Iluminação/Algas


stroops

Recommended Posts

Boas a todos,

 

a minha pergunta é muito simples, neste momento tenho 110W de luz a 10000k num aquário com 160litros uteis, e nao me consigo ver livre de algas, utilizo co2 pressurizado com 3 bolhas por segundo e fertilização segundo o metodo EI de Tom Barr, fertilizar em excesso, mas tenho o aquário carregado de filamentosas cinzentas e algumas greenspots.

 

Será que isto se deve a só utilizar lâmpadas compactas com espectros muito brancos? Alguma outra ideia?

 

Grande abraço,

 

Daniel

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é verdade que isso ajuda, mas deves ter poucas plantas para ajudar a consumir os ntratos e não tens peixes e caracóis para comer a praga.

A solução passa por estabilização do aquário, coloca plantas de cescimento rápido, de modo a consumir os nitratos em excesso e se gostares de caracóis mete tambem uns, com otocinclus, SAE e afins.

Boa sorte

O principal problema é os nitratos altos com muita luz, reduz a ilumiação para 6 a 7 horas.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das sugestões que fizeste a única que posso aceitar é mesmo a última, isto porque tenho plantas de crescimento rápido, os meus nitratos estão sempre a 0 senão fertilizar e tenho pomacea maça, otocintus, corydoras, CAE etc.... Em média quanto tempo dura a batalha contra as algas? Semanas?

 

No que diz respeito ao espectro, acham realmente que influencia?

 

Um abraço,

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá

 

Segundo percebi fertilizas em excesso?

 

Pelo que li em tempos as filamentosas desenvolvem-se com excesso de ferro e possivelmente fosfatos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...
... os meus nitratos estão sempre a 0 senão fertilizar ...

 

Acho que o teu problema passa mesmo por desquilibrio no NPK certamente deves ter niveis de PO4 bastante altos e fora do racio de 1ppm PO4 para 10ppm de NO3, tenta ajustar quer por fertilizar com mais No3 ou atraves da redução de PO4.... outra potencial causa passa também pelos niveis de adição de micros visto que se for em excesso pode traduzir-se em algas, por excesso de ferro....

 

Coloca o teu metodo de fertilização que costumas fazer e um descritivo da tua flora, pode ser que assim fique mais facil identificar os potencias problemas.

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim é a dificiência de nitratos que te está a provocar as filamentosas, por outro lado as plantas apresentam mais sinais de deficiência?

 

Sem o equilibrio de macros surgem as algas quer por excesso quer por deficiência de algum

 

Tens possibilidade de colocar umas fotos?

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais