300 Lts para Discus


Apoxyomenos

Recommended Posts

Estou a iniciar a montagem de um aquario.

 

Deixo aqui o setup para que possam opinar.

 

Setup:

 

Aqua: 121x51x62

 

Iluminação: T5 2x54W

 

Filtro: Bioflow 6.0 com bomba de 1000l/h

 

Aquecedor: 300W

 

 

Tudo isto da Juwel.

 

Substrato:: Tropica/Sera Floredepot (Alguem dá aqui uma opinião?)

 

Areão: Preto

 

Fauna

 

6 Discus

10 Neons

10 Nariz de Bebado

2 ramirezis

2 ancistrus

 

Podem sugerir algo que se dê bem aqui dentro p.f.

 

Flora

Valisnerias

Anubias

Echinodorus

 

Podem sugerir mais algumas que fiquem bem aqui. Tenho um amigo que me vai dar umas podas do aquário dele, mas ainda não sei de que plantas.

 

 

Em principio terá um tronco (Videira/Oliveira) e algumas pedras de xisto.

 

Logo que o móvel chegue (final do mês) e faça a montagem coloco fotos.

 

Entretanto gostava que dessem umas opiniões acerca do setup que idealizei bem como conselhos práticos que me possa ajudar a cometer (menos) erros de principiante.

Editado por Apoxyomenos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 215
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas,

 

Duas dicas que me sugiram aqui, com dois neurones ligados...

 

- Filtro interno esquece, vê por os classificados que há excelentes negocios, eu fiz um... tens 380L brutos aí :animal_fish:

tira litragem ao aqua, é feio, dificil de limpar, etc...

Filtragem para discus nunca é demais, experiencia propria. Só consegui estabilidade com um 2º filtro externo (DIY). O meu 1º filtro é um 2028 Eheim.

 

- SERA Flordepot usei e acho porreiro para plantas de pouca manutenção.

 

- Peixes punha tb umas cory's (umas 6 a 10)

 

- Areao preto - 5*. tb puz e com um vinil preto no vidro de tras do aqua, para nao ver os tubos.

 

- iluminação - 2*54= 108W porreiro para as plantas que pensas colocar.

 

 

Isto pela minha modesta experiencia.

Espera pelos experts.

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-

Estás a tocar exactamente no ponto em que acho mais problemáticos... :(

 

- O Filtro interno vai começar a funcionar no aquario mas sei que a curto prazo (senão imediatamente) vou ter de acrescentar um externo e ficar com os dois em funcionamento. No futuro já tenho em mente que terei de retirar o interno e, provavelmente, acrescentar um segundo externo.

- O Floredepot tenho visto algumas boas criticas mas com alguns euros a mais sou capaz de me inclinar para o da tropica.

- Corys serão bem vindas

 

Quanto ao resto acho que estamos de acordo :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Lê isto:

 

Dimensionamento de Filtros

 

pois julgo que te pode ajudar.

 

Agraço

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado J. Rosado!

 

Excelente tópico.

 

Após a sua leitura só posso concluir que vou ter mesmo de comprar um filtro externo para ajudar o interno e, logo que possível adquirir um outro para backup do primeiro...

 

Para um aquario de 300lts aconselhas algum modelo em específico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende dos €€ que tiveres para gastar :)

 

Para mim pessoalmente, os Eheim são os melhores!

 

Dos modelos mais baratos, mas suficiente para o teu aquario, eu apostaria no Eheim Classic 2215 Plus, que já vem com torneiras duplas e esponjas, que te custará cerca de 80€.

 

Mas.... é apenas a minha opinião.

 

Tens modelos melhores mas mais caros.

 

Mas atenção!! Embora o filtro de que falei, que tem espaço para 4L de material filtrante, e que, segundo o fabricante é suficiente para um aqua de 350L, com discus não podes facilitar com as TPA's senão vais ter dissabores, espero que saibas.

 

Com Discus, se quiseres ter "menos" preocupações, deves ir para volumes de cerca de 3L de material filtrante por cada 100L de água, e não povoar o aquario em excesso, lembra-te da regra de 1 Discu para cada 50 L.

 

Apenas te recomendei o Classic 2215, porque além de ser barato, referiste que estarias a pensar comprar outro filtro no futuro (eventualmente outro igual), aí sim, poderias ter uma solução adequada para os discus.

 

 

Abraço e boa sorte

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica J. Rosado

Por acaso estive ainda à pouco a consultar os preços dos 2215 na net.

