Criação de Betas - Duvidas


rogamo

Recommended Posts

Boas

 

Adqueri um casal de Betas.

Puz um aquário pequeno (Cerca de 10 Litros) dentro de outro de 40L.

No pequeno está a fêmea, no outro, o macho.

A dúvida é: O macho começou a fazer o ninho, quando é que eu sei que ele terminou. (Uma das fotos mostra o tamanho do ninho)

Acho que a Fêmea ainda é pequena, como é que eu sei que ela está pronta a desovar?

 

Se me puderem ajudar, agradeço.

betas.jpg

(Os dois aquários e o macho)

 

betas1.jpg

(A Fêmea)

 

betas2.jpg

(O ninho)

 

Cumprimentos e, obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

A tua fêmea parece mesmo as que tenho aqui da minha criação. hehehe

 

Quanto ao ninho, na minha opinião é preferível usares um copo cortado ao meio ou então plantas flutuantes. Quanto às plantas se não forem flutuantes, podes usar outras, pois ajuda na criação de infusórios. De resto o macho está a trabalhar bem. Se tiveres o copo apenas vai facilitar para as bolhas não rebentarem tão facilmente e manter o ninho mais estável.

 

Realmente a tua fêmea parece muito novinha, sendo ela tão clara é impossível ir pelas riscas verticais. Resta o ovopositor e o comportamento dela. Se o ovopositor te parecer mais saliente e ela estiver constantemente a querer ir ter com o macho é bom sinal. No entanto e como disse atrás ela parece muito novinha ainda, e a produção de ovos poderá ser muito reduzida. E diga-se que se vais fazer criação de bettas é melhor com 200 do que com 20. Também é possível que durante os dias que ela está à frente dele a barriguinha possa inchar um pouco (produção de ovos) e aí tens a confirmação que ela está preparada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

A tua fêmea parece mesmo as que tenho aqui da minha criação. hehehe

 

Quanto ao ninho, na minha opinião é preferível usares um copo cortado ao meio ou então plantas flutuantes. Quanto às plantas se não forem flutuantes, podes usar outras, pois ajuda na criação de infusórios. De resto o macho está a trabalhar bem. Se tiveres o copo apenas vai facilitar para as bolhas não rebentarem tão facilmente e manter o ninho mais estável.

 

Realmente a tua fêmea parece muito novinha, sendo ela tão clara é impossível ir pelas riscas verticais. Resta o ovopositor e o comportamento dela. Se o ovopositor te parecer mais saliente e ela estiver constantemente a querer ir ter com o macho é bom sinal. No entanto e como disse atrás ela parece muito novinha ainda, e a produção de ovos poderá ser muito reduzida. E diga-se que se vais fazer criação de bettas é melhor com 200 do que com 20. Também é possível que durante os dias que ela está à frente dele a barriguinha possa inchar um pouco (produção de ovos) e aí tens a confirmação que ela está preparada.

 

Obrigado, Diabrete

 

Vou seguir os teus conselhos e ver o que dá. De facto ela não liga muito ao macho, possívelmente por ser ainda nova. Quanto às riscas verticais, vou prestar mais atenção.

cumprimentos, e mais uma vez, obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Parece-me que tens muita altura de água.. devia ser por volta de 8-12 cm de altura.. se não quando a fêmea colocar os ovos o macho vai ter que fazer umas marotonas abaixo e acima para apanhar os ovos e colocá-los no ninho.. :snipersmile:

 

O ideal seria teres os 2 no mesmo aquário, colocando uma barreira a separar os 2, mas que os deixe ver-se um ao outro (ex: garrafa de plástico cortada ou qualquer coisa do género) enquanto namoram e para o macho não a atacar..

 

Boa sorte com a criação!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Parece-me que tens muita altura de água.. devia ser por volta de 8-12 cm de altura.. se não quando a fêmea colocar os ovos o macho vai ter que fazer umas marotonas abaixo e acima para apanhar os ovos e colocá-los no ninho.. :bs_quesexclaim:

 

O ideal seria teres os 2 no mesmo aquário, colocando uma barreira a separar os 2, mas que os deixe ver-se um ao outro (ex: garrafa de plástico cortada ou qualquer coisa do género) enquanto namoram e para o macho não a atacar..

 

Boa sorte com a criação!

 

Boas...

Quanto à água tens razão. Eles repreduzem-se na época da seca.

Quanto à questão dos dois no mesmo aquário, se reparares, tenho um mais pequeno dentro de outro maior. Assim ambos têm espaço para nadar e vêem-se.

 

Agora outra questão.

Esta manhã, como o macho já tinha um ninho razoável, resolvi meter a fêmea ao pé dele. Depois de algumas investidas e convites para ela o seguir até ao ninho (penso eu!?) ela, por vezes ficava zonza, mas não lhe ligava nenuma. Estive a observa-los durante uma hora, como a coisa não evoluia e a bicha só sofria as envestidas do macho, resolvi separa-los novamente. Na minha modesta opinião, acho que ela ainda é muito nova. Se é... temos aqui um caso de pedofilia por parte do macho.

 

Se este raciocinio estiver certo, devo retirar a fêmea da vista do macho? Para que ele não esteja a fazer ninhos à toa?

Quem puder dar uma dicas, eu fico agradecido.

 

Aqui vão mais umas fotos

betasj.jpg

Aquários (Um dentro do outro)

 

beta5.jpg

O macho

 

betas4.jpg

A fêmea (cerca de 3,5cm)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto essa fêmea parece-me muito novinha não lhe dou mais de 4 meses. Tenho aqui algumas com esse tamanho e tem 3 meses. A única diferença é mesmo no tamanho da barriga, a tua, talvez por estar perto do macho dá a sensação que já está com ovinhos já. Parece crowntail e ainda não tem as barbatanas bem definidas bem como as cores (embora já não mude muito).

 

Tens de ser mais paciente quando os voltares a juntar, alguns casais a coisa é rápida e em pouco mais de uma hora já andam aos abraços, mas noutros pode demorar muito mais, pode levar até 3 dias. Por isso arranja esconderijos para a fêmea e entretanto volta a juntar com o macho. Desta foram ela escondesse e não irá sofrer muito. Depois é esperar que dê certo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de juntar os peixes para a reprodução é aconselhavel, durante uma semana, dar-lhes comida extra. Pequenas quantidades, muitas vezes ao dia, preferencialmente artémia. Assim aguentarão a reprodução.

Depois disso, por os peixes à vista um do outro, o aquário deverá ter uma cartolina preta por baixo, convem ter um molho de plantas para a femea se esconder e plantas flutuantes para o macho fazer o ninho.

Se a femea, quando vir o macho, ficar com umas riscas verticais na barriga, é sinal de que está pronta a acasalar, e quando o ninho estiver contruido, deverão ser juntos :(

Editado por Ricardo Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de juntar os peixes para a reprodução é aconselhavel, durante uma semana, dar-lhes comida extra. Pequenas quantidades, muitas vezes ao dia, preferencialmente artémia. Assim aguentarão a reprodução.

Depois disso, por os peixes à vista um do outro, o aquário deverá ter uma cartolina preta por baixo, convem ter um molho de plantas para a femea se esconder e plantas flutuantes para o macho fazer o ninho.

Se a femea, quando vir o macho, ficar com umas riscas verticais na barriga, é sinal de que está pronta a acasalar, e quando o ninho estiver contruido, deverão ser juntos :music_singguitar:

 

Olá a todos

 

Más noticias, a minha fêmea de um dia para o outro morreu. No domingo 27/09 já não comeu, na segunda feira de manhã, estava morta. O macho, que está com a mesma água e temperatura, como podem ver pelas fotos, tenho um aquário dentro de outro, continua vivaço e quando lhe dou artêmia, que já têem 20 dias de vida, e continuam a reproduzir-se, pareçe um maluco à caça. À tardinha, dou-lhe duas a três bolas de granulado, mesmo para betas. Acho que o granulado é um dos melhores que está no mercado "Aquanature"

Hoje comprei outra fêmea também uma MIX COLOR CROWNTAIL. A foto vai para um novo tópico, pois comprei outra fêmea que não consigo identificar.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.