Ajuda com bettas


Phonixx

Recommended Posts

Boas.

 

Sou 100% novato nisto de peixes, mas em todos os sitios que me fui informando, me diziam que os bettas não podem conviver com outro macho mas sim com uma femea.

 

O que se passa é que eu comprei um kit Bettas de 1.8 l para testar o meu entusiasmo (ou não) por isto e realmente comecei a gostar de ter o aquario na minha secretaria e ja fui ver uns um pouco maiores 20 / 30 l. No aquario com o betta tenho um macho, e passadas 2 semanas encontrei um fémea que gostei e comprei. Para minha surpresa, eles começaram a lutar e tive de retirar a fémea.

 

E agora ?

 

 

Obrigado

Editado por Phonixx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meteste o macho e a femea num aquario de 1.8L? E q isso nem para um betta da para ter quanto mais para dois. Para se ter um macho betta + femeas tem q ser um aquario ai com 30/40 litros e tem que ter um grande nr de plantas (flutuantes sao as preferiadas deles )para que a femea se possa esconder do macho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meteste o macho e a femea num aquario de 1.8L? E q isso nem para um betta da para ter quanto mais para dois. Para se ter um macho betta + femeas tem q ser um aquario ai com 30/40 litros e tem que ter um grande nr de plantas (flutuantes sao as preferiadas deles )para que a femea se possa esconder do macho.

 

 

Fiz assim porque em todas as lojas da especialidade me disseram que podia por o betta macho com uma femea mas nunca com outro macho.

 

Abraço !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz assim porque em todas as lojas da especialidade me disseram que podia por o betta macho com uma femea mas nunca com outro macho.

 

Abraço !

 

 

Realmente podes por bettas machos com femeas, mas nunca em 1,8 litros... alias nem um macho ai devia estar... apartir dos 30/40 litros pode ser que ja consigas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Phonixx,

 

Sugiro que realmente adquiras um aqua de 20 ou 30 litros para meter o casal de Bettas, e como o Inblack disse, se poderes meter umas plantas flutuantes, tanto melhor, pois o macho vai andar a perseguir a fêmea constantemente.

Julgo que o ideal até é colocares 2 fêmeas no aqua para o macho dividir as atenções, mas espero a opinião de outros membros mais experientes neste assunto.

 

No meio disto só não percebi a surpresa em relação ao aqua de 1,8L... é sabido que, infelizmente, existem muitas lojas cujo o interesse é apenas vender e não o conforto dos animais, e se poderem vender um pequeno jarro (chamando-o de aquario Kit Betta) com um ou dois bettas, tanto melhor para o negócio. Os clientes, principalmente os novatos como o Phonixx, vão a essas lojas á espera que os conselhos sejam válidos, informados e que tenham o bem estar dos animais em conta, não é culpa do cliente ser alvo da lábia dos vendedores de banha da cobra.

Vendedores esses que ainda são capazes de dizer que os bettas se aguentam até num copo de água... não deixa de ser verdade, tal como também é verdade para outros tantos animais que podem viver 24/7 numa pequena jaula, desde que lhe dêm comida e água. Não é menos verdade, que o animal estará infeliz até ao fim dos seus dias.

 

Felizmente isto não é válido para todas as lojas e existem realmente excepções á regra, em que colocam o bem estar dos animais á frente do interesse económico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado a todos pelas respostas.

 

Realmente, axo o aqua pequeno, mas apenas tentei recolher em várias lojas de animais opinioes que fossem comuns a todas e inclusivé um amigo meu que tb tem aquarios á muitos anos e o que me disseram (todos) foi que os bettas dão-se bem com pouco espaço porque no seu meio natural (arrozais da tailandia), também é assim que vivem (álem de viverem com fracas condiçoes de oxigénio na água). O que é certo, é que o betta ja la está a 4 semanas e é muito activo. depois do encontro imediato com a fémea começou a fazer o ninho.

Seja como for, axo que vou comprar m aqua de 17/20 l porque tb não tenho condiçoes para muito mais. espero que assim já resulte. Por enquanto eles tão separados mas tive de usar uma caixa de CDs (cake) como solução temporária de fim-de-semana porque não tive qq hipotese de tratar do assunto.

 

Depois posto a solução encontrada para os animais.

 

 

Abraço !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

inclusivé um amigo meu que tb tem aquarios á muitos anos e o que me disseram (todos) foi que os bettas dão-se bem com pouco espaço porque no seu meio natural (arrozais da tailandia), também é assim que vivem

 

De facto da curta experiência que vou tendo parece-me que os bettas nem sempre gostam de aquas muito grandes... em aquas grandes podem ficar mais apáticos e acabar por estabelecer um territorio numa perte do aquário e ficar mais parados por lá. De qualquer maneira 1,8 litros não é um aquário pequeno, é um copo de água!

 

Enfim... havia tantas maneiras e tão fáceis de manter Bettas em condições próprias em lojas...

 

Quando tivres o teu aquário maiorzinho vais ver que é das coisas mais fabulosas vê-lo movimentar-se por todo lado! ;)

 

Boa sorte ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Agora que o mal esta feito, temos que pensar na solucao.

Acho que fazes muito bem em comprares um aqua maior.Lembra-te, quanto maior o aqua melhor o seu conforto!E com conforto digo as condicoes do animal!

Os vendedores o que querem é vender, nao lhes interessa se o animal fica bem ou nao!Isso REVOLTA-ME!Mas..........enfim!É uma guerra perdida!

Agora Phonixx, lembra-te, tenta comprar o maior aqua que poderes para pores o betta com uma condicao boa.

Outro conselho que te dou, num aqua de mais ou manos 20 litros so se junta uma femea se realmente quizeres fazer criacao de bettas.Se nao fica-te so pelo betta macho.

 

 

Cumprimentos a todos,

 

Mario Rui

 

PS: tens por aqui muita e boa informaçao, por isso ja sabes........procura e le.....ajuda muito os novatos(pelo menos a mim ajudou-me)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu neste momento tenho o meu crowntail vermelho num cubo de vodafone e acho mt pequeno para ele e aquilo leva 5 litros. Agora imagino dois peixes num 1.8l! Eu tou a pensar arranjar um aquario de 60 litros para o meu amigo mais uma ou duas companheiros e penso q ai fica certo. Com muita vegetação!

 

Mas olha quando falas em os bettas gostarem de pouca agua eu digo que isso e um pouco errado. Sim eles vivem em poças mas as caracteristicas dessas possas que se refletem quando os poes num aquario q se assemelham mais com a realidade e o facto da agua parada. Eles preferem agua mais parada a agua mt movimentada. E nao te esqueças que esses betas que tens em casa sao criados em cativeiros e que nunca tiveram numa possa na vida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu neste momento tenho o meu crowntail vermelho num cubo de vodafone e acho mt pequeno para ele e aquilo leva 5 litros. Agora imagino dois peixes num 1.8l! Eu tou a pensar arranjar um aquario de 60 litros para o meu amigo mais uma ou duas companheiros e penso q ai fica certo. Com muita vegetação!

 

Mas olha quando falas em os bettas gostarem de pouca agua eu digo que isso e um pouco errado. Sim eles vivem em poças mas as caracteristicas dessas possas que se refletem quando os poes num aquario q se assemelham mais com a realidade e o facto da agua parada. Eles preferem agua mais parada a agua mt movimentada. E nao te esqueças que esses betas que tens em casa sao criados em cativeiros e que nunca tiveram numa possa na vida.

 

 

Curioso que fales no cubo da vodafone.

 

Foi exactamente essa solução que encontrei para já. Meti a fémea num desses porque tava mesmo mto apertada (tinha de a por em qq lado por isso teve de tar uns dias num cilindro de CDs) e vou meter o maxo noutro e meto-os lado a lado. Assim habituam-se um ao outro como ja ta a acontecer. Quando tiver possibilidade penso em algo mais. Por agora resolvi a situação e noto-os mto mais activos.

 

 

Abraço !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !!!

 

Como o tempo e € escasseiam juntando ao facto de eu gostar de improvisar, decidi usar a "dica" dos cubos da Voda para resolver o problema dos 2 bettas. Cheguei á conclusão que a Fémea era afinal um Macho (noob que nunca tinha mexido em aquarios e levado ao engano pela loja) mas acabei por ficar contente porque é um lindo exemplar com uma cor azul forte. Resultado, tenho 3 cubos da voda cada 1 com um macho e todos ao lado um do outro para eles irem-se espevitando. Usei areão para os aquarios e, por agora, plantas artificiais porque não tenho mesmo tempo para mais e a situação de ter um animal num espaço minimo pedia uma solução imediata. Como tal acabei por adquirir outro betta ficando então com os tais 3 e em vistas de um 4º desta x mesmo uma fémea.

 

Eis as fotos de muito má qualidade porque o telefone é fraco e a camara ainda é pior:

 

25092009012.jpg 25092009013.jpg 25092009014.jpg 25092009015.jpg 28092009024.jpg 28092009026.jpg 28092009029.jpg

 

Os cubos estão numa prateleira de escritorio em madeira e instalei uma lampada dos chineses mas provávelmente ira ser ampliada. Para um escritório não ficaram nada mal e os animais desde que se mudaram que são muito activos. Acho que, apesar de tudo, eles gostaram dos apartements .

 

Agora tenho uma pergunta:

 

Como sou de Santarém, poderia usar areia e uma pedra do rio Tejo para um outro aquario ?

 

 

Abraço !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.