Novo aquario de 200 L Opinioes e ajuda


danielmachado

Recommended Posts

Boa noite..

 

Ofereçeram-me um aquário de 200L e gostaria de vos pedir as opiniões para filtros, iluminação e termostato.

 

O orçamento é baixinho e gostaria de adquirir produtos de boa relação qualidade/preço.

 

Quais as vossas opiniões...?

 

Pretendo colocar plantas naturais no aquario e os peixes ainda tenho de pensar, mas penso que andara à volta de escalares...

 

O que pensam que fica melhor num aqua deste tamanho? Que tipo de peixes poderão fazer um melhor contraste e se adaptarão melhor a este aquario?

 

O aquario veio sem tampa, sem iluminaçao e sem filtros...

 

Aguardo as vossas opiniões!

 

Com os melhores cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maneira mais facil de poupares na compra de material é estares atento aos Classificados do Fórum ou colocares um anuncio no SF Procura :snipersmile:

Se não quiseres material usado, é fazeres uma pesquisa por várias lojas e veres onde te vale mais a pena.

 

Termoestato: um de 150w chega, se o sitio onde o aquário estiver não for muito frio

Iluminação: depende do que queres colocar no aquário em termos de flora

Filtragem: tenta arranjar o com maior capacidade possivel

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para filtragem tens duas opções. A mais em conta, é a melhor a meu ver

 

Filtro EHEIM CLASSIC 2217 a € 107,85 - Este filtro é simplesmente EXCELENTE, mas tens de comprar as cerâmicas à parte

 

Filtro TETRATEC EX 1200 - Apesar de nunca o ter usado, a tetra costuma ter bons produtos. É ligeiramente mais caro, mas já vem tudo incluído

 

Começa por aqui e se quiseres poupar, poupa noutras coisas, pois o filtro, é o coração do aqua. Tens alternativas, como filtros chineses que são extremamente mais baratos e costumam durar (até estragar, lol).

 

Deves ter um filtro com um caudal mínimo de 1000L/h

 

Aquecimento (bom, bonito e barato): TETRATEC HT 200

 

As restantes questões dependem de ti:

 

Substrato e iluminação: Pretendes ter plantas?

 

Tipo de substrato: Depende do tipo de peixes que pretendes: LISTA PEIXES

 

Escolhe peixes com as mesmas características (pH e dureza de água) e depois, logo decides o tipo de substrato que vais colocar...

 

Tampar o aqua, também vai depender do tipo de peixes, pois alguns saltam e outros creio que não.

 

Enquanto compras o material necessário e acondicionas o aqua, lê TUDO isto, pois é MUITO IMPORTANTE: ESSÊNCIAL PEIXES ÁGUA DOCE

 

Espero ter ajudado...

Editado por inexperiente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Pretendia ter plantas de fácil manutenção como as anúbias e musgo de java...poderia colocar mais qualquer coisa mas nao sou mesmo nada entendido em plantas...gostava que fosse de rapido crescimento e de facil manutenção...

 

O filtro disseram-me que puderia usar uma biobox, que ficaria mais em conta do que colocar um filtro exterior...por exemplo da eheim...

 

Não sei muito bem por onde começar...

 

O que é melhor para colocar no fundo...?

 

Gostaria de ter os escalares ou discus...mais ou menos virado para esses lados...com tetra neon e corydoras....penso ter lido que os escalares e os discus nao sao muito faceis de manter, e ainda por cima os 2 juntos penso que andam sempre em disputas...

 

Dentro deste género de peixes, se fosse possivel e com base nas plantas que pretendo ter, será que me poderiam tipo listar quais as especies de peixes que melhor se encaixariam? e mais ou menos a quantidade a ter dentro do aquario para obter um bom equilibrio...

 

desculpem pelo exagero de perguntas e secalhar pela ingenuidade de algumas delas, mas so assim consiguimos aprender qualquer coisa....

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Pretendia ter plantas de fácil manutenção como as anúbias e musgo de java...poderia colocar mais qualquer coisa mas nao sou mesmo nada entendido em plantas...gostava que fosse de rapido crescimento e de facil manutenção...

 

O filtro disseram-me que puderia usar uma biobox, que ficaria mais em conta do que colocar um filtro exterior...por exemplo da eheim...

 

Não sei muito bem por onde começar...

 

O que é melhor para colocar no fundo...?

 

Gostaria de ter os escalares ou discus...mais ou menos virado para esses lados...com tetra neon e corydoras....penso ter lido que os escalares e os discus nao sao muito faceis de manter, e ainda por cima os 2 juntos penso que andam sempre em disputas...

 

Dentro deste género de peixes, se fosse possivel e com base nas plantas que pretendo ter, será que me poderiam tipo listar quais as especies de peixes que melhor se encaixariam? e mais ou menos a quantidade a ter dentro do aquario para obter um bom equilibrio...

 

desculpem pelo exagero de perguntas e secalhar pela ingenuidade de algumas delas, mas so assim consiguimos aprender qualquer coisa....

 

Obrigado

 

Boas, vou-te dar a minha opinião.

Em relação ás plantas podes por anúbias, fetos de java e musgo que são todos de fácil manutenção, mas convem teres plantas de crescimento rápido para entre outras coisas, não teres problemas com algas; aconselho-te as valisnérias.

Em relação ao filtro aconselho-te um exterior, os da eheim são dos melhores, e convem teres um caudal de cinco vezes a litragem do aqua. Uma biobox vai-te roubar espaço dentro do aqua e em termos de manutenção/limpeza dá mais trabalho comparando com um filtro externo.

Quando falas de fundo refereste á parte do vidro traseiro do aqua ou ao substrato?

Em relação a peixes tens que fazer as tuas opções tendo em conta os parametros da água e as tuas preferencias; mas não te aconselho a começares com discus. São dos peixes mais sensíveis que existem ao nível da aquariofilia, já para não falar no preço de custo de cada um. E não ponhas discus com escalares, vai dar molho... Em relação a quantidade de peixes, faz as contas da seguinte forma, 1cm de peixe (do tamanho que ele possa atingir em adulto) por cada litro de água da litragem útil do aquário. Mas já sabes que não podes por todas as espécies de peixes, vai a este site (http://www.aquahobby.com/) onde tens os parametros e a litragem recomendados para cada espécie.

Espero ter ajudado.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não metas qualquer tipo de substrato calcário então. Podes optar por algo deste género, que te baixe e estabilize o pH para peixes de águas ácidas SUBSTRATO

 

Existem N substratos e eu sou de longe a pessoa mais adequada para te responder a isso. De qualquer das formas isto pode ajudar: ESCOLHA DO SUBSTRATO

 

Quanto à lista de peixes, vê a que te enviei. Tens lá tudo o que precisas, desde o pH, temperaturas, comportamentos e em algumas espécies, até acasalamentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou-te dar a minha opinião.

Em relação ás plantas podes por anúbias, fetos de java e musgo que são todos de fácil manutenção, mas convem teres plantas de crescimento rápido para entre outras coisas, não teres problemas com algas; aconselho-te as valisnérias.

Em relação ao filtro aconselho-te um exterior, os da eheim são dos melhores, e convem teres um caudal de cinco vezes a litragem do aqua. Uma biobox vai-te roubar espaço dentro do aqua e em termos de manutenção/limpeza dá mais trabalho comparando com um filtro externo.

Quando falas de fundo refereste á parte do vidro traseiro do aqua ou ao substrato?

