Plantado 90L


Rui Granja

Recommended Posts

Viva pessoal,

 

Há uma semana e uns dias que montei este aquário, mas só agora tive tempo - leia-se paciência - para lhe tirar umas fotos e abrir um tópico.

 

Esta montagem levou cerca de 2 meses e meio a planear, enquanto ia fazendo outras coisas, como o móvel e arranjar todo o material. Houve lugar a alguns contratempos, mas há que ter paciência e não desesperar.

 

Fica então uma foto do dia da montagem, 11 de Setembro (data fácil de memorizar ;) ), e uma tirada há pouco, 11 dias depois.

 

11.09.2009

dsc03146i.jpg

(foto editada pelo Tiago Santos aka Krypticall, obrigado!)

 

21.09.2009

DSC03154copy.jpg

 

Em onze dias já se nota um bom crescimento, embora as plantas não estejam com as melhores cores, dado que ainda não fertilizei.

 

E já agora aproveito para agradecer ao Diogo Matias, João Lopes e Nuno Santos, sem qualquer ordem de preferência, pela paciência em ver os esboços de layout e arranjar algumas coisas que faltavam. :P Ao Tiago Santos pela CARRADA de plantas que me ofereceu :D e ao Miguel Reis nao agradeço porque o gajo é um chato! :snipersmile:

 

Venham daí as críticas pessoal!O setup meto depois, que agora é hora de dormir. ;)

 

Abraço a todos.

Editado por Rui Granja
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Rui bowdown

Estás de volta... finalmente.

O que dizer ???? ... montagem agradável.... disposição interessante das pedras.

Escolha interessante e cuidada da flora... já reparei que vais tentar um tapete de Cuba... ;)

Pelo menos pareçe-me ser Cuba... ;)

Fico então a aguardar o setup... os substratos utilizados, o tipo de pedras, iluminação... enfim... essas coisas que o pessoal gosta de saber.

 

Apenas... um ponto menos positivo.(na minha opinião).

Porque razão colocas-te a flauta nessa posição ????

Não achas que assim... as bolhinhas do co2 tem mais dificuldade em serem "espalhadas" por todo o aquário ???

Além de que... vais potençiar a criação de "zonas mortas" na circulação da agua.

 

Grande Abraço !!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Rui :multi:

Estás de volta... finalmente.

O que dizer ???? ... montagem agradável.... disposição interessante das pedras.

Escolha interessante e cuidada da flora... já reparei que vais tentar um tapete de Cuba... :multi:

Pelo menos pareçe-me ser Cuba... :multi:

Fico então a aguardar o setup... os substratos utilizados, o tipo de pedras, iluminação... enfim... essas coisas que o pessoal gosta de saber.

 

Apenas... um ponto menos positivo.(na minha opinião).

Porque razão colocas-te a flauta nessa posição ????

Não achas que assim... as bolhinhas do co2 tem mais dificuldade em serem "espalhadas" por todo o aquário ???

Além de que... vais potençiar a criação de "zonas mortas" na circulação da agua.

 

Grande Abraço !!!!

Grande João!

 

Apesar de não ser perceber bem, devido ao bom fotógrafo que sou, o tapete é mesmo Cuba. lol Vamos ver como se vai desenvolver.

 

Em relação à flauta, é provisória. Podia por de outra forma, mas esta foi a que deu menos trabalho. :multi: Vou meter esta peça, fica mais limpo a nível estético e a mangueira já não faz uma curva sobre o vidro em cima, ficando apenas na vertical. Estou só à espera que a loja tenha em stock uma outra peça para mandar vir tudo junto!

 

De resto, obrigado pelas tuas palavras! :oops:

 

Agora o Setup:

 

Aquário: DIY 65x40x35, vidro de 6mm sem travamentos. O móvel também é DIY, uma imitação da ADA, podem dar uma olhadela aqui.

 

Iluminação: Calha SunSun 3x24w T5, neste momento todas 10000k. 9h de iluminação diária.

 

Filtragem: Eheim 2213 - 440L/h

 

Aquecimento: Eheim Jagger 125w

 

CO2:

Botija de 500gr com difusor em vidro tipo Chisel da Dazs.

 

Substrato:

2 Litros ADA Powersand Special S

14 Litros ADA Aquasoil Amazónia II

 

Hardscape:

Cerca de 15kg, possivelmente Xisto, recolhidas aqui na zona e trabalhadas a escolpro, ponteiro e martelo. :slbsmile:

Flora:

Rotala sp. Green

Ludwigia Arcuata

Hemianthus Micranthemoides

Didiplis Diandra

Staurogyne sp.

Pogostemon Helferi

Hemianthus Callitrichoides 'Cuba'

 

Fauna:

(ainda não estão todos porque está em ciclo, mas será o que vai receber)

Neocaridina Heteropoda var. Wild

Otocinclus Affinis

Paracheirodon axelrodi

Apistogramma Trifasciata

 

Os próximos upgrades:

- Válvula selenóide

- Bloco de tomadas programáveis

- Conta bolhas

- Outflow pipe

- Lâmpadas da calha, para ter mais variedade de espectros.

