Caso Sherlock


Hell200_136

Recommended Posts

aqua de 80

Ph ok

Nitritos ok

População :

Pleco k em 3 meses passou de 4 cm para 11cm

Peixe-Faca Albifron

10 cardinais

uma espada Femea

3 corydoras

Tinha um Escalar que aparentemente estava bem e que no meu regresso a casa apareceu no fundo ja sem olhos .

O mesmo aconteceu na semana passada ao unico Guppy k tinha

será que tenho assassino no Aqua ?

Quem será ???

Um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oix!

olha para mim, o mais provável é que os peixes tenham morrido por alguma outra razão e lhes tenham comido os olhos.

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

 

O que o caotropheus comentou é verdade, eu ja tive albifrons, um deles tinha 10 cm e era perito em arrancar olhos, normalmente depois de mortos, mas... em peixes mais fracos não digo que seja impossivel o teu estar a fazer isso.

<-- João Campos -->

<-- APC # 166 -->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

O meu esta com cerca de 15 cm .

hoje estava tudo bem .

Vou manter a população e ver o que sucede nas proximas semanas .

Curioso é que os cardinais esta ok .

Como são os mais pequenos seriam esses as vitimas .

O escalar que apareceu morto nao aparentava estar doente mas nao sendo Vet ou expert nao sei .

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Hell200_136.

 

Foi o Peixe-Faca! Sem qualquer dúvida. Há uns tempos corri tudo o que era site e livro a tentar saber alguma coisa mais acerca deste peixe, e acredita, no que te digo: foi ele! É um peixe absolutamente deslumbrante, mas o que tem de bonito, sobra-lhe em maldade (ou em instinto, já que é um predador nato)... Parece ter predilecção por arrancar olhos específicamente a escalares. A minha teoria é que, tal como nos humanos quando nos tiram uma foto com flash, às vezes aparecem os "olhos vermelhos", que é o reflexo do sangue dentro do globo ocular, talvez nos peixes aconteça um fenómeno semelhante e essa "luz" seja para o peixe-faca um chamariz ou algo extremamente irritante, e as presas indefesas por serem apanhadas a dormir, nem sentem o que lhes caiu em cima... Mas isto é só uma teoria... Inclusivamente, parece que têm a capacidade de "largar" uns choques eléctricos, apesar de eu ter ouvido que os usam especialmente para orientação, já que são quase cegos. Mas imagina este menino com o tamanho máximo a dar choques ao pessoal... cheguei a ouvir relatos de pessoas que os sentiram...

 

Disseram-me uma vez para arriscar (tenho mais ou menos o mesmo género de peixes) mas para o alimentar bem, porque pode virar-se para os outros e parece que adora desaparecer com neons... E para ter cuidado, porque crescem muito e rápidamente. Cerca de 30 cm, para um máximo de 50 com condições favoráveis. Acabei por desistir, por gostar muito dos peixes que tenho e não os querer perder para um lindo peixe, sanguinário, que arranca olhos, dá choques eléctricos e cresce quase até metado do tamanho do meu aqua (que é de 80cm). Talvez um dia os peixes mudem e nessa altura tenha o cuidado de escolher peixes compatíveis com o peixe-faca... mas para já, está fora de questão para grande pena minha...

 

Cumprimentos,

 

RJL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tudo que o al_finete disse e verdade mas tambem temos que pensar que cada peixe tem o seu proprio temperamento, por exemplo ainda a pouco tempo morreram-me duas colisas e os meus ottos grudaram-se nelas a "chupar" o muco, nao sao peixes que façam isso, quando as vitimas estao saudaveis, e as coliasas pareciam saudaveis, mas la esta os peixes conhecem-se melhor entre eles do nos os conhecemos as eles, pelo menos e a impressao que tenho ficado do meu aquario (comunitario com especial enfase no biotopo de Kribs). Nao te digo que nao seja ele o culpado mas trata de ficares bastante atento ao seu comportamento.

 

Cumprimentos

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

Realmente o Gohan tem toda a razão... Os peixes não são todos iguais... As minhas desculpas... Aquela será a descrição para a generalidade dos indíviduos desta espécie... É obvio que os peixes não seguem todos o mesmo padrão, e ainda bem...

 

Houve realmente um ou outro caso que tomei conhecimento que diziam que nunca tinham tido qualquer tipo de problema com os peixes-faca. Nem mortes, nem olhos... Inclusivamente, até há casos em que eles não têm qualquer problema em andar "às claras", apesar da timidez por que são também conhecidos... Por isso, mais uma vez as minhas desculpas por ter ido logo para o estereotipo deste peixe, esquecendo que na verdade não há 2 peixes iguais...

 

Eu próprio tenho dois escalares que gostam muito de "tomar conta" de uma cria de espada que lá tenho com cerca de 1 cm e pouco, e nunca lhe fizeram mal, apesar de terem comido os irmãozinhos... Mas aí os responsáveis não foram eles... fui eu...

 

Enfim, de qualquer forma, as minhas desculpas, e segue a sugestão do Gohan: fica atento aos peixes que tens no aqua...

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais