Há alguma doença específica dos Cauda-de-Espada.


al_finete

Recommended Posts

Boas.

 

Aconteceu-me algo bastante estranho no meu aquário. Durante a última semana morreram-me todos os espadas que tinha no áqua. Primeiro uma fêmea que estava grávida e acabou por morrer antes de nascerem os alevins. Depois disso (no dia seguinte) morreu um neon. Uma vez que o neon já andava com umas cores algo esbatidas, parti para a ideia de bactérias/fungos ou assassínio, uma vez que uma das barbatanas estava desfeita. Acontece que no dia a seguir a esse, uma cria de espada (que tinha 2 meses) também apareceu morta. No dia seguinte os machos de espada que sobravam estavam mais ou menos, sendo que um deles tinha uma espécie "cotão" branco agarrado às barbatanas. Antes de ter conseguido fazer alguma coisa, ambos os machos apareceram mortos. O que tinha a tal "substância", tinha perdido um pouco da cor e estava muito branco.

 

Acontece que nos dias antes de isto tudo acontecer, tinha introduzido um bótia palhaço e duas mollys no aqua. Será que foram estes peixes a trazer alguma doença? Mas que só ataque os espadas??? Eu às vezes (para variarem) dou aos peixes artémia congelada. É possível a artémia, mesmo a congelada, estar contaminada? Entretanto já estou a fazer um tratamento contra bactérias e TPAS mais frequentes (andava a fazer 15% todas as semanas), para ver não acontece mais nenhuma desgraça... apesar de ser um pouco no escuro.

 

Alguma ideia do que poderá ser?

Obrigado.

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Devias ajudar mencionando as caracteristicas da agua bem como o setup do aquario.

No entanto relembro que um "casamento" entre Mollies, Espadas e neons não pode ser prefeito.

Enquanto os dois primeiros gostam de aguas duras, alcalinas e com algum sal os ultimos gostam de aguas "macias" e acidas.

Na minha opinião deverias tentar construir um biotopo de uma determinada zona e adequar o teu aquario, agua e especies a essas condições.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Secalhar era ictio (se tiver errado que me corrijam), podias dizer o setup do teu aqua dava mais jeito :D .

Lamento a perda dos teus espadas :( .

bye.

 

AfriCanoS 4ever :roll::wink:

 

Pic_2339_8.jpg

 

:D,8),8)...

;)

biggrin>-)))))'> gh0st biggrin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aparentemente o que te aconteceu foi um surto de fungos cujos sintomas são os pontos brancos. é uma doença que rapidamente se espalha. Se fosse tratada logo no inicio os espadas tinham sobrevivido.

Além disso, parece-me (não sei) que não fizeste muitas mudanças de água o que ajudou à debilidade dos peixes.

 

Não há registo de nenhuma doença exclusiva dos Espadas. Eles até são resistentes.

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigado pelas respostas...

 

Quanto às questões colocadas, tenho o aqua há cerca de 4 meses.

Aqua de cerca de 80-90 Lts, filtro de 300l/h, ph 7 (sai da torneira a 8 mas tenho misturado com engarrafada de ph mais baixo, para estabilizar à volta dos 7), dureza baixa (não tenho presente o valor), amónia 0.025, nitritos 0.2...

As trocas de água (e lavagem do filtro SEMPRE na água retirada) são de mais ou menos 15% todas as semanas.

 

Quanto a tratamento, só nos últimos dois peixes que morreram, apareceram indicios de alguma coisa diferente nas escamas e barbatanas. Ontem acabei o tratamento que estava a fazer e entretanto não aconteceu mais nada, nem ninguém apareceu com mais nenhuma marca.

 

É possível que este problema tenha sido criado por uma quantidade excessiva de comida dada aos peixes, nos dias que antecederam a primeira perda...? Ou até sobrelotação, quem sabe...? Ou comida (a artémia) contaminada, não?

 

Obrigado, mais uma vez, pela ajuda.

 

Cumprimentos,

 

RJL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais