Doença conhecida por 'Porcelana'.


Recommended Posts

Doença de Porcelana.

Esta doença ocorre por norma em camarões recentemente importados.

 

Ainda não foi provado que esta doença ocorra em aquários já estabelecidos e/ou em stock de camarões em reprodução.

 

A doença é introduzida através de camarões importados e manifesta-se devido ao stress do transporte e associado à fraqueza do seu sistema imunológico.

 

Quanto ao agente causador da doença de porcelana é um parasita unicelular chamado Microsporid Tehlohania contejani que vive na musculatura do camarão.

 

Este parasita unicelular ataca os músculos do hospedeiro, tornando os seus movimentos mais restritos. O camarão vai sendo lentamente reestruturado até ficar completamente solidificado o que o leva à morte.

 

O primeiro sintoma verificado nos animais afectados é a perca de cor seguido de um aspecto branco leitoso que se inicia na cabeça que em pouco tempo se espalha pelo corpo todo.

 

Os membros tornam-se rígidos e inflexíveis. Mais tarde, apenas movem os seus pares de pernas de natação. Passadas poucas horas, o máximo um dia, apenas se conseguem manter de lado. Os animais tentam ainda nadar, mas encontram-se desorientados e não fazem mais do que movimentos circulares. Nesta altura apenas conseguem mover as suas patas maxilas e morrem.

 

Animais com estes sintomas devem ser imediatamente removidos do local, devido ao canibalismo, ou seja, por comerem os mortos o elemento patogénico pode ser transmitido.

 

Algum tempo atrás foram realizadas experiências utilizando flocos da Tetra, como tratamento medicinal da doença, flocos esses que eram utilizados no tratamento de peixes ornamentais que continham verde malaquite.

 

Em grande medida ainda seria o método mais eficaz para tratar esta doença. Infelizmente esses flocos não se fabricam mais, o que complicou o tratamento da doença.

 

Pode-se utilizar verde malaquite na sua forma líquida, que é comercializado em diversas lojas, ensopa-se os flocos nele e dá-se aos camarões.

 

Fotos:

gallery_9671_9_66707.jpggallery_9671_9_20175.jpg

 

 

 

Tradução: Hugo R. Silva

Texto e Fotos: crustakrankheiten.de

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

 

Hoje foi dar com um crystal black com essa cor leitosa e noto tambem que ele está muito parado,e nota-se bem a diferença dos outros,já o separei.

 

Será que ele tem esta doença?

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há duas doenças que podem parecer iguais, esta e a do 'leite'.....

 

Em qualquer delas o melhor é separar os animais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já o separei,mas o mais çerto é ele morrer,pois não tenho nada para o tratar!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...

Boas!

 

ainda não sei bem se é esta doença ou a de leite o que eu sei é que perdi os meus red´s todos...

 

alguém sabe a origem desse tipo de doenças?

Editado por ricardinhorl

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boas!

 

ainda não sei bem se é esta doença ou a de leite o que eu sei é que perdi os meus red´s todos...

 

alguém sabe a origem desse tipo de doenças?

 

~Boas

Esta semana também perdi 25 red's. e não notei cor branca em nenhum, além do mais, quando acabavam de morrer estavam com a cor deles normal.

Não sei mesmo o que se passou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os camarões para morrerem não quer dizer que seja doença, basta teres um desequilíbrio nos parâmetros muito brusco para eles morrerem. Tenta perceber o que se passoou, pode ter sido muita coisa..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais