comportamento de Ap. Agassizi


Ivo Serralha

Recommended Posts

olá,

 

á 3 dias recebi um casal de apistogrammas agassizi, nos dois primeiros dias andaram pelo aquarios todo, comeram e até davam umas corridas aos cardinais mas hoje o macho não sai de dentro dum coco que tenho no aqua, passou o dia todo enfiado la dentro sem se alimentar, tem as cores muito guerridas e as barbatanas tao todas 2abertas". A femea continua a passear-se pelo aqua.

 

Aqua -> 80 litros, varias plantas, troncos, 20 cardinais o casal de apistos e um pleco

 

Axo estranho porque o macho não tem mais de 3cm e a femea 2cm.

 

Alguem me pode dizer o causa dele tar assim?

 

abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Na realidade, no q diz respeito a apistogrammas, não tenho muitos conhecimentos, mas como lido, já algum tempo com uma vasta variedade de peixitos e adquiri alguma experiencia, essa situação ( não querendo ser pessimista ) não me agrada muito, talvez possas vir a ter um desgosto. Mas de qualquer forma seria conveniente referires como se encontra a tua agua (pH, nitritos, etc....) para q alguem com mais experiencia te possa ajudar.

Dá noticias.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pena isso mas acho que ph a 7.0 e mt alto eles sao amazonicos e como tal deveriam estar em ph acido entre os 6.0 e os 6.5 mas n me parece ter cido disso que o teu peixe morreu

 

mais n te posso ajudar mas ha quanto tempo tens o aqua nontado?

se estiver a pouco tempo era melhor fazeres os testes ao nitritos

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

O aqua ja tem quase 2 meses, ja la tinha o pleco e 20 cardinais á 15 dias, não tou a ver a causa da morte, se fosse dos nitritos ambos (casal) tinham morrido.

 

Abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia,

é assim; no que diz respeito a apistogrammas, nunca tive...tambem so comecei no hobby ha 3 meses(QUASE 4!) :wink: :D mas pelo que me dizem alguns lojistas, os apistogrammas sao peixes SUPER exigentes em termos de agua e alimentacao. tanto se podem dar num aquario como nao...

nao vou deixar de salientar tambem que estes peixes sao sujeitos a varios cruzamentos(como os ramirezi) para obter cores mais garridas o que causa maior fragilidade.

 

ha que tente ter agassizi's mas pelo que li, estes sao dos apistos mais exigentes da especie...

 

PS: a femea continua bem???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Janetilde não sei onde vais buscar essas informações erróneas mas garanto-te que Agassizii e Cacatuoides são dos apistos mais fáceis de manter em aquário, chegando inclusivé a procriar em água ligeiramente alcalina e dura, desde que devidamente aclimatizados, alimentados e com refúgios suficientes. :wink:

 

Aqui o problema foi concerteza outro e suspeito de lesão nas guelras devido à má aclimatização. A fêmea até agora está bem porque não se ressentiu tanto. Provavelmente o macho estva já fragilizado. Andei a pesquisar na net e os vários relatos de outros fóruns apoiam esta teoria. E para a explicar melhor deixo aqui um link bastante esclarecedor que gerará concerteza polémica mas não deixa de fazer bastante sentido:

 

http://aquascienceresearch.com/APInfo/Acclimate.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

epah fazteaomar como falamos no msn esse artigo vai uma beca contra aquilo que sempre nos disseram sobre a aclimatização, xegar a casa e "jogar" os peixes dentro do aqua sem ver temperatura e PH é um suicidio (penso eu de que).

 

 

abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez este artigo se aplique mais aos peixes que cheguem à loja vindos do seu habitat do que propriamente aos peixes que vêm para os nossos aquários. No entanto há algumas medidas preventivas que podemos tirar deste artigo.

 

Na Natureza há também oscilações de temperatura e pH, pelo que mais uma vez este artigo faz muito sentido em algumas situações. Pelo que li muitos foram já os que usaram este método de aclimatização e deram-se bem. Fica ao critério de cada um...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desanimes rapaz, isso infelizmente costuma acontecer muito com os apistos, factores podem ser muitos ou até podem nem ser nenhuns, os peixes podem ja vir doentes da loja...

 

De qualquer maneira ficas já com a experiencia, sempre que vires um macho do genero apistogramma escondido e sem comer é muito mau sinal, o melhor a fazer será retira-lo do aquário e tentar salvalo com algum tratamento desde desparasitar até ao fornecimento de comida viva tendo como objectivo estimular o apetite do peixe.

 

Abraço e boa sorte para os proximos... :)

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

 

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto há algumas medidas preventivas que podemos tirar deste artigo.  

 

Na Natureza há também oscilações de temperatura e pH, pelo que mais uma vez este artigo faz muito sentido em algumas situações. Pelo que li muitos foram já os que usaram este método de aclimatização e deram-se bem. Fica ao critério de cada um...

Pois.

 

A questão referida em relação aos sacos poderem estar sujos por fora e podermos ir fazer asneira ao os colocar-mos no aqua parece-me relevante.

De resto não me parece que o site tenha assim muita credibilidade para fazer as afirmações que fazem (isto a julgar pelos artigos que li que recomendam por exemplo que se mantenham mbunas com filtros de fundo ) .

 

Por exemplo a questão do o2 no saco e de ao metermos o saco no aqua as trocas de o2 terminarem. Será que elas são assim tão elevadas? Se são então porque motivo os peixes são embalados com bastante ar dentro dos sacos??? Será que andamos todos enganados e afinal devemos é encher o saco de água até cima???

Além disso se metermos os bichos num recipiente temos trocas gasosas directas, logo não precisamos de nos preocupar.

 

O metabolismo... bom por algum motivo nos aconselham a meter os peixes (ainda dentro do saco) no aqua com as luzes desligadas e algumas lojas inclusivamente embrulham os sacos de transporte em jornal para acalmar os peixes.

Peixes calmos e "enganados" para pensarem que é noite reduzem o seu metabolismo de forma natural :)

 

Enfim... achei piada ao site nos dizer mais ou menos isto : " espetem com os peixes para dentro de água mas não se esqueçam de forma alguma de usar o produto A e o produto B para evitar problemas."

Pessoalmente, vou continuar a aclimatar os meus peixes da forma como sempre o faço, embora passe a usar um recipiente e não o saco a boiar... alternativamente usarei um aqua de quarentena :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais