Iniciante. Que peixes?


danielmachado

Recommended Posts

Boa noite.

 

Antes de mais parabens pelo excelente site que têm aqui.

 

Gostaria de pedir ajuda aqui ao pessoal sobre o povoamento do meu aquário. Ja tive alguns aquarios mas por problemas de saude acabei de deixar este hobbie que sempre adorei para tras...mas agora voltei pois as saudades sao muitas e a paixão que tenho por aquarios tambem é muita....

 

Ofereçeram.me um aquario de 50 litros para agua quente e desde a semana passada que o preparei e fui metendo la os peixes...

 

Neste momento tenho:

 

6 guppys

6 néons

2 platys

1 limpa fundos (nao sei o nome técnico)

1 limpa vidros (idem aspas)

 

Gostaria de saber se o aquário se encontra equilibrado ao nivel de povoamento ou se devo acrescentar mais alguma coisa, ou por ventura, retirar...

 

Obrigado a quem me puder ajudar!

 

Daniel Machado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

posso te dizer que já andas a fazer asneira,pois segundo percebi ainda não fizeste o ciclo de azoto e já com essa carga de peixes não sei o que te pode vir acontecer.vai pesquisando e aprendendo aqui no forum e dá uma vista de olhos tb aqui http://faq.thekrib.com/pt/index.html.

segundo passo tens que colocar melhor o setup do aqua,parametros da água,filtragem,plantas,decoração etc......

Os peixes que tens chega e possivelmente já começa a ser de mais,pois tens guppys e platys que estão sempre a criar,além disso tens peixes com ph diferentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Muito obrigado pela resposta.

 

Eu falei com a pessoa que costumo frequentar numa loja de animais, que me vendeu os peixes...mas antes disso e antes de la ter os peixes, preparei o aquário todo e utilizei um produto para preparar a água para iniciar a introdução de peixes...não me lembro qual era o nome do produto mas era qq coisa como "aquasafe" ou assim...depois antes de colocar os peixes iniciei tambem o tratamento da agua com outro produto - "bacterlife"- que, pela descrição do mesmo, aumenta a rapidez do ciclo.

 

Até agora ainda não tive problemas com nenhum dos peixes, mas ja que me avisou vou estar atento a todos os comportamentos dos peixes.

 

Passando ao aquário:

 

Medidas:

 

L-61 cm

P- 31 cm

A- 38 cm

 

Volume : 70 dm3

Capacidade : 50 lt

 

Termómetro: Scuba 100

 

Filtro: Aquapor - AQ-300

 

Plantas : tenho um mas não sei o nome cientifico, mas pareçe-se com as "folhas" de um pinheiro

 

Ph: 7.3

 

Iluminação com suportes estanques e lâmpada fluorescente de 15 W

 

Obrigado.

 

Daniel Machado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Muito obrigado pela resposta.

 

Eu falei com a pessoa que costumo frequentar numa loja de animais, que me vendeu os peixes...mas antes disso e antes de la ter os peixes, preparei o aquário todo e utilizei um produto para preparar a água para iniciar a introdução de peixes...não me lembro qual era o nome do produto mas era qq coisa como "aquasafe" ou assim...depois antes de colocar os peixes iniciei tambem o tratamento da agua com outro produto - "bacterlife"- que, pela descrição do mesmo, aumenta a rapidez do ciclo.

 

Até agora ainda não tive problemas com nenhum dos peixes, mas ja que me avisou vou estar atento a todos os comportamentos dos peixes.

 

Passando ao aquário:

 

Medidas:

 

L-61 cm

P- 31 cm

A- 38 cm

 

Volume : 70 dm3

Capacidade : 50 lt

 

Termómetro: Scuba 100

 

Filtro: Aquapor - AQ-300

 

Plantas : tenho um mas não sei o nome cientifico, mas pareçe-se com as "folhas" de um pinheiro

 

Ph: 7.3

 

Iluminação com suportes estanques e lâmpada fluorescente de 15 W

 

Obrigado.

 

Daniel Machado

 

 

 

Bom dia, era interessante saber o nome dos limpa vidros/fundos, ou pelo menos tentar colocar umas fotos dos mesmos.

Em relacao aos peixes que mencionou, devo alertar que tem ai peixes de biotipos diferentes e consequentemente com necessidades de PH diferentes (incompativeis). Os guppy estao perfeitos com esse ph, ja os neon preferem aguas acidas pelo que o ph esta demasiado alto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, era interessante saber o nome dos limpa vidros/fundos, ou pelo menos tentar colocar umas fotos dos mesmos.

Em relacao aos peixes que mencionou, devo alertar que tem ai peixes de biotipos diferentes e consequentemente com necessidades de PH diferentes (incompativeis). Os guppy estao perfeitos com esse ph, ja os neon preferem aguas acidas pelo que o ph esta demasiado alto.

 

Obrigado.

 

Então o que acha que devo fazer? devo ir à loja e trocar os néon por outros?

 

Quais me aconselha?

 

Relembro que trouxe os néon como recomendaçao da srª da loja de animais que me disse que ficaria tudo equilibrado...

 

Obrigado pela sua atençao.

 

Daniel Machado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os "iniciantes" na minha opiniao começava pelos platys,guppies,espadas,mollys,tetra limao,neons apesar do que se diz nao sao tao sensiveis como isso tens tens o neon rosa,depois tens a equipa de limpesa,corys,plecos,otos etc...

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os "iniciantes" na minha opiniao começava pelos platys,guppies,espadas,mollys,tetra limao,neons apesar do que se diz nao sao tao sensiveis como isso tens tens o neon rosa,depois tens a equipa de limpesa,corys,plecos,otos etc...

 

 

Plantas : tenho um mas não sei o nome cientifico, mas pareçe-se com as "folhas" de um pinheiro,e melhor pores mais uma ou duas plantas ja que essa que tens e uma plante que consome poucos nitratos

Boa sorte

Editado por nereu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Então o que acha que devo fazer? devo ir à loja e trocar os néon por outros?

 

Quais me aconselha?

 

Relembro que trouxe os néon como recomendaçao da srª da loja de animais que me disse que ficaria tudo equilibrado...

 

Obrigado pela sua atençao.

 

Daniel Machado

 

 

Por experiencia propria ja aprendi a nao confiar muito na maior parte dos lojistas (havendo cada vez mais excepcoes) de qualquer forma, molinesias ou platidoras parecem me bem, isto se os limpa fundos nao forem corydoras, porque se forem, aconcelho a troca por mais elementos da mesma especie, uma vez que sao animais de cardume, como lhe disse, sem fotos ou identificacao dos outros peixes é dificil aconcelhar corretamente.

Ja agora, realizou testes a amonia, nitritos e nitratos para concluir acerca do estado em que se encontra o ciclo do azoto? secalhar nao seria ma ideia devolve los a loja e para ja nao trazer mais nada por agora ate que o aquario consiga estabilizar e ai sim introduzir mais uns peixitos muito devagarinha e sem abusar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem

 

ainda nao fui à loja onde comprei os peixinhos pois encontra-se de férias e por isso nao tive oportunidade de os devolver e por isso só me resta rezar para que tudo corra bem...

 

Os "néon" que tenho, penso que sejam de outro nome pois não sao azuis, mas sim cor de laranja...

encontrei um site em que têm uma foto identica aqueles que tenho no meu aquario.

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_Hyphess...aldschultzi.php

 

O limpa fundos que tenho é um Gyrinocheilus aimonieri.

 

O limpa vidros é uma corydora albino (penso eu).

 

Acrescentei outra planta ao aquário, a qual não sei o nome...

 

Aproveito e coloco aqui a foto do aquário

 

dscn1564.th.jpg

 

Obrigado

 

Daniel Machado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem

 

ainda nao fui à loja onde comprei os peixinhos pois encontra-se de férias e por isso nao tive oportunidade de os devolver e por isso só me resta rezar para que tudo corra bem...

 

Os "néon" que tenho, penso que sejam de outro nome pois não sao azuis, mas sim cor de laranja...

encontrei um site em que têm uma foto identica aqueles que tenho no meu aquario.

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_Hyphess...aldschultzi.php

 

O limpa fundos que tenho é um Gyrinocheilus aimonieri.

 

O limpa vidros é uma corydora albino (penso eu).

 

Acrescentei outra planta ao aquário, a qual não sei o nome...

 

Aproveito e coloco aqui a foto do aquário

 

dscn1564.th.jpg

 

Obrigado

 

Daniel Machado

 

Boas, a corydora e que e o limpa fundos e o outro o limpa vidros,que, se pesquisares descobres que pode crescer ate aos 28 cm e tem como aqua recomendado, um de 200l. Como disse anteriormente, as cory precisam de estar em cardume, pelo menos 6.

 

Mais uma vez digo (sem querer incentivar qualquer tipo de violencia) se puderes da um murro no meio dos olhos do senhor que disse perceber alguma coisa disso e te aconcelhou esses peixes por mim sff :photo:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois...ja andei a ver por aqui umas coisas e realmente apercebi-me que nao fui muito bem aconselhado...lol...ou nada mesmo:P

 

então, visto que não convêm ter aqui a corydora o que posso fazer? acha que a deva vender a outra loja?

 

e os restantes?

 

se me puder dar umas dikas de que peixes deva ter aqui no aquario, com este tamanho, eu espero sugestoes...

 

adoro os guppys e os "neon" laranjas mas ja me disseram que sao de ph's completamente diferentes e por isso não é muito bom, apesar de tambem ja ter lido que sao resistentes e de facil adaptaçao...por isso nao sei...

 

O que me aconselha?

 

e as plantas? sabe o que sao?

 

desculpe tanta pergunta..lol

 

Obrigado

 

Daniel Machado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez digo (sem querer incentivar qualquer tipo de violencia) se puderes da um murro no meio dos olhos do senhor que disse perceber alguma coisa disso e te aconcelhou esses peixes por mim sff :photo:

Acho que o senhor NunoCAST é que tem razão!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O limpa fundos que tenho é um Gyrinocheilus aimonieri.

 

O limpa vidros é uma corydora albino (penso eu).

 

 

Boas, é ao contrário, o limpa vidros é Gyrinocheilus aimonieri e o limpa fundos é corydora albina.

 

Sugiro que tires as plantas dos vasos e as plantes na parte de trás do aqua, outro problema é que não tens substrato fértil. Tens sorte que essas plantas não são muito exigentes.

Depois essa mistura de substrato também não fica lá muito bem, tenta pô-lo todo preto e substitui o papel de fundo por um preto, assim vai ficar menos artificial.

Arranja mais esconderijos pondo mais pedras ou troncos.

Não sei se tens termómetro, se não tiveres compra um e mete o termóstato num sítio em que haja maior circulação de água, talvez no fundo do lado esquerdo.

Vais ver que se fizeres estas mudanças o aquário vai ficar muito melhor.

Boa sorte e não desistas.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo ja fiz parte do que disseste...

 

Ja tirei as plantas dos vasos e colokei na a maior parte na parte de tras do aquario ( que ja tem o fundo preto ) e coloquei algumas à frente (poucas)

axas que deva colocar mais algumas plantas ou estas chegam?

apresentam sinais de crescimento rapido...lol..

 

Amanha vou a uma loja aqui perto da minha casa comprar mais pedras pretas (tlvz um kilo) e colocar no fundo para ficar completamente preto...penso que tenhas razão!!

 

..e em relação aos pequenos peixinhos? o que devo manter ou alterar?

 

aguardo sugestoes!

 

Abraços

 

Daniel Machado

Editado por danielmachado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, as plantas que tens como disseste são de crescimento rápido, quando elas crescerem demais, cortas e plantas outra vez.

Estás um pouco limitado em relação ás plantas pois como ja disse não tens substrato fértil, mas podes tentar prender umas anúbias a umas pedras ou troncos, também podes tentar musgo de java.

 

Não percebi se estavas a dizer que ias comprar pedras grandes ou pedras pequenas para substrato.

 

Em relação aos peixes, como não fizeste o ciclo do azoto eu aconselhava-te ou a devolvê-los á loja ou se tiveres algum amigo teu com aquários pede para tos guardar lá, pois o pico de amónia, etc há-de vir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.