Acho que é realmente uma boa opção e sim, sei que não me posso desleixar nas tpa's e que, no futuro será necessário apostar num segundo 2215 e a coisa deve ficar porreira.

Quanto a tpa's estava a pensar fazer 3x/semana 20%.

Acham suficiente nesta fase?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nao podes descuidar nao! mas aposta mesmo no filtro antes de ter de lutar contra doenças nos discus, parasitoses e afins.

 

Nao vale de nada gastar dinheiro em Discus para os ver sofrer ou morrer.

o cenario é negro mas é mesmo assim. como referi só ao instalar o meu segundo filtro é que comecei a ver estabilidade no meu aqua.

 

o filtro que tenho desde o inicio é um Eheim 2028 que supostamente suporta um aqua de 600L

caracteristicas: Pump output: 1050 l/h, Power consumption: 25 W, Filter volume: 7,3 l, Aquarium size: 600 l.

 

Claramente insuficiente em 300L com discus!!!

 

Vê os classificados, há quase sempre grandes negocios, ou entao manda vir do alemao... e sim Eheim são máquinas :)

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem medi o PH da água da torneira de minha casa.

Resultado: 7

 

Estou a pensar encomendar algum material da Pet4you.net... tenho visto criticas positivas ao trabalho da loja e tem preços fixes.

 

O 2215 está a 85 eurónios e algum material também é substancialmente mais barato que nas lojas de Viana...

 

Questão do substracto resolvida!

 

Tropica Aquacare!

 

Sei que ainda não há fotos nem grandes evoluções, mas podem opinar ou dar conselhos sobre a montagem pq creio que as duvidas vão ser mais que muitas!

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tenho nada contra a pet4you antes pelo contrario, a nivel nacional parecem muito bons, mas nunca comprei lá nada.

 

Gosto de me juntar a encomendas de grupo ao alemao (aquaristic)

o mesmo 2215 menos de 70 euros.

 

Claro que o tempo que a encomenda demora a vir é grande , mas se puderes esperar compensa.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário :)

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu vi no site da aquaristic que custava menos de 70 euros, mas como os portes ficavam em 18 euros acabava por ficar mais caro do que na pet4you.

Só mesmo no caso de haver uma encomenda conjunta é que poderá valer a pena comprar na aquaristic.

 

Quanto ao aquario as coisas continuam a avançar lentamente pois o raio do móvel ainda não está pronto...

 

Já comprei o substrato da Tropica e comprei também um tronco de Red Moor Wood.

O tronco de red moor wood está neste momento afundado num tanque e aí deve ficar até ao dia da montagem.

Como é grande não consigo arranjar recipiente para o ferver, por isso optei por este "tratamento" na esperança que não turve muito a água quando o meter no aquário e que não fique a boiar... não me agrada ter de o prender com pedra... a ver vamos.

 

Agora estou à espera do areão preto. Não consigo encontar em lado nenhum :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso da Aquaristic, a ideia é mesmo dividir os portes por varios! a ultima enc que entrei, os portes nao chegaram a 4€.

 

 

Como vai o projecto!

 

Novidades?

Viste minha PM!

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem medi o PH da água da torneira de minha casa.

Resultado: 7

 

Estou a pensar encomendar algum material da Pet4you.net... tenho visto criticas positivas ao trabalho da loja e tem preços fixes.

 

O 2215 está a 85 eurónios e algum material também é substancialmente mais barato que nas lojas de Viana...

 

 

Boas

 

A Seahorseshop está a vender este filtro por 80 €. É uma ideia. A Eheim é uma boa solução.

 

Cump.

 

Bopa

Bopa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado pela dica!

 

No próximo sábado deve ser dia de montagem! FINALMENTE!

 

Entretanto decidi deixar ficar apenas a biobox em funcionamento e ver oque acontece. Se depois se justificar peço ao pai natal um filtro, senão vou mantendo apenas a biobox em funcionamento.

 

Entretanto já tenho quase tudo pronto para iniciar a montagem:

 

Aquário Juwel Rio 300 com filtragem (Biobox 6.0 1000Lt/h e iluminação incluída (2x T5 54W)

 

7.5kg Substrato da Tropica Aquacare

 

40kg de Areão preto

 

1 tronco Red Moor Wood

 

As plantas vou buscar no sábado para a montagem.

 

Vou inserir bactérias que tenho de outro aquário pelo que espero poupar tempo na ciclagem do aquário.

Têm alguma sugestão sobre que peixe colocar primeiro para acelerar o ciclo? tenho algumas reticências sobre colocar plecos... depois ficam enormes...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola amigo estive a acompanhar o teu tópico e e uma asneira a biobox falo por experiência propia eu tive uma e só vi discos a morrer ela serve para peixes de pequeno porte para discos esquece mas e a minha opinião abraço. :eusathink:

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joyted

 

Pois... esse é mesmo o meu receio... mas o investimento já vai alto e não tenho a certeza de conseguir ter o filtro externo já já... É uma certeza que o vou colocar, mas pode demorar uns meses.

Provavelmente, como também não vou inserir discus já, pode ser que quando os colocar também consiga colocar o filtro externo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O vitor sabe do que fala!

 

Como tambem já disse Discus é muita fruta para BioBosta :smile2:

 

Posso te dizer que com um filtro externo tinha os discus sempre doentes!

Com dois é grande maquinas! 1050L/h + 2300L/h isto claro em vazio, com materias filtrantes anda longe disso!

 

Estou a estudar ter os dois filtro em serie ( saida de um ligada a entrada do outro) para ter a agua a passar por um monte de materias filtrantes e fazer upgrade usando só uma bomba de agua de 5000L/h (filtro Eheim 1050 L/h com cabeça desligada)

 

depois direi se chegar a por isto em practica

 

 

 

Como está o projecto!!! já esta a ciclar!!!

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yep!

 

Está a ciclar!

 

Depois tento por fotos da montagem.

 

Neste momento estou atento às plantas e aos níveis do PH.

 

Usei 80lts de água de um outro aquário com um PH superior para facilitar a ciclagem. Conto baixar o PH com as mudas de água.

 

As plantas apresentam algumas folhas queimadas... deve ter sido do cloro... Isto apesar de ter colocado o acondicionador da SERA aquando do enchimento...

 

Amanhã vou fazer testes e na segunda coloco resultados e fotos.

 

Tschuss

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pá gostei imenso do lay out. movel 5*.

 

Agora deixa isso estabilizar bem e manda bacterias para dentro ajuda bastante!

 

diria que vai mesmo de montar um filtro exterior e potente, claro que dependendo da carga de peixitos!

se quizeres ver o que fiz com um bidao tas-se bem, só tens de passar em casa.

 

 

Poe aí o setup completo. o pessoal gosta de dados tecnicos! :(

 

e boa sorte para frente, qq coisa apita!

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai o setup actualizado:

 

Setup:

 

Aqua: 121x51x62

 

Iluminação: T5 2x54W daylight

 

Filtro: Bioflow 6.0 com bomba de 1000l/h

 

Aquecedor: 300W

 

Substrato:: Tropica Plant Substrate

 

Areão: Preto

 

Fauna Actual

2 Corydoras Albinas

 

Flora Actual

1 Anubia Barteri nana

3 Anubia nana

2 Echinodorus Bleheri

1 Echinodorus Parviflorus

1 Echinodorus Red Devil

1 crinea (não sei se é este o nome... não me recordo)

 

Fundo em vinil preto autocolante.

 

Usei 80 lts de água de outro aqua e acrescentei sera filter biostart para ajudar na ciclagem.

 

Testes

PH -7.5

NH4 - 0.5mg/lt

NH3 - 0.003 mg/lt

NO2 - 0 mg/lt

NO3 - 5 mg/lt (+/-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Crinum Calamistratum é o nome da planta que eu não tinha a certeza do nome...

 

Novos Testes:

 

PH - 7.5

NH4 - 5mg/l

NH3 - 0.009mg/l

NO2 - 0mg/l

NO3 - 10mg/l

 

Entretanto começou a surgir um bolor no tronco... estive a pesquisar e dizem que as ampulárias e ancistrus tratam disso...

Alguem tem experiencias a este nível?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse bolor branco/translucido aparece quase sempre nos troncos, até tive nos tubos dos filtros quando coloquei o tronco que tenho.

Sim essas especies tratam disso e é inofensivo, mas bastante inestectico.

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo bem Fx?

 

Diz-me uma coisa... Que especie aconselharias para eliminar esse bolor?

Eu não queria colocar ottos porque há quem diga que depois se habituam a comer o muco dos discus, e plecos crescem imenso por isso também não queria.

O que achas dos ancistrus? E das ampulárias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais