Ajuda


Recommended Posts

Boas

Tenho um aqua com 100x30x40 a funcionar ha cerca de 3 meses,de inicio tinha areao de rio muito fino e 2 troncos.

Quase no fim do ciclo comecei a medir valores e reparei que o ph estava muito alto,cerca de 8,mas como é normal durante o ciclo nao liguei.

Acabado o ciclo continuei mediçoes de ph e continuava alto.para baixar fiz uma tpa de 50% com agua muito acida e ficou com 6.8

No dia seguinte ja esta a 7.6 e no outro dia a oito e tal.Voltei a fazer outra tpa igual e aconteceu o mesmo.

Pensei que fosse o areao,retirei-o,so deixei os 2 e começei tudo de novo mas o problema nao foi resolvido porque o ph continua a subir.

O que estara a acontecer?

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tenho um aqua com 100x30x40 a funcionar ha cerca de 3 meses,de inicio tinha areao de rio muito fino e 2 troncos.

Quase no fim do ciclo comecei a medir valores e reparei que o ph estava muito alto,cerca de 8,mas como é normal durante o ciclo nao liguei.

Acabado o ciclo continuei mediçoes de ph e continuava alto.para baixar fiz uma tpa de 50% com agua muito acida e ficou com 6.8

No dia seguinte ja esta a 7.6 e no outro dia a oito e tal.Voltei a fazer outra tpa igual e aconteceu o mesmo.

Pensei que fosse o areao,retirei-o,so deixei os 2 e começei tudo de novo mas o problema nao foi resolvido porque o ph continua a subir.

O que estara a acontecer?

 

 

Cumps

 

Já fizeste testes à água que introduzes no aquário?

Que matérias filtrantes tens no filtro?

QUe hardscape tens para alem do areão e tronscos?

 

Só assim darás mais informação para saber o que se passa.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A agua que ponho no aquario tem 6.4

No aqua so tenho 2 troncos e as materias filtrantes sao apenas ceramicas.

 

Cumps

 

Realmente é estranho, porque uma das razões poderia ser do areão( de origem calcária) e fazia naturalmente subir o PH, por outro lado existem matérias filtrantes que poderiam aumentar o PH, mas não será o caso. Os troncos baixam o PH!

 

Eu terei de ficar por aqui, porque não sei mais para te ajudar, espera por mais respostas de pessoas mais experientes nesta àrea.

Por outro lado, se queres um PH ácido tens substratos que baixam o pH, especialmente se forem para plantados.

 

Boa sorte

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Já testaste a água que utilizas sem a colocares no aquário?

 

Coloca-a num recipiente, vazio só com a água, podes testar logo para teres uma ideia, e depois passado algum tempo (meio dia, ou um dia) volta a testar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o teu problema seja co2 a mais na água da rede, ou seja, a água quando sai da torneira tem um valor, mas se a colocares num balde c/ aereação ao fim de algumas horas o ph alterou-se pelo facto de o co2 ter desaparecido.

Uma das formas de contornares o problema passa por acondicionares a água num recipiente antes das TPA`S (aereação e um saco com turfa na quantidade necessária para o ph que procuras) é uma questão de paciencia :)

Gilberto Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, o facto de ser da fonte não invalida o que foi dito, mas podes fazer o seguinte para tirar as teimas:

coloca um balde com essa água e mede o ph

nesse balde coloca uma cabeça motoriza ou um difusor de modo a facilitar a aereação

algumas horas depois volta a medir o ph e logo vez, se não houver alteração então tens algo no aqua que mexe c/ os parametros da agua

Nota; é muito mais fácil estabilizar 400 lts de água que um pequeno aqua

Espero ter ajudado :animal_fish:

Gilberto Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado pelas respostas.

O que mais me surpreende é que tenho tambem um aqua de 30 lts,onde utilizo a mesma agua e esta perfeitamentes estabilizado,nao ha qualquer mudança significativa de ph.Devem andar aqui as bruxas :discuss_gathering:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas faz o teste á água como o Hugo disse.No aquário só convém testar no dia seguinte á TPA.Deves ter é por lá alguma pedra calcária.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Dentro do aqua so tenho dois troncos e um filtro interno com ceramicas.

 

 

Cumps

 

 

Boas,

 

se não tens mais nenhum elemento calcário no aquário e se depois de testares a água esta se mantiver ácida, verifica a qualidade das matérias filtrantes. Essa cerâmica é de confiança?

 

Cumprimentos.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.