Perpetual Preservation System


Its me

Recommended Posts

Perpetual Preservation System por Edward

 

Muitos aquariofilistas procuram este método por não exigir constantes

trocas de água.

Consiste em introduzir os elementos de forma proporcional de modo a

preservar um equilíbrio continuado a nível de nutrientes; fixa-se uma

proporção de elementos doseados dia-a-dia em pequenas quantidades

de modo a atingir a concentração desejada na coluna de água.

 

-------------------

 

As doses podem ser obtidas da seguinte maneira:

 

Dosagem Standard:

 

0.75:0.25:1.00 (NO3:PO4:K)

KNO3 - 20.38 g

KH2PO4 - 5.97 g

K2SO4 - 15.74 g

(misturados em 500ml de água destilada)

 

Solução NO3-FREE

 

0.00:0.25:1.00 (NO3:PO4:K)

KNO3 - 0.00 g

KH2PO4 - 5.97 g

K2SO4 - 33.30 g

(misturados em 500 ml de água destilada)

 

Solução PO4-FREE

 

0.75:0.00:1.00 (NO3:PO4:K)

KNO3 - 20.38 g

KH2PO4 - 0.00 g

K2SO4 - 19.56 g

(misturados em 500ml de água destilada)

 

Solução Ca

 

0.2 (Ca)

Cacl2 - 12.22g

(misturado em 500ml de água destilada)

 

Solução Mg

 

0.1 (Mg)

MgSO4 - 16.90 g

(misturado em 500ml de água destilada)

 

Estas quantidades foram concebidas para concentrações de 3ml / 100L.

Exemplo: a solução 0.75:0.25:1.0 de 3ml em 100L vai originar

0.75ppm de NO3, 0.25ppm de PO4 e 1.0ppm de K.

 

Como começar:

 

1. Testar os níveis de NO3 e PO4 (e anotar claro)

 

2. Dosear diáriamente a Solução Standard, Ca e Mg durante uma semana.

Testar os valores de NO3 e PO4 no final da semana.

 

- Se os valores obtidos forem aceitáveis continuar com a mesma dosagem.

- Se o teste revelar níveis elevados de NO3, substitua a

solução Standard pela solução NO3-FREE por uma semana; teste de novo

e assim que possivel retome a Standard

- Se o teste revelar níveis elevados de PO4, substitua a

solução Standard pela solução PO4-FREE por uma semana; teste de novo

e assim que possivel retome a Standard

 

Por último, se as plantas mostrarem sinais de deficiência nomeadamente

no crescimento de novas folhas é importante a adição da solução Te:

0.1(Fe)

Te - 23.81g

(misturados em 500ml de água destilada)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bom, eu não vou entrar numa questão de "sims" e "nãos"; para além do mais já ouvi falar bastante do teu trabalho e não ponho em causa a tua larga experiência como aquariofilista.

 

De qualquer maneira, está comprovado que as plantas necessitam dos nutrientes acima mencionados; partindo desse pressuposto, os problemas que dai advêm (carência ou excesso) resultam de uma má dosagem (excessiva ou por carência), logo não é culpa do sistema, mas de quem o aplica.

 

Se usares TMG e em vez dos (vamos imaginar) 20ml semanais, adicionares 10ml ou 30ml vai-se verificar uma carência ou excesso, mas a culpa não é do fabricante, é de quem o manipula.

 

Contudo, concordo que é mais simples chegar á loja e comprar um bom fertilizante líquido, mas este método bem aplicado ajuda na eliminação dos tempos de TPA.

 

E sim, as trocas de água também resultam na perfeição.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Concordo contigo, perdes muito mais tempo com este tipo de sistema; se por uma lado eliminas as TPA significativamente perdes algum tempo em medições e testes.

 

Ambos os sistemas têm os seus prós e contras.

 

Obrigado por uma discussão saudável e civilizada :lol:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acredito que resulte, mas resulta com muito trabalho de medições, creio que o sistema que o Taslixado usa, tal como eu, é a observação do estado das plantas. Se bem que eu não uso as TPA tantas vezes como ele. Também penso que doseio em menor quantidade.

 

Já agora que falas do TMG, eu acho que é um fertilizante genérico que resulta em determinadas fazes do aquário, ou seja quando existe equlíbrio. Quem usa só este tipo de fertilizante combinado irremediavelmente irá cair em carência ou excesso. Por isso este tipo de formula é uma resposta ao uso de fertilizantes de uso genérico.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

Sergio...

como saber o que a planta necessita ou tem em excesso atravez de observacao???

ha algum site onde se pode estudar os sintomas?

Alguma literatura "obrigatoria" :lol: ?

Que recomendas a um iniciado nos plantados?

 

Obrigado

Ze

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu custumo basear-me pela carência nos nutrienes mais significativos, os macros, exactamente os que são mensionados no início do post. Bem a literatura que tenho podes também encontrar na net basta pesquisar por “Sintomas de deficiência nas plantas” ou isto em inglês.

 

A conclusão que chegas é que os elementos estão ligados entre eles, a falta de um elemento significa a não assimilação de outros, mesmo os traces actuam nas funções que os macros tem nas plantas.

 

De qualquer forma posso dizer que os livros que tenho são sobre agronomia e botânica, mesmo alguns livros escolares tem este tipo de informação.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Recomendo o livro de Técnicas Laboratoriais de Biologia do 11º Ano, da Porto Editora (Rosa Soares; Carla Almeida; Lídia Serra).

O livro tem umas tabelas com todos os micros e macros, com fotos das carências e excessos, com a explicação da origem natural dos nutrisntes e em que constituintes da célula eles são utilizados. Muito completo.

Se querem comprar, vão ter de o encomendar, e este ano é o ultimo, porque para o ano, como a reforma do ensino está aí, vão deixar de produzir este livro (se é que já não odeixaram de produzir...)

 

Abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora vou fazer uma pergunta tola :twisted:

mas quem nao sabe... pergunta nao é?

as carencias das plantas terrestres e das aquaticas sao as mesmas??

ou nesse livro fala especificamente sobre as aquaticas?

vou procurar o livrinho pois se ha coisa que eu detesto é fazer as coisas "as cegas"...

 

Obrigado

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao tenho experiencia propria neste sistema mas suponho que nao funciona por duas razoes:

 

Sem TPAs alguns elementos adicionados - ioes Cl e SO4 -vao acumular ate niveis indesejados na agua.

 

alguns oligo-elementos hao-de esgotar e nao sao adicionados.

 

Abracos

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não vão acumular por um motivo simples: o que é adicionado neste método não funciona como uma guloseima para as plantas; é o essencial (considera-o como alimentação básica). Como tal, não acumula pois elas vão acabar por se alimentar desses nutrientes. É óbvio que se for adicionado em excesso vão acumular, mas o sistema diz-te para não adicionares nada em excesso ou em carência :twisted:

 

Como acrescentaram o taslixado e o sergio a dificuldade coloca-se na dosagem correcta e na necessidade de testar a água com alguma frequência.

 

Não digo que este é o super sistema perfeito que existe para alimentar plantas, inclusivé já disse que o sistema de troca de água funciona na perfeição, simplesmente é uma alternativa que de facto funciona; em qualquer pesquisa encontras fácilmente quais os nutrientes que as plantas consomem e se os comparares com o que pus no primeiro post vais ver que são os mesmos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e os micro-nutrientes? Uma planta para sedesenvolver bem necessita de MONTES de elementos dispares, não apenas os macro nutrientes que mencionas. Esses normalmente até estão presentes (exepto o potássio) em grande quantidade na comida dos peixes.

 

Não deixa de ser informação extremamente útil a que colocaste aqui, mas é demasiado teórica, enquanto que as TPAs são exclusivamente práticas - dão resultado sem nenhum tipo de cuidados ou medições.

 

Eu tive durante alguns meses um pequeno aquário plantado com 1/2 duzia de peixes e camarões onde rocei o equilíbrio, não trocava água, não alimentava, não fertilizava, mas também não podava nem retirava os mortos. Mas eventualmente a coisa iria acabar por descambar (descambou mais cedo porque o desmantelei para fazer um mini-reef... sim eu sei :))

 

Em suma, isso é muito interessante como informação técnica sobre macro adubação, mas para procurar a não TPA, o ideal mesmo é não fazer MESMO nada.

 

Abraços,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais