libelinhas!

 

Segundo a descrição das larvas de damselfly... a grande maioria tem as guelras nas 2 ou 3 caudas que possui....

mas as que o rpbg me enviou parece que tem as guelras na parte de cima do abdómen......

o que corresponde à descrição das larvas das efémeras, tal como o [C4] referiu.

 

No google images pesquisando por: mayflies nymph.... as que lá aparecem tem muitas semelhanças com estas.

 

Algum um palpite? :D

 

 

 

 

 

Sempre que possível vou actualizando este tópico! :sad2:

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

(Imagens com maior resolução - Projecto: Objecto Aquático Não Identificado)

Editado por Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:medieval_mace: Já sei o que é........ mas só digo amanhã! :angelic008:

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, pertencem as duas a mesma ordem.

Encontrei uma tabela com as diferencas. Acho que por ca sao tudo libelinhas, ou libelulas.

 

Differences Between Dragonflies and Damselflies

 

Entretanto encontrei este PDF cujo titulo é "Mayflies, dragonflies and damselflies"

 

Vendo as fotos do PDF eu aposto tudo nas efemeras.

Editado por [C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Gostaria de perguntar a quem tem mantido estes espécimes se realmente eles são bons limpadores de algas e se por outro lado são perigosos para os outros habitantes incluindo camarões. Se só se dedicassem às algas dava-me jeito para controlar uma pequena praga de filamentosas :discuss_gathering: Podia ser que estes bicharocos dessem cabo delas.

 

 

Obrigado

Nuno Teles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de ontem, voltei a apanhar outro, mas aparentemente não deve haver mais.

 

Agora, se reamente só se dedicam às algas, talvez quem sabe, se possa domesticar o Alien e depois registar a patente "Removedor de Algas Ecológico" :? :D

 

Bom trabalho Paulo.

 

Um abraço

 

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais