Esclarecimento


Recommended Posts

Conforme. Se forem calcarios (acho que os da claçada portuguesa sao), esses elevam o Ph. Se forem granito (acho que os das estradas sao) nao fazem nada!

Se estiver a errar os quimicos ou o geologo :roll: que me dêm na cabeça :roll:

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas alguem pode me dizer se os paralelos existentes nas vias publicas

são bons para elevar o PH.

Desculpem a minha ignorancia mas não entendo nada de quimica.

 

Boas, vou fazer uma pergunta estupida :) não vais vandalizar a via publica para pores umas pedras no aquário pois não? :)

 

Bem quanto a subir ou não pH......

 

Conforme. Se forem calcarios (acho que os da claçada portuguesa sao), esses elevam o Ph. Se forem granito (acho que os das estradas sao) nao fazem nada!

Se estiver a errar os quimicos ou o geologo icon_twisted.gif que me dêm na cabeça icon_redface.gif

 

Não te vou dar na cabeça, estás quase lá, só uma ou duas achegas, regra geral a calçada portuguesa é calcária mas tinha de ter uma excepção com regra que é, alguns dos calhaus negors podem ser basaltos em vez de calcários negros, e tudo o que for calcário alcaliniza o pH e aumenta o KH. O granito acidifica o pH e não se ve tatno em pavimentos e calçadas dado ser mais duro estar menos disponível em portugal. Lembro-me das ruas e casas no centro de évora que são todas ou quase todas em granito e deve haver mais umas belas terras com este tipo de pavimento.

 

Por último...

 

Podes ver se pedras teem composto calcario, se num pequeno pedaço colocares umas gotas de limão, se fizer reação, então são calcarias ( umas mais que outras.

 

Está correcto é um método expedito e simples de testar, porém pode deixar dúvidas devido a vários factores, o calcário não se muito puro, não ser exclusivamente calcítico ou estar coma superfície alterada devido a polimento, produtos vários, dai eu sugerir um segundo teste caso o do limão ou vinagre falhe.

 

pegas num pedaço de vidro que não vás usar e pegas numa das arestas do calhau, de preferencia das mais agudas e passas com muita forla no vidro, se a pedra riscar o vidro então é siliciosa e mais dura que o vidro, se não a riscar e desfazer-se em pó então é quase certamente um calcário....

 

Espero ter ajudado

 

Abraços

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

 

Dom:

pegas num pedaço de vidro que não vás usar e pegas numa das arestas do calhau, de preferencia das mais agudas e passas com muita forla no vidro, se a pedra riscar o vidro então é siliciosa e mais dura que o vidro, se não a riscar e desfazer-se em pó então é quase certamente um calcário....  
Humm, este método para detectar rochas calcárias não me convence :?

 

Já agora, sempre considerei o granito como não acidificante (neutro) das águas dos aquas. Estarei errado ? :)

 

Lembro-me das ruas e casas no centro de évora que são todas ou quase todas em granito e deve haver mais umas belas terras com este tipo de pavimento.

:)

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

Humm, este método para detectar rochas calcárias não me convence :?  

 

Já agora, sempre considerei o granito como não acidificante (neutro) das águas dos aquas.  Estarei errado ?  :)

 

Boas luis

 

uma adenda :) este método não é um método para identificação de calcários !!!

 

era só para distinguir entre calhaus de calçada que são maioritariamente 3 tipos de rochas (calcário, basalto ou granito). o calcário não risca o vidro o basalto e o granito riscam!

 

Quando quiseres provo-te isto ao vivo :? trazes o granito de évora que eu trato da calçada lisboeta :)

 

Quanto ao granito, é assim, todas as rochas são compostas por minerais que por sua vez têm uma determinada composição química. Os minerais em contacto com a água, dissolvem-se em maior ou menor grau, no caso dos calcários a solubilidade é maior, no caso dos granitos é menor, mas a que há é com tendencia acidificante.

 

Não há nenhuma rocha que não altere o quimismo de uma água. As águas de nscente em Portugal têm quimica difernte devido exacatamente a isto ao enquadramento litológico (tipo de rocha encaixante)!!!

 

Abraços

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Dom

 

O meu sublinhado era para enquadrar temporalmente o processo no tempo de vida de um aqua, ou seja, conhecendo a tendência acidificante do granito, penso(ava) que uma real influência no pH necessitasse de muito mais tempo do que aquele em que mantemos um aqua.

 

o calcário não risca o vidro o basalto e o granito riscam!

 

Humm, o basalto risca o vidro :):)

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Dom

 

O meu sublinhado era para enquadrar temporalmente o processo no tempo de vida de um aqua, ou seja, conhecendo a tendência acidificante do granito, penso(ava) que uma real influência no pH necessitasse de muito mais tempo do que aquele em que mantemos um aqua.

 

Nada como fazer a experiência :? vou por no lab um granito em água com uma sonda de pH e depois ponho aqui a variaçao temporal, que tal? :)

 

Humm, o basalto risca o vidro  :)  :)

 

Bolas, tu és tramado, um basalto de calçada que na maioria é microcristalino, risca o vidro, um basalto comum que se encontra no mato alterado pela erosão química, física, etc. desfaz-se porque está alterado :? mas é silicioso qb para o riscar quando microcristalino :)

 

Já te disse combinamos e fazemos o teste :)

 

Abraços

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bicarbonato de sódio.

 

Compras isso em qualquer hipermercado aí na zona dos fermentos ou coisa que o valha.

As quantidades... só testando ou alguém que já tenha usado e que te possa dizer.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoal

 

Falando de Litologia e Qiuímica...

 

Bem, acido clorídrico, dissolvido em 1:2 ou 1:3 dá resultados excelente Despeja-se um pouco sobre a rocha e se faz reacção (bolhas) é calcário, de certeza mas por exemplo o basalto é uma rocha alcalina mas não faz reacção com ácidos de forma evidente a "olho". O Ganito é ácido e a sílica (areias e pedrinha do rio, muita vezes usadas como areões no aquário) é neutra.

 

 

Domingos Leitão, já agora faz o teste de alcalinidade do basalto lá no laboratório também, sff :(

 

 

sospeed, uma forma suave e certa de aumentar o pH na água, trás conchas da praia e coloca no filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como disse o Dárius, podes subir o ph com bicarbonato de sódio (eu prefiro o de farmácia por ter menos impurezas e custa apenas 0,25 eur a saqueta). Este método é particularmente eficaz nas TPAs, para aproximar o ph da água de reposição à água do aquário. Para que o ph ( e o KH) se mantenha elevado durante muito tempo, deves colocar no aquário rochas calcárias (os paralelos brancos :( ), coral triturado, conchas (de preferência esmagadas) ou areia da praia. Nem todas as areias de praia sobem o ph pois nem todas têm a mesma composição (depende da quantidade de fragmentos de conchas que possuem e do tipo de rocha que existe junto ao mar: calcárias ou inertes)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,tenham calma que não tenho intençoes de vandalisar a via publica

(tambem não éra necessario se virmos o estado delas :) )simplesmente

dei um exemplo,agradeço a todos pelas opinioes dadas e depois de as

ler vou optar por por conchas visto morar perto da praia :lol: .

 

Já agora que quantidade será precisa ;)

Que nunca por vencidos se conheçam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.