 

Abraço

Editado por Rui Granja
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Está feio e feito em cima do joelho.." só pelo Não-agradecimento! :P

 

Pá, parece-me bem!

 

Uns reparos.. acho que a pedra do fundo é grande demais para o efeito. Talvez mais escondida (ou com as plantas maiores) a coisa fique composta nessa sentido. A pedra principal da esquerda tem aquele bico/ponta, talvez torne a coisa menos vulgar mas parece-me menos harmoniosa e atrapalha um pouco o olhar para a restante composição..

 

Mais tarde quero ver esse fundo a ser trabalhado com luz e profundidade nas fotos. ;)

 

 

 

PS1: MAS O RAIO DA STAUROGYNE QUE DEI A NÃO SEI QUEM JÁ ANDA DE MÃO EM MÃO PELA ZONA OESTE?

 

PS2: Enquanto não me trouxeres o que tens de trazer, estou desligado da aquariofilia e não trago nada de novo para mostrar.

 

 

Abracinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

Lor, obrigado! ;)

 

João, compreendo o que queres dizer da pedra, e acredita que partilho da tua opinião! Mas é assim, sabes que quando se trabalha as pedras nem sempre parte pelo sítio que nós queremos e fica com o detalhe que queremos. :| É diferente de chegar a uma loja e escolher. De todas as que parti, esta foi a que saiu melhor, e este tipo de pedra parte muito por lascas como podes ver na pedra pequena do molhe direito que está mais à frente, o que dificulta imenso o detalhe.

 

"Está feio e feito em cima do joelho.." só pelo Não-agradecimento! :doofywave:

:sunbathing:

 

Pá, parece-me bem!

 

Uns reparos.. acho que a pedra do fundo é grande demais para o efeito. Talvez mais escondida (ou com as plantas maiores) a coisa fique composta nessa sentido. A pedra principal da esquerda tem aquele bico/ponta, talvez torne a coisa menos vulgar mas parece-me menos harmoniosa e atrapalha um pouco o olhar para a restante composição..

Já me tinhas falado da pedra do fundo e concordo contigo, mas no entanto está lá um pé de staurogyne, que com o tempo vai crescer e vai tapar um pouco a base dessa pedra, ficando com o tamanho que a ti te parecia ideal! Ainda não a enterrei mais por isso. Se esse efeito não se concretizar, é só enterrar mais um pouco e fica resolvido. ;) A pedra grande eu compreendo, mas acho que se lhe tirasse o bico cortava um pouco o efeito e aquela linha de tensão a ir para o canto superior direito do aquário, vai um pouco de encontro ao que disse em cima ao João.

 

Mais tarde quero ver esse fundo a ser trabalhado com luz e profundidade nas fotos. :|

Tens que me dar umas dicas pá!

 

PS1: MAS O RAIO DA STAUROGYNE QUE DEI A NÃO SEI QUEM JÁ ANDA DE MÃO EM MÃO PELA ZONA OESTE?

Está mas é caladinho que ganhas mais. :P Toda esta Staurogyne veio do Krypticall!

 

PS2: Enquanto não me trouxeres o que tens de trazer, estou desligado da aquariofilia e não trago nada de novo para mostrar.

Eles andam moles! Não marcam um café! A culpa não é minha... ;)

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está porreiraço o aquario.

Agora é deixar crescer e ver o efeito do conjunto.

 

A unica coisa esquesita no aquario é mesmo a Main Stone que tem um formato fora do vulgar mas penso que quando as plantas por tras ganharem volume vai destrair a atençao.

 

Já podes se quiseres começar a acertar esses macros no aquario e dar um cheirinho de micros e ferro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

Tiago, obrigado pelos conselhos! :D Entretanto acabou o co2 na 4a feira passada, e o aquário tem andado só a 60kmh. Felizmente mantive-me em cima dele, para controlar as algas e não houve nenhum surto.

 

Actualização:

DSC03175copy.jpg

A foto tem cerca de 3/4 dias, e no domingo dei lhe um pente 3 e replantei, mas não fotografei dado que os vidros tinham algumas green spots e não apeteceu limpar.

 

Entretanto coloquei 5 neritinas para darem conta da limpeza bang aqui fica uma delas:

DSC03159.jpg

 

Agora um dado que achei interessante realçar, o trabalho de tão poucas neritinas que coloquei na passada 6a feira! Foquei-me numa pedra em particular, e fui registando de 24h em 24h a evolução de limpeza. O estado final da pedra é mais ou menos o mesmo das restantes e do aquário.

 

Após duas passagens a fazer a verificação do troço :character0050: :

DSC03160.jpg

 

Após 24h:

DSC03182.jpg

 

Após 48h:

DSC03186.jpg

 

Após 72h:

DSC03190.jpg

 

Isto até pode ser um dado completamente insignificante, mas eu, que nunca tinha tido estes belos trabalhadores, fiquei surpreendido!

 

Abraço a todos.

Editado por Rui Granja
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também só a pouco tempo é que adiri a moda das neritinas, mas elas trabalham mesmo asério a mim foi tal e qual 2/3 dias o meu Iwagumi parecia outro, limparam vidros e tudo LOL

 

Cumprimentos

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Eu também só a pouco tempo é que adiri a moda das neritinas, mas elas trabalham mesmo asério a mim foi tal e qual 2/3 dias o meu Iwagumi parecia outro, limparam vidros e tudo LOL

 

Cumprimentos

 

Só teem o incoveniente de encherem tudo de ovos! Mas que são umas bombas a trabalhar são!!!

Cumps

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

Desde já desculpem não ter dito nada antes nem ter actualizado o tópico. Não tenho tido muito tempo para vir ao fórum, mas o aquário tem-se mantido estável. :thumbup3:

 

O co2 acabou há cerca de um mês, e tem estado assim desde então. A ver se o vou por a carregar, mas entretanto andei a ver de fugas no redutor e fico estupefacto como é que vendem um produto novo, e metem cola vedante em roscas de 2cm de perímetro, e numa rosca ENORME, com mais de 10cm de perímetro, além de não ter cola ou teflon, estava mal apertada... lol O pior é que eu só reparei nisso depois de 2 cargas de co2 gastas.

 

Adiante: O tapete está praticamente fechado, e as moitas a adensar bem. Na próxima semana em princípio devem entrar uns peixitos para dar cor ao aquário. ::D:

 

Até terça actualizo o tópico com uma foto do estado actual. ;)

 

Abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

Uma foto só para actualizar, sem qualquer tipo de edição e tb um pouco escura. peço desculpa mas o tempo não abunda, vida de faculdade! :confused4:

 

DSC03201.jpg

 

O que pessoalmente não gosto neste momento:

 

- As pogostemon na zona da pedra principal;

- A didiplis diandra, que vai ter de sair;

- As staurogyne da esquerda que cresceram muito em altura por falta de luz devido a uma daquelas meias com pedras.

 

Abraço a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

Uma foto só para actualizar, sem qualquer tipo de edição e tb um pouco escura. peço desculpa mas o tempo não abunda, vida de faculdade! ;)

 

DSC03201.jpg

 

O que pessoalmente não gosto neste momento:

 

- As pogostemon na zona da pedra principal;

- A didiplis diandra, que vai ter de sair;

- As staurogyne da esquerda que cresceram muito em altura por falta de luz devido a uma daquelas meias com pedras.

 

Abraço a todos!

 

boas

 

está bonito, para que servem essas pedras ai nas meias ?

 

cumprimentos e continua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A minha água dantes tinha um ph sempre acima de 7, mas agora baixou e como o aquasoil ainda baixa mais, quando fui medir a água estava a ph 5.5. A solução mais rápida foi por pedras calcárias dentro de 2 meias da minha mãe e meter no aquário. lol :).gif' class='bbc_emoticon' alt=':music_singguitar:' />

 

Tenho que comprar um pouco de areão de coral no filtro para poder retirar as meias.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épáááá.... Muito Bem.... Sr Rui.

Excelente trabalho de jardineiro... ;)

 

Excelente saúde da flora, bonito tapete.... agradável evolução.

 

Apenas acho... que as Helferi e as Staurogine... precisam de um pouco mais de luz.... estão a crecer demasiado na vertical.

-Que iluminação estás fazer ?????

 

... e... não resisto... :)

... e sei que não me vais levar a mal.... :medieval_mace:

Quando vi a panorâmica... assim de repente... pensei... olha uma pata de presunto "pata negra" a curar para o Natal.... :P

 

Grande Abraço.... e gostei de ver esta excelente evolução !!!!

Muito Bom. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épáááá.... Muito Bem.... Sr Rui.

Excelente trabalho de jardineiro... ;)

 

Excelente saúde da flora, bonito tapete.... agradável evolução.

 

Apenas acho... que as Helferi e as Staurogine... precisam de um pouco mais de luz.... estão a crecer demasiado na vertical.

-Que iluminação estás fazer ?????

 

... e... não resisto... :P

... e sei que não me vais levar a mal.... :tongue:

Quando vi a panorâmica... assim de repente... pensei... olha uma pata de presunto "pata negra" a curar para o Natal.... :P

 

Grande Abraço.... e gostei de ver esta excelente evolução !!!!

Muito Bom. ;)

Grande João! ;)

 

Realmente essas duas malandras cresceram um bocado na vertical, já as devia ter podado. A calha é 3x24w e estou a usá-la a 100%. Mas a principal razão foi o facto de ter metido uma "pata negra" ;) de cada lado do aquário, e tirou um bocado de luz às Staurogyne. As pogostemon ao pé da pedra principal estão assim devido à sombra que a pedra faz... tanto que as outras do lado direito já ficaram muito mais rasteiras.

 

A ver se nas férias do natal dou um jeito ao aquário, aplicando alguns conselhos que me deram. ;)

 

Abraço!

 

 

O que é isso do lado direito?

 

Está belisimo ;)

O quê? se forem as meias com pedras calcárias, já expliquei nuns posts mais acima. ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.