Co2 caseiro


Puer

Recommended Posts

Tenho (até há pouco tempo) introduzido CO2 caseiro através de uma garrafa com açucar, bicarbonato de sódio e água. Mas ao contrário dos comentários que tenho lido, estas mistura não provoca bolhas...

Será de a garrfa estar debaixo do aquário e o gás não subir em direcção ao difusor?

 

Obrigado

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...0394&highlight=

 

Segue essa receita que é a melhor que aqui anda :wink: não tem nada que enganar. Se fôr o caso de a teres seguido e de não conseguires ter bolhas, é porque tens fugas na junção tubo ar que liga a garrafa. Mal isolada, concerteza.

 

:idea:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não tenho acrescentado fermento, já que este é essencialmente bicabornato de sódio...

Já li para incluir fermento biológico (Fermipan). O que é isso? Onde posso comprar, nas lojas de aquariofilia?

 

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens duas hipótese:

 

-fermento de pão NATURAL (leveduras) no supermercado perto da farinha e do "ROYAL" que não serve

 

ou

 

-fermento de cerveja NATURAL (leveduras, no supermercado na secção dos productos dieteticos (mais caro)

 

 

espero ter ajudado :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fores a um hiper ou a super maior podes encontrar fermento na zona da padaria, pedes a quem la esteja a trabalhar. aquilo vem em cubos e é bem barato.

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já ouvi dizer que esse fermento da padaria não dá muitos bons resultados, além de ganhar bolor muito facilmente, pois dão-te aquilo em cubo e não vais gastar o cubo todo, logo não é assim tão facil de se manter em bom estado...

Não arrisques e usa o que todos usam, é seguro, simples e eficaz. FERMIPAN

 

:lol:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já ouvi dizer que esse fermento da padaria não dá muitos bons resultados, além de ganhar bolor muito facilmente, pois dão-te aquilo em cubo e não vais gastar o cubo todo, logo não é assim tão facil de se manter em bom estado...

 

Pode congelar-se. :)

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li para incluir fermento biológico (Fermipan). O que é isso? Onde posso comprar, nas lojas de aquariofilia?

 

 

Puer

 

O Fermipan é um fermento em pó que existe normalmente nos supermercados,normalmente ele está na secção de bolos e deve estar perto do fermento Royal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros Amigos,

antes de tudo os meus cumprimentos.

Gostava de ser esclarecido numa questão que talvez seja muito básica, mas tem a ver com o fermento em saquetas...

Não encontro a que é mencionada por diversas vezes "Fermipan". Encontrei a "Royal" (que alguns não recomendam) e outra cuja marca é "Vahiné - Fermento de padeiro [super rápido]". Se alguém conhece/utiliza essa marca agredeço que me diga se´é boa ou não..., mas a minha dúvida é relativa à questão de ser ou não biológica... Como reconhecemos isto (no fermento em saquetas) ???

A saqueta "Vahiné" apenas refere "Fermento de padeiro desidratado, emulsionante: E 491"

 

Agradeço a vossa preciosa atenção, e especialmente, a quem tiver a amabilidade de responder.

 

Um abraço para todos

 

João Correia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos,

No seguimento deste tópico, gostaria de efectuar algumas perguntas:

 

- Como posso medir e regular a quantidade de CO2 a injectar no aquário?

- Posso ligar a saída de CO2 em vez de à pedra difusora à entrada de ar que tenho na cabeça motorizada ou à saída do filtro externo na Venturi?

- Alguém tem a hipótese de me enviar, para a receita que o Zanito recomendou as medidas em gramas?

- E em relação à eventual descida do PH é siginficativa? É que o meu Já se encontra nos 6,7 +-.

 

Pic_2934_1.jpg

 

Se não forem vocês a ajudarem quem será.....

 

abraço a todos

Pedro Saúde

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Ainda não consegui injecção de co2 a 100%. Comprei fermento padeiro da Vahiné ( não encontrei o Fermipan- onde é que compram?) mas passado um dia deixou de deitar bolhas. Será que foi de eu ter posto água saída da torneira (com cloro)?

 

Pedro Saúde: é possível medir a entrada de co2 através dos parâmetros KH e PH, isto se naõ tiveres Turfa.

è possível ligar a injecção de co2 à cabeça motorizada.

E pelo que ouço dizer a descida de Ph não é significativa: depende da quantidade de co2 e da dureza carbonada

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem uns testes à venda que se colocam no aquário ( uma ventosa e um pequeno copo), e apresentam em permanência os valores de Co2 ( e PH). Custam entre 12 a 15 euros.

Verifica nas marcas mais conceituadas ( ex: Jbl e ehiem ).

Julgo que é uma boa opção pois cada vez que se carrega permite a leitura por imenso tempo ( tenho à 1 mês apenas com uma carga).

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que os testes servem principalmente para medir pH e só em aquarios cujos agentes acidificadores sejam o CO2 é que podem ser medidos desta maneira...a presença de troncos que libertam ácidos, turfa , etc...deturpam os resultados dos testes.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

Segundo o af tenho testes para medir o CO2, mas segundo o Just_me esses testes podem não ser precisos devido ao que enumerou, pergunto apesar de não serem precisos, e por eu ter uma raiz no meu aqua, posso usa-los com "alguma" certeza ou pelo menos posso ter a garantia que essa variação/deturpação não é suficiente para me poder envenenar os peixes, partindo já do principio de pecar por escassez do que por excesso.

 

abraço a todos

Pedro Saúde

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio o teste vai-te indicar mais CO2 do que aquele que realmente tens...o envenenamento por CO2 em excesso não é assim uma coisa muito usual.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ola pessoal

 

Tenho um aqua de 300L e estou a pensar meter o CO2 caseiro. Mas observei os parametros entre PH e KH, e os limites vão com o PH em 6.3.

Agora o problema e o seguinte, o meu PH ja esta a 6.0 o que significa, que se meto o CO2 ele baixa. Sera isso perigoso para os preciosos peixes? E se sim, que fazer? No aqua tenho troncos o que por si ja baixa o PH.

 

BOM ANO

Filosofar e facil, dificil e ficar simples

Quem tudo quer tudo perde, quem tudo perde tudo quer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais