Um desastre que a qualquer um pode acontecer!


Recommended Posts

olá

 

Há já vários dias, que tento vos contar o que aconteceu ao meu aqua, afim de terem conhecimento, não vá eventualmente acontecer-vos o mesmo!

 

 

Então aqui vai:

No dia 17 deste mês, numa visita cá a casa, de uns amigos aquariofilistas,(internacionalmente conhecidos,lol) aproveitámos para os mesmos darem um "olhito" no filtro. Tinha sido limpo e colocado substratos, antes das férias e já precisava de umas mudanças.

Assim foi, abrimos o filtro, limpou-se a cabeça, os vários andares com a ceramica, substratos, e quando chegamos ao fundo para deitar aquela agua fora, deparámos com algo q até então, para além de nunca termos visto, tb nunca ouvimos contar semelhente situação.

O filtro estava impestado de Sanguessugas!!!

Daí a percebermos que o aqua estava também povoado com as ditas bixas, foi um instante. E não só. Nos vários andares do filtro, os ovos eram imensos.

 

A partir daqui, tudo o que possam imaginar é pouco diante do que já fizemos!

Como a opinião do Vitor Melo e do Domingos era pela negativa, ou seja aquelas sanguessugas nada de bom trariam ao aquário, teria mesmo de ser feita uma "desinfestação total, e a tudo.

Estes amigos foram embora e neste mesmo dia, através de opiniões de outros amigos, pensaram que talvez o sulfato de cobre solucionasse o problema. No dia seguinte, depois de consultar várias farmacias em Lisboa, concluí que não iria ser fácil conseguir o tal sulfato de cobre.

 

Juro, quase que tive para comprar um aquário novo!!!

Desiludida e preocupada, resolvi então pôr em prática, aquilo que tinha de ser feito.

Fui então a loja onde habitualmente costumo comprar a comida entre outros, e pedi emprestado um aqua.

Cá em casa só tenho este de 240 lts e um de 60 lts onde estava na altura um casal de discus com postura.

Nessa semana passámos os peixes todos para o akua emprestado,e la se mantiveram uma semana e tal, ate limparmos, fervermos, desinfestarmos tudo com Lexivia, o único produto com que as bixas facilmente morriam. Até aqui, embora com algum trabalho, imaginam né desde mangueiras do filtro, a mangueiras das bombas de ar, à decoração ou melhor, pedras, plantas troncos.... enfim tudo mesmo, ainda aguentámos.... o desespero veio depois.

Depois de tudo bem limpo, comprámos areão novo, enchemos o akua, ligámos o filtro, e colocámos o nitrivec!

 

Valeu-nos os telemóveis, o MSN, onde tirávamos as dúvidas que nos iam surgindo.

Como não podia faltar mais nada, os testes à agua onde estavam os peixes, estavam uma desgraça. Chegámos a questionar como é q ainda estariam todos vivos!!

Por outro lado, tinha o aqua com àgua nova, e claro com os parametros todos diferentes.

Então as opções eram estas. Um akua com agua nova, com um Ph altissimo, uma dureza total altissima, a temperatura mais baixa, e apesar de nessa agua ter sido colocado o anticloro, havia sempre o receio q alguma coisa não tivesse ficado bem limpa e.... enfim, acontecer um desastre ainda maior.

A outra opção, mantê-la seria impensável. Há quase duas semanas tantos peixitos num aqua de 1mt com um filtro de esponja!!!! Imaginam a amónia, nitritos...

 

Já saturada com testes e mais testes, hoje decidi acabar com isto e passar os peixes para o akua "novo"!

Mais uma aventura.... começamos com as corydoras, botias, neons, gouramys, pleco, discus pequenos, discus grandes, e finalmente o meu querido heckel.

 

Já lá vão umas 4 horas e a conclusão a que chego é que ou eu tenho muita sorte ou então os meus peixes são mesmo um espectáculo!!

 

Um quarto de hora depois de estarem todos dentro da casa nova, não se deve fazer, mas eu fiz!! Dei-lhes de comer, e vieram todos comer como se nada tivesse acontecido... são mesmo lindos!! Os receios em relação à troca, stress, assustados, que não comessem, foram infundados!!

 

Desculpem o testamento. O objectivo é ficarem de sobreaviso com o que pode acontecer.

 

Não posso deixar de mandar um beijão enorme ao Vitor Melo e ao Domingos, pelo apoio e orientação que nos deram. E também à minha filha Filipa, que tem sido incansável!!

 

Para terminar, a suspeita em relação ao aparecimento destas sanguessugas.... pensamos kiça possa ter vindo numa planta, ou então ter vindo com um discu, que aparentemente nunca esteve bem!

 

Conclusão disto tudo, penso que a quarentena é importantíssima, afim de evitar situações destas, mas na altura quando comprei estes discus tinhas os aquas todos ocupados.

A terem vindo numa planta, foi azar, pq por norma lavo-as mto bem!

 

Maria :lol:

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas maria. só para te dizer que nunca cheguei a confirmar que eram sanguesugas, pela opinião do médico veterinário de servico (grande rui :lol:) serão vermes, mas de que tipo não sabemos de qualquer das formas o tratamento era sempre o mesmo....sulfato de cobre em cima......

 

Beijokas

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que trabalheira :.

 

tb num aqua meu tive problema de vermes e a soluçao foi mm o sulfato de ocbre... alias, ainda esta em quarentena o aqua...

 

sulfacto de cobre puro e extremamente dificil de arranjar... no entanto é possivel arranjar nas lojas de aquariofilia ( que foi o que eu fiz ) medicamentos proprios para pragas de vermes ou agentes indesejaveis, a base de sulfacto do cobre, ou que se afirmam superiores ao sulfacto de cobre.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maria,

 

A proxima vez que encontrares vermes não entres em panico, os vermes, aquários de água doce ou salgada, são visitantes relativamente comuns, alguns deles são detritivoros e até úteis, outros podem ser parasitas, como o caso das hydras.

 

Eu passo a vida a encontrar vermes nos filtros, principalmente uns brancos, muito pequenos. Nunca notei que fossem nefastos e alguns peixes comem-nos.

 

Não sei se viste algum desses teus vermes preso a um peixe ou se esmagaste algum e verificaste que estava cheio de sangue mas mesmo que fossem sanguessugas podererias combatê-las de uma forma menos drástica.

 

O cobre ou um medicamento anti-parasita é uma possibilidade mas por vezes basta adicionares sal: Aí uma colher de sopa rasa de sal para cada 15 litros reais a maior parte dos peixes tolera sem problemas mas a maior parte dos vermes de água doce detesta, incluindo as sanguessugas.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se aquilo não eram sanguessugas, não sei o que seriam :arrow::):) Eram autenticos mutantes :arrow:

 

Mas pronto, parece-me que foi a melhor soluçao, visto que a Maria melhorou muita coisa no aquário e até gostou do trabalhinho que teve :arrow:

 

 

Beijoca (pa Maria),

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BITORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

 

 

Eu gostei do trabalho que tive??? So me faltava o escafandro, para mergulhar, tanta era a agua dentro do akuario e fora dele! :lol::)

 

Numa coisa tens razão, está mais agradável, mais branco, e quanto aos parametros da àgua, é melhor mudarmos de assunto!!

 

 

Jinho

Maiiiiiiaaaaaaaaaa ;)

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...
Boas maria. só para te dizer que nunca cheguei a confirmar que eram sanguesugas, pela opinião do médico veterinário de servico (grande rui :smile2:) serão vermes, mas de que tipo não sabemos de qualquer das formas o tratamento era sempre o mesmo....sulfato de cobre em cima......

 

Beijokas

 

 

Boas Domingos ainda te lembras de um indivíduo que teve uma garagem em Coimbra e que tinha a mania dos discus ? pois é voltei mas não com os discus mas sim só ciclideos. se quiseres entrar em contacto comigo telm. 919814231 ou jaimemoreira@sumolcompal.pt um abraço Jaime Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por isto que eu já não faço limpeza aos filtros biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

Estou a brincar, metam fotos dos bichos :D

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...

Não sei se repararam que isto é de 2004....

 

::D: lol

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais