Menino ou menina?


E-nuno

Recommended Posts

Olá!

 

Tenho 4 bettas femeas num aqua, e há alguns dias uma delas (a mais pequena) começou a aparecer com as barbatanas mordidas. Ontem, para a proteger, meti-a numa maternidade flutuante até ao fim de semana que é quando tenho tempo de arranjar um aposento mais condigno.

 

Acontece que hoje as outras 3 estão com o ovipositor a vista e enorme!!! Elas podem ficar assim num aqua só com femeas ou será que a femea que tava a ser mordida afinal é um macho plakat (mais pequeno ou mais novo que as outras)?

 

Obrigado

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Tenho 4 bettas femeas num aqua, e há alguns dias uma delas (a mais pequena) começou a aparecer com as barbatanas mordidas. Ontem, para a proteger, meti-a numa maternidade flutuante até ao fim de semana que é quando tenho tempo de arranjar um aposento mais condigno.

 

Acontece que hoje as outras 3 estão com o ovipositor a vista e enorme!!! Elas podem ficar assim num aqua só com femeas ou será que a femea que tava a ser mordida afinal é um macho plakat (mais pequeno ou mais novo que as outras)?

 

Obrigado

Nuno

 

 

É um pouco difícil responder sem mais pormenores ou sem fotos para visualizar.

As fêmeas podem tornar-se territoriais e agressivas tal como os machos acima de tudo se alguma vez forem deixadas sozinhas num aquário durante algum tempo. Tornam-se menos sociais e depois quando se cruzam com outras fêmeas bettas tem tendência a defender o seu território. Por isso podes por e simplesmente ter uma fêmea deste tipo e mordeu essa por ser mais pequena.

Se conseguires uma foto mete aí para vermos. E vê bem se tem ovopositor, pois se for fêmea ele vê-se bem. Algumas com menos de 2 meses já se nota o ovopositor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o tamanho do aqua?

Tem plantas ou locais para as fêmeas se esconderem umas das outras?

 

Se o aqua for pequeno e não tiver esconderijos as fêmeas podem lutar por "um lugar ao sol".

 

O melhor é meter um macho no meio dessa mulherada... as agressões tendem a diminuir (não desaparecem...).

PauloA :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :thumbdown2:

 

Antes de mais obrigado pelas respostas...

 

Em relação às mordidelas eu acho que já estava +- esclarecido e sabia que poderiam acontecer... o aqua tem +- 30 litros, tem bastantes plantas e esconderijos (vai ter mais ainda em breve :shocked028:). Para além disso foram lá colocadas à relativamente pouco tempo e por isso é normal que estejam a degladiar-se pelo território. Quanto a por um macho, ficava um aquário muito populado, pelo que obrigava a saidas para algum dos meus outros aquas. Tenho de ponderar essas trocas, mas é plausível... :shocked028:

 

A minha dúvida foi mesmo porque nunca tinha reparado nos ovipositores e agora estão assim enormes, mesmo a saltar à vista nas outras 3... pensei que isso apenas acontecia na presença de um macho, e a tal fêmea que me deixa dúvidas não tem. Estou enganado?

 

Fotos por agora é dificil... vou tentar no fim de semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.