uma pergunta sobre iluminaçao


Recommended Posts

gostava de saber qual a finalidade de moonligh num aquario??? plantado !!! serve para algo!!! ou so por beleza!!? alguem me pode explicar

 

 

cumps

outra pergunta

 

pessoal meu aquario tem 60cm +40+30 diz que e 54 litros

neste momento tem uma lampada de 15w e 2 de 18w , mas nao apanham o aquacio todo por isso :

estou a pensar em arranjar outra calha de luz para ele com 3 lampadas de 18 w acham que e suficiente ou ate posso por 4 de 18 w o que me recomendam ???

Editado por j.m

joao a.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um moonlight... e no meu caso é só para quando for roubar comida ao frigorifico a meio da noite passar pelo aquario e ver o efeito luar com os peixes a "dormir"...

 

Por outro lado, faz uma transição de dia para noite mais suaves para os peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim estive a ver e fica muito bonito mas nao pode fazer mal!!??? é luz

muita luz pode ser igual a algas!!!!!!

 

 

 

Muita luz? Como? Moonlight serve apenas para dar um efeito de "luar artificial". Muito possivelmente não passa de um ou dois watts no máximo.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

pessoal meu aquario tem 60cm +40+30 diz que e 54 litros

neste momento tem uma lampada de 15w e 2 de 18w , mas nao apanham o aquacio todo por isso :

estou a pensar em arranjar outra calha de luz para ele com 3 lampadas de 18 w acham que e suficiente ou ate posso por 4 de 18 w o que me recomendam ???

joao a.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Se o teu aqua tem 60 x 40 x 30 cm então ele tem 72 litros brutos. Dependendo do fim a que se destina a iluminação deverá ter entre 0,33 e 1 W por litro. A temperatura da cor das lampadas também é diferente se queres apenas realçar os peixes, fazer crescer as plantas....No teu caso aconselharia pelo menos 3 x 18 w. Seria também de pensar optar por iluminação com LED's ( e não apenas fazer efefito moonlight) ou pelo menos usar lampadas fluorescentes T5 em vez de T8 que são mais eficazes. Poderás ter de usar balastros electrónicos especiais.

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ESTOU A PENSAR EM METER 4 T8 DE 18W FICA MUITA LUZ ??????

 

Ficarias com 72 w o que seria até mais do que 1 w /L pois o volume real é sempre menor que o volume bruto do aquário ( tens o substrato as plantas e o hardscape a ocupar espaço). Mas não faz mal. Devias era poder ligar as lampadas com dois interruptores independentes, de forma a ter, por exemplo, 8 a 10 h duas lampadas ligadas, e apenas nas 4-5 horas intermédias é que terias as 4 lampadas ligadas ao mesmo. Se tiveres muita luz e tiveres muitos nutrientes na água vais ter um boom de algas. Se tiveres muitas plantas e sobretudo com CO2 as plantas vão aproveitar os nutrientes e crescem muito depressa não deixando "sobras" para as algas...

 

Boa sorte!

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Vou dar a conhecer um pouco a minha experiência com aquários desse tamanho que tenho cá em casa

e o que me agrada mais a mim e ás plantas já que estão lindas e saudáveis é o plantado que tem 1 lâmpada PL de 55w com balastro electronico

depois tenho outro com 2 T5 de 24W cada e sinto o crescimento mais lento ( Parâmetros de agua e fertilização são idênticos) para alem das PL durarem mais e serem mais baratas

esta é a minha opinião espero ter ajudado

CUMPS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.