CARACÓIS/BÚZIOS


Recommended Posts

caros amigos, peço desculpa por vos maçar de novo.

Como já referi em outro tópico estou a fazer o ciclo ao meu áqua. Iniciei há 5 dias. Plantei logo várias plantas e não é que ontem vi que estão a aparecer caracóis (ou búzios) nos troncos e vidro? penso terem vindo em alguma planta.

 

o que se deve fazer neste tipo de situações???

 

obrigado.

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

mete uma folha de alface (bem lavada) e passado meia hora, tira que vem os caracois agarados.

 

repete o processo até nao haver caracois.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não coloques comida no aqua.

"Atrasa" do ciclo enquanto não exterminares os caracois.

Tem atenção...observa visualmente as folhas das plantas, na decoração e no vidro se encontras uma espécie de "gelatina", pois são ovos a incubarem.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu tive uma praga... e resolvi com: reduzir a comida que dava aos peixes... e comprei 1 botia e em pouco tempo vi o problema resolvido =D... ahh tb fiz uma caça... caçei eles com o "dedo" :snipersmile:

A Tua vida Não te Chega?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro João Paulo,

essa gelatina de que falas é algo esbranquiçado tipo um véu gelatinoso?

é que tenho disso nos meus troncos red moor a dar com um pau. nunca tinha visto.

é a isso que te referes?

se não for o que acham que poderá ser? é algo que parece uma mistura de algodão, com gelatina , tipo um véu "peganhento" :D

como me vejo livre disso?

 

e sim vou atrasar o ciclo até me ver livre dos caracóis. não colocarei nenhuma comida e quanto muito comprarei um bótiazito.

 

agora esta procaria nostroncos é que me está a dar cabo da cabeça...

 

que posso fazer?

 

 

obrigado

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar a alface para apanhar os caracois.

 

Contudo aconselho a escaldares a alface (passar por água bem quente) e meter no aquario.

Apagar a luz e passadas 2 ou 3 horas (e não 30 minutos...) tirar a folha.

 

Eu tenho tido mais sucesso com cenoura, mas na prática qualquer vegetal serve.

 

PauloA :flick_tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

o que falas aqui : "essa gelatina de que falas é algo esbranquiçado tipo um véu gelatinoso?" são fungos e por vezes acontecem, não fazem mal, podes ir aspirando ou deixares estar (há peixes e caracois que comem isso).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa é que nunca tinha visto tal coisa. e está em boa parte dos troncos. já pensei em tira-los e limpa-los bem. não sei se será a melhor via. é que accho que aquilo é bem consistente para se aspirar. é capaz de ficar agarrado aos troncos. n sei bem o que fazer?

 

já agora que peixes posso usar para comer aquilo??

 

 

obrigado

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa é que nunca tinha visto tal coisa. e está em boa parte dos troncos. já pensei em tira-los e limpa-los bem. não sei se será a melhor via. é que accho que aquilo é bem consistente para se aspirar. é capaz de ficar agarrado aos troncos. n sei bem o que fazer?

 

já agora que peixes posso usar para comer aquilo??

 

 

obrigado

 

Onde foste buscar esses troncos ????

Isso que tu falas... pode ser normal.... mas tambem acho estranho ser assim em tanta quantidade. :?

 

Talvez uns ottos seja uma boa opção.... pelo menos são utéis, pequenos e inofensivos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro João Paulo,

essa gelatina de que falas é algo esbranquiçado tipo um véu gelatinoso?

é que tenho disso nos meus troncos red moor a dar com um pau. nunca tinha visto.

é a isso que te referes?

se não for o que acham que poderá ser? é algo que parece uma mistura de algodão, com gelatina , tipo um véu "peganhento" :?

como me vejo livre disso?

 

e sim vou atrasar o ciclo até me ver livre dos caracóis. não colocarei nenhuma comida e quanto muito comprarei um bótiazito.

 

agora esta procaria nostroncos é que me está a dar cabo da cabeça...

 

que posso fazer?

 

 

obrigado

 

 

Boas quanto ao tronco já te responderam.

 

A "gelatina" que falo é em pequenas quantidades (3 ou 4 mm de diâmetro) e caso já esteja algum tempo no aqua poderás ver uns pontinhos, que são os ovos protegidos por essa "gelatina".

 

Eu pessoalmente tinha atenção à ciclagem do aqua e tentava controlar a praga "à mão" e não com a compra de peixes, que poderão ser uma opção válida quando o aqua já está "maduro", agora no teu caso em que não tens fauna, poderás facilmente "atrasar" o ciclo de maturação e dar caça aos caracois, sem riscos de teres que fazer o ciclo, pois já terá peixes e sem o risco acrescido de baixas, pois colocares peixes num aqua que não está ciclado... não sei.

 

Por vezes os ovos só darás conta deles quando por exemplo passas os dedos pelas folhas das plantas ou pela decoração do aqua.

 

Sei de infestações que os caracois colocaram nos cantos do aqua junto às junções que se forem transparentes muito dificilmente se detectam.

 

Experimenta passar o dedo ao longo dos cantos do aqua e observa/"sente" se não encontras alguma coisa.

 

Se a praga agora está no inicio poderás facilmente debilitar a invasão.

 

Boas escolhas e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os troncos são madeira red moor. nada de especial. penso que não será por aí.

quanto a lá por os peixes, estava a evitar faze-los já pois só tenho o aquario a ciclar há 6 dias (o que é mais uma razão para o meu espanto de ver tal coisa formada em tão pouco tempo).

além disso ao colocar lá ospeixes tenho obviamente que lhes dar de comer e aí continuo a ter problemas com os caracóis que passam a ter alimentação extra.

 

epa não sei bem o que fazer.

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os troncos são madeira red moor. nada de especial. penso que não será por aí.

quanto a lá por os peixes, estava a evitar faze-los já pois só tenho o aquario a ciclar há 6 dias (o que é mais uma razão para o meu espanto de ver tal coisa formada em tão pouco tempo).

além disso ao colocar lá ospeixes tenho obviamente que lhes dar de comer e aí continuo a ter problemas com os caracóis que passam a ter alimentação extra.

 

epa não sei bem o que fazer.

 

 

Olá ibanezvai

 

Tenho um aquário a ciclar há cerca de 2 semanas, e aconteceu-me exactamente o mesmo ao tronco.

De um dia para o outro acordamos com o tronco completamente coberto por uma matéria gelatinosa e transparente. Na loja fomos informados de que era um fungo.

Andei aqui a pesquisar no forum e vi vários posts a falar nos caracóis maçã.

Fui a correr comprar 3 :? ao fim de uma semana o tronco está quase como novo e confesso que já gosto muito de vê-los a deambular pelo aqua.

 

Relativemente aos caracolitos vindos com as plantas também me aconteceu igual lol

Lá vou matando alguns com os dedos, mas não resolve hehehe então hoje vou experimentar o técnica da alface :P

 

Espero ter ajudado na questão do tronco

 

Magda

Editado por mvm

O meu belo aquário...

 

vistafrontal.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosses colocar Otto não lhe ias dar de comer caso contrário a nhanha continuaria lá :?

 

 

Deixa andar.... e vai retirando a maior parte que conseguires.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok amigos assim vou fazer. já agora mvm, onde compraste os caracóis maçã???

 

agradeço essa informação...

 

 

Oi

 

Não sei de que zona és, mas em qualquer loja de peixes encontras estes caracóis. Especifica mesmo que queres os maçã, porques estes não te atacam a flora, caso contrário não me responsabilizo :?...

Eu comprei na ornimundo do Norteshopping.

 

Fico à espera do resultado

 

Magda

O meu belo aquário...

 

vistafrontal.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

canito permite discordar mas não existe praga de ampulárias, ou melhor 'dizendo' só existe se as pessoas quiserem, pois estas ao contrário dos caracois considerados pragas podem ser facilmente controladas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummm.... acho que vais mas é arranjar outra praga.... de ampulárias.

... mas prontos... tu é que sabes.

 

 

Praga :) As ampulárias devem ser dos caracóis mais fáceis de controlar as populações... Elas põe os ovos em cacho, se não queres ter mais é só retirar o cacho e pronto, assunto resolvido!

Isso das pragas é muito relativo, nos meus aquários tenho tanto ampulárias, como planorbis, melanoides e até physas à vários meses e até hoje nenhuns se transformaram em praga. Aliás, fazem-me um óptimo trabalho de limpeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

canito permite discordar mas não existe praga de ampulárias, ou melhor 'dizendo' só existe se as pessoas quiserem, pois estas ao contrário dos caracois considerados pragas podem ser facilmente controladas.

 

ok.... eu "exagerei um bocado"... mas colocar ampularias num aquario com plantas... é um risco.... ainda para mais se for um aquário densamente plantado.

Mas ok...as ampularias comem tudo.... seja peixes mortos, seja restos de folhas.... seja restos de comida.

Mas tambem comem as plantas.... :)

 

.... mas prontos.... se vocês acham "util" ter caracois num aquário plantado... eu não penso assim.

Respeito e compreendo quem pense assim.... mas eu prefiro manter o meu aquário limpo... sem caracois.

Podem ser utéis... mas para mim... são sempre uma praga.

Peço desculpa... mas é a minha opinião.... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok.... eu "exagerei um bocado"... mas colocar ampularias num aquario com plantas... é um risco.... ainda para mais se for um aquário densamente plantado.

Mas ok...as ampularias comem tudo.... seja peixes mortos, seja restos de folhas.... seja restos de comida.

Mas tambem comem as plantas.... :puppydogeyes:

 

 

Nem todas as ampulárias comem plantas, as caniculata, sim comem, mas as bridgesii não comem. Só comem folhas mortas.

 

Mas tens razão, cada um decide se os quer ter no aquário ou não. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

mete uma folha de alface (bem lavada) e passado meia hora, tira que vem os caracois agarados.

 

repete o processo até nao haver caracois.

 

É o que sempre fizemos, isso, e arranjar pelo menos 2 Botias palhaço, de preferência 3, porque são peixes que gostam de ter companhia da mesma especie, podes arranjar mais uns tantos se o aquario for grande o suficiente, mas nunca te esqueças que estes peixes podem ficar bem grandotes.

 

Apanhar os caracois mais faceis de agarrar com a rede tambem ajuda, nem que seja para fazer o gosto ao dedo caso lhes tenhas aquele odio que estes moluscos nos causam por vezes =P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.