Em relação a peixes tens que fazer as tuas opções tendo em conta os parametros da água e as tuas preferencias; mas não te aconselho a começares com discus. São dos peixes mais sensíveis que existem ao nível da aquariofilia, já para não falar no preço de custo de cada um. E não ponhas discus com escalares, vai dar molho... Em relação a quantidade de peixes, faz as contas da seguinte forma, 1cm de peixe (do tamanho que ele possa atingir em adulto) por cada litro de água da litragem útil do aquário. Mas já sabes que não podes por todas as espécies de peixes, vai a este site (http://www.aquahobby.com/) onde tens os parametros e a litragem recomendados para cada espécie.

Espero ter ajudado.

Cumps.

 

 

Em relação à pergunta que tinha feito acerca do fundo do aquário, estava a referir-me ao areão/substracto.

 

Depois também que os Discus seriam mais difiiceis de manter para um novato como eu e estava a ponderar imenso...pois quem acaba por sofrer com os nossos erros sao os animais e por isso nao o quero fazer...

 

Em relação aos escalares? seria uma boa escolha ? ficariam bem num aquario destes?

 

eu estou bem informado acerca da lotaçao do aquario, em que um L de água deve ser equivalente a 1cm de peixe, mas o meu maior problema não reside ai...preciso é de ajuda na questão da interligação de especies e um consequente equilibrio entre fauna e flora dentro do aquário.

 

No meu aquario actual de 54L tenho 1 casal de platy's, 2 guppy's machos e 4 fêmeas, 1 corydora albina, 1 Gyrinocheilus aimonieri, 1 cardume de néon's rosa.

 

Tenho 2 tipos de planta que ainda nao percebi bem quais sao mas sei que também são plantas de crescimento rápido, mas tenho a escolha da flora um bocadinho limitada pois na montagem do aquário apenas coloquei no fundo areão e umas pedras de decoração.

 

Neste tópico ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=138296 ) têm uma foto do aquário de 54L que se encontra ja um bocadinho diferente ( background negro, fundo com areão preto tambem e as plantas estao ja fora dos vasitos e enterradas na parte de tras do aquario, e bastante evoluidas...

 

E montei assim o aquario...mas este ja penso fazer um projecto mais arrojado e por isso com espécies um bocadito mais vistosas...

 

Mas quero especies de que consiga cuidar e que se adaptem ao aquario....

 

Muito Obrigado a todos...

 

As ajudas neste forum sao sempre essenciais!

 

Uns sabem muito, outros nem tanto, mas sempre em prol dos animais! Muito bom.

 

Entretanto, Caro "inexperiente", fui verificar se tinha recebido alguma mensagem sua mas nao me apareçe nada em lado nenhum...nem no mail nem em PM...

 

Obrigado

 

Com os melhores cumprimentos

 

Daniel Machado

Editado por danielmachado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite outra vez.

 

Outra das minhas dúvidas é o móvel/armário para fazer de base ao aquário..tenho um móvel na sala que fica mesmo na medida certa do aquário, mas receio que com o peso bruto do aquário o móvel nao aguente e acabe por ceder....

 

O móvel pareçe-me ser extremamente forte no tampo (movel tipo aparador com 2 gavetas e 2 portas) e dai a minha pergunta...

 

Amanha (Hoje) de manha quando for para casa apos o trabalho, irei tirar 2 ou 3 fotografias do armário para poderem ver e dar a opiniao!

 

Pode pareçer uma pergunta descabida, mas ja tive opinioes distintas...por isso resolvi pedir ajuda a quem achar que pode ajudar aqui no forum!!

 

Não sei se ajuda em alguma coisa, mas o móvel vazio ainda tem um peso considerável e necessita ser movido por 2 pessoas.

 

Obrigado e postarei as fotos assim que possivel!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à pergunta que tinha feito acerca do fundo do aquário, estava a referir-me ao areão/substracto.

 

Depois também que os Discus seriam mais difiiceis de manter para um novato como eu e estava a ponderar imenso...pois quem acaba por sofrer com os nossos erros sao os animais e por isso nao o quero fazer...

 

Em relação aos escalares? seria uma boa escolha ? ficariam bem num aquario destes?

 

eu estou bem informado acerca da lotaçao do aquario, em que um L de água deve ser equivalente a 1cm de peixe, mas o meu maior problema não reside ai...preciso é de ajuda na questão da interligação de especies e um consequente equilibrio entre fauna e flora dentro do aquário.

 

No meu aquario actual de 54L tenho 1 casal de platy's, 2 guppy's machos e 4 fêmeas, 1 corydora albina, 1 Gyrinocheilus aimonieri, 1 cardume de néon's rosa.

 

Tenho 2 tipos de planta que ainda nao percebi bem quais sao mas sei que também são plantas de crescimento rápido, mas tenho a escolha da flora um bocadinho limitada pois na montagem do aquário apenas coloquei no fundo areão e umas pedras de decoração.

 

Neste tópico ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=138296 ) têm uma foto do aquário de 54L que se encontra ja um bocadinho diferente ( background negro, fundo com areão preto tambem e as plantas estao ja fora dos vasitos e enterradas na parte de tras do aquario, e bastante evoluidas...

 

E montei assim o aquario...mas este ja penso fazer um projecto mais arrojado e por isso com espécies um bocadito mais vistosas...

 

Mas quero especies de que consiga cuidar e que se adaptem ao aquario....

 

Muito Obrigado a todos...

 

As ajudas neste forum sao sempre essenciais!

 

Uns sabem muito, outros nem tanto, mas sempre em prol dos animais! Muito bom.

 

Entretanto, Caro "inexperiente", fui verificar se tinha recebido alguma mensagem sua mas nao me apareçe nada em lado nenhum...nem no mail nem em PM...

 

Obrigado

 

Com os melhores cumprimentos

 

Daniel Machado

 

 

Boas, em relação ao substrato opta por uma base de terra fértil misturada com tabletes de ferro/potássio e depois o areão em cima disso tudo. Isso fará com com possas ter um leque de escolhas maiores em relação á flora; tens também o factor iluminação e se vais optar por ter injecção de co2 no aqua(o co2 caseiro é mais fácil de fazer do que parece, e resulta).

Em relação aos escalares, pode optar por ter 6/7 unidades e depois esperar que se formem casais. Já sabes que quando forem adultos, algumas espécies estarão "proibidas" de estarem incluidas na fauna desse aqua.

Eu próprio tenho um aqua de 240l, bastante plantado (parece uma selva), com plantas de manutenção fácil/média; com escalares, nariz de bebado, corys, otos e ancistrus. Todas estas espécies preferem águas comum ph entre 6.5 e 7, e uma dureza baixa. Por isso pode-se dizer que ficam bem juntas. Na minha iniciação como aquariofilista e como era bastante inexperiente cometi vários erros, entre eles o facto de já ter tido guppys e escalares no mesmo aqua. Para além de terem necessidades a nível de parametros da água bastante diferentes, também reparei que os escalares eram predadores dos guppys quando nasciam, e mais tarde dos guppys em estado adulto.

Tendo em conta todas as informações que consigas reunir deves criar um aquário que te satisfaça a ti, mas onde os peixes também se sintam bem.

Em relação ao móvel, não será fácil para ninguém avaliar com segurança se é suficientemente capaz para ser utilizado como base dum aquário dessas dimensões, através de fotos.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação ao substrato opta por uma base de terra fértil misturada com tabletes de ferro/potássio e depois o areão em cima disso tudo. Isso fará com com possas ter um leque de escolhas maiores em relação á flora; tens também o factor iluminação e se vais optar por ter injecção de co2 no aqua(o co2 caseiro é mais fácil de fazer do que parece, e resulta).

Em relação aos escalares, pode optar por ter 6/7 unidades e depois esperar que se formem casais. Já sabes que quando forem adultos, algumas espécies estarão "proibidas" de estarem incluidas na fauna desse aqua.

Eu próprio tenho um aqua de 240l, bastante plantado (parece uma selva), com plantas de manutenção fácil/média; com escalares, nariz de bebado, corys, otos e ancistrus. Todas estas espécies preferem águas comum ph entre 6.5 e 7, e uma dureza baixa. Por isso pode-se dizer que ficam bem juntas. Na minha iniciação como aquariofilista e como era bastante inexperiente cometi vários erros, entre eles o facto de já ter tido guppys e escalares no mesmo aqua. Para além de terem necessidades a nível de parametros da água bastante diferentes, também reparei que os escalares eram predadores dos guppys quando nasciam, e mais tarde dos guppys em estado adulto.

Tendo em conta todas as informações que consigas reunir deves criar um aquário que te satisfaça a ti, mas onde os peixes também se sintam bem.

Em relação ao móvel, não será fácil para ninguém avaliar com segurança se é suficientemente capaz para ser utilizado como base dum aquário dessas dimensões, através de fotos.

Cumps.

 

Muito obrigado pela ajuda...vou levar tudo a sério daquilo que me aconselhas...

 

Em relação ao movel, é claro que nao me puderao dar certezas de que seja suguro, mas apenas gostava de algunas opiniões, e talvez estas fotos ajudem..

 

p29100917560001.jpg w640.png

 

 

p29100917560002.jpg w640.png

 

p29100917570002.jpg w640.png

 

p29100917570003.jpg w640.png

 

p29100917580001.jpg w640.png

 

p29100917580002.jpg w480.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, não colocaria o aqua nesse móvel... Pondera bem, pois uma estrutura de 16 a 19mm em aglomerado de madeira, não me parece ser suficiente, para aguentar 200 quilos, permanentemente.

 

A estrutura desse móvel, assenta APENAS nessas duas ilhargas (laterais). Vai por mim... arranja outro móvel...

 

Outra coisa, seja qual for o móvel que uses para colocação do aqua, deves colocar uma placa de esferovite para equilibrar o peso, caso contrário, pode haver uma "pressão desequilibrada" (não sei se será o termo correcto) e fazer com que aqua se parta

Editado por inexperiente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, não colocaria o aqua nesse móvel... Pondera bem, pois uma estrutura de 16 a 19mm em aglomerado de madeira, não me parece ser suficiente, para aguentar 200 quilos, permanentemente.

 

A estrutura desse móvel, assenta APENAS nessas duas ilhargas (laterais). Vai por mim... arranja outro móvel...

 

Outra coisa, seja qual for o móvel que uses para colocação do aqua, deves colocar uma placa de esferovite para equilibrar o peso, caso contrário, pode haver uma "pressão desequilibrada" (não sei se será o termo correcto) e fazer com que aqua se parta

 

Tens razão, esse móvel não tem apoio suficiente. Não é pelo facto de ser faito com placas de aglomerado, mas não tem as travessas e apoios necessários e suficientes para poderem aguentar com o peso desse aquário cheio de água, areão, terra fértil, e outro hardscape.

Não arrisques...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão, esse móvel não tem apoio suficiente. Não é pelo facto de ser faito com placas de aglomerado, mas não tem as travessas e apoios necessários e suficientes para poderem aguentar com o peso desse aquário cheio de água, areão, terra fértil, e outro hardscape.

Não arrisques...

 

As placas de aglomerado, também influenciam muito. Eu sou designer de interiores e sei como elas se comportam, quando sujeitas a grandes pressões. Vergam/fazem flecha, muito facilmente. Por outro lado, o aglomerado, em contacto com agua, apodrece, desfaz-se, incha com extrema facilidade (e por mais cuidados que hajam, na zona do aqua, irá sempre haver algumas perdas de água).

 

Além disso, como refere o nf98977a, a forma como o móvel está construído, não ajuda em nada. Para tornar esse tipo de móvel mais económico, as ilhargas laterais, são o único sustento do mesmo. A experiência diz-me, que um conjunto de pratos + copos, numa prateleira superior a 80cm, é o suficiente para que esta comece a fazer flecha (podes verificar através das fotos, que a prateleira interior no meio está a ficar curvada. Visto não haver um reforço central, muito menos na base do móvel (por baixo do rodapé), rapidamente, com 200 quilos em cima, ele vai vergar com facilidade.

 

Se mantiveres o móvel aí, um dia acordas, com os peixes a passear pela sala...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pelas opiniões e ajuda!

 

Eu tambem me pareceu que o armario seria demasiado fraquinho para suportar o peso do aquario, mas nao custa nada perguntar!

 

Então secalhar é mesmo melhor começar à procura de um movel proprio para aquarios com estas medidas...será de madeira maciça certo?

 

Obrigado mais uma vez a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pelas opiniões e ajuda!

 

Eu tambem me pareceu que o armario seria demasiado fraquinho para suportar o peso do aquario, mas nao custa nada perguntar!

 

Então secalhar é mesmo melhor começar à procura de um movel proprio para aquarios com estas medidas...será de madeira maciça certo?

 

Obrigado mais uma vez a todos!

 

A madeira maciça é extremamente cara e tem alguns inconvenientes. Experimenta fazer antes uma estrutura em ferro e depois podes por qualquer madeira para preencher o móvel. Se procurares no DYT, irás encontrar vários exemplos de como fazer um móvel, até mesmo sem gastares muito dinheiro. Se não queres ter trabalho, procura numa loja. Devem rondar os 200 a 300€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A madeira maciça é extremamente cara e tem alguns inconvenientes. Experimenta fazer antes uma estrutura em ferro e depois podes por qualquer madeira para preencher o móvel. Se procurares no DYT, irás encontrar vários exemplos de como fazer um móvel, até mesmo sem gastares muito dinheiro. Se não queres ter trabalho, procura numa loja. Devem rondar os 200 a 300€

 

Bom dia,

 

Em relação ao móvel para colocar o aquário em cima, tive uma oferta de um movel, que tambem ja teve um aquario deste tamanho em cima sem qualquer tipo de problemas...é de madeira maciça...mas sendo a estrutura de ferro as mais indicada, vou pensar seriamente nesta hipotese...ficando este armario de madeira maciça só para desenrascar...

 

Em relação ao aquario em si, ontem desloquei-me a uma loja aqui pos lados de cascais e acabei por optar por encomendar um filtro exterior da eheim, penso que seja o classic 2214, o substracto fertil e o areão (tipo areia da praia) para o fundo do aquário e um tronco Red Moor Wood. Em principio irei busca-los entre hoje e amanha.

 

Em relação à iluminação tambem encomendei uma calha de adaptaçao ao aquario preparada para ter duas lampadas de 54 w, mas esta só xegará a loja em meados de 15 de novembro.

 

Perguntei ao sr. da loja se puderia por o aquario a ciclar sem a iluminaçãop e ele disse-me que seria melhor assim, pois a iluminação no inicio é propicia para o crescimento de algas...

 

O que acham?

 

Posso iniciar a ciclagem da agua sem iluminaçao?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E depois do aqua estar cheio, como fazes a mudança? São mais de 200 quilos... Depois de escolheres o sitio do aqua, não o deves mudar mais...

 

Quanto ao filtro, não consigo encontrar essa referência no google, como tal não te posso responder. A única coisa que te posso dizer, é que deves ter um caudal mínimo de 1000l/h

 

Sim, creio que possas fazer a ciclagem sem luz.

Editado por inexperiente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E depois do aqua estar cheio, como fazes a mudança? São mais de 200 quilos... Depois de escolheres o sitio do aqua, não o deves mudar mais...

 

Quanto ao filtro, não consigo encontrar essa referência no google, como tal não te posso responder. A única coisa que te posso dizer, é que deves ter um caudal mínimo de 1000l/h

 

Sim, creio que possas fazer a ciclagem sem luz.

 

Pois em relação a esse aspecto, não tinha pensado nisso, mas qualquer coisa se deve arranjar...com um bocadito de ajuda e tirar um bocado de agua secalhar fica mais facil...mas ira ser um quebra-cabeças...lol

 

Em relação ao filtro pode ser que me tenha enganado na descriçao, mas fui à naturline e foi o que eles me indicaram que seria mais aconselhado...mas quando o for buscar logo vos direi ao certo qual é!

 

E em relação a ciclagem o que devo colocar para este aquario de 200 L?

 

As plantas so as irei colocar quando tiver a iluminação.

 

irei colocar o substracto, a areia, o tronco e decoraçoes, filtro, termostato e um produto da tetra, que penso que se chama aquasafe, e bacterias vivas....acham que devo colocar algum peixe mais resistente? tipo corydora ou por ai?

 

o que recomendas?

 

"inexperiente" - Obrigado pela ajuda que me tens dado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou completamente contra, a colocar peixes para ajudar a ciclagem. Acho que é um tortura ao bixo.

 

Eu, sou o primeiro a dizer, que é difícil, ver um aqua vazio e resistir à tentação de inserir os peixes, mas foi o que fiz.

 

Tenho o meu aqua em ciclagem desde dia 11/10/2009 e ainda não coloquei nenhum peixe, por muito que me custe ver o aqua sem peixes. A meu ver, podias fazer a ciclagem, sem peixes e esperar pacientemente.

 

As bactérias, deves usa-las e quanto às cerâmicas do filtro, aconselho-te VIVAMENTE a colocar SERA SIPORAX. Esta "cerâmica" (atenção que isto não é cerâmica, mas melhor que a cerâmica em si), têm uma superfície até 30 vezes maior que as cerâmicas normais, logo terás uma colónia de bactérias, muito maior (digo eu).

 

Eu coloquei duas cerâmicas diferentes no filtro, para maior alojamento das bactérias:

 

- SERA BIOPUR FORTE

- SERA SIPORAX

 

Em relação ao armário, se já suportou um aqua idêntico, porque não optas por usa-lo definitivamente e se necessário, reforças apenas o móvel com uns tubos no interior (centro e pontas). Sempre poupas uns trocos.

 

De nada e mais uma vez, espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudar o aquário de sítio, não é um problemazinho. É um "problemão"! Seriam precisos uns 8 ou 10 homens, fortes, para o carregar. 200 litros, estamos a falar de mais de 200 kilos. Para além do mais, partindo do princípio que haverias de colocar o móvel de ferro no mesmo sítio do de madeira, nem poderias passar de um para o outro imediatamente. Terias que colocar o aquário no chão, trocar os móveis, pegar no aquário, colocar no móvel...Isto é muito custoso!

 

Então, o melhor conselho que te posso dar é NÂO ENCHERES sequer o aquário enquanto não tiveres as ideias todas esclarecidas. É que depois, não há volta a dar. E tirar a água do aquário, não é a melhor solução. Sabes quantos garrafões são? Cerca de 40...Onde arranjarias tanto garrafão e espaço para meter tanto garrafão? E a quantidade de água que desperdiçarias (em 200 litros, de certeza que alguma haveria de cair...)

 

Pensa tudo muito bem, arranja os materiais todos, vê como queres o móvel (mesmo meteres reforços no de madeira, deves fazer antes de meteres o aquário, pois se fores pregar ou assim, vais causar muitas ondas no aquário, o que não é recomendável), como queres a decoração e deixa sempre um bom espaço de manobra à volta, de forma a puderes mexer, arranjar e/ou alterar qualquer coisa. Só depois de tudo muito bem pensado, é que deves enchar o aquário. Acredita, poupar-te-ia muitas dores de cabeça e de costas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudar o aquário de sítio, não é um problemazinho. É um "problemão"! Seriam precisos uns 8 ou 10 homens, fortes, para o carregar. 200 litros, estamos a falar de mais de 200 kilos. Para além do mais, partindo do princípio que haverias de colocar o móvel de ferro no mesmo sítio do de madeira, nem poderias passar de um para o outro imediatamente. Terias que colocar o aquário no chão, trocar os móveis, pegar no aquário, colocar no móvel...Isto é muito custoso!

 

Então, o melhor conselho que te posso dar é NÂO ENCHERES sequer o aquário enquanto não tiveres as ideias todas esclarecidas. É que depois, não há volta a dar. E tirar a água do aquário, não é a melhor solução. Sabes quantos garrafões são? Cerca de 40...Onde arranjarias tanto garrafão e espaço para meter tanto garrafão? E a quantidade de água que desperdiçarias (em 200 litros, de certeza que alguma haveria de cair...)

 

Pensa tudo muito bem, arranja os materiais todos, vê como queres o móvel (mesmo meteres reforços no de madeira, deves fazer antes de meteres o aquário, pois se fores pregar ou assim, vais causar muitas ondas no aquário, o que não é recomendável), como queres a decoração e deixa sempre um bom espaço de manobra à volta, de forma a puderes mexer, arranjar e/ou alterar qualquer coisa. Só depois de tudo muito bem pensado, é que deves enchar o aquário. Acredita, poupar-te-ia muitas dores de cabeça e de costas...

 

Obrigado crush...

 

Eu vou colocar aqui algumas fotos do armario para verem e darem algumas opiniões...se será preciso reforço ou nao...

 

Em relação aos materiais ja esta tudo planeado mas so os vou buscar na 2ª feira pois ligaram-me da loja a dizer que so xegam na 2ª.

 

Que termostato acham o melhor? 150 W e de k marca??

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto vai ajudar-te certamente, caso não queiras gastar muito dinheiro.

 

Se usares MDF de 16mm, não é caro e resolves o problema. Se arranjares um um sítio onde te cortem a madeira, depois só precisas de fazer a montagem em casa. É claro que deves aprofundar um pouco mais a secção de carpintarias, para que faças algo bonito, mas ao mesmo tempo, robusto e estável. Podes sempre fazer uma estrutura em ferro e depois revestir apenas a madeira o interior e as portas.

 

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=44104

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora entao, passado uns dias sem dar noticias, venho aqui fazer umas perguntas...

 

O filtro externo ja ca esta em casa e é um eheim ecco pro 300 2036 ( caudal com 750 l/h) e foi oferecido e por isso nao tive opiniao na escolha mas na loja disseram à pessoa que me ofereçeu, que era o indicado...ao contrario do que me disseram aqui que devia ter um caudal com 1050 l/h...

 

O que acham?

 

O termostato tambem foi oferecido e tem uma potencia de 300w, pelo que cancelei a encomenda que tinha feito na pet4you....

 

O substracto que usei foi um da sera (floredepot) que me indicaram como sendo porreiro e que tinha uma boa relação preço/qualidade.

 

a unica coisa que falta é so mesmo a calha de iluminaçao que tambem ja esta encomendada com capacidade para 2 lampadas de 55w.

 

depois de tudo montado enchi o aquario e ja coloquei o produto da tetra "aquasafe" e coloquei tanbem bacterias vivas...

 

Queria so fazer uma pergunta, o ciclo pode ser iniciado mesmo sem a ilumiinação?

 

O que devo colocar mais?

 

Tenho varias elódeas no outro aquario de 54l e estava a pensar colocar alguns pés neste aquario...acham que posso? tenho 2 candeeiros de mesa como luz provisoria de 20w cada uma....o que acham?

 

Obrigado a todos.

 

Cumps

Editado por danielmachado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.