Vodka7

Vodka7 - Reeftank 1

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Possivel é mas depois se tiveres de voltar a dá-los vais ter de reiniciar o ciclo porque a maior parte das bactérias morre por ausência de carbono suficiente.

 

Mas não te esqueças de um pormenor importante... o que fez introduzir zeovit e pellets foi a incapacidade do teu sistema em absorver mais nitratos e fosfatos. Não fiques com a ideia de que o teu sistema anteriormente estava bem só porque estava tudo OK até à data de começar a ficar tudo mal. Os aquários fazem quase sempre isto... ao fim de 1 a 2 anos é que começam a dar problemas (e é quando se fazem restarts). Isto é por causa da saturação do sistema... que inicialmente absorve tudo e depois deixa de o fazer. Esta saturação ocorre tanto mais rápido quanto pior a qualidade e quantidade de rocha se utilize e quanto mais erros se cometer.

 

Se deixares de utilizar "carbon dosing" os nutrientes voltam a subir quase de certeza, porque o teu sistema tem a rocha e areia saturados neste momento. Provavelmente os corais até podem recuperar mais depressa até começarem outra vez com problemas por nutrientes demasiado altos.

 

Se queres um sistema simplificado existe uma outra alternativa mas que demora algum tempo a surtir o seu efeito...

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Boas, é qual é a alternativa?

 

Cumps.

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Siporax (ou até pedras de zeo) em quantidades convenientes... para aumentares as áreas de filtragem dentro do aqua.

Mas este método demora algum tempo a surtir efeito, principalmente porque já tens uma carga orgânica grande dentro do aqua.

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Sérgio,

 

Estou a acompanhar este tópico há algum tempo e segundo dizes é possível que num prazo de um ano os aquários chamados "maturados" podem inverter a estabilidade e rebentar com um boom de nitratos e fosfatos.

 

Perante tal situação e lendo as tuas palavras, aconselhas aspirar a areia? Existem zonas onde tal não é possível, o que fazer para evitar esse crash?

 

Cumps

 

Filipe Valente

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Normalmente essa destabilização vem do próprio aquariofilista... o que sucede é que a carga orgânica vai aumentando ao longo do tempo (o que é um fenómeno normal porque os peixes e os corais vão crescendo). Como nós normalmente carregamos o aqua mais do aquilo que ele pode aguentar mais tarde, ele acaba por ceder. Normalmente cede porque quanto mais para a frente o aqua caminha, menos margem de manobra temos para oscilar os nutrientes (a rocha encontra-se saturada e deixa de absorver os nosso "erros").

 

Quanto à questão do areão eu sou a favor de não mexer grande coisa. Acho que é preferivel não mexer demais para não retirarmos demasiada vida que lá se encontra presente. É verdade que acumula muito lixo mas essa acumulação é acompanhada do crescimento de muita vida que regula os nutrientes presentes nessa zona. Não existindo areão aí sim deve-se limpar. Existindo DSB nem se deve tocar...

No caso do aquariofilista decidir aspirar o areão, deve fazê-lo regularmente e aspirando uma secção de cada vez (dividir em 4 ou 5 areas).

 

A forma mais eficaz de evitar os crash's é não carregar demais os aquários logo à partida, apostar em rocha de boa qualidade, optar por escumadores bem dimensionados e arranjar sempre forma de exportar os fosfatos de dentro do aquário.

 

Vou tentar explicar:

O grande problema dos fosfatos (em comparação com os nitratos) é que o próprio aqua não tem formas biológicas de exportar os fosfatos, querendo isto dizer que eles se vão acumulando ao longo do tempo (ao contrário dos nitratos que tem formas de transformação e exportação - transformação de NO3 em N2+(O2)3). Os fosfatos que vêm em grande parte na comida, acumulam-se na biomassa do aquário - peixes, corais, algas e bactérias - todos absorvem fosfatos mas nenhum deles os transforma em formas exportáveis. Basta reparar nas formas mais recentes de exportação de nutrientes - Vodka, zeovit e biopellets (as bactérias absorvem os fosfatos e utilizam-no durante a sua replicação e o escumador trata da sua exportação); Refúgio com macro algas (as algas absorvem os fosfatos que utilizam nos seus processos biológicos e o aquariofilista remove esses fosfatos quando poda as algas); Algae Scrubber (mais ou menos o mesmo objectivo do processo anterior); DSB (criar mais um ambiente anaeróbio, semelhante aos ambientes criados dentro da rocha viva, para desenvolver bactérias acumuladoras de fosfatos) - Qualquer um destes sistemas acumula fosfatos não os transforma, e é por isso que é sempre necessário alguma forma de exportação mais cedo ou mais tarde.

 

Os 3 primeiros sistemas referidos são aqueles que permitem exportação dos fosfatos para fora do aqua, juntamente com um outro que não se encontra dependente de nenhum outro factor (Sistemas de carbono ou à base de algas estão muito dependentes da presença de nitratos no sistema e outros elementos), resina de fosfatos (GFO)

 

Agora é preciso ter atenção a uma coisa... mesmo com estes sistemas a funcionar pode existir na mesma acumulação de fosfatos, e é por essa razão que se utiliza cada vez mais GFO para manter os fosfatos em cheque (o maior problema é que nem sempre é fácil perceber quando o GFO se encontra saturado e nem sempre os testes conseguem mostrar essa saturação)

 

Não sei se fui minimamente claro... esta e uma questão que dava quase um artigo.

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Boas, o aqua parece que está agora no bom caminho, os valores a estabilizar, cores a melhorar, só falta mesmo os branqueamentos pararem. :(

 

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Cumps.

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Se está tudo a caminhar no bom sentido mantém as práticas... esses branqueamentos vão acabar por parar.

As resinas são essenciais e vai mantendo a substituição das mesmas a bom tempo...

Esse PO4 sempre em valores elevados, mesmo com resinas, é muito estranho. Já fizeste crosscheck com outro medidor?

 

Talvez fosse bom deixares os nitratos subir um pouco mais (0.5 a 1ppm) ou então começares a adicionar AA muito calmamente. A falta de alimento pode estar a provocar isso também.

 

Neste momento tens de começar a testar os produtos para conseguires equilibrar o melhor possível o aquário... descer os nutrientes não é suficiente para equilibrar o aqua. Faz mudanças lentas e vai vendo a reacção ao longo de 1 a 2 semanas...

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Boas Sérgio, eu estou já a adicionar AminoAcidos, 6 gotas 2/3 vezes por semana, e alimento os peixes 1 vez por dia e bem.

 

Eu lembrei-me de uma coisa que tenho de mudar, nas garrafas de balling de 2.5L, eu uso água da torneira, porque sai quente e desfaz melhor os sais, tenho de testar essa água. Secalhar é por ai que vai entrando fosfatos, mas mesmo assim seria estranho porque levo semanas a gastar 2.5l.

 

Cumps.

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Hummm... não sei se a água da torneira não reagirá com os sais de balling também...

Devias mudar isso nem que seja para teres a certeza que eliminas as possíveis causas de insucesso.

 

Eu coloco um termostato pequeno dentro do garrafão do KH antes de o adicionar... chega perfeitamente.

 

Se já estás com AA então vai mantendo assim... tenta apenas mudar as resinas sempre que necessário para manteres os fosfatos bem baixos.

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Boas, só para referir qua a 1 mês que parei com o sistema de Zeovit, mais tarde ponho mais noticias.

 

Cumps.

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Boas pessoal, aqui ficam umas fotos tiradas um pouco a pressa, espero que gostem.

 

Cumps.

 

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Boas Bruno,

 

Porque paraste com o Zeovit? Voltaste ao baling light?So estas a adicionar isso?

 

Cumps,

 

Duarte Gaspar

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Boas, baling e zeovit são coisas separadas, nunca parei com balling, parei com o Zeovit porque o meus corais não estavam a gostar, estavam a branquear e cheguei a perder algumas peças, portanto o meu aqua não gosta de Biopellets nem de Zeovit.

 

Voltei ao sistema antigo, resinas, carvão, tpa, phytoplakton, ZeoAminoacid, ZeoVitalizer.

 

Cumps.

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Aparentemente está muito bem o aqua... isto cada aquário comporta-se da sua maneira realmente.

 

Essa tua anémona está muito bonita... arrepia-me é o facto de parecer estar tão perto da bomba. Diz lá aí à Sra para se encolher um bocado mais... ou então dividir-se :D

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Boas Sérgio, pois é parece que assim funciona melhor, menos mal, menos trabalho e menos gastos.

 

A Anemona apesar de estar perto, a força da corrente está sempre a manda-la para a frente, estou a espera que ela se divida, mas nada. :(

 

Cumps.

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Boas

 

O que eu queria dizer era que tinhas simplesmente voltado "apenas" ao baling light :)

 

o aqua esta muito fixe, parabéns.

 

abraço

 

duarte gaspar

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Boas, ah ok Duarte, obrigado.

 

A ver se esta semana faço um video.

 

Cumps.

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Boas, aqui fica o video feito a pressa.

 

Cumps.

 

 

Edited by Vodka7

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Está tudo com um excelente aspecto...

 

Boa continuação...

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Boas Bruno

 

O teu aquário é algo magnifico... é só saúde. Essa tua anémona é fantastica, linda. Se um dia ela tiver "filhotes" diz qualquer coisa biggrin.png' alt=':biggn:'>

Muitos parabéns

Cump

Edited by rwcl

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Boas Bruno,

 

Antes demais quero-te dizer que o teu aqua esta muito bonito, foi atraves dele que tirei varias ideias para o meu!

 

Agora umas duvidas...eu so estou e faço questão de fazer somente o metodo baling light mas dizes que usas resinas podes-me dizer quais usas?

 

E tb estou a usar o phytoplakton (terça-feira) e zooplakton (quinta-feira) em po a, podes dizer que contidades é que se coloca? o meu aqua é de 300L 100*55*55.

 

Obrigado

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Boas Ricardo, obrigado.

 

Eu uso no balling light, elementos traço da Fauna Marin, as resinas são ATi ou Fauna Marin mas que sejam de ferro, segundo parece, as de aluminio fazem mal aos corais.

 

De phytoplakton em pó é a olho. :P Digamos que ponho uma ponta da cocher de chá,

 

Cumps.

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Boas,

 

Eu tb estou a usar o balling light e elementos traço da fauna Marin, o phytoplakton e zooplakton estou a usar uns fransquinhos da marinium (salvo erro) mas noto que se abuso na comida dos peixes começo a ter indicios de aparecimento de cianobacterias...mas em contrapartida tenho os testes de fosfatos, nitratos a 0! não percebo...tanto que os meus corais têm cores muito claras, por exemplo tenho uma montipora vermelha que por vezes começa a ficar rosa...mas se abuso na comida la começo a verificar as cianos e escumação não me falta...estou neste dilema...

 

Abraço

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Boas, e tens resinas e carvão?

 

Cumps